Coluna Minas Gerais
Ddfinida gestão do Hospital de Teófilo Otoni
Foto: Agência Minas
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Hospital de Teófilo Otoni terá gestão
Com a previsão de entrega das obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni para o segundo semestre de 2025, o Governo de Minas assinou, nesta quarta-feira (12), o contrato com o Instituto Mário Penna para a gestão da unidade hospitalar. Com a celebração do contrato, caberá à instituição fornecer atendimento médico; assistência de enfermagem fisioterápica, psicológica e social; fornecimento de sangue e hemoderivados; terapias substitutivas renais, como hemodiálise; e exames e outros. A licitação foi destinada exclusivamente a entidades de direito privado sem fins lucrativos ou entidades filantrópicas. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
https://drd.com.br/governo-de-minas-assina-contrato-para-gestao-do-hospital-regional-de-teofilo-otoni/
Caeté tem bolo de 150 metros
Caeté está comemorando os 311 anos de sua emancipação política com uma programação especial, que inclui missa, cerimônias de premiação, shows e atividades culturais. Na programação de aniversário, no Dia da Alegria, a população foi convidada para apagar as velas a degustar um bolo de aniversário de 150 metros. A festividade começou com celebrações pela manhã, seguida de shows à noite, com destaque para Gabriel Monteiro, Rafa & Lorenzo e outros artistas. No sábado, 15, a programação segue com apresentações de Herbert & Mangabinha e Léo Magalhães. Além disso, no domingo, 16, haverá o Trilhão Caeté 311 Anos – Bike. (Opinião Caeté)
https://www.opiniaocaete.com.br/311-anos-de-caete-vai-ter-homenagens-shows-e-trilhao-neste-fim-de-semana/
Agro faz investimentos em Patos
A Agro Amazônia anunciou um investimento de R$ 150 milhões em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, para a construção de sua primeira indústria de beneficiamento de sementes. A unidade terá capacidade para processar 1 milhão de sacas de soja por ano e criará 30 empregos diretos e 150 indiretos. A escolha de Patos se deve às condições climáticas favoráveis para a produção de sementes na região. A empresa destaca que Minas Gerais é o principal fornecedor de sementes de soja, pois abastece vários estados do Brasil. A expectativa é de mais investimentos no futuro, caso o desempenho da nova indústria seja positivo. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/agro-amazonia-fara-investimentos-de-r-150-milhoes-em-patos-de-minas-em-industria-de-beneficiamento-de-sementes
Forania criada em Manhumirim
Na quarta-feira, 12, no Santuário do Senhor Bom Jesus, em Manhumirim, com a presença de diversos padres e do bispo diocesano de Caratinga, Dom Juarez Delorto Secco, foi criada e instalada a nova forania de Manhumirim. A nova forania terá como vigário forâneo Marcos Antônio Alencar Duarte. A celebração foi marcada pela fraternidade entre os padres e a presença de diversos fiéis. Padre Marcelino fez um breve momento históricos cerca da criação das foranias até a criação em Manhumirim. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/criada-a-nova-forania-de-manhumirim/
Bloquinhos ganham força no Sul
Os bloquinhos de rua ganham cada vez mais destaque no Carnaval do Sul de Minas, com eventos em várias cidades da região, oferecendo opções para todos os gostos. Em Poços de Caldas, 13 blocos desfilam entre 1º e 4 de março. A cidade espera um aumento de 10% no público em relação ao ano passado. Já em Pouso Alegre, 10 blocos oficialmente cadastrados começam suas atividades no dia 28 de fevereiro, com programação variada até terça-feira de carnaval. Em Varginha, o carnaval é antecipado, e no dia 22 de fevereiro ocorre o Banho da Dorotéia, com sete blocos e atrações como as bandas Zullubaba e Cheiro de Amor. (Folha de Varginha)
https://blogdomadeira.com.br/t-u-r-i-s-m-o-bloquinhos-de-rua-ganham-forca-no-carnaval-do-sul-de-minas/
Programa “Filhos de Minas” é lançado
O governo de Minas Gerais lançou o programa “Filhos de Minas”, com o objetivo de incentivar gestantes, especialmente de baixa renda, a realizarem o acompanhamento pré-natal na rede de Atenção Primária à Saúde. O programa distribui kits de enxoval para gestantes em situação de vulnerabilidade social, além de itens essenciais como roupas e cobertores para os bebês. Para receber os kits, as gestantes precisam realizar pelo menos cinco consultas pré-natais até a 28ª semana ou sete durante toda a gestação, além de manter a vacinação em dia. Em 2025, o programa distribuirá 38.760 kits, com investimento de R$ 12,5 milhões. (Balcão News – Belo Horizonte)
https://balcaonews.com.br/2025/02/10/programa-filhos-de-minas-e-lancado-por-governo-de-minas/
Coluna Minas Gerais
Prefeito vai vetar aumento dos vereadores
(Foto: Divulgação CMD)
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Prefeito vai vetar aumento dos vereadores
Em um vídeo postado nas suas redes sociais o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, disse que vai vetar o projeto de lei que aumenta o número de vereadores e seus salários na próxima legislatura. O chefe do executivo salientou, no entanto, que o veto pode ser derrubado pelos próprios parlamentares. O aumento aprovado foi de 42,22% dos salários dos parlamentares para a próxima legislatura e o acréscimo de mais duas vagas de vereador na Câmara. As alterações passam a valer a partir da próxima legislatura, ou seja, para os vereadores eleitos para o mandato que inicia em 2029. (Portal MPA – Divinópolis)
https://www.sistemampa.com.br/noticias/politica/prefeito-diz-que-vai-vetar-aumento-dos-vereadores-e-manter-valor-da-passaginha/
UFLA terá 12 novos cursos
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) encerra o ano com um pacote robusto de conquistas institucionais que marca um novo ciclo de crescimento acadêmico, científico e social. Na semana passada, o reitor professor José Roberto Scolforo consolidou, junto ao Ministério da Educação e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, avanços que envolvem novos cursos, concursos públicos, investimentos em infraestrutura, ampliação da educação infantil e a maior reformulação já aprovada para o Hospital Universitário. O principal anúncio é a criação de 12 novos cursos de graduação, sendo que dez deles concentrados nas áreas de Saúde, Tecnologia e Inovação. (Varginha Digital)
https://varginhadigital.com.br/oportunidades/ufla-anuncia-12-novos-cursos-de-graduacao-e-abertura-de-concursos-publicos/
ACI Sete Lagoas teve 96 eventos
A Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas encerra o ano de 2025 com um balanço expressivo de ações voltadas ao fortalecimento do ambiente empresarial do município. Ao longo do ano, a entidade promoveu 96 eventos, entre palestras, workshops, cursos, rodadas de negócios e encontros setoriais, reunindo mais de 1.700 participantes. O resultado desse trabalho se reflete também no crescimento do quadro associativo: a instituição fecha 2025 com 700 empresas associadas, representando diferentes segmentos da economia local. (Jornal Sete Dias)
https://www.setedias.com.br/aci-encerra-2025-com-700-associados-96-eventos-realizados-e-mais-de-1-700-participantes/
Caeté não terá centro de hemodiálise
A Comissão de Saúde da Câmara reuniu- se com representantes do Executivo e da Santa Casa de Caeté para tratar sobre a destinação de emendas impositivas para serviços de saúde. Chegou-se à conclusão de que, neste momento, é inviável a destinação de emenda parlamentar coletiva para implantação de um Centro de Hemodiálise no município, considerando vários fatores mas, especialmente, a informação fornecida pela Secretária de Saúde de que o município ainda não tem autorização e aprovação do Estado para implantação deste Centro. (Opinião – Caeté)
https://www.opiniaocaete.com.br/no-mom
ento-e-inviavel-a-implantacao-de-um-centro-de-hemodialise-em-caete/
Arcos faz vacinação domiciliar
Lei Municipal de 11 de dezembro instituiu o Programa de Vacinação Domiciliar às Pessoas Idosas, às pessoas com deficiência e com transtorno do espectro autista, no Município de Arcos. Ainda de acordo com a Lei, será considerado o processo de vacinação domiciliar: “conjunto de etapas que compreende a avaliação prévia da necessidade do atendimento, agendamento, aplicação por equipe capacitada e registro da imunização no sistema de saúde”. Caberá aos beneficiários ou aos seus responsáveis legais, decidir pela adesão à vacinação domiciliar, ou seja, é opcional. (Jornal do Centro Oeste)
https://www.jornalcco.com.br/programa-de-vacinacao-domiciliar-para-idosos-pessoas-com-deficiencia-e-autismo-em-arcos
Montes Claros vai anistiar multas
A Prefeitura de Montes Claros encaminhou à Câmara Municipal um Projeto de Lei que propõe a anistia integral das multas aplicadas a pessoas físicas e jurídicas durante o período da pandemia de Covid-19. A iniciativa, assinada pelo prefeito Guilherme Guimarães, busca perdoar penalidades impostas em razão do descumprimento das regras sanitárias estabelecidas para o enfrentamento da emergência em saúde pública. (Gazeta Norte Mineira)
https://gazetanm.com.br/prefeitura-propoe-anistia-de-multas-aplicadas-durante-a-pandemia-de-covid-19-em-montes-claros/
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásDo ATeG Café+Forte para o programa Mais Você
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásUFU vai mudar vestibular 2026
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásComércio de Uberlândia acima da média
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás15 bi é o custo para recuperação de rodovias
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás“Sá Biquinha”: café cheio de histórias e memórias
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásForrageiras mostram alto desempenho no semiárido
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásBR&381 com radares em 68 pontos
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásSetor de sorvetes denuncia possíveis práticas anticoncorrenciais de multinacionais e pede explicações sobre preços no Brasil



