Coluna Minas Gerais

Ddfinida gestão do Hospital de Teófilo Otoni

Publicados

em

Foto: Agência Minas

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
 

Hospital de Teófilo Otoni terá gestão
Com a previsão de entrega das obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni para o segundo semestre de 2025, o Governo de Minas assinou, nesta quarta-feira (12), o contrato com o Instituto Mário Penna para a gestão da unidade hospitalar. Com a celebração do contrato, caberá à instituição fornecer atendimento médico; assistência de enfermagem fisioterápica, psicológica e social; fornecimento de sangue e hemoderivados; terapias substitutivas renais, como hemodiálise; e exames e outros. A licitação foi destinada exclusivamente a entidades de direito privado sem fins lucrativos ou entidades filantrópicas. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
https://drd.com.br/governo-de-minas-assina-contrato-para-gestao-do-hospital-regional-de-teofilo-otoni/

Caeté tem bolo de 150 metros
Caeté está comemorando os 311 anos de sua emancipação política com uma programação especial, que inclui missa, cerimônias de premiação, shows e atividades culturais. Na programação de aniversário, no Dia da Alegria, a população foi convidada para apagar as velas a degustar um bolo de aniversário de 150 metros. A festividade começou com celebrações pela manhã, seguida de shows à noite, com destaque para Gabriel Monteiro, Rafa & Lorenzo e outros artistas. No sábado, 15, a programação segue com apresentações de Herbert & Mangabinha e Léo Magalhães. Além disso, no domingo, 16, haverá o Trilhão Caeté 311 Anos – Bike. (Opinião Caeté)
https://www.opiniaocaete.com.br/311-anos-de-caete-vai-ter-homenagens-shows-e-trilhao-neste-fim-de-semana/

Leia Também:  Mais postos da BR 381 com pedágios

Agro faz investimentos em Patos
A Agro Amazônia anunciou um investimento de R$ 150 milhões em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, para a construção de sua primeira indústria de beneficiamento de sementes. A unidade terá capacidade para processar 1 milhão de sacas de soja por ano e criará 30 empregos diretos e 150 indiretos. A escolha de Patos se deve às condições climáticas favoráveis para a produção de sementes na região. A empresa destaca que Minas Gerais é o principal fornecedor de sementes de soja, pois abastece vários estados do Brasil. A expectativa é de mais investimentos no futuro, caso o desempenho da nova indústria seja positivo. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/agro-amazonia-fara-investimentos-de-r-150-milhoes-em-patos-de-minas-em-industria-de-beneficiamento-de-sementes

Forania criada em Manhumirim
Na quarta-feira, 12, no Santuário do Senhor Bom Jesus, em Manhumirim, com a presença de diversos padres e do bispo diocesano de Caratinga, Dom Juarez Delorto Secco, foi criada e instalada a nova forania de Manhumirim. A nova forania terá como vigário forâneo Marcos Antônio Alencar Duarte. A celebração foi marcada pela fraternidade entre os padres e a presença de diversos fiéis. Padre Marcelino fez um breve momento históricos cerca da criação das foranias até a criação em Manhumirim. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/criada-a-nova-forania-de-manhumirim/

Bloquinhos ganham força no Sul
Os bloquinhos de rua ganham cada vez mais destaque no Carnaval do Sul de Minas, com eventos em várias cidades da região, oferecendo opções para todos os gostos. Em Poços de Caldas, 13 blocos desfilam entre 1º e 4 de março. A cidade espera um aumento de 10% no público em relação ao ano passado. Já em Pouso Alegre, 10 blocos oficialmente cadastrados começam suas atividades no dia 28 de fevereiro, com programação variada até terça-feira de carnaval. Em Varginha, o carnaval é antecipado, e no dia 22 de fevereiro ocorre o Banho da Dorotéia, com sete blocos e atrações como as bandas Zullubaba e Cheiro de Amor. (Folha de Varginha)
https://blogdomadeira.com.br/t-u-r-i-s-m-o-bloquinhos-de-rua-ganham-forca-no-carnaval-do-sul-de-minas/

Leia Também:  Sistema recebe homenagem por contribuição ambiental

Programa “Filhos de Minas” é lançado
O governo de Minas Gerais lançou o programa “Filhos de Minas”, com o objetivo de incentivar gestantes, especialmente de baixa renda, a realizarem o acompanhamento pré-natal na rede de Atenção Primária à Saúde. O programa distribui kits de enxoval para gestantes em situação de vulnerabilidade social, além de itens essenciais como roupas e cobertores para os bebês. Para receber os kits, as gestantes precisam realizar pelo menos cinco consultas pré-natais até a 28ª semana ou sete durante toda a gestação, além de manter a vacinação em dia. Em 2025, o programa distribuirá 38.760 kits, com investimento de R$ 12,5 milhões. (Balcão News – Belo Horizonte)
https://balcaonews.com.br/2025/02/10/programa-filhos-de-minas-e-lancado-por-governo-de-minas/

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Coluna Minas Gerais

Lei autoriza controle populacional do javali&europeu

Publicados

em

Crédito: Cartilha IBAMA / O javali asselvajado – Norma e medidas de controle

FAEMG SENAR | Divulgação

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, promulgou a Lei nº 25.625, que estabelece medidas urgentes e permanentes sobre o controle populacional e manejo sustentável do javali-europeu (Sus scrofa) em todo o estado de Minas Gerais. O ponto central da nova lei, conforme o Art. 1º, é a autorização para o controle populacional do javali-europeu, em todas as suas linhagens e cruzamentos que vivem em liberdade. A medida tem como principais objetivos proteger a biodiversidade, a saúde pública, a segurança agropecuária e os ecossistemas nativos.

Segundo a gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, este é um antigo pleito do setor, no qual o Sistema Faemg Senar atuou de forma firme para atender a uma necessidade urgente dos produtores rurais atingidos pelos prejuízos, muitas vezes incalculáveis, causados por essa espécie invasora.

“Agora, aguardamos o regulamento para orientar e capacitar os produtores, garantindo que o apoio ao controle seja realizado de forma correta e em conformidade com a nova lei. Nosso compromisso é assegurar que a aplicação da norma traga o alívio necessário ao campo”.

Métodos de controle populacional e manejo

A lei define ainda o controle populacional e manejo sustentável como a perseguição, o abate e a captura seguida da eliminação imediata desses animais, além de especificar métodos permitidos para o manejo, que incluem caça, armadilhas e outros métodos aprovados pelo ente governamental competente.

Leia Também:  Gasoduto Centro&Oeste é inaugurado

O controle poderá ser realizado sem limite de quantidade de animais e em qualquer época do ano, desde que os métodos minimizem os impactos ambientais e os efeitos nocivos à saúde pública. Para a execução do controle em propriedades rurais (sítios, fazendas, etc.), o proprietário, arrendatário ou possuidor do imóvel deverá conceder autorização, cujos termos serão definidos em regulamento posterior.

O analista de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Guilherme Oliveira, ressalta a importância da nova lei, que oficializa e amplia os instrumentos para o combate ao javali.

“A nova lei reconhece a gravidade do problema e oficializa instrumentos mais amplos para o combate ao javali, permitindo uma atuação contínua, sem a limitação de períodos de defeso, considerando o caráter invasor e altamente destrutivo da espécie”.

Próximos passos

A lei já entrou em vigor, mas a implementação do controle populacional dependerá da publicação de um regulamento que detalhará os procedimentos necessários para a autorização e execução do manejo em propriedades privadas.

A norma foi criada a partir do Projeto de Lei nº 1.858/23, de autoria da deputada Marli Ribeiro (PL) e dos deputados Dr. Maurício (Novo) e Raul Belém (Cidadania). A iniciativa foi aprovada no dia 12 de novembro pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA