Coluna Minas Gerais

Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra a data com homenagens e reconhecimento

Publicados

em

SISTEMA FIEMG | Divulgação

Empresários, alunos e professores serão agraciados em evento no dia 22 de maio, em Belo Horizonte

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) celebra, no dia 22 de maio, o Dia da Indústria com uma solenidade especial no Minascentro, em Belo Horizonte, a partir das 20h. O evento tem como objetivo reconhecer e valorizar aqueles que contribuem para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. Com o tema “A FIEMG investe em desenvolvimento. Você transforma Minas Gerais”, a Federação irá homenagear empresários, educadores e estudantes que se destacaram ao longo do ano.

“Em 2025, a FIEMG renova sua missão de ser parceira de quem constrói, empreende e transforma. Investimos onde mais importa: nas pessoas, nas ideias e no poder da indústria mineira de gerar impacto real. Acreditamos que cada empresário, cada iniciativa e cada negócio têm o poder de impulsionar mudanças que vão além dos muros do setor industrial”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG.

Entre os destaques da cerimônia estão os homenageados com o Mérito Industrial e o título de Industrial do Ano. O empresário Ricardo Valadares Gontijo, diretor da Direcional Engenharia, receberá o Mérito Industrial CNI. Já o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios de Minas Gerais (SILEMG) e diretor financeiro da FIEMG, Guilherme Abrantes, será homenageado como Industrial do Ano.

Leia Também:  Pimenta-do-reino do Espírito Santo recebe reconhecimento de Indicação Geográfica

Mérito Industrial 2025

A FIEMG entregará o Mérito Industrial a empresários que contribuíram significativamente para o crescimento e fortalecimento do setor produtivo. São eles:

  • Gilmar Dias dos Santos – Fundador e presidente dos Grupos EPO e S&D

  • Walker Magalhães Lahmann – Diretor executivo da Eurofarma

  • Antônio Eugênio do Socorro Fernandes – Presidente-executivo da Premialy Indústria e da Santonely Panificados

  • Sandre Faria Heringer – Diretor da Carrocerias Heringer Ltda

  • Magnaldo Geraldo Filho – Sócio da Super Fogos Ltda e presidente do SINDIEMG

  • Fausto Gabriel dos Santos – Sócio das empresas Fama Alimentos e Überbräu Cervejaria

  • Gustavo Mendonça dos Santos – Fundador da Só Minas Indústria e Comércio de Alimentos

  • Antônio Vilhena Paula Souza – Controlador acionário do Frigorífico Cambuí e conselheiro fiscal da ANICS

  • José Carlos Nunes Freire – Fundador da Primar Indústria Têxtil Ltda

  • Joel Alves de Carvalho – Fundador da Joel Couros e da Unatex

  • João Vinhas de Arantes Neto – Proprietário da Vale do Sol

  • Gilson Almeida Vilela – Diretor-geral da Serquip MG Tratamento de Resíduos

  • Geraldo Gilberto de Oliveira Pinto – Diretor da gráfica Silva Lara

  • Wagner de Brito Barbosa – Vice-presidente da Bioflorestas e Mineração Brasil

  • Olavo Alves Corgosinho – Fundador da Data Engenharia

  • Shelber de Abreu – Sócio-fundador da Microfund Indústria e Comércio e da SH Corte e Usinagem

Leia Também:  Homenagens e passeio ciclístico marcam fechamento do Fórum Lafayette para reforma

Inovação e Educação em destaque

O Mérito Inovação na Indústria será concedido a duas empresas que se destacaram em 2025:

  • Metalúrgica Soares Indústria e Comércio Ltda, de Itaúna

  • Painelbras Engenharia e Comércio Ltda, de Contagem

A FIEMG também vai homenagear alunos, professores e instrutores do SESI e SENAI com o Mérito “Portadores de Futuro”, em reconhecimento ao desempenho e dedicação nos últimos meses.


Sobre o Dia da Indústria

Instituído em 1957, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, por meio do Decreto nº 43.769, o Dia da Indústria celebra os avanços e conquistas do setor industrial brasileiro. No mesmo ano, a CNI (Confederação Nacional da Indústria) criou a Medalha do Mérito Industrial, cuja primeira edição foi entregue ao próprio JK pelo industrial Lídio Lunardi, então presidente da CNI e da FIEMG.

Em Minas Gerais, a data começou a ser celebrada oficialmente em 1960, na gestão de Fábio de Araújo Motta. Desde 1965, os homenageados são indicados pelos sindicatos empresariais e avaliados por uma comissão, que leva em conta o pioneirismo e os relevantes serviços prestados à comunidade. Em 1976, foi criado o título de Industrial do Ano.

Clique aqui e confira o book completo com os homenageados.

Rafael Passos
Imprensa FIEMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Sistema Faemg Senar anuncia doação de 84 mil litros de leite

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Parceria garantirá o repasse mensal de 7 mil litros para hospitais e instituições assistenciais de Belo Horizonte ao longo de um ano

Durante a abertura da Megaleite 2025, o Sistema Faemg Senar reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do setor agropecuário mineiro e com a responsabilidade social. Realizada no dia 10 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, a cerimônia oficializou duas importantes parcerias que asseguram a doação mensal de 7 mil litros de leite a instituições hospitalares e assistenciais da capital mineira, totalizando 84 mil litros ao longo de 12 meses.


Termos de parceria

O primeiro acordo firmado estabelece a doação mensal de 2 mil litros de leite longa vida ao Serviço Social Autônomo Servas (SSA-Servas). A iniciativa conta com a participação da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Itambé e CCPR, tendo o Sistema Faemg Senar como entidade interveniente. A distribuição será dividida igualmente: metade destinada ao Hospital Mário Penna e a outra metade a instituições socioassistenciais cadastradas pelo SSA-Servas.

O segundo termo prevê o repasse mensal de 5 mil litros de leite em embalagens Tetra Pak ao Hospital da Baleia, referência estadual em atendimento médico humanizado. Esta ação conjunta reúne o Sistema Faemg Senar, o Sindicato da Indústria de Laticínios de Minas Gerais (SILEMG), a Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e a Fecomércio.

Leia Também:  Cooxupé tem faturamento recorde

Compromisso social e equilíbrio do setor

“A doação, além de simbolizar a força da união entre as entidades, demonstra que, quando a cadeia do leite está equilibrada, tudo se torna possível — inclusive atender quem mais precisa com um produto tão essencial. Esse equilíbrio, essa pacificação que o setor vive hoje, é o que nos permite contribuir com tranquilidade e responsabilidade para o atendimento dos pacientes. Vamos seguir juntos, cumprindo nossa missão”, afirmou Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg Senar.

A iniciativa reforça o papel do setor agropecuário como agente de transformação social, aliando produção, solidariedade e compromisso com a população mineira.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA