Coluna Minas Gerais
Donas de Mim leva protagonismo feminino e artesanato ao Lithium Business
Empreendedoras do Vale do Jequitinhonha que passaram pelo programa de microcrédito expuseram produtos e trocaram experiências no evento, provando que parcerias, determinação e criatividade podem mudar a história das mulheres da região.
Lislene conseguiu pagar a faculdade da filha com artesanato após virar empreendedora
Entre estandes coloridos montados no pátio do Lithium Business, em Araçuaí, evento que reuniu investidores e especialistas da cadeia do lítio, um deles chamou atenção dos participantes: peças de artesanato, bolsas de tricô, geleias e doces carregados de história e resistência. Mulheres que não apenas expunham seus produtos, mas exibiam sonhos transformados em realidade. Cada troca de olhar e pergunta dos visitantes reforçava o mantra coletivo:
“Aqui, somos donas do nosso destino.”
O espaço também sediou rodas de conversa sobre empoderamento feminino, com histórias inspiradoras como as de Lislene Cardoso (59) e Andréia Gomes (36), que mostraram como é possível transformar a própria realidade e deixar um legado.
As duas fazem parte do programa Donas de Mim, iniciativa da Sigma Lithium em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, que já formou cerca de 2 mil empreendedoras no Vale do Jequitinhonha, beneficiando indiretamente mais de 10 mil pessoas. Por meio de um fundo de microcrédito, mulheres chefes de família receberam apoio financeiro e capacitação para iniciar ou ampliar pequenos negócios nas áreas de artesanato, alimentação e serviços.
Durante o evento, Andréia emocionou o público ao compartilhar como o programa mudou sua trajetória: vítima de violência doméstica, ela conseguiu recomeçar a vida com dignidade.
“Hoje trabalho com geleias artesanais e temperos gourmets. Mais do que renda, ganhei autoestima e liberdade para dizer ‘não’ quando preciso. O Donas de Mim me deu independência financeira e me ensinou que posso escrever uma nova história.”
Lislene, por sua vez, contou que usou o microcrédito para comprar materiais e investir no próprio negócio de artesanato — hoje reconhecido até fora do Brasil.
“Aprendi a precificar, a divulgar na internet… Hoje sou dona de mim. Consegui pagar a faculdade da minha filha com a renda do artesanato. Esse foi um sonho realizado. Se não fosse essa virada na minha vida, talvez ela não pudesse concluir o curso.”
Programa valoriza e fortalece o protagonismo feminino
“O Vale do Jequitinhonha é estigmatizado pela pobreza, o que acaba gerando baixa autoestima na população. Trazer para cá um programa de microcrédito inspirado em Muhammad Yunus — que deu certo na Índia —, adaptando à nossa realidade, contribui para melhorar a vida das pessoas e devolver dignidade”, destacou Aline Sena, primeira-dama de Araçuaí e madrinha do programa.
O Donas de Mim é hoje um dos maiores programas de microcrédito da iniciativa privada no país, como explica Camila Pontual, gerente de desenvolvimento socioeconômico da Sigma Lithium.
“Embora estejamos em uma das regiões com o segundo pior IDH do Brasil, temos uma riqueza humana imensa. Este programa busca valorizar e dar protagonismo a essas mulheres, que produzem a verdadeira riqueza do Vale do Jequitinhonha.”
Desde junho, uma nova fase do programa beneficia 120 mulheres com microcrédito de R$ 2 mil cada — com carência de seis meses e 18 parcelas com juros reduzidos — além da capacitação de outras 500 participantes, por meio de cursos que vão desde empreendedorismo básico até oficinas práticas, como uso do WhatsApp Comercial e técnicas de embalagem para agregar valor aos produtos.
“Cada renda gerada por uma empreendedora retorna ao fundo, permitindo que outras mulheres ingressem no programa. É um ciclo virtuoso de empoderamento e multiplicação de oportunidades”, destaca Camila.
Algumas participantes já relataram convites para fornecer seus produtos a hotéis e restaurantes em Belo Horizonte e até no exterior, comprovando que o artesanato do Vale vem ganhando novos mercados.
Impacto local e perspectivas de expansão
O estande do Donas de Mim foi um dos espaços mais visitados durante o Lithium Business, atraindo o público e reforçando a visibilidade do programa como instrumento de inclusão produtiva feminina.
“Este evento é a vitrine que precisamos para mostrar ao mundo o talento e a resiliência das mulheres da nossa região”, concluiu Camila Pontual.
Com planos de expansão em 2026, o Donas de Mim já se consolidou como uma referência em ação social no coração do Jequitinhonha.
Coluna Minas Gerais
Sancionada doação de hospital de Divinópolis
Foto: Reprodução Portal MPA
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Sancionada doação de hospital de Divinópolis
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, sancionou nesta segunda-feira (12) o projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a doar o imóvel do Hospital Regional de Divinópolis à Universidade Federal de São João del-Rei. O hospital será destinado ao funcionamento exclusivo da unidade de saúde. Além disso, o governador assinou um despacho solicitando que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais adote as providências necessárias para a conclusão do processo. (Portal MPA)
https://www.sistemampa.com.br/noticias/divinopolis/urgente-governador-romeu-zema-sanciona-lei-que-autoriza-doacao-do-hospital-regional-de-divinopolis-a-ufsj/
Uberlândia entre os mais procurados
Uberlândia segue como um dos principais destinos de Minas Gerais para quem viaja de ônibus. De acordo com uma pesquisa da Buser, plataforma de fretamento colaborativo, a cidade ocupou a segunda posição entre as mais buscadas do estado, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, tanto em 2024 quanto em 2025. O levantamento considera os 10 destinos mais procurados pelos usuários da Buser em Minas Gerais e reforça a relevância de Uberlândia no cenário turístico e de mobilidade regional. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/39625/uberlandia-foi-o-segundo-destino-mais-buscado-de
Vigilância de Ipatinga vai às ruas
Na última semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a Resolução nº 32/2026 proibindo, de forma preventiva, a comercialização, distribuição e uso de lotes específicos de fórmulas infantis. Em Ipatinga, a resposta foi imediata. Logo após o alerta nacional, equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde saíram às ruas, nesta segunda-feira (12), percorrendo estabelecimentos comerciais com celeridade e rigor. Os fiscais orientaram comerciantes, verificaram estoques e garantiram a retirada dos produtos afetados das prateleiras. (Portal Silmara de Freitas)
https://www.silmaradefreitas.com.br/vigilancia-sanitaria-de-ipatinga-vai-as-ruas-apos-risco-de-contaminacao-em-formula-infantil/
Cinco municípios têm ganho no FPM
Minas Gerais inicia 2026 com saldo positivo no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O Estado se consolida como o terceiro do País com maior número de cidades que evoluíram em repasse. Esmeraldas, Frutal, Santa Margarida, Teófilo Otoni e Viçosa apresentaram ganho de coeficiente. O avanço no montante contribui em movimentos importantes de urbanização e crescimento populacional nas respectivas regiões. Os dados constam em estudo publicado pela Confederação Nacional de Municípios. A primeira parcela, referente ao mês de janeiro, foi transferida na sexta-feira. (Diário do Comércio).
https://diariodocomercio.com.br/politica/fpm-recursos-cinco-cidades-minas-gerais-ganho-coeficiente/
CTA de Sabará recebe investimentos
O Governo de Minas vai destinar mais de R$ 4,3 milhões à Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) para serem aplicados em melhorias nas estruturas da corporação, entrre as quais está o no Centro de Treinamento Avançado (CTA), em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O anúncio do repasse do investimento para a corporação foi realizado, nesta segunda-feira (12/1), pelo governador Romeu Zema e pelo vice-governador Mateus Simões, durante a abertura oficial do 6º Curso de Operações Especiais (COP) da Polícia Civil. (Folha de Sabará)
https://folhadesabara.com.br/noticia/54003/governo-de-minas-investira-mais-de-r-4-3-milhoes-em-melhorias-estruturais-para-a-policia-civil
Drones fazem “pente fino” na rede elétrica
A inspeção da rede elétrica em Minas Gerais está passando por uma transformação tecnológica que garante precisão ao processo de manutenção preventiva e corretiva da companhia. A Cemig já utiliza 99 drones como aliados no monitoramento de suas redes de distribuição e linhas de alta e média tensão, ampliando o acerto das análises, aumentando a segurança das equipes de campo e acelerando o diagnóstico de defeitos, especialmente em locais de difícil acesso. (Folha Regional)
https://afolharegional.com.br/noticias/drones-da-cemig-sao-pente-fino-na-inspecao-da-rede-eletrica-em-minas-gerais/
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásInhotim entre destinos do mundo
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásEtanol fecha 2025 com aumento de 9,79%
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásNorma reforça direitos do consumidor em MG
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásConsórcio amplia bases do Samu
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásParque recebe 50 mil visitantes
-
Coluna Minas Gerais18 horas atrásSancionada doação de hospital de Divinópolis



