Coluna Minas Gerais
Edital Fomenta Turismo Sustentável na Serra da Canastra
O Ministério do Turismo, em colaboração com a Unesco e o ICMBio, lançou um edital que visa impulsionar o turismo sustentável na Serra da Canastra, uma das regiões mais emblemáticas do estado de Minas Gerais. O objetivo é promover atividades de educação ambiental, conservação do meio ambiente e práticas turísticas que respeitem o equilíbrio ecológico, oferecendo ao visitante uma experiência de imersão na natureza.
Com foco no desenvolvimento de iniciativas que unam turismo ecológico e recreação ao ar livre, o edital estimula a promoção de destinos pouco explorados, buscando ampliar a oferta de atrativos turísticos na região. As propostas devem ser enviadas até 16 de janeiro de 2024, e todas as orientações necessárias estão disponíveis no site da Unesco.
Além de proporcionar o fortalecimento da economia local, a iniciativa tem como premissa a valorização da diversidade cultural e natural do Brasil. Uma das grandes apostas do edital é capacitar as comunidades locais, oferecendo oportunidades para o aprendizado e a implementação de práticas sustentáveis. Para tanto, o projeto também visa incentivar a inovação tecnológica como ferramenta para promover o turismo responsável.
De acordo com a nota publicada, o edital busca fortalecer a sustentabilidade e apoiar a preservação da Serra da Canastra, considerada um patrimônio natural de grande importância. A região, famosa por suas paisagens deslumbrantes, sua rica biodiversidade e a produção de queijo artesanal, tem tudo para se consolidar ainda mais como um destino turístico de destaque no Brasil.
O Ministério do Turismo destaca a importância de integrar as práticas sustentáveis com o turismo, de modo a criar um modelo que respeite o meio ambiente, ao mesmo tempo em que contribua para o crescimento econômico das regiões envolvidas. Em tempos de crescente conscientização sobre a preservação ambiental, iniciativas como essa são fundamentais para promover um turismo que respeite e valorize o que há de mais precioso no país.
Os interessados em participar do edital têm até o dia 16 de janeiro para submeter suas propostas. Para mais informações e detalhes sobre como enviar as inscrições, acesse o site da Unesco.
Fonte: Últimas Notícias – Formiga
Leia Mais aqui no Gmais —Acesse nossas redes sociais e se inscreve no nosso canal do Youtube https://www.instagram.com/gmaisbrazil/
Divinópolis celebra abertura do Ano Jubilar
Divinópolis se prepara para celebrar a abertura do Ano Jubilar neste domingo, 29 de dezembro, com uma grande caminhada e missa especial. A programação começará às 16h com uma caminhada do Santuário do Senhor Bom Jesus até o Ginásio Poliesportivo Fábio Botelho Notini, onde será celebrada uma missa presidida por Dom Geovane Luís. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu marca os 2025 anos da encarnação de Jesus Cristo e visa promover uma renovação espiritual e compromisso com a transformação pessoal e social. Igrejas jubilares na Diocese de Divinópolis também foram designadas, permitindo aos fiéis a indulgência jubilar ao visitá-las. (Portal Gerais – Divinópolis)
Projeto de Natal solidário da PM
O projeto “Meu Natal Solidário”, da Polícia Militar de Minas Gerais, foi realizado com sucesso na 8ª Região da Polícia Militar, arrecadando e distribuindo quase 26 mil brinquedos, mais de 6.000 cestas básicas e fraldas geriátricas para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social. Com o apoio da sociedade, as Unidades Operacionais levaram alegria e solidariedade a centenas de crianças de várias cidades. Além da entrega de presentes e alimentos, o projeto incluiu ações de conscientização para incentivar boas escolhas entre as crianças. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
Coluna Minas Gerais
Pesquisa Fecomércio MG: Comércio mineiro otimista para o Natal
FECOMÉRCIO | Divulgação
A pesquisa Expectativa de Vendas Natal 2025, realizada pelo Núcleo de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG entre os dias 3 e 10 de novembro, revela um cenário favorável para o comércio mineiro neste fim de ano. Mais da metade dos empresários entrevistados (52%) espera vendas superiores às registradas no último Natal, enquanto 19,2% acreditam que o desempenho será semelhante ao de 2024.
Em relação ao faturamento do Natal passado, 56,3% dos comerciantes declararam satisfação, enquanto 40% se mostraram insatisfeitos. A data permanece como a mais importante para o setor, impactando o desempenho de 89% das empresas ouvidas.
As expectativas também são positivas para o último trimestre de 2025: 50,6% dos entrevistados projetam desempenho melhor que o do mesmo período do ano anterior, e 25,9% esperam manter os resultados de 2024, ano em que 78,7% registraram fechamento satisfatório.
Entre os motivos que explicam o otimismo para o Natal de 2025 estão, nesta ordem:
• confiança e expectativa para a data,
• valor afetivo do período,
• aquecimento das vendas,
• pagamento do décimo terceiro salário.
As vendas a prazo devem prevalecer, representando 37,9% das intenções dos empresários. Quanto ao tíquete médio, não houve destaque para uma faixa específica de valor.
Por outro lado, 17,7% dos entrevistados estimam um desempenho inferior ao do ano anterior. Entre as justificativas apresentadas estão: queda no movimento do comércio, endividamento do consumidor, cenário econômico desafiador e maior cautela na hora de comprar.
Para impulsionar os resultados, os comerciantes devem investir principalmente em propaganda e promoções ou liquidações, ações mencionadas por 29,5% dos entrevistados. Outros 29% pretendem apostar no atendimento diferenciado. Apenas 7,8% afirmaram que não realizarão ações específicas para o período.
Os preparativos para o Natal já começaram: 50,4% dos empresários afirmam ter feito seus pedidos, embora ainda não tenham recebido as encomendas. Outros 23,5% já estão com os produtos em mãos e prontos para as vendas.
Além dos alimentos, tradicionalmente aquecidos pela data, o estudo aponta que roupas e acessórios devem liderar as vendas, na percepção dos comerciantes. Os setores mais impactados pelo período natalino incluem móveis e eletrodomésticos; supermercados, hipermercados e lojas de alimentos, bebidas e fumo; livrarias e papelarias; além de tecidos, vestuário e calçados.
Entre as empresas que operam na internet, 43,9% também realizam vendas on-line. Para esses negócios, roupas, acessórios e calçados aparecem novamente como os produtos com maior potencial de saída. A maioria dos entrevistados desse grupo (50,6%) projeta crescimento entre 10,01% e 30% no faturamento total durante o Natal.
A economista Gabriela Martins, da Fecomércio MG, destaca que o Natal segue como uma das datas mais fortes do comércio e reforça o sentimento de otimismo:
“O Natal é uma data com forte apelo emocional e gera impactos positivos não apenas para o comércio, mas também para os setores de serviços e turismo. Apesar de desafios como o alto endividamento das famílias e o encarecimento do crédito devido às altas taxas de juros, as estratégias adotadas pelos empresários tornam-se ainda mais importantes para garantir o aquecimento das vendas. A diversidade de produtos, o atendimento diferenciado e a facilidade de pagamento podem atrair até mesmo o consumidor mais cauteloso, favorecendo um desempenho positivo pelo segundo ano consecutivo.”
A pesquisa avaliou 417 empresas do comércio, com pelo menos 39 representantes em cada uma das regiões de planejamento de Minas Gerais. A amostra apresenta margem de erro de 5%, com intervalo de confiança de 95%.
Oportunidade de crescimento: cursos gratuitos do Senac para atendimento e empreendedorismo no Natal
O Senac em Minas, integrante do Sistema Fecomércio MG, está oferecendo mais de 2 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional em todo o estado. São 125 formações nas áreas de gastronomia, gestão, informática e outras, com início das turmas previsto para novembro e dezembro.
Muitas das capacitações são voltadas às demandas do fim de ano, seja para atuação no comércio ou para fomentar o empreendedorismo. Entre os cursos ofertados estão:
• comida natalina,
• panetones, bolos e roscas natalinas,
• confeitaria natalina,
• bar de Natal,
• ferramentas de marketing digital,
• prospecção de clientes,
• marketing pessoal para vendedores,
• qualidade no atendimento ao cliente, entre outros.
As vagas são oferecidas por meio dos programas Senac+ e Programa Senac de Gratuidade (PSG).
O PSG atende pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos. Já o Senac+ contempla participantes indicados por empresas do comércio de bens, serviços e turismo, sindicatos empresariais e instituições de inclusão social — desde que devidamente credenciadas junto ao Senac.
As inscrições seguem até o preenchimento das vagas e devem ser realizadas presencialmente na unidade onde o curso estará disponível. Informações adicionais estão no site do Senac, pelo telefone 0800 724 4440 ou pelo WhatsApp estadual (31) 3057-8600.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor no estado, reunindo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz do empresariado, buscando soluções por meio do diálogo com o governo e a sociedade.
A Federação administra, em Minas Gerais, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A atuação integrada das três instituições fortalece ações voltadas ao bem-estar, formação profissional e desenvolvimento social, beneficiando comerciários, empresários e a comunidade em geral.
Desde 2022, a Fecomércio MG tem ampliado sua presença na agenda pública, promovendo debates sobre o papel do setor no desenvolvimento econômico do estado. A entidade atua em alinhamento com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, defendendo os interesses do comércio em nível municipal, estadual e federal.
Com 86 anos de história, a Fecomércio MG segue comprometida com a oferta de melhores condições tributárias, negociações coletivas, benefícios ao empresariado e iniciativas que impulsionam a economia mineira e transformam a vida dos cidadãos.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásUberlândia terá 2,4 mil casas do “Minha Casa”
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásGasoduto Centro&Oeste é inaugurado
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásPeixamento fortalece pesca artesanal no Norte
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásRodovias com radares de velocidade média
-
Coluna Minas Gerais24 horas atrásIgor Eto deixa o Partido Novo para assumir comando do Avante em Minas



