Coluna Minas Gerais
ExpoZebu com cifras expressivas
Foto: Divulgação ABCZ
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
ExpoZebu com cifras expressivas
A 90ª ExpoZebu segue movimentando cifras expressivas em Uberaba. Os primeiros leilões realizados durante a feira já somam R$ 9,58 milhões em negócios, conforme balanço atualizado da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Somente na quinta-feira (25), dois eventos puxaram o crescimento dessa arrecadação: o 5º Leilão Diamantino Vitória, que negociou 29 animais da raça Nelore, gerando R$ 3,25 milhões em vendas, e o Leilão Tradição MAAB & Ibiza, que ofertou 23 exemplares da mesma raça, movimentando R$ 2,58 milhões. Em ambos os casos, a média de preços superou os R$ 112 mil por animal. (Jornal da Manhã – Uberaba)
https://jmonline.com.br/cidade/expozebu-2025-leil-es-ja-contabilizam-renda-superior-a-r-9-5-milh-es-em-uberaba-1.496336
Sabará inicia Plano de Ação
Sabará iniciou a construção coletiva do Plano de Ação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2025 com uma série de encontros descentralizados, buscando a participação ativa dos agentes culturais locais. O objetivo é reunir sugestões, críticas e ideias para desenvolver um plano que reflita a diversidade e as necessidades culturais da cidade. As reuniões, que ocorrerão em diferentes regiões de Sabará, têm como base uma proposta inicial elaborada com estudos técnicos, e buscam ouvir as contribuições dos envolvidos no dia a dia da cultura sabarense. (Folha de Sabará)
https://folhadesabara.com.br/noticia/44645/sabara-inicia-construcao-coletiva-do-plano-de-acao-da-pnab-2025-com-encontros-descentralizados
Festival de Cultura e Cozinha
A 9ª edição do Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado foi oficialmente lançada em Patrocínio, com a presença de autoridades e representantes locais. O evento ocorrerá entre os dias 24 e 27 de julho no Espaço Cultural de Patrocínio e promete atrair mais de 40 mil pessoas. A programação inclui grandes atrações musicais, como Flausino e Sideral, Zeca Baleiro, Paulo Miklos, DZ6 e Biquini Cavadão. Além disso, o festival contará com 19 restaurantes locais e diversas atividades culturais, incluindo dança, artes cênicas e um Espaço Kids para o público infantil. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/acipcdl-lancam-9a-edicao-do-festival-de-cultura-e-cozinha-mineira-do-cerrado
Divinopolitano expõe no Louvre
O artista plástico divinopolitano Oliver Mourão está marcando presença na prestigiada Art Shopping, realizada no Carrousel du Louvre, em Paris, uma das principais feiras de arte contemporânea da Europa. Ele representa a arte mineira e do Centro-Oeste ao expor nove de suas obras ao lado de artistas renomados, como Paul Freud, neto de Sigmund Freud, o famoso pai da psicanálise. Mourão, que já se apresentou em locais icônicos como Londres, Nova Iorque e Ibiza, considera essa exposição um marco em sua carreira. (Folha Povo Itaúna)
https://www.folhapovoitauna.com.br/divinopolitano-expoe-no-louvre-em-paris
Araxá realiza ação de prevenção
A Prefeitura de Araxá, em parceria com o Instituto de Prevenção de Patrocínio – Hospital de Amor, realizará uma ação de prevenção ao câncer de mama entre os dias 5 e 9 de maio, oferecendo 216 mamografias gratuitas para mulheres de 40 a 49 anos. O agendamento deve ser feito até 28 de abril nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF). A ação visa a detecção precoce da doença, mesmo para mulheres fora do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde, devido ao aumento dos casos. (Clarim.Net – Araxá)
https://clarim.net.br/araxa-realiza-acao-de-prevencao-ao-cancer-de-mama-com-oferta-de-216-mamografias/
Unifal oficializa política
A Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) oficializou, no dia 14 de abril, sua Política Institucional de Cultura, em evento realizado no Museu da Memória e Patrimônio. A cerimônia marcou a assinatura da Resolução nº 90, de 22 de outubro de 2024, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que estabelece as diretrizes para a atuação cultural da universidade. Durante o evento, o reitor Prof. Sandro Amadeu Cerveira destacou que, embora a criação de uma política cultural seja um passo fundamental, é necessário ir além: investir, refletir e valorizar a cultura como parte essencial da condição humana. “Sem cultura, não somos humanos. Ela nos conecta com nossa identidade e humanidade”, afirmou. (Gazeta de Varginha)
https://www.gazetadevarginha.com.br/post/unifal-mg-oficializa-pol%C3%ADtica-de-cultura-e-refor%C3%A7a-a-perspectiva-inclusiva-e-de-democratiza%C3%A7%C3%A3o-do-ac
Coluna Minas Gerais
Pesquisa Fecomércio MG: Comércio mineiro otimista para o Natal
FECOMÉRCIO | Divulgação
A pesquisa Expectativa de Vendas Natal 2025, realizada pelo Núcleo de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG entre os dias 3 e 10 de novembro, revela um cenário favorável para o comércio mineiro neste fim de ano. Mais da metade dos empresários entrevistados (52%) espera vendas superiores às registradas no último Natal, enquanto 19,2% acreditam que o desempenho será semelhante ao de 2024.
Em relação ao faturamento do Natal passado, 56,3% dos comerciantes declararam satisfação, enquanto 40% se mostraram insatisfeitos. A data permanece como a mais importante para o setor, impactando o desempenho de 89% das empresas ouvidas.
As expectativas também são positivas para o último trimestre de 2025: 50,6% dos entrevistados projetam desempenho melhor que o do mesmo período do ano anterior, e 25,9% esperam manter os resultados de 2024, ano em que 78,7% registraram fechamento satisfatório.
Entre os motivos que explicam o otimismo para o Natal de 2025 estão, nesta ordem:
• confiança e expectativa para a data,
• valor afetivo do período,
• aquecimento das vendas,
• pagamento do décimo terceiro salário.
As vendas a prazo devem prevalecer, representando 37,9% das intenções dos empresários. Quanto ao tíquete médio, não houve destaque para uma faixa específica de valor.
Por outro lado, 17,7% dos entrevistados estimam um desempenho inferior ao do ano anterior. Entre as justificativas apresentadas estão: queda no movimento do comércio, endividamento do consumidor, cenário econômico desafiador e maior cautela na hora de comprar.
Para impulsionar os resultados, os comerciantes devem investir principalmente em propaganda e promoções ou liquidações, ações mencionadas por 29,5% dos entrevistados. Outros 29% pretendem apostar no atendimento diferenciado. Apenas 7,8% afirmaram que não realizarão ações específicas para o período.
Os preparativos para o Natal já começaram: 50,4% dos empresários afirmam ter feito seus pedidos, embora ainda não tenham recebido as encomendas. Outros 23,5% já estão com os produtos em mãos e prontos para as vendas.
Além dos alimentos, tradicionalmente aquecidos pela data, o estudo aponta que roupas e acessórios devem liderar as vendas, na percepção dos comerciantes. Os setores mais impactados pelo período natalino incluem móveis e eletrodomésticos; supermercados, hipermercados e lojas de alimentos, bebidas e fumo; livrarias e papelarias; além de tecidos, vestuário e calçados.
Entre as empresas que operam na internet, 43,9% também realizam vendas on-line. Para esses negócios, roupas, acessórios e calçados aparecem novamente como os produtos com maior potencial de saída. A maioria dos entrevistados desse grupo (50,6%) projeta crescimento entre 10,01% e 30% no faturamento total durante o Natal.
A economista Gabriela Martins, da Fecomércio MG, destaca que o Natal segue como uma das datas mais fortes do comércio e reforça o sentimento de otimismo:
“O Natal é uma data com forte apelo emocional e gera impactos positivos não apenas para o comércio, mas também para os setores de serviços e turismo. Apesar de desafios como o alto endividamento das famílias e o encarecimento do crédito devido às altas taxas de juros, as estratégias adotadas pelos empresários tornam-se ainda mais importantes para garantir o aquecimento das vendas. A diversidade de produtos, o atendimento diferenciado e a facilidade de pagamento podem atrair até mesmo o consumidor mais cauteloso, favorecendo um desempenho positivo pelo segundo ano consecutivo.”
A pesquisa avaliou 417 empresas do comércio, com pelo menos 39 representantes em cada uma das regiões de planejamento de Minas Gerais. A amostra apresenta margem de erro de 5%, com intervalo de confiança de 95%.
Oportunidade de crescimento: cursos gratuitos do Senac para atendimento e empreendedorismo no Natal
O Senac em Minas, integrante do Sistema Fecomércio MG, está oferecendo mais de 2 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional em todo o estado. São 125 formações nas áreas de gastronomia, gestão, informática e outras, com início das turmas previsto para novembro e dezembro.
Muitas das capacitações são voltadas às demandas do fim de ano, seja para atuação no comércio ou para fomentar o empreendedorismo. Entre os cursos ofertados estão:
• comida natalina,
• panetones, bolos e roscas natalinas,
• confeitaria natalina,
• bar de Natal,
• ferramentas de marketing digital,
• prospecção de clientes,
• marketing pessoal para vendedores,
• qualidade no atendimento ao cliente, entre outros.
As vagas são oferecidas por meio dos programas Senac+ e Programa Senac de Gratuidade (PSG).
O PSG atende pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos. Já o Senac+ contempla participantes indicados por empresas do comércio de bens, serviços e turismo, sindicatos empresariais e instituições de inclusão social — desde que devidamente credenciadas junto ao Senac.
As inscrições seguem até o preenchimento das vagas e devem ser realizadas presencialmente na unidade onde o curso estará disponível. Informações adicionais estão no site do Senac, pelo telefone 0800 724 4440 ou pelo WhatsApp estadual (31) 3057-8600.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor no estado, reunindo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz do empresariado, buscando soluções por meio do diálogo com o governo e a sociedade.
A Federação administra, em Minas Gerais, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A atuação integrada das três instituições fortalece ações voltadas ao bem-estar, formação profissional e desenvolvimento social, beneficiando comerciários, empresários e a comunidade em geral.
Desde 2022, a Fecomércio MG tem ampliado sua presença na agenda pública, promovendo debates sobre o papel do setor no desenvolvimento econômico do estado. A entidade atua em alinhamento com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, defendendo os interesses do comércio em nível municipal, estadual e federal.
Com 86 anos de história, a Fecomércio MG segue comprometida com a oferta de melhores condições tributárias, negociações coletivas, benefícios ao empresariado e iniciativas que impulsionam a economia mineira e transformam a vida dos cidadãos.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásUberlândia terá 2,4 mil casas do “Minha Casa”
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásGasoduto Centro&Oeste é inaugurado
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásPeixamento fortalece pesca artesanal no Norte
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásRodovias com radares de velocidade média
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásIgor Eto deixa o Partido Novo para assumir comando do Avante em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 horas atrásPesquisa Fecomércio MG: Comércio mineiro otimista para o Natal



