Coluna Minas Gerais
Feagro de Santa Juliana expande participação de empresas na segunda edição

FAEMG SENAR | Divulgação
A Feira de Agronegócios de Santa Juliana (Feagro), no Alto Paranaíba, ganhou ainda mais força em sua segunda edição, realizada nesta terça e quarta-feira (13 e 14/05). Com o apoio do Sistema Faemg Senar, o evento promovido pelo Sindicato Rural de Santa Juliana ampliou a participação de expositores e reforçou seu papel como vitrine de inovação e oportunidades no setor agropecuário. Neste ano, 26 empresas participaram — um crescimento de mais de 50% em relação à primeira edição. A expectativa é também superar o volume de negócios, que foi de R$ 14,5 milhões em 2024.
“Estou impressionado com a feira, com o quanto ela cresceu e com sua importância para os produtores rurais de Santa Juliana e região. Estamos ao lado do Sindicato, trazendo informações aos participantes”, afirmou Ebinho Bernardes, vice-presidente do Sistema Faemg Senar.
Além de participar da abertura e visitar os estandes, Ebinho também foi um dos palestrantes do evento. Ao lado do gerente regional Ricardo Tuller, apresentou o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), além de outros serviços oferecidos aos produtores rurais.
A presidente do Sindicato Rural, Caroline Borges Livorato, destacou o crescimento da feira e seu impacto positivo para os produtores.
“Estamos muito felizes com a parceria com o Sistema Faemg Senar, que é o braço direito do produtor, trazendo desenvolvimento e conhecimento para que possamos promover melhorias no campo”, afirmou.
Liderança Feminina em destaque
A programação da Feagro também contou com uma palestra promovida pelo Núcleo Feminino, com o tema Liderança e Inteligência Emocional, ministrada por Silvana Novais, gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar. Esse foi o primeiro encontro das mulheres do agro de Santa Juliana, organizado pelo Sindicato.
“Já contamos com um núcleo na cidade e realizamos esta primeira ação com as participantes da região. Reunir essas mulheres para destacar sua importância e mostrar como o Sistema Faemg Senar pode contribuir para seu desenvolvimento pessoal e profissional é fundamental. Apresentamos iniciativas que vêm sendo realizadas em outros núcleos e que podem servir de inspiração e referência para o trabalho que elas estão desenvolvendo aqui”, explicou Silvana.
A Feira de Agronegócios de Santa Juliana segue até esta quarta-feira (14), com palestras, estandes e outras atividades voltadas ao setor agropecuário. O evento antecede a ExpoJu, que será realizada de quarta a domingo, com shows de artistas nacionais.


Coluna Minas Gerais
Escola SENAI Audiovisual participa do principal evento do setor na América Latina

RioMarket 2025 reuniu empresários e especialistas para debater o audiovisual em âmbito nacional e internacional
A Escola SENAI Audiovisual foi destaque no principal evento do setor na América Latina. A RioMarket 2025, realizada entre os dias 2 e 11 de outubro, reuniu empresários e especialistas para debater os principais temas do audiovisual no Brasil e no mundo. Com uma programação voltada para negócios e capacitação profissional, o megaevento é referência no setor, que apresentou perspectiva de impacto de R$ 70 bilhões no PIB, segundo estudo divulgado nesta edição.
A diretora da Escola SENAI do Audiovisual e gerente de Cultura do SESI MG, Karla Bittar, participou do seminário “Desenvolvimento da Capacitação Técnica Regional no Audiovisual Brasileiro”. Ela ressaltou que o audiovisual vive um momento de expansão e consolidação como setor estratégico da economia criativa.
“A capacitação tem papel central nesse processo — é ela que impulsiona o crescimento, gera emprego, inovação e abre novas oportunidades para Minas Gerais e para todo o Brasil”, destacou, lembrando o apoio da Câmara da Indústria de Comunicação da FIEMG.
Também participaram do painel Marcelo Ikeda (professor da Universidade Federal do Ceará), Simon Brethé (professor da Universidade Federal de Minas Gerais), Lúcia Maria Marcellino de Santa Cruz (ESPM – Pós-Graduação, MBA e Master Rio de Janeiro) e Alfredo Manevy (professor da Universidade Federal de Santa Catarina). A mediação foi conduzida por Leonardo Barros, produtor de cinema e TV e sócio da produtora Conspiração Filmes desde 1996.
Referência
A programação de dez dias incluiu seminários, workshops, rodadas de negócios e o RioMarket Jovem. Os seminários promoveram debates sobre temas atuais do setor, enquanto os workshops permitiram a troca de experiências entre profissionais. Já as rodadas de negócios proporcionaram encontros entre produtores e executivos interessados em aquisição, distribuição, licenciamento e coprodução. O RioMarket Jovem, por sua vez, foi dedicado à formação de novas gerações de profissionais.
Perspectivas
Durante o evento, foi apresentado um estudo da Oxford Economics, encomendado pela Motion Picture Association (MPA), que apontou que o setor audiovisual brasileiro gerou um PIB de R$ 70,2 bilhões em 2024. O levantamento também destacou a geração de 608.970 empregos diretos e indiretos, número superior ao da indústria automotiva. Em comparação com outros setores, o audiovisual empregou 121.840 pessoas, volume equivalente ao da indústria farmacêutica, por exemplo.
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