Coluna Minas Gerais
Feagro de Santa Juliana expande participação de empresas na segunda edição

FAEMG SENAR | Divulgação
A Feira de Agronegócios de Santa Juliana (Feagro), no Alto Paranaíba, ganhou ainda mais força em sua segunda edição, realizada nesta terça e quarta-feira (13 e 14/05). Com o apoio do Sistema Faemg Senar, o evento promovido pelo Sindicato Rural de Santa Juliana ampliou a participação de expositores e reforçou seu papel como vitrine de inovação e oportunidades no setor agropecuário. Neste ano, 26 empresas participaram — um crescimento de mais de 50% em relação à primeira edição. A expectativa é também superar o volume de negócios, que foi de R$ 14,5 milhões em 2024.
“Estou impressionado com a feira, com o quanto ela cresceu e com sua importância para os produtores rurais de Santa Juliana e região. Estamos ao lado do Sindicato, trazendo informações aos participantes”, afirmou Ebinho Bernardes, vice-presidente do Sistema Faemg Senar.
Além de participar da abertura e visitar os estandes, Ebinho também foi um dos palestrantes do evento. Ao lado do gerente regional Ricardo Tuller, apresentou o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), além de outros serviços oferecidos aos produtores rurais.
A presidente do Sindicato Rural, Caroline Borges Livorato, destacou o crescimento da feira e seu impacto positivo para os produtores.
“Estamos muito felizes com a parceria com o Sistema Faemg Senar, que é o braço direito do produtor, trazendo desenvolvimento e conhecimento para que possamos promover melhorias no campo”, afirmou.
Liderança Feminina em destaque
A programação da Feagro também contou com uma palestra promovida pelo Núcleo Feminino, com o tema Liderança e Inteligência Emocional, ministrada por Silvana Novais, gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar. Esse foi o primeiro encontro das mulheres do agro de Santa Juliana, organizado pelo Sindicato.
“Já contamos com um núcleo na cidade e realizamos esta primeira ação com as participantes da região. Reunir essas mulheres para destacar sua importância e mostrar como o Sistema Faemg Senar pode contribuir para seu desenvolvimento pessoal e profissional é fundamental. Apresentamos iniciativas que vêm sendo realizadas em outros núcleos e que podem servir de inspiração e referência para o trabalho que elas estão desenvolvendo aqui”, explicou Silvana.
A Feira de Agronegócios de Santa Juliana segue até esta quarta-feira (14), com palestras, estandes e outras atividades voltadas ao setor agropecuário. O evento antecede a ExpoJu, que será realizada de quarta a domingo, com shows de artistas nacionais.


Coluna Minas Gerais
AMM se aproxima da totalidade dos municípios mineiros e alcança 824 filiados com adesão de Senador Firmino

AMM | Divulgação
A Associação Mineira de Municípios (AMM) atingiu um marco histórico com a filiação do município de Senador Firmino. Agora, a entidade conta com 824 municípios afiliados, consolidando-se como a maior organização municipalista estadual da América Latina. A conquista representa mais um recorde da atual gestão, liderada pelo prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, que tem como meta afiliar os 853 municípios mineiros.
O crescimento expressivo no número de filiações reforça a confiança dos gestores municipais no trabalho desenvolvido pela AMM, além de evidenciar o reconhecimento da efetividade das ações e serviços prestados. A adesão contínua de novas prefeituras comprova a força do municipalismo em Minas Gerais e o compromisso da diretoria e equipe técnica da entidade.
“Queremos todos os municípios de Minas afiliados, para que possamos lutar em bloco pelas causas que impactam o dia a dia das administrações municipais. O trabalho da AMM fortalece as prefeituras, impulsiona o desenvolvimento local e contribui para uma gestão mais eficiente, especialmente nos pequenos municípios”, destacou Luís Eduardo Falcão, presidente da AMM.
Desde o dia 7 de maio, data de posse da atual diretoria, outros municípios como Betim, Lavras e Itaverava também oficializaram sua adesão, ampliando o alcance das ações e garantindo acesso aos diversos serviços e ferramentas oferecidos aos gestores públicos.
Benefícios aos municípios filiados
Os municípios adimplentes com a AMM têm acesso a uma ampla variedade de serviços estratégicos, que contribuem diretamente para o fortalecimento da gestão pública municipal. Entre os principais benefícios estão:
-
Acesso ao Espaço AMM, na Cidade Administrativa, com estrutura completa (computadores, internet, impressoras, atendimento técnico e suporte institucional);
-
Carteira oficial de prefeito e vice-prefeito;
-
Crachá oficial de prefeito, com acesso liberado a todas as dependências da Cidade Administrativa;
-
Direito de uso do Diário Oficial dos Municípios (Diário Online), com condições especiais;
-
Acesso ao Portal das Transferências, com dados estratégicos e informações prioritárias;
-
Descontos em capacitações promovidas pela AMM, incluindo cursos da Escola de Gestão Municipalista, fóruns, congressos, seminários e outros eventos.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO6 dias atrás
Quem são os deputados mineiros queridinhos da Internet
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Vice-governador de Minas participa de agenda com o PSD e reforça suspeitas de mudança partidária
-
POLÍCIA CIVIL MG4 dias atrás
Golpe de Estelionato envolvendo implementos agrícolas é apurado pela PCMG
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
"Compete Minas" chega ao Sul de Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Projeto Araxá projeta 200 empregos
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Mais acesso ao saneamento: Arsae&MG quer ouvir a população sobre soluções alternativas como poços e fossas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
"Compete Minas" chega ao Sul de Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Ipatinga investe 68 milhões no transporte