Coluna Minas Gerais

Fecomércio MG: pesquisa revela que 58,4% dos empresários mineiros projetam crescimento das vendas no 1º semestre

Publicados

em

FECOMÉRCIO MG | Divulgação

Pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG, realizada com 421 empresas de todas as regiões do estado, entre os dias 02 e 09 de janeiro, apurou que 55,1% delas alcançaram as expectativas de vendas para o segundo semestre de 2024 e 42,8% não alcançaram.

O desempenho positivo no período faz 58,4% dos empresários do comércio mineiro projetarem um primeiro semestre deste ano ainda melhor que o segundo semestre de 2024. Os motivos para essa expectativa positiva, conforme a pesquisa, estão sustentados em esperança/otimismo, aquecimento do comércio e ações da loja. A pesquisa também mostra expectativa de estabilidade no comércio e de melhora nas vendas durante o ano de 2025 para 43,2% dos empresários ouvidos.  

Entre os que não compartilham do otimismo, os motivos citados para o primeiro semestre deste ano ser pior do que o segundo do ano passado estão: preço alto dos produtos, momento político e endividamento do consumidor.      

Quando se compara o desempenho do segundo semestre de 2024 com mesmo período de 2023, o volume de vendas aumentou para 34,0% das empresas, sendo que o incremento foi de 20% para 31,5% dela no período.

Leia Também:  MG lança roteiro na Abav Expo 2025

A expectativa para as datas comemorativas do primeiro semestre desse ano frente ao do ano passado é de melhor resultado na opinião 31,9% dos empresários. Para 17,7% os resultados serão iguais. Entre as datas comemorativas do primeiro semestre que possuem impacto positivo, o Dia das Mães aparece com maior percentual entre as empresas (64,3%). Em seguida aparecem o Carnaval (36,1%) e o Dia dos Namorados (25,6%).

De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, Minas Gerais apresenta um cenário empresarial com perspectivas positivas para o 1º semestre em 2025.

“A pesquisa revelou que 58,4% dos empresários estão otimistas quanto à melhoria nas vendas. Esse aumento no otimismo é em parte decorrente da confiança nas estratégias comerciais, que utilizam métodos de comunicação que superam limites físicos e geográficos. Isso permite que os setores de comércio, serviços e turismo impulsionem suas vendas, fidelizem clientes e evidenciem seus diferenciais no mercado, tanto em relação aos produtos quanto ao atendimento”. Gonçalves explica que, apesar dos desafios econômicos e políticos enfrentados pelos empresários, datas comemorativas que despertam emoções na população, como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e o tradicional Carnaval, juntamente com melhores condições de pagamento, irão impactar positivamente os setores de varejo, comércio, serviços e turismo.

Leia Também:  Exportações mineiras para os EUA caem 49,5%

Ainda de acordo com a pesquisa, as modalidades de pagamento que serão mais utilizadas no primeiro semestre do ano são: cartão de crédito parcelado, com 47,3% das indicações, seguido de pix (19,2%) e cartão de crédito, parcela única (14,3%).    

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 86 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Ouro Preto ganha parque tecnológico

Publicados

em

Foto: Divulgação PMOP

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

 
Ouro Preto ganha parque tecnológico
O Parque Tecnológico de Ouro Preto, um dos projetos mais significativos da região nas últimas décadas, começou a sair do papel na sexta-feira, (19), com o lançamento da pedra fundamental do projeto. O empreendimento deve receber aportes superiores a R$ 100 milhões até 2027, voltados para as etapas de construção e infraestrutura. Viabilizado integralmente por capital privado, o projeto é fruto de uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia (Smdeit) de Ouro Preto, em parceria com a Fundação Gorceix. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
https://diariodocomercio.com.br/economia/parque-tecnologico-ouro-preto-investimento-operacao/

Ipatinga instala mais containers
A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), iniciou na manhã desta terça-feira, dia 23, a instalação de novas lixeiras de grande porte no bairro Cidade Nobre. A ação integra o trabalho contínuo da administração municipal para melhorar a limpeza urbana, organizar o descarte de resíduos e reduzir o descarte irregular em vias públicas. Os equipamentos estão sendo posicionados em pontos estratégicos com maior concentração de lixo, especialmente nas avenidas Carlos Chagas, Monteiro Lobato e Simon Bolívar, contribuindo para a organização dos resíduos e para a melhoria do aspecto urbano do bairro. (Jornal dos Vales) 
https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/60245/prefeitura-de-ipatinga-instala-novos-conteineres-de-lixo-e-reforca-limpeza-na-cidade

Leia Também:  Samu de Minas com déficit de 56,8 mi

Mina de Águas Claras será polo cultural
A antiga Mina de Águas Claras, em Nova Lima, está prestes a ganhar um novo propósito. Em um movimento audacioso e promissor, a Vale e a Nutribom Empreendimentos firmaram uma parceria com o objetivo de transformar o histórico espaço minerador em um dinâmico polo cultural, de eventos e de lazer. A proposta é requalificar e ressignificar uma área de 30 mil m² — onde se localiza o antigo prédio administrativo da mina, com 4 mil m² de área construída — e convertê-lo em um espaço pulsante, conectado à arte, à cultura, ao esporte e à natureza. (Balcão News – Belo Horizonte)
https://balcaonews.com.br/noticias/gerais/meio-ambiente-gerais/2025/12/23/vale-e-nutribom-transformam-mina-de-aguas-claras-em-polo-cultural-e-de-eventos/

Prefeitura pode vender estádio
A Câmara Municipal de Três Corações aprovou, na sessão de segunda-feira (22), a proposta de desativação e alienação de imóveis públicos municipais. A decisão, tomada por sete votos a favor e quatro contra, inclui em sua lista bens significativos como o Estádio Rei Pelé e o Mercado Municipal, autorizando a sua futura venda. Durante a discussão, chegou a ser apresentada uma emenda para excluir o estádio, batizado em homenagem ao filho mais ilustre da cidade, do processo de privatização. (O Debate – Varginha)
https://www.odebatenoticias.com.br

Censo Turismo 2025 revela avanços 
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), divulga os resultados do Censo Turismo 2025. A pesquisa ouviu 750 municípios e apresenta um panorama atualizado das políticas públicas, investimentos, ações de promoção, sustentabilidade e monitoramento do turismo no estado. Um dos destaques é o crescimento do empreendedorismo e da adesão ao Cadastur. A pesquisa mostra que 70,4% dos municípios afirmam realizar ações de fomento: um salto de 62% em relação a 2023. (MG Turismo – Belo Horizonte)
https://mgturismo.com.br/censo-turismo-2025-revela-avancos-na-gestao-turistica-dos-municipios-mineiros/

Leia Também:  Exportações mineiras para os EUA caem 49,5%

Sindicato leiloa 22 mil animais
O Sindicato dos Produtores Rurais de Passos (SinRural) encerrou o ano de 2025 com um balanço positivo do Leilão Misto, que somou a comercialização de mais de 22 mil animais ao longo do período. Realizado de forma quinzenal, o leilão consolidou-se como uma das principais vitrines de comercialização de gado no Sul de Minas Gerais. O último evento do ano ocorreu no dia 16 de dezembro, e a próxima edição já está marcada para o dia 13 de janeiro. Ao todo, foram realizados 27 leilões em 2025, com a venda de 3.527 lotes, totalizando 22.088 cabeças entre bovinos de corte, gados de leite e bubalinos. (Observo – Passos)
https://www.observo.com.br/leilao-do-sinrural-encerra-2025-com-mais-de-22-mil-animais-comercializados

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA