Coluna Minas Gerais
Fecomércio MG: pesquisa revela que 58,4% dos empresários mineiros projetam crescimento das vendas no 1º semestre
FECOMÉRCIO MG | Divulgação
Pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG, realizada com 421 empresas de todas as regiões do estado, entre os dias 02 e 09 de janeiro, apurou que 55,1% delas alcançaram as expectativas de vendas para o segundo semestre de 2024 e 42,8% não alcançaram.
O desempenho positivo no período faz 58,4% dos empresários do comércio mineiro projetarem um primeiro semestre deste ano ainda melhor que o segundo semestre de 2024. Os motivos para essa expectativa positiva, conforme a pesquisa, estão sustentados em esperança/otimismo, aquecimento do comércio e ações da loja. A pesquisa também mostra expectativa de estabilidade no comércio e de melhora nas vendas durante o ano de 2025 para 43,2% dos empresários ouvidos.
Entre os que não compartilham do otimismo, os motivos citados para o primeiro semestre deste ano ser pior do que o segundo do ano passado estão: preço alto dos produtos, momento político e endividamento do consumidor.
Quando se compara o desempenho do segundo semestre de 2024 com mesmo período de 2023, o volume de vendas aumentou para 34,0% das empresas, sendo que o incremento foi de 20% para 31,5% dela no período.
A expectativa para as datas comemorativas do primeiro semestre desse ano frente ao do ano passado é de melhor resultado na opinião 31,9% dos empresários. Para 17,7% os resultados serão iguais. Entre as datas comemorativas do primeiro semestre que possuem impacto positivo, o Dia das Mães aparece com maior percentual entre as empresas (64,3%). Em seguida aparecem o Carnaval (36,1%) e o Dia dos Namorados (25,6%).
De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, Minas Gerais apresenta um cenário empresarial com perspectivas positivas para o 1º semestre em 2025.
“A pesquisa revelou que 58,4% dos empresários estão otimistas quanto à melhoria nas vendas. Esse aumento no otimismo é em parte decorrente da confiança nas estratégias comerciais, que utilizam métodos de comunicação que superam limites físicos e geográficos. Isso permite que os setores de comércio, serviços e turismo impulsionem suas vendas, fidelizem clientes e evidenciem seus diferenciais no mercado, tanto em relação aos produtos quanto ao atendimento”. Gonçalves explica que, apesar dos desafios econômicos e políticos enfrentados pelos empresários, datas comemorativas que despertam emoções na população, como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e o tradicional Carnaval, juntamente com melhores condições de pagamento, irão impactar positivamente os setores de varejo, comércio, serviços e turismo.
Ainda de acordo com a pesquisa, as modalidades de pagamento que serão mais utilizadas no primeiro semestre do ano são: cartão de crédito parcelado, com 47,3% das indicações, seguido de pix (19,2%) e cartão de crédito, parcela única (14,3%).
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 86 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.
Coluna Minas Gerais
Uberlândia perderá 38 orelhões até 28
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Uberlândia perderá 38 orelhões até 28
Os últimos telefones de uso público, popularmente conhecidos como orelhões, já têm data marcada para a aposentadoria: o final de 2028. De acordo com o painel de informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Uberlândia ainda conta com 38 orelhões espalhados pela cidade, que serão removidos gradualmente até a data limite. Lançada em 1972 em todo o Brasil, a rede que já teve mais de 1,5 milhão de terminais, era mantida por concessionárias de telefonia fixa, como uma contrapartida obrigatória do serviço. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/39742/fim-do-orelhao-uberlandia-perdera-ultimas-38-unidades-ate-2028
Aluno de Areado é nota mil no Enem
A educação pública de Minas Gerais celebra uma conquista expressiva no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudante Victor Hugo Oliveira Abreu, de 17 anos, aluno da Escola Estadual João Lourenço, no município de Areado, ligada à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Poços de Caldas, alcançou a nota máxima de 1.000 pontos na redação do Enem. (Jornal Mantiqueira)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2026/01/28/aluno-de-escola-estadual-de-areado-conquista-nota-mil-na-redacao-do-enem-2025/
Curso de Medicina tem vagas ampliadas
O Ministério da Educação autorizou a ampliação do número de vagas do curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). A Portaria deferiu o pedido de aumento de vagas, elevando o total anual de 60 para 78 vagas. O desempenho no Enamed insere o curso de Medicina do Unipam no grupo de cursos com conceitos 4 e 5, que reúne 163 instituições, aproximadamente 46% do total avaliado, e o destaca entre os melhores do país. (Folha Patense)
https://www.folhapatense.com.br/curso-de-medicina-do-unipam-tem-numero-de-vagas-ampliado-pelo-mec
Caeté foi primeira capital de Minas
Caeté começa, enfim, a correr atrás do prejuízo histórico e a reivindicar o lugar que lhe cabe na formação de Minas Gerais. No contexto da Guerra dos Emboabas, a cidade exerceu a condição de primeira capital de Minas. Foi em seu território, mais precisamente no Morro Vermelho — hoje distrito de Caeté —, que se deu a formação do chamado governo primaz de Minas. Esse apagamento começa agora a ser enfrentado de forma direta e simbólica com o lançamento de uma obra que, pela primeira vez, parte do olhar de um autor caeteense para fazer justiça a esse passado negligenciado. (Jornal Opinião)
https://www.opiniaocaete.com.br/caete-rompe-o-silencio-da-historia-e-relembra-seu-lugar-como-primeira-capital-de-minas/
PAC destina 59 milhões para Sabará
O Governo Federal destinou R$ 59,9 milhões para a cidade de Sabará por meio do Novo PAC Seleções, recurso que será aplicado em obras de contenção de encostas em áreas de risco. O investimento é considerado fundamental para salvar vidas, reduzir a vulnerabilidade da população e proteger a cidade contra desastres naturais. (Folha de Sabará)
https://folhadesabara.com.br/noticia/51654/novo-pac-selecoes-destina-mais-de-r-59-milhoes-a-sabara-para-obras-de-contencao-de-encostas
Procon pesquisa material em JF
O Observatório das Relações de Consumo do Procon/JF divulgou, nesta quarta-feira (28/01), o levantamento anual de preços de materiais escolares. A análise, que contemplou 55 itens em 24 estabelecimentos de Juiz de Fora, identificou disparidades significativas nos valores praticados, com a maioria dos produtos apresentando variações superiores a 50% entre a loja mais barata e a mais cara. (RCWTV – Juiz de Fora)
https://www.rcwtv.com.br/noticia/pesquisa-do-procon-de-juiz-de-fora-revela-variacao-de-ate-93-em-materiais-escolares
Caratinga é bi do ouro na alfabetização
Pelo segundo ano consecutivo, o município de Caratinga foi reconhecido com o Selo Ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, iniciativa que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O selo é concedido pelo Ministério da Educação e tem como objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Educação em prol da alfabetização das crianças, com foco na alfabetização na idade certa. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/cidade/caratinga-e-ouro-na-alfabetizacao-pelo-segundo-ano-consecutivo-2/
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásCopasa inicia série de reuniões com prefeitos para aprofundar diálogo sobre universalização do saneamento
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásAeroporto de Uberlândia projeta crescimento
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásSucessão em MG tem embate entre vice governador e presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásDeputada denuncia ameaça de Simões
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásVender a Copasa pode até ser opção, mas retirar direitos dos mineiros, não
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásManifesto reforça defesa da democracia e do Estado de Direito
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásQuatro meses após pedido ao Governo de Minas, AMM segue sem resposta
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCava da Vale provoca alagamentos



