Coluna Minas Gerais

Fecomércio MG: pesquisa revela que 58,4% dos empresários mineiros projetam crescimento das vendas no 1º semestre

Publicados

em

FECOMÉRCIO MG | Divulgação

Pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG, realizada com 421 empresas de todas as regiões do estado, entre os dias 02 e 09 de janeiro, apurou que 55,1% delas alcançaram as expectativas de vendas para o segundo semestre de 2024 e 42,8% não alcançaram.

O desempenho positivo no período faz 58,4% dos empresários do comércio mineiro projetarem um primeiro semestre deste ano ainda melhor que o segundo semestre de 2024. Os motivos para essa expectativa positiva, conforme a pesquisa, estão sustentados em esperança/otimismo, aquecimento do comércio e ações da loja. A pesquisa também mostra expectativa de estabilidade no comércio e de melhora nas vendas durante o ano de 2025 para 43,2% dos empresários ouvidos.  

Entre os que não compartilham do otimismo, os motivos citados para o primeiro semestre deste ano ser pior do que o segundo do ano passado estão: preço alto dos produtos, momento político e endividamento do consumidor.      

Quando se compara o desempenho do segundo semestre de 2024 com mesmo período de 2023, o volume de vendas aumentou para 34,0% das empresas, sendo que o incremento foi de 20% para 31,5% dela no período.

Leia Também:  Justiça exige segurança em ferrovia

A expectativa para as datas comemorativas do primeiro semestre desse ano frente ao do ano passado é de melhor resultado na opinião 31,9% dos empresários. Para 17,7% os resultados serão iguais. Entre as datas comemorativas do primeiro semestre que possuem impacto positivo, o Dia das Mães aparece com maior percentual entre as empresas (64,3%). Em seguida aparecem o Carnaval (36,1%) e o Dia dos Namorados (25,6%).

De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, Minas Gerais apresenta um cenário empresarial com perspectivas positivas para o 1º semestre em 2025.

“A pesquisa revelou que 58,4% dos empresários estão otimistas quanto à melhoria nas vendas. Esse aumento no otimismo é em parte decorrente da confiança nas estratégias comerciais, que utilizam métodos de comunicação que superam limites físicos e geográficos. Isso permite que os setores de comércio, serviços e turismo impulsionem suas vendas, fidelizem clientes e evidenciem seus diferenciais no mercado, tanto em relação aos produtos quanto ao atendimento”. Gonçalves explica que, apesar dos desafios econômicos e políticos enfrentados pelos empresários, datas comemorativas que despertam emoções na população, como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e o tradicional Carnaval, juntamente com melhores condições de pagamento, irão impactar positivamente os setores de varejo, comércio, serviços e turismo.

Leia Também:  Amanda Meirelles campeã do BBB revela o que fez com prêmio: ‘Sou bem mão de vaca’

Ainda de acordo com a pesquisa, as modalidades de pagamento que serão mais utilizadas no primeiro semestre do ano são: cartão de crédito parcelado, com 47,3% das indicações, seguido de pix (19,2%) e cartão de crédito, parcela única (14,3%).    

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 86 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

6 mil novas empresas criadas em Uberlândia

Publicados

em

Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

6 mil novas empresas em Uberlândia
Uberlândia segue se consolidando como um dos principais centros de empreendedorismo de Minas Gerais. Dados divulgados pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais mostram que o município registrou a abertura de 6.096 novas empresas em 2025, sendo 449 apenas em novembro. O quantitativo coloca a cidade entre as líderes no ranking estadual. Na comparação com outros grandes municípios mineiros, Uberlândia aparece logo atrás de Belo Horizonte que ocupa a primeira posição com 29.049 empresas abertas neste ano. Em seguida, estão Contagem (3.627), Juiz de Fora (2.847), Montes Claros (2.293), Uberaba (2.016) e Betim (2.016). (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/39556/uberlandia-registra-abertura-de-mais-6-mil-novas-empresas-em-2025

 

Descoberta nova espécie de árvore
Uma nova espécie de árvore foi identificada em áreas de preservação da Serra dos Cocais, em Coronel Fabriciano. O achado científico foi liderado pelo doutorando Otávio Miranda, com apoio do Grupo de Estudo em Economia e Manejo Florestal da Universidade Federal de Viçosa e especialistas da Cenibra. A confirmação da nova espécie ocorreu após análises do professor Marcos Sobral, da Universidade Federal de São João del-Rei, referência no estudo da família Myrtaceae na América Latina. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
https://drd.com.br/nova-especie-de-arvore-e-descoberta-em-coronel-fabriciano/

Leia Também:  Cantora Iza e Yuri Lima revela sexo de bebê e de onde vem nome escolhido: ‘O Rei Leão’

Formiga reduz índices de dengue
O município de Formiga viveu, em 2024, o pior cenário de dengue de sua história recente, com indicadores que apontavam alto risco epidemiológico às vésperas do período chuvoso. Já em 2025, os dados mostram uma mudança significativa no quadro, com queda consistente nos índices de infestação do mosquito transmissor da doença. De acordo com os levantamentos do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), em outubro de 2024 o Índice de Infestação Predial (IIP) chegou a 4,3, enquanto o Índice de Breteau (IB) alcançou 5,0. (Últimas Notícias – Formiga)
https://ultimasnoticias.inf.br/noticia/formiga-reduz-indices-de-dengue-em-2025-apos-enfrentar-pior-cenario-da-historia-recente/

Câmara de Lafaiete economiza 4 milhões
A Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete encerrou 2025 com um resultado expressivo na gestão dos recursos públicos. Sob a presidência do vereador Erivelton Jayme, o Legislativo registrou uma economia de R$ 3.840.370,56. O desempenho positivo ocorre após um ano marcado por investimentos estruturantes, que incluem a modernização do funcionamento institucional, avanços na política remuneratória dos servidores, o lançamento do aplicativo SPL Câmara, que ampliou o acesso da população às informações sobre as atividades legislativas, e a elaboração do projeto básico de arquitetura da nova sede da Câmara. (Jornal Correio da Cidade)
https://www.jornalcorreiodacidade.com.br/noticias/45578-camara-de-lafaiete-economiza-quase-rs-4-milhoes-e-garante-continuidade-de-investimentos

Nasa ignora Santos Dumont 
Uma publicação do escritório de história da Nasa reacendeu um debate centenário e provocou uma onda de críticas de brasileiros nas redes sociais. Ao apresentar os irmãos Orville e Wilbur Wright como pioneiros da aviação, a Nasa foi confrontada por usuários que reivindicam para o brasileiro Santos Dumont o título de inventor do avião. As reações ironizaram a forma como os norte-americanos teriam conseguido decolar. “Com catapulta até uma vaca voa”, escreveu um perfil nos comentários. Usuários lembraram que os aviões dos Wright dependiam de trilhos e de um mecanismo de pesos, como uma espécie de catapulta, para sair do chão. (Portal 14B – Santos Dumont)
https://portal14b.com.br/Publicacao.aspx?id=639207

Leia Também:  Pesquisa da Embrapa pode ampliar retorno do plantio de feijão em mais de 200%

Carnaval de Timóteo está de volta
Em um novo formato, mais moderno e alinhado às tendências atuais, mas preservando a harmonia, a alegria e o espírito festivo que sempre marcaram sua história. Tradicional desde a década de 1970, o Carnaval de Timóteo foi, por muitos anos, reconhecido como um dos melhores de Minas Gerais, chegando a superar a própria capital, Belo Horizonte. Hoje, BH figura entre os 10 maiores carnavais do Brasil, resultado de investimentos contínuos que transformaram o evento na potência cultural e turística que é atualmente — um caminho que Timóteo agora retoma. (Mais VIP – Timóteo)
https://maisvip.com.br/noticias/2025/12/apos-14-anos-o-carnaval-de-timoteo-esta-de-volta/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA