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Fecomércio MG: pesquisa revela que 58,4% dos empresários mineiros projetam crescimento das vendas no 1º semestre

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FECOMÉRCIO MG | Divulgação

Pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG, realizada com 421 empresas de todas as regiões do estado, entre os dias 02 e 09 de janeiro, apurou que 55,1% delas alcançaram as expectativas de vendas para o segundo semestre de 2024 e 42,8% não alcançaram.

O desempenho positivo no período faz 58,4% dos empresários do comércio mineiro projetarem um primeiro semestre deste ano ainda melhor que o segundo semestre de 2024. Os motivos para essa expectativa positiva, conforme a pesquisa, estão sustentados em esperança/otimismo, aquecimento do comércio e ações da loja. A pesquisa também mostra expectativa de estabilidade no comércio e de melhora nas vendas durante o ano de 2025 para 43,2% dos empresários ouvidos.  

Entre os que não compartilham do otimismo, os motivos citados para o primeiro semestre deste ano ser pior do que o segundo do ano passado estão: preço alto dos produtos, momento político e endividamento do consumidor.      

Quando se compara o desempenho do segundo semestre de 2024 com mesmo período de 2023, o volume de vendas aumentou para 34,0% das empresas, sendo que o incremento foi de 20% para 31,5% dela no período.

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A expectativa para as datas comemorativas do primeiro semestre desse ano frente ao do ano passado é de melhor resultado na opinião 31,9% dos empresários. Para 17,7% os resultados serão iguais. Entre as datas comemorativas do primeiro semestre que possuem impacto positivo, o Dia das Mães aparece com maior percentual entre as empresas (64,3%). Em seguida aparecem o Carnaval (36,1%) e o Dia dos Namorados (25,6%).

De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, Minas Gerais apresenta um cenário empresarial com perspectivas positivas para o 1º semestre em 2025.

“A pesquisa revelou que 58,4% dos empresários estão otimistas quanto à melhoria nas vendas. Esse aumento no otimismo é em parte decorrente da confiança nas estratégias comerciais, que utilizam métodos de comunicação que superam limites físicos e geográficos. Isso permite que os setores de comércio, serviços e turismo impulsionem suas vendas, fidelizem clientes e evidenciem seus diferenciais no mercado, tanto em relação aos produtos quanto ao atendimento”. Gonçalves explica que, apesar dos desafios econômicos e políticos enfrentados pelos empresários, datas comemorativas que despertam emoções na população, como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e o tradicional Carnaval, juntamente com melhores condições de pagamento, irão impactar positivamente os setores de varejo, comércio, serviços e turismo.

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Ainda de acordo com a pesquisa, as modalidades de pagamento que serão mais utilizadas no primeiro semestre do ano são: cartão de crédito parcelado, com 47,3% das indicações, seguido de pix (19,2%) e cartão de crédito, parcela única (14,3%).    

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 86 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

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Programa leva ações de saúde direto à propriedade

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Mais qualidade de vida para quem vive no campo (CNA/Divulgação)

FAEMG SENAR | Divulgação

Em uma iniciativa inédita em Minas Gerais, o Sistema Faemg Senar está levando ações de prevenção em saúde diretamente para as propriedades rurais, de forma individualizada e personalizada. Este é o diferencial do Programa Saúde no Campo, voltado para produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O programa-piloto começou em outubro no Vale do Jequitinhonha e Mucuri e deve chegar às regiões de Juiz de Fora e Sete Lagoas em março de 2026.

Semelhante ao Programa ATeG, o programa conta com um supervisor de Saúde Rural (enfermeiro) e 15 técnicos de Saúde Rural (enfermeiros ou técnicos de enfermagem). Cada técnico atende 30 propriedades, com visitas mensais para avaliar condições de saúde, planejar medidas preventivas e incentivar o cuidado individual e coletivo. Até o momento, cerca de 360 famílias estão sendo atendidas em Minas Gerais.

“É um programa que complementa o atendimento aos produtores rurais, promovendo a prevenção em saúde para que possam melhorar a qualidade de vida e produzir mais e melhor. Com duração de dois anos, o programa atende não só a família que vive na propriedade, como também seus colaboradores”, destacou o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema Faemg Senar, Wander Magalhães.

Além disso, o programa contribui para reconhecer demandas específicas de cada comunidade, desenvolver ações direcionadas e ampliar o acesso a serviços especializados por meio da cooperação com Sindicatos Rurais, prefeituras e instituições de saúde parceiras. As ações também incluem acompanhamento por meio da telessaúde e a entrega de kits personalizados de higiene pessoal (adaptados por faixa etária) e de primeiros socorros.

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Em 2026, a previsão é alcançar 15 mil produtores rurais, em todo o estado, com a atuação de 160 técnicos de Saúde Rural.

“O objetivo é conscientizar o produtor a cuidar da própria saúde com o mesmo zelo e dedicação com que cuida de sua lavoura. Por isso, o programa leva os serviços de saúde até o campo, superando barreiras de distância e rotina”, explica a analista de Promoção Social, Marília Costa.

Técnicos de campo levam atendimento direto ao produtor (CNA/Divulgação)

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