Coluna Minas Gerais
Fecomércio MG: pesquisa revela que 58,4% dos empresários mineiros projetam crescimento das vendas no 1º semestre

FECOMÉRCIO MG | Divulgação
Pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG, realizada com 421 empresas de todas as regiões do estado, entre os dias 02 e 09 de janeiro, apurou que 55,1% delas alcançaram as expectativas de vendas para o segundo semestre de 2024 e 42,8% não alcançaram.
O desempenho positivo no período faz 58,4% dos empresários do comércio mineiro projetarem um primeiro semestre deste ano ainda melhor que o segundo semestre de 2024. Os motivos para essa expectativa positiva, conforme a pesquisa, estão sustentados em esperança/otimismo, aquecimento do comércio e ações da loja. A pesquisa também mostra expectativa de estabilidade no comércio e de melhora nas vendas durante o ano de 2025 para 43,2% dos empresários ouvidos.
Entre os que não compartilham do otimismo, os motivos citados para o primeiro semestre deste ano ser pior do que o segundo do ano passado estão: preço alto dos produtos, momento político e endividamento do consumidor.
Quando se compara o desempenho do segundo semestre de 2024 com mesmo período de 2023, o volume de vendas aumentou para 34,0% das empresas, sendo que o incremento foi de 20% para 31,5% dela no período.
A expectativa para as datas comemorativas do primeiro semestre desse ano frente ao do ano passado é de melhor resultado na opinião 31,9% dos empresários. Para 17,7% os resultados serão iguais. Entre as datas comemorativas do primeiro semestre que possuem impacto positivo, o Dia das Mães aparece com maior percentual entre as empresas (64,3%). Em seguida aparecem o Carnaval (36,1%) e o Dia dos Namorados (25,6%).
De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, Minas Gerais apresenta um cenário empresarial com perspectivas positivas para o 1º semestre em 2025.
“A pesquisa revelou que 58,4% dos empresários estão otimistas quanto à melhoria nas vendas. Esse aumento no otimismo é em parte decorrente da confiança nas estratégias comerciais, que utilizam métodos de comunicação que superam limites físicos e geográficos. Isso permite que os setores de comércio, serviços e turismo impulsionem suas vendas, fidelizem clientes e evidenciem seus diferenciais no mercado, tanto em relação aos produtos quanto ao atendimento”. Gonçalves explica que, apesar dos desafios econômicos e políticos enfrentados pelos empresários, datas comemorativas que despertam emoções na população, como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e o tradicional Carnaval, juntamente com melhores condições de pagamento, irão impactar positivamente os setores de varejo, comércio, serviços e turismo.
Ainda de acordo com a pesquisa, as modalidades de pagamento que serão mais utilizadas no primeiro semestre do ano são: cartão de crédito parcelado, com 47,3% das indicações, seguido de pix (19,2%) e cartão de crédito, parcela única (14,3%).
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 86 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.


Coluna Minas Gerais
Sigma Lithium demonstra resultados da transformação socioeconômica em Araçuaí e Itinga

AGÊNCIA MINEIRA BRASIL | Divulgação
Empresa cria empregos e fomenta o desenvolvimento sustentável no Vale do Jequitinhonha
Audiência pública reuniu cerca de mil moradores de Itinga e Araçuaí, evidenciando o sucesso dos programas de inclusão produtiva e educacional da Sigma Lithium na região. A empresa reforça seu papel como vetor de transformação social e econômica no Vale do Jequitinhonha.
Referência global na produção de lítio verde, a Sigma Lithium promoveu audiências públicas nos dias 9 e 10 de abril, em Itinga e Araçuaí. Os encontros reuniram aproximadamente mil moradores das duas cidades e foram uma oportunidade para esclarecer dúvidas e apresentar os resultados de iniciativas como o programa de microcrédito e ações socioeducacionais, que beneficiam milhares de famílias.
Com o avanço da mobilidade elétrica e das fontes renováveis de energia, o lítio se tornou um insumo estratégico. Impulsionado pela atuação da Sigma, o Brasil lidera a industrialização do óxido de lítio sustentável, por meio da produção do Lítio Verde Quíntuplo Zero — obtido com tecnologia de baixo custo e processo ambientalmente responsável.
A operação da Sigma posiciona o Brasil como referência mundial em sustentabilidade na cadeia do lítio, em contraste com países onde a extração é feita por garimpos ilegais, muitas vezes sob condições degradantes de trabalho.
Durante a audiência, Lígia Pinto, vice-presidente de Relações Institucionais e Comunicação da Sigma, reforçou o modelo de atuação da empresa: sem barragens de rejeitos, com reuso de 100% da água industrial (nível esgoto) e operação baseada em energia 100% renovável. A companhia também investe na preservação da biodiversidade da caatinga e realiza monitoramento ambiental contínuo.
Motor da economia regional:
1.700 empregos diretos, 18.000 indiretos e crescimento de 150% na arrecadação de impostos
Desde o início de suas atividades, a Sigma vem impulsionando o desenvolvimento regional. Já são 1.700 empregos diretos e 18.000 indiretos gerados, além da implantação de programas como o de microcrédito, que atendeu cerca de 2.000 famílias. Foram construídas 1.400 estruturas de irrigação, beneficiando mais de 7.000 famílias.
De acordo com Lígia Pinto, 85% dos colaboradores da Sigma são moradores da região. Em Araçuaí, a arrecadação com a CFEM foi multiplicada por 55 — sendo 82,5% desse montante originado da empresa. A arrecadação total do município cresceu 73%, alcançando R$ 36 milhões.
Educação que Transforma
O programa Educação que Transforma reformou escolas em Araçuaí e Itinga, implantou o ensino em tempo integral e promove oficinas culturais e esportivas no contraturno escolar. Também foram firmadas parcerias para a concessão de 300 bolsas no futuro SESI Araçuaí, previsto para 2026.
A empresa também apoia a Educação de Jovens e Adultos (EJA), promovendo alfabetização e qualificação profissional.
Inclusão Produtiva Feminina:
Donas de Mim
Criado em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, o programa Donas de Mim já formou duas mil empreendedoras, com a meta de alcançar dez mil mulheres.
A artesã Lislene Cardoso, de Itinga, emocionou o público ao declarar:
“Hoje sou dona de mim. Meu trabalho é reconhecido até fora do Brasil.”
Valorização da cultura local
Warley Gomes, do coletivo Bruta Flor, destacou o apoio da Sigma à promoção da arte e cultura para mais de 300 jovens na região.
Reconhecimento institucional
Durante as audiências, o promotor de Justiça Rauali Kind destacou:
“É inegável o desenvolvimento econômico trazido pela empresa.”
Representantes do MAB também reconheceram o impacto positivo da Sigma, especialmente pela eliminação do uso de barragens de rejeitos em sua operação.
Sustentabilidade e bem-estar comunitário
A empresa apresentou seu Plano de Integração de Sustentabilidade, Desenvolvimento Comunitário e Infraestrutura, que inclui:
-
Revitalização do Córrego Piauí
-
Plantio de árvores nativas
-
Proteção de nascentes
-
Reforma de escolas, igrejas e espaços comunitários
-
Criação de áreas de lazer
As audiências contaram com a presença de representantes da Fundação Estadual do Meio Ambiente e da consultoria Brandt, responsável pelo Estudo de Impacto Ambiental das futuras ampliações da empresa.
-
Brasil e Mundo19 horas atrás
Homem é preso em flagrante após série de crimes em Alpinópolis
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sistema Faemg Senar lança 2ª edição do Prêmio de Jornalismo
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Parque do Rio Doce recebe jacutingas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Câmara de JF amplia acervo histórico
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Senar Minas: 32 anos impulsionando o agro mineiro
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO1 dia atrás
PCMG Freia Golpes Contra Aposentados na Região