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Fecomércio MG: pesquisa revela que 58,4% dos empresários mineiros projetam crescimento das vendas no 1º semestre

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FECOMÉRCIO MG | Divulgação

Pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG, realizada com 421 empresas de todas as regiões do estado, entre os dias 02 e 09 de janeiro, apurou que 55,1% delas alcançaram as expectativas de vendas para o segundo semestre de 2024 e 42,8% não alcançaram.

O desempenho positivo no período faz 58,4% dos empresários do comércio mineiro projetarem um primeiro semestre deste ano ainda melhor que o segundo semestre de 2024. Os motivos para essa expectativa positiva, conforme a pesquisa, estão sustentados em esperança/otimismo, aquecimento do comércio e ações da loja. A pesquisa também mostra expectativa de estabilidade no comércio e de melhora nas vendas durante o ano de 2025 para 43,2% dos empresários ouvidos.  

Entre os que não compartilham do otimismo, os motivos citados para o primeiro semestre deste ano ser pior do que o segundo do ano passado estão: preço alto dos produtos, momento político e endividamento do consumidor.      

Quando se compara o desempenho do segundo semestre de 2024 com mesmo período de 2023, o volume de vendas aumentou para 34,0% das empresas, sendo que o incremento foi de 20% para 31,5% dela no período.

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A expectativa para as datas comemorativas do primeiro semestre desse ano frente ao do ano passado é de melhor resultado na opinião 31,9% dos empresários. Para 17,7% os resultados serão iguais. Entre as datas comemorativas do primeiro semestre que possuem impacto positivo, o Dia das Mães aparece com maior percentual entre as empresas (64,3%). Em seguida aparecem o Carnaval (36,1%) e o Dia dos Namorados (25,6%).

De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, Minas Gerais apresenta um cenário empresarial com perspectivas positivas para o 1º semestre em 2025.

“A pesquisa revelou que 58,4% dos empresários estão otimistas quanto à melhoria nas vendas. Esse aumento no otimismo é em parte decorrente da confiança nas estratégias comerciais, que utilizam métodos de comunicação que superam limites físicos e geográficos. Isso permite que os setores de comércio, serviços e turismo impulsionem suas vendas, fidelizem clientes e evidenciem seus diferenciais no mercado, tanto em relação aos produtos quanto ao atendimento”. Gonçalves explica que, apesar dos desafios econômicos e políticos enfrentados pelos empresários, datas comemorativas que despertam emoções na população, como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e o tradicional Carnaval, juntamente com melhores condições de pagamento, irão impactar positivamente os setores de varejo, comércio, serviços e turismo.

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Ainda de acordo com a pesquisa, as modalidades de pagamento que serão mais utilizadas no primeiro semestre do ano são: cartão de crédito parcelado, com 47,3% das indicações, seguido de pix (19,2%) e cartão de crédito, parcela única (14,3%).    

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 86 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

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Agro mineiro bate recorde em exportações

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FAEMG SENAR | Divulgação

Sistema Faemg Senar divulgou balanço de 2025 nesta terça-feira (16/12)

O agronegócio de Minas Gerais consolidou, em 2025, mais um ano de forte desempenho. Esse foi um dos resultados apresentados no balanço divulgado nesta terça-feira (16/12), na sede do Sistema Faemg Senar, em Belo Horizonte. Com crescimento expressivo do Valor Bruto da Produção (VBP) e recorde histórico nas exportações, Minas Gerais reafirma seu protagonismo no cenário nacional e internacional.

“Minas Gerais alcança mais um recorde histórico com exportações que ultrapassam US$18,1 bilhões e crescimento expressivo do Valor Bruto da Produção, consolidando Minas como um dos maiores polos agropecuários do Brasil. O agro já responde por quase 44% de tudo o que Minas exporta, impulsionado principalmente pelo café, que vive um momento de forte valorização, além do avanço consistente em grãos, carnes e florestas plantadas. Esses resultados refletem ganhos de produtividade, tecnologia, gestão e abertura de mercados, confirmando a força e a competitividade do agro mineiro no cenário nacional e internacional”, afirma o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.

O VBP da agropecuária mineira avançou 15,2% em relação a 2024. Esse desempenho foi impulsionado principalmente pelos produtos agrícolas, que registraram crescimento de 17,1%, enquanto a pecuária apresentou alta de 11,9%, confirmando a força das principais cadeias produtivas do estado.

No comércio exterior, foram embarcadas 15,23 milhões de toneladas de produtos agropecuários mineiros, destinadas a 177 países. Houve expansão consistente das vendas para a União Europeia, Ásia, América do Sul e Oriente Médio. A receita cresceu quase 13%, mesmo diante de uma redução de 6,6% no volume exportado, evidenciando a valorização dos preços das commodities no mercado internacional.

O montante já supera o total exportado em 2024 e configura recorde para o período. As vendas externas do agronegócio responderam por 43,7% das exportações totais de Minas Gerais entre janeiro e novembro de 2025, mantendo o estado como o terceiro maior exportador do país, com participação de 11,7% no total nacional.

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Café lidera exportações

O complexo café permaneceu como o principal motor das exportações do agronegócio mineiro, respondendo por 56,1% do total. Foram US$ 10,15 bilhões em receita e 24,8 milhões de sacas exportadas, o equivalente a cerca de 70% de todo o café brasileiro destinado ao mercado externo.

Mesmo com produção menor — estimada em 25,8 milhões de sacas, queda de 8,3% em relação à safra anterior, a forte valorização dos preços garantiu crescimento de aproximadamente 45% na receita, consolidando Minas Gerais como referência global em qualidade, regularidade de oferta e rastreabilidade.

Além do café, outros setores também se destacaram. O complexo soja respondeu por 15,6% das exportações do agronegócio, com destaque para a soja em grãos, que somou US$ 2,82 bilhões e cerca de 7 milhões de toneladas, principalmente destinadas à China. O complexo sucroalcooleiro representou 10,3% do total, com o açúcar alcançando US$ 1,86 bilhão e mais de 4,3 milhões de toneladas, impulsionado pelo câmbio favorável e pela demanda de países do Oriente Médio e do Norte da África. Já o complexo carnes respondeu por 9,2% das vendas externas.

O café também se tornou uma alternativa de renda para produtores que enfrentam dificuldades com a crise no leite. Antônio de Salvo destacou o projeto piloto iniciado neste ano: “Leite com Café”, em Governador Valadares.

“A pecuária leiteira vive um dos momentos mais difíceis dos últimos anos, com margens apertadas, juros altos e concorrência desleal das importações, o que coloca milhares de produtores em situação de extrema vulnerabilidade. Considerando esse cenário, o ‘Leite com Café’ surge como uma alternativa real de diversificação de renda, permitindo que o produtor consiga equilibrar o fluxo de caixa, reduzir riscos e ganhar mais para conseguir permanecer no campo”.

Crédito Rural

Os resultados foram alcançados em um cenário que exige atenção. O crédito rural no país apresentou retração, influenciada pela elevação das taxas de juros, maior participação de recursos privados, aumento da inadimplência — em torno de 11%, segundo o Banco Central, eventos climáticos extremos e exigências socioambientais mais rigorosas.

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Em Minas Gerais, as contratações de crédito rural somaram R$ 20,41 bilhões entre julho e outubro de 2025, uma queda de 16% em relação ao mesmo período de 2024. Apesar do aumento de 4% no número de contratos, houve redução do tíquete médio, indicando maior pulverização dos recursos e uma postura mais cautelosa por parte dos produtores.

Perspectivas

Mesmo diante de um ano desafiador, marcado pelos impactos do chamado “tarifaço”, pela crise na pecuária leiteira e pelas adversidades climáticas, o setor avalia de forma positiva o ambiente de diálogo em Minas Gerais e reforça a importância de políticas públicas que assegurem condições adequadas de crédito, previsibilidade e instrumentos de proteção ao produtor rural, fundamentais para sustentar o crescimento da agropecuária no estado.

“Embora o cenário esteja muito positivo com recordes de exportação, e a consolidação do estado como um dos maiores produtores do Brasil, não podemos esquecer que no caminho ainda existem muitos desafios. O clima segue sendo um fator imprevisível e, sem políticas públicas estáveis, os produtores de leite, por exemplo, seguem em uma luta diária. O crédito rural, as taxas de juros elevadas e a concorrência externa ainda são um obstáculo que demandam atenção”.

Ao final da apresentação, De Salvo reafirma o protagonismo do estado.

“Precisamos olhar para o futuro com cautela, reforçando a necessidade de políticas agrícolas mais eficientes e a capacitação dos nossos produtores, para que possamos, de fato, garantir a sustentabilidade do agro mineiro a longo prazo. Minas deixou de ser das minas e das gerais para se afirmar definitivamente como Minas mais agro”, finaliza.

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