Coluna Minas Gerais
Fórum de Líderes reúne mais de 400 pessoas
Foto: Divulgação/JM
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Fórum de Líderes reúne mais de 400 pessoas
Mais de 400 empresários, gestores públicos e privados participaram da programação de dois dias do 1º Fórum Regional de Líderes, iniciativa promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Sebrae Minas e Prefeitura de Uberaba. Com o tema “Inovar para Crescer”, o evento reuniu prefeitos e representantes de mais de 20 municípios da região, na quarta e quinta-feira (dias 3 e 4), em Uberaba. O evento nasceu sob inspiração e como consequência do Programa Lidere, com o objetivo de preparar e qualificar as lideranças, segundo a presidente da Aciu, Lídia Prata. (Jornal da Manhã – Uberaba)
https://www.jmonline.com.br/politica/forum-regional-de-lideres-reune-mais-de-400-pessoas-1.541159
Serra de Santa Helena tem monitoramento
A sensação de insegurança ao subir a Serra de Santa Helena, um dos principais cartões-postais de Sete Lagoas, ficou no passado. O local passou a contar com o sistema de monitoramento Guardião 7L, que já está em funcionamento desde a subida até o topo do complexo turístico. Com tecnologia de ponta e inteligência artificial, as câmeras instaladas realizam reconhecimento facial e leitura de placas veiculares, fortalecendo a segurança de moradores e turistas. (Diário de Sete Lagoas)
Saneamento de Ipatinga na B3
A Prefeitura de Ipatinga deu, na quinta-feira, 4, um passo importante para a modernização do saneamento básico. O prefeito Gustavo Nunes assinou em São Paulo o contrato com a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), que será responsável por conduzir o leilão da nova concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município. A B3 é o principal ambiente de negociações do país e concentra os leilões realizados pelo governo federal e por diversos estados. A escolha da Bolsa de Valores como sede do processo assegura transparência, lisura e segurança em todas as etapas. (Portal Silmara Freitas)
Valadares exige identificação de redes
A Câmara Municipal de Governador Valadares aprovou, em duas discussões, o Projeto de Lei de autoria do vereador Jamir Calili. A proposta determina que todas as empresas prestadoras de serviços que utilizam postes no município sejam obrigadas a manter o alinhamento, nivelamento, remoção e manutenção de fios, cabos e equipamentos inutilizados. A medida também exige que as empresas identifiquem corretamente seus cabos, contribuindo para mais segurança e organização no espaço urbano. Com a aprovação, o texto segue agora para sanção ou veto do Executivo. (Diário do Rio Doce)
Muriaé realiza exposição
Até 7 de setembro, Muriaé será palco da 68ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial e da 1ª Fenamata – Feira de Negócios e Atividades da Zona da Mata, promovidas pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Muriaé. O evento promete movimentar a cidade e região, unindo tradição, inovação e entretenimento para todas as idades. Entre os destaques está a Mini Fazendinha e o evento também promove o 1º Torneio Leiteiro de Sólidos, nas categorias Novilha Livre e Vaca Livre, além do tradicional Torneio Leiteiro, que valoriza a força da pecuária leiteira regional. (Diário de Manhuaçu)
Cabo Verde recebe delegações
A Sala Mineira do Empreendedor de Cabo Verde foi palco, no dia 27 de agosto, de um encontro regional que reuniu delegações de 13 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo foi conhecer de perto as boas práticas da Sala Mineira sob a ótica do empreendedorismo e as iniciativas de Educação Empreendedora implementadas no município, reconhecidas pelo Sebrae. Mais de 40 representantes das cidades de Belo Horizonte, Betim, Sabará, Confins, Mateus Leme, Vespasiano, Brumadinho, Sete Lagoas, Nova Lima, Esmeraldas, Sarzedo, São José da Lapa e Pedro Leopoldo estiveram em Cabo Verde. (Folha Regional – Muzambinho)
Coluna Minas Gerais
Uberlândia perderá 38 orelhões até 28
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Uberlândia perderá 38 orelhões até 28
Os últimos telefones de uso público, popularmente conhecidos como orelhões, já têm data marcada para a aposentadoria: o final de 2028. De acordo com o painel de informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Uberlândia ainda conta com 38 orelhões espalhados pela cidade, que serão removidos gradualmente até a data limite. Lançada em 1972 em todo o Brasil, a rede que já teve mais de 1,5 milhão de terminais, era mantida por concessionárias de telefonia fixa, como uma contrapartida obrigatória do serviço. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/39742/fim-do-orelhao-uberlandia-perdera-ultimas-38-unidades-ate-2028
Aluno de Areado é nota mil no Enem
A educação pública de Minas Gerais celebra uma conquista expressiva no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudante Victor Hugo Oliveira Abreu, de 17 anos, aluno da Escola Estadual João Lourenço, no município de Areado, ligada à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Poços de Caldas, alcançou a nota máxima de 1.000 pontos na redação do Enem. (Jornal Mantiqueira)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2026/01/28/aluno-de-escola-estadual-de-areado-conquista-nota-mil-na-redacao-do-enem-2025/
Curso de Medicina tem vagas ampliadas
O Ministério da Educação autorizou a ampliação do número de vagas do curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). A Portaria deferiu o pedido de aumento de vagas, elevando o total anual de 60 para 78 vagas. O desempenho no Enamed insere o curso de Medicina do Unipam no grupo de cursos com conceitos 4 e 5, que reúne 163 instituições, aproximadamente 46% do total avaliado, e o destaca entre os melhores do país. (Folha Patense)
https://www.folhapatense.com.br/curso-de-medicina-do-unipam-tem-numero-de-vagas-ampliado-pelo-mec
Caeté foi primeira capital de Minas
Caeté começa, enfim, a correr atrás do prejuízo histórico e a reivindicar o lugar que lhe cabe na formação de Minas Gerais. No contexto da Guerra dos Emboabas, a cidade exerceu a condição de primeira capital de Minas. Foi em seu território, mais precisamente no Morro Vermelho — hoje distrito de Caeté —, que se deu a formação do chamado governo primaz de Minas. Esse apagamento começa agora a ser enfrentado de forma direta e simbólica com o lançamento de uma obra que, pela primeira vez, parte do olhar de um autor caeteense para fazer justiça a esse passado negligenciado. (Jornal Opinião)
https://www.opiniaocaete.com.br/caete-rompe-o-silencio-da-historia-e-relembra-seu-lugar-como-primeira-capital-de-minas/
PAC destina 59 milhões para Sabará
O Governo Federal destinou R$ 59,9 milhões para a cidade de Sabará por meio do Novo PAC Seleções, recurso que será aplicado em obras de contenção de encostas em áreas de risco. O investimento é considerado fundamental para salvar vidas, reduzir a vulnerabilidade da população e proteger a cidade contra desastres naturais. (Folha de Sabará)
https://folhadesabara.com.br/noticia/51654/novo-pac-selecoes-destina-mais-de-r-59-milhoes-a-sabara-para-obras-de-contencao-de-encostas
Procon pesquisa material em JF
O Observatório das Relações de Consumo do Procon/JF divulgou, nesta quarta-feira (28/01), o levantamento anual de preços de materiais escolares. A análise, que contemplou 55 itens em 24 estabelecimentos de Juiz de Fora, identificou disparidades significativas nos valores praticados, com a maioria dos produtos apresentando variações superiores a 50% entre a loja mais barata e a mais cara. (RCWTV – Juiz de Fora)
https://www.rcwtv.com.br/noticia/pesquisa-do-procon-de-juiz-de-fora-revela-variacao-de-ate-93-em-materiais-escolares
Caratinga é bi do ouro na alfabetização
Pelo segundo ano consecutivo, o município de Caratinga foi reconhecido com o Selo Ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, iniciativa que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O selo é concedido pelo Ministério da Educação e tem como objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Educação em prol da alfabetização das crianças, com foco na alfabetização na idade certa. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/cidade/caratinga-e-ouro-na-alfabetizacao-pelo-segundo-ano-consecutivo-2/
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásCopasa inicia série de reuniões com prefeitos para aprofundar diálogo sobre universalização do saneamento
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásAeroporto de Uberlândia projeta crescimento
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásDeputada denuncia ameaça de Simões
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásVender a Copasa pode até ser opção, mas retirar direitos dos mineiros, não
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásManifesto reforça defesa da democracia e do Estado de Direito
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásCava da Vale provoca alagamentos
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásQuatro meses após pedido ao Governo de Minas, AMM segue sem resposta
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásBR&267 tem 20 kms esburacados



