Coluna Minas Gerais
Guia reúne conteúdo sobre direitos, benefícios e serviços para pessoa com deficiência
Foto: Alexandre Netto
ALMG | Divulgação
Lançamento contou com a presença do presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite, de representantes de entidades e de servidores
Foi lançado nesta terça-feira (23/12/25), pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Guia Prático – Direitos, Benefícios e Serviços para Pessoa com Deficiência. O evento, realizado no Salão Nobre da Casa, contou com a presença do presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB); do deputado Antonio Carlos Arantes (PL); de integrantes de entidades e de servidores do Legislativo mineiro.
O guia reúne conceitos básicos e o detalhamento dos direitos da pessoa com deficiência (PcD), começando pelos mais abrangentes, como os direitos à igualdade e à proteção contra maus-tratos, à participação política e cidadã e ao acesso a benefícios e serviços.
O material também detalha direitos, benefícios e serviços específicos, que facilitam a rotina diária desse segmento da população.
| O presidente Tadeu Leite destacou que o guia surgiu de escutas aos cidadãos. Ele afirmou que a iniciativa contribui para reunir, em um único material, as legislações voltadas para as pessoas com deficiência, que também devem ser acompanhadas por outros grupos da sociedade.
Conforme o parlamentar, nesta Legislatura foram apresentadas cerca de 250 propostas de lei relacionadas a esse segmento, e algumas delas já se tornaram normas. Para ele, o guia é “um legado para o Estado de Minas Gerais” e uma tentativa de “incentivar a sociedade e outras entidades para que possam trabalhar cada vez mais pela inclusão”.
| O deputado Antonio Carlos Arantes reforçou o trabalho da ALMG com a inclusão ao lembrar que, em seu sexto mandato na Casa, nunca tinha visto tantas proposições voltadas às pessoas com deficiência.
Representantes de entidades elogiam a iniciativa
Integrantes de entidades que congregam pessoas com deficiência prestigiaram o lançamento. A presidenta do Instituto Corre Pra Ver, Flávia Mucci, manifestou alegria pelo reconhecimento e pelo momento histórico vivido na Assembleia. A instituição conecta pessoas com deficiência visual a guias voluntários para a prática de corrida e caminhada.
Dois atletas da entidade também elogiaram o lançamento: Flávio Oliveira e William de Lelis Braz Nascentes. Flávio afirmou que o material se integra ao movimento pela inclusão. Já William solicitou que a ALMG produza algumas cópias em braile para serem distribuídas em locais frequentados por pessoas com deficiência visual, como a Biblioteca Pública de Belo Horizonte.
Para a diretora da Apae-BH, Patrícia Valadares, o guia coloca em prática as leis já criadas e facilita o acesso das pessoas que mais necessitam desse tipo de conteúdo. Já o coordenador do Instituto Pernas de Aluguel, Magnus Valerius Gonçalves, relembrou sua própria trajetória ao contar que seu filho de 16 anos nasceu com síndrome de Down e afirmou que o guia vai “trazer um benefício enorme para as famílias” e é de “grande valia” para todos.
Segundo o Censo do IBGE de 2022, entre as 198,3 milhões de pessoas com dois anos ou mais de idade no País, 14,4 milhões — ou 7,3% — são pessoas com deficiência. Além disso, 2% da população nessa faixa etária possuem duas ou mais dificuldades funcionais. Minas Gerais segue a mesma proporção: em 2022, entre os 20.094.482 habitantes do Estado, havia 1.472.199 pessoas com deficiência, o equivalente a 7,3% do total.
Guia tem linguagem simples e três versões digitais
Dois servidores da Assembleia diretamente envolvidos com a elaboração do guia também participaram do lançamento. Alice Braga, da Gerência de Relações Públicas (GRP), afirmou que o material foi desenvolvido com linguagem simples, direta e acolhedora, para facilitar a busca por direitos e serviços.
| “O guia se configura como um instrumento, entre tantos outros, para reforçar o compromisso da Casa com a inclusão”, destacou.
Rafael Marques, da Gerência de Comunicação e Mídias Digitais (GCMD), informou que o material está disponível em três versões:
– PDF navegável, com imagens e links;
– Texto, sem imagens, pensado para leitores de tela;
– Áudio, gerado por Inteligência Artificial (IA), com voz semelhante à humana e recursos de acessibilidade, como ajuste de velocidade de reprodução.
Para ver mais fotos clique aqui.
Coluna Minas Gerais
Expomontes tem 99% de reservas
Foto: Solon Queiroz/GNM
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Expomontes tem 99% de reservas
A Expomontes 2026 já demonstra, meses antes de sua realização, a força econômica e a relevância estratégica que a consolidaram como a principal plataforma de negócios do Norte de Minas e uma das maiores feiras agropecuárias de Minas Gerais. A Central de Negócios atingiu a expressiva marca de 99% de reservas dos estandes, um resultado que reforça a confiança do mercado, a credibilidade do evento e o planejamento técnico conduzido pela Sociedade Rural de Montes Claros. A 52ª Expomontes acontece de 26 de junho a 5 de julho, reunindo produtores, empresários, investidores, instituições financeiras e representantes de diversos setores produtivos. (Gazeta Norte Mineira)
https://gazetanm.com.br/expomontes-2026-99-dos-estandes-reservados-e-area-comercial-praticamente-esgotada/
Valadares distribuirá kits escolares
A Prefeitura de Governador Valadares inicia, no fim deste mês, a entrega de kits escolares para estudantes da rede municipal de ensino. A ação vai beneficiar alunos desde a creche até o 9º ano do Ensino Fundamental, garantindo material completo para o ano letivo e aliviando o orçamento das famílias. Os kits contam com itens como mochilas, cadernos de capa dura, estojos, garrafas térmicas, além de materiais básicos de uso escolar. De acordo com a Prefeitura, os produtos são de alta qualidade e serão distribuídos conforme a faixa etária dos alunos. (Vem Vê GV)
https://vemvegv.com.br/prefeitura-de-valadares-vai-distribuir-kits-escolares-na-rede-municipal/
Servidores terão reajuste de 4,5%
Os servidores da Prefeitura terão neste ano um reajuste salarial de 4,5%. O valor foi proposto pelo Executivo e os funcionários municipais decidiram, em assembleia, aceitar o percentual de aumento. A informação é do presidente do Sintramfor (Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga), Natanael Alves Gonzaga. Segundo ele, a proposta da Prefeitura foi apresentada aos servidores em assembleia realizada na quinta-feira, 12. “Sendo assim, encerramos as negociações sobre salários neste ano. É bom ressaltar que o sindicato não aceita ou rejeita proposta, e sim a assembleia, por isso a importância da participação de todos os servidores”, disse. (O Pergaminho)
https://www.opergaminho.com.br/servidores-da-prefeitura-terao-reajuste-de-45
Candidato defende região metropolitana do Triângulo
O pré-candidato ao Governo de Minas Gerais, Gabriel Azevedo, esteve em Uberlândia e apresentou propostas estruturais para o Triângulo Mineiro e fez críticas ao modelo atual de gestão estadual. Azevedo explicou por que escolheu a região como uma das primeiras agendas fora da capital. “O Triângulo tem cerca de 10% da população de Minas e responde por quase 20% do PIB. Não dá para governar o estado olhando só de Belo Horizonte”, afirmou. Entre as propostas apresentadas, Gabriel Azevedo defendeu a criação imediata da Região Metropolitana do Triângulo e Alto Paranaíba. (Regionalzão)
https://regionalzao.com.br/poder/poder-entrevista/gabriel-azevedo-defende-regiao-metropolitana-e-governo-regional-para-o-triangulo/
Reaproveitamento de rejeitos é defendida
“É uma das decisões mais importantes para Itabira”, diz André Viana, ao defender o reaproveitamento de rejeitos de minério. Conselheiro do Codema, representante do Metabase, sustenta mineração circular como saída para empregos, tributos, segurança e meio ambiente. Na reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), realizada na quinta-feira (12), o conselheiro André Viana, presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, destacou a relevância histórica do pedido de anuência da Vale para reaproveitar rejeitos minerais acumulados em suas barragens e diques. (Itabira Notícias)
https://itabiranoticia.com.br/e-uma-das-decisoes-mais-importantes-para-itabira-diz-andre-viana-ao-defender-o-reaproveitamento-de-rejeitos-de-minerio/
Vale do Aço no Acorda Brasil
O ato Acorda Brasil, convocado para 1° de março, em São Paulo e Belo Horizonte, terá a participação de patriotas do Vale do Aço. A informação é da coordenação do Movimento Verde Amarelo, tradicional organizador dos conservadores para os eventos bolsonaristas nacionais. De acordo com Joel Souto, que integra a coordenação geral, “enquanto um grupo estará na Avenida Paulista, o outro marcará presença na Praça da Liberdade, protestando pacificamente contra o sequestro das instituições brasileiras pelo regime lulista”, comentou. (Conex 10)
https://www.conex10.com.br/post/0006207/acorda-brasil-tera-caravanas-do-vale-do-aco-em-sao-paulo-e-bh
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásCooperativa mineira entre as 300 do mundo
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásAeroportos de Minas recebem investimentos
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásResidência agropecuária une teoria e prática
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásDemissões voluntárias crescem em Minas
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásCarnaval nas Cidades Históricas projeta Minas
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásTecnologia ambiental da Sigma Lithium agrega valor industrial ao subproduto de lítio e consolida sucesso comercial com venda de 150 mil toneladas
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásApós ação da AMM, TCE pede explicações ao Governo de Minas sobre concessão de rodovias
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásSistema Faemg Senar lança novos cursos



