Coluna Minas Gerais
Gustavo Chalfun se reúne com o governador Romeu Zema para discutir projetos em benefício da advocacia

CAA MG / Divulgação
O presidente eleito da OAB-MG para o triênio 2025/2027, Gustavo Chalfun, esteve na manhã da quinta-feira (05/12) na Cidade Administrativa, onde se reuniu com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, para tratar de assuntos de interesse da advocacia mineira. Durante o encontro, Chalfun abordou dois projetos de lei que visam beneficiar os advogados e destacou a importância do acordo firmado para o pagamento regular da advocacia dativa, além de formalizar o convite para a posse da nova diretoria da OAB-MG, cuja data prevista é 6 de fevereiro de 2025.
O presidente eleito da Seccional Mineira destacou a importância do trabalho em conjunto para o o fortalecimento da advocacia. “Vamos trabalhar em conjunto com o Estado para manter o apoio fundamental à advocacia mineira no pagamento regular dos dativos, que atualmente gira em torno de R$ 9 milhões mensais. Além disso, envidaremos esforços para a majoração desse valor”, afirmou Chalfun.
Outros dois assuntos tratados durante a reunião foram o Projeto de Lei nº 2755/2024, que propõe o diferimento no pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, uma importante medida que busca equilibrar a balança da justiça. E o PL nº 2.815/2024, que estabelece prioridade de atendimento em repartições públicas estaduais para advogados no exercício da função.
Romeu Zema reforçou o compromisso do governo estadual em apoiar a advocacia mineira. “Ele veio aqui me fazer o convite, em primeiro lugar, para a posse no dia 6 de fevereiro. Já afirmei que farei tudo o que for possível para estar presente. Ele também me informou de alguns pontos importantes que a legislação poderia alterar para dar maior conforto aos advogados, e eu concordo plenamente. Essas mudanças legislativas têm todo o apoio do governo”, disse Zema.
O governador também destacou a relevância da retomada do pagamento da advocacia dativa. “Hoje, os advogados sabem que o governo está pagando. Pode até ter um prazo para receber, mas estão na fila para receber. Essa foi uma grande vitória, e queremos aumentar a velocidade desses pagamentos, dentro do possível, para atender ainda melhor aos advogados e advogadas em todo o estado de MG”, afirmou.
Além de Chalfun e Zema, participaram da reunião do advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa; o advogado-geral adjunto, Fábio Murilo Nazar; e o diretor de ações sociais da OAB-MG, Bruno Rodrigo.
Confira os projetos de lei: PL nº 2.755/2024 / PL nº 2.815/2024


Coluna Minas Gerais
Nova diretoria do QUIFARMO toma posse nesta quinta&feira

SISTEMA FIEMG | Divulgação
O ambiente empresarial de Montes Claros terá uma agenda especial nesta quinta-feira, 11 de setembro, com a presença de CEOs e executivos das principais indústrias instaladas no Polo Farmacêutico local, além de autoridades nacionais e estaduais. Eles se reúnem para a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Montes Claros (QUIFARMO), gestão 2025–2028.
A solenidade acontece a partir das 14h no Centro de Eventos da Novo Nordisk, onde assumem a presidência Walker Lahmann (Eurofarma) e a vice-presidência Robison Morais (Novo Nordisk). O evento é restrito a convidados e imprensa e contará com a presença de nomes de destaque do setor, como o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, diretores da ANVISA, dirigentes da ABIFINA, do Ministério da Saúde e do governo de Minas, entre outros.
Medalha Marcos Luiz dos Mares Guia
A posse da nova diretoria também marca o lançamento de uma importante iniciativa: a criação da Medalha Marcos Luiz dos Mares Guia, comenda destinada a reconhecer personalidades que se destacam por suas contribuições ao desenvolvimento da ciência e da indústria farmacêutica no Brasil.
O nome da honraria presta tributo a Marcos Luiz dos Mares Guia (1935–2002), médico, professor da UFMG e pesquisador de referência internacional nas áreas de bioquímica e biotecnologia. Ele foi o fundador da Biobrás (atual Novo Nordisk), empresa que se tornou referência mundial ao desenvolver a insulina humana recombinante, colocando o Brasil em posição de liderança global nessa tecnologia.
Ao longo de sua carreira, Mares Guia teve papel fundamental na estruturação da ciência nacional: foi presidente do CNPq, idealizador da FAPEMIG, membro da Academia Brasileira de Ciências e recebeu distinções como a Medalha da Inconfidência e a Ordem Nacional do Mérito Científico – Grã-Cruz, entre outras honrarias.
Segundo o presidente do QUIFARMO, Walker Lahmann, “o legado do homenageado une ciência, inovação e empreendedorismo, inspirando novas gerações. A medalha que leva seu nome celebra esse legado e reconhece aqueles que contribuem para o fortalecimento do setor farmacêutico e para o avanço da ciência no Brasil”.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Fórum de Líderes reúne mais de 400 pessoas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Exportações mineiras para os EUA caem 49,5%
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
AMM realiza o maior Fórum de Educação de Minas Gerais, reunindo prefeitos, gestores e especialistas em Belo Horizonte
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Mais de 100 municípios de Minas deixam de receber recursos para saneamento básico por falta de habilitação
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Vendas de elétricos e híbridos cresce em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Sabará reabre Santa Casa para o SUS
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Antônio de Salvo é reeleito presidente do Sistema Faemg Senar
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Falta de engenheiros ameaça obras em Minas