Coluna Minas Gerais
Imersão Indústria 2025: maior evento do setor produtivo mineiro acontece em abril com foco em networking e negócios

FIEMG | Divulgação
Belo Horizonte se prepara para receber a 6ª edição do Imersão Indústria, o maior evento voltado ao setor produtivo em Minas Gerais. Nos dias 3 e 4 de abril, no BH Shopping, empresários, executivos e profissionais da indústria terão acesso a uma programação robusta, com mais de 50 horas de conteúdo estratégico, palestras com especialistas renomados, painéis e oportunidades de networking.
“A edição de 2025 reafirma o compromisso do evento em conectar os pontos entre conteúdo, networking e negócios, trazendo debates sobre inovação, gestão, transformação digital, economia e sustentabilidade”, destaca o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe. O líder empresarial, inclusive, vai fazer a abertura do evento, apresentando um panorama sobre os desafios e oportunidades da indústria no atual cenário econômico. Ele abordará as perspectivas para o desenvolvimento do setor, os impactos das reformas estruturais e as estratégias que Minas Gerais deve adotar para se manter competitiva no mercado global.
Programação de alto impacto
Além da abertura com Flávio Roscoe, o Imersão Indústria contará com palestras de nomes de peso em diversas áreas. Murilo Gun, professor de criatividade e precursor no ensino de inovação, compartilhará insights sobre pensamento criativo aplicado aos negócios, abordando como a criatividade pode ser uma ferramenta essencial para a solução de problemas e a inovação dentro das empresas.
Outro destaque será Luciana Nicola, sócia e diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco e membro do conselho administrativo do Pacto Global da ONU no Brasil, que trará reflexões sobre o papel das empresas na construção de um futuro mais sustentável.
Fábio Nudge, especialista em consciência digital, trará uma visão estratégica sobre os impactos da tecnologia no mundo corporativo, discutindo tendências emergentes em transformação digital e inteligência artificial aplicada aos negócios. Leandro Figueiredo, diretor de Negócios e Marketing do Grêmio, compartilhará lições sobre alta performance e mentalidade vencedora aplicadas ao mundo dos negócios, conectando estratégias do universo esportivo ao empresarial.
Outros nomes confirmados são Júlio Damião, presidente do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças do Estado de Minas Gerais (IBEFMG), que abordará estratégias para uma gestão financeira eficiente, destacando os principais desafios e oportunidades no cenário econômico atual, e Lucia Simões Sebben, fundadora da Sebben RH. Ela vai debater os desafios da gestão de fatores de riscos psicossociais, trazendo estudos de caso e boas práticas para um ambiente corporativo mais saudável. Igor Espírito Santo Moreira, coordenador do FIEMG Lab, apresentará estratégias de sucesso empresarial e cases de startups que estão revolucionando a indústria.
Expansão e impacto do Imersão Indústria
Desde sua criação em 2022, o Imersão Indústria consolidou-se como um espaço essencial para troca de conhecimento, capacitação profissional e fortalecimento do ecossistema industrial. A última edição, realizada em outubro de 2024, teve mais de 5.300 inscrições, promoveu 56 horas de conteúdo entre palestras e painéis e contou com a participação de 132 palestrantes de diferentes setores econômicos. Para 2025, a expectativa é ampliar as possibilidades de conexão entre empresas, especialistas e profissionais do setor.
Com um novo local para sua realização, o BH Shopping, o evento vai oferecer uma experiência diferenciada aos participantes, proporcionando maior conforto, espaços exclusivos para debates e conexões de negócios. A localização estratégica também facilita a participação de profissionais de diferentes regiões do estado.
Os ingressos para o evento já estão à venda no site do evento.
Para mais informações e compra de ingressos, clique aqui
O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, SESI e SENAI e conta com o patrocínio master da Vale e apoio master do Sebrae MG. O evento tem também o patrocínio ouro da Herculano Mineração, Gerdau, Usiminas, SICOOB CREDIMINAS e SICOOB CREDIFIEMG. No Patrocínio Prata, estão AngloGold Ashanti, Bemisa, CBMM, Copasa, J Mendes, Grupo Avante e RHI Magnesita. O evento ainda conta com Apoio da Federaminas e do Centro Universitário UNA.


Coluna Minas Gerais
Escola SENAI Audiovisual participa do principal evento do setor na América Latina

RioMarket 2025 reuniu empresários e especialistas para debater o audiovisual em âmbito nacional e internacional
A Escola SENAI Audiovisual foi destaque no principal evento do setor na América Latina. A RioMarket 2025, realizada entre os dias 2 e 11 de outubro, reuniu empresários e especialistas para debater os principais temas do audiovisual no Brasil e no mundo. Com uma programação voltada para negócios e capacitação profissional, o megaevento é referência no setor, que apresentou perspectiva de impacto de R$ 70 bilhões no PIB, segundo estudo divulgado nesta edição.
A diretora da Escola SENAI do Audiovisual e gerente de Cultura do SESI MG, Karla Bittar, participou do seminário “Desenvolvimento da Capacitação Técnica Regional no Audiovisual Brasileiro”. Ela ressaltou que o audiovisual vive um momento de expansão e consolidação como setor estratégico da economia criativa.
“A capacitação tem papel central nesse processo — é ela que impulsiona o crescimento, gera emprego, inovação e abre novas oportunidades para Minas Gerais e para todo o Brasil”, destacou, lembrando o apoio da Câmara da Indústria de Comunicação da FIEMG.
Também participaram do painel Marcelo Ikeda (professor da Universidade Federal do Ceará), Simon Brethé (professor da Universidade Federal de Minas Gerais), Lúcia Maria Marcellino de Santa Cruz (ESPM – Pós-Graduação, MBA e Master Rio de Janeiro) e Alfredo Manevy (professor da Universidade Federal de Santa Catarina). A mediação foi conduzida por Leonardo Barros, produtor de cinema e TV e sócio da produtora Conspiração Filmes desde 1996.
Referência
A programação de dez dias incluiu seminários, workshops, rodadas de negócios e o RioMarket Jovem. Os seminários promoveram debates sobre temas atuais do setor, enquanto os workshops permitiram a troca de experiências entre profissionais. Já as rodadas de negócios proporcionaram encontros entre produtores e executivos interessados em aquisição, distribuição, licenciamento e coprodução. O RioMarket Jovem, por sua vez, foi dedicado à formação de novas gerações de profissionais.
Perspectivas
Durante o evento, foi apresentado um estudo da Oxford Economics, encomendado pela Motion Picture Association (MPA), que apontou que o setor audiovisual brasileiro gerou um PIB de R$ 70,2 bilhões em 2024. O levantamento também destacou a geração de 608.970 empregos diretos e indiretos, número superior ao da indústria automotiva. Em comparação com outros setores, o audiovisual empregou 121.840 pessoas, volume equivalente ao da indústria farmacêutica, por exemplo.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO7 dias atrás
Polícia Civil desmantela suposto esquema milionário de notas frias ligado a funcionário do Sindicato Rural
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Café em Transformação
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Senar abre inscrições para cursos técnicos
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Tarifaço: Divinópolis entre as mais afetadas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Minas lidera ranking da “Lista Suja”
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Minas possui mais de mil eletropostos
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
MG lança roteiro na Abav Expo 2025
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Conecta Com Minas mobiliza Indústria da Comunicação