Coluna Minas Gerais

Inscrições abertas para Prêmio Brasil Artesanal Queijo, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil & CNA

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

A segunda edição do Prêmio Brasil Artesanal Queijo está com inscrições abertas até 6 de maio. Promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o concurso tem o objetivo de valorizar os pequenos e médios produtores, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor aos alimentos. Minas Gerais é referência na produção de queijos, e o Sistema Faemg Senar é um importante apoiador do setor, levando capacitação, inovação e suporte para fortalecer essa importante cadeia produtiva.

Hoje o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), desenvolvido pelo Sistema, atende 237 propriedades produtoras de queijos em 51 municípios, muitos com rica tradição queijeira. Desde 2019, foram 1.112 propriedades em 188 municípios. Na primeira edição do Prêmio Brasil Artesanal Queijo, 12 dos 15 finalistas eram de Minas Gerais, incluindo produtores assistidos pelo ATeG, o que mostra a importância do programa para o fortalecimento do setor.

Segundo a analista de ATeG Paula Lobato, o estado tem um número expressivo de agroindústrias de produção de alimentos tradicionais e com alto valor agregado. Entre outras ações, o Programa ATeG ajuda a solucionar entraves para a evolução do segmento. “O percentual de agroindústrias com habilitação sanitária ainda é pequeno. O ATeG apoia a produção e a regularização dessas agroindústrias, assessora na elaboração de projetos, nas melhorias dos processos produtivos, boas práticas de fabricação bem como no controle gerencial da propriedade, garantindo a produção de alimentos seguros e saborosos para toda a população”, destacou.

Leia Também:  3,6 toneladas de cabos irregulares retirados

Concurso

A CNA vai premiar os melhores queijos em três categorias: tradicional (de 30 a 180 dias de maturação); tratamento térmico; e com adições de aromatizantes e condimentos. O concurso é voltado para produtores rurais com produção anual de até 72 toneladas de queijos produzidos exclusivamente com leite de vaca e que atendam à legislação com registro no serviço oficial de inspeção municipal, estadual ou federal.

Ao se inscrever, o produtor deverá encaminhar a amostra até 20 de maio. Após o júri técnico, os queijos serão analisados por um júri popular, que fará a degustação sem a identificação dos inscritos. A última etapa será a avaliação da história dos produtos finalistas. A novidade desta edição do concurso é que os produtores de queijos que produzem até 51% do volume de leite utilizado na fabricação dos seus queijos receberão um bônus de 10% na pontuação final geral.

Além disso, não serão aceitas amostras provenientes de agroindústrias artesanais que terceirizem qualquer etapa produtiva de queijos, incluindo a embalagem. Os cinco finalistas das três categorias serão premiados com certificados e valores em dinheiro.

Leia Também:  Google não libera Bard na UE e Brasil; leis de dados podem ser motivo

O edital com todas as informações está disponível no site da CNA: cnabrasil.org.br

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Belo Horizonte recebe maior congresso da carne bovina do país

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Evento inédito, Conacarne promove debates sobre sustentabilidade, inovação, qualidade e mercado da carne bovina

Faltando menos de um mês para sua estreia, o Congresso Nacional da Carne (Conacarne), considerado o maior e mais completo evento voltado à cadeia da carne bovina no país, será realizado nos dias 18 e 19 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

Organizado pelo Sistema CNA/Senar e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o Conacarne tem como propósito reunir produtores, técnicos, indústria, especialistas e formadores de opinião.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, destacou que o evento vai promover a conexão entre produtores, indústria e varejo, fortalecendo a cadeia da carne bovina brasileira.

“O Brasil tem um dos modelos de produção de carne mais sustentáveis do mundo, e é fundamental que isso seja reconhecido. A partir do Conacarne, queremos acelerar a busca por soluções que garantam ainda mais eficiência, rastreabilidade, qualidade e competitividade à pecuária nacional.”

Os interessados encontram todas as informações através do site oficial do evento: http://www.conacarne.org.br/. As vagas são limitadas, e quem deseja se inscrever deve procurar a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado ou, em Minas Gerais, o Sindicato dos Produtores Rurais do município. Os contatos também estão disponíveis no site oficial do congresso.

“O Conacarne é um evento inédito no Brasil, uma oportunidade para discutirmos o momento atual, desafios, inovações, tendências de mercado, uma troca de conhecimento sobre o tipo de carne que queremos produzir no futuro, além de mostrar o protagonismo da pecuária brasileira não apenas em produção e exportação, mas também em qualidade.”João Martins, presidente da CNA

Objetivos e temáticas

Leia Também:  Mais produtores serão legalizados por meio do Projeto Queijo Minas Legal

O congresso foi idealizado para debater os principais desafios e inovações do setor, alinhando a cadeia produtiva com as demandas do mercado interno e internacional. Entre os temas centrais estão:

  • Tendências de consumo no Brasil e no exterior

  • Qualidade e padrões de carne para produtores

  • Carne do futuro e tecnologias de produção

  • Expectativas sobre o mercado do boi

  • Casos de sucesso na pecuária

  • Apresentação de cortes especiais

Perfis confirmados

Participam do evento, entre outras autoridades e especialistas:

  • João Martins, presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil)

  • Antônio Pitangui de Salvo, presidente da Faemg

  • Governador Romeu Zema (MG), convidado especial

  • Deputado Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária

  • Senadora Tereza Cristina, vice-presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária)

Especialistas de destaque como Alexandre Mendonça de Barros (MB Agro), Álvaro Pereira Ramela (INAC), Ângelo Polizel (UFR), Antonio Ricardo Sechis (Beef Passion), Gustavo Bottino (Festival Churrascada), Julia Carvalho, Marcelo ‘Bolinha’ Conceição, Maury Dorta (Embrapa), entre outros.

Importância regional e nacional

Leia Também:  Brasil é eliminado pela Croácia na Copa do Mundo

Minas Gerais, palco do evento, destaca-se nacionalmente pela força da pecuária e sua vanguarda na genética bovina, justificando sua escolha como sede. O evento visa oferecer soluções práticas ao produtor rural e promover a conexão direta entre indústria, varejo e campo.

O Conacarne 2025 surge como uma plataforma estratégica para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva da carne bovina no Brasil. Ao reunir protagonistas da pecuária, pesquisadores, políticos e especialistas técnicos, o evento promete impulsionar a adoção de práticas sustentáveis, tecnologias de ponta e estratégias inovadoras, consolidando o protagonismo nacional no setor.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA