Coluna Minas Gerais

Ipatinga investe 68 milhões no transporte

Publicados

em

Foto: Reprodução JV

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 

www.sindijorimg.com.br 

Ipatinga investe 68 milhões no transporte

O prefeito Gustavo Nunes, de Ipatinga, assinou com a Caixa Econômica Federal a contratação de crédito para aquisição de 80 novos ônibus para o transporte público municipal. No dia 13/05, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o projeto de lei que permite a operação de crédito para a compra dos novos ônibus. Todos os veículos novos serão comprados com sistema de ar condicionado e wi fi.  Serão mais de 68 milhões investidos na compra desses veículos, sendo que 65 milhões são provenientes de recursos do Novo PAC do governo federal. (Jornal dos Vales)

https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/55468/prefeitura-de-ipatinga-inicia-compra-de-80-novos-onibus-com-ar-condicionado 

Rede Ibis chega a Varginha 

A cidade de Varginha acaba de receber uma importante novidade no setor de turismo e hospedagem. Trata-se da chegada da bandeira Ibis, da rede internacional Accor, em um movimento estratégico voltado para o fortalecimento do polo hoteleiro local. O novo empreendimento promete oferecer estrutura moderna e completa, contando com bar, restaurante, sala de convenções, academia e um deck externo, ideal para momentos de lazer e eventos sociais. (O Debate – Varginha)

https://www.odebatenoticias.com.br/post/rede-ibis-chega-a-varginha-com-projeto-ousado-para-impulsionar-polo-hoteleiro 

Sul de Minas produzirá maçãs

Produzir maçãs no Sul de Minas é uma atividade recente, mas que está chamando cada vez mais a atenção dos produtores. A área plantada, que atualmente é de 7,2 hectares, deve passar para 10,2 hectares no segundo semestre. Um crescimento de quase 42%. O aumento é explicado pela recente aquisição de 2 mil mudas de maçãs, feita em conjunto por um grupo de 20 produtores dos municípios de Arceburgo, Areado, Alfenas, Botelhos, Bom Jesus da Penha, Carvalhópolis, Cássia, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Machado, Monte Santo de Minas, Paraguaçu, Poço Fundo e São Pedro da União. As mudas, provenientes de viveiros do sul do país, chegam em julho. (Estrada Nacional)

Leia Também:  Santa Casa de Passos no ranking Newsweek

https://www.estradanacional.info/post/%C3%A1rea-plantada-com-ma%C3%A7%C3%A3s-no-sul-de-minas-deve-crescer-mais-de-40-este-ano 

35 milhões em negócios na Expass Agro

A Expass Agro, uma das mais relevantes feiras do agronegócio no Sul de Minas, chega à sua edição 2025 com expectativa de bater recordes de público, no Torneio Leiteiro e no volume de negócios. Promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Passos (SinRural), a feira será realizada de 25 a 28 de junho, no Parque de Exposições Adolpho Coelho Lemos. Com uma programação diversificada e voltada ao produtor rural, técnicos, empreendedores e estudantes, a Expass Agro reunirá mais de 50 empresas expositoras, que apresentarão as últimas inovações em produtos, serviços e tecnologias para o setor. A expectativa é receber cerca de 70 mil visitantes durante os oito dias do evento (contando com os torneios leiteiros que começam dia 23 de junho) e movimentar mais de R$ 35 milhões em negócios, superando os números de 2024. (Folha da Manhã – Passos)

https://clicfolha.com.br/expass-agro-2025-deve-movimentar-mais-de-r-35-milhoes-em-negocios/ 

Medina tem agendamento de identidade

A Polícia Civil de Minas Gerais implantou, em Medina, no o agendamento online para emissão da carteira de identidade. A emissão do documento, oferecida por meio do Instituto de Identificação, está disponível à população de Medina na sede da delegacia de Polícia Civil. “O agendamento online permite a otimização do serviço prestado. Com o novo sistema, agendar a emissão da carteira de identidade ficou mais fácil, rápido e seguro”, destaca o delegado Danilo Fernandes Souza. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Leia Também:  Leite com café: uma combinação certeira na xícara e no campo

https://diariotribuna.com.br/?p=30221 

Comércio no feriado apenas no shopping

O comércio lojista em Divinópolis durante o feriado de Corpus Christi na próxima quinta (19) está autorizado a funcionar apenas no Shopping Pátio. Essa é a definição do Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis (SinComércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista e Atacadista de Divinópolis e Região Centro-Oeste durante convenção coletiva. A convocação do trabalho para o comércio em geral nesta data está proibida. (Portal MPA – Divinópolis)

https://www.sistemampa.com.br/noticias/divinopolis/comercio-em-divinopolis-no-corpus-christi-funcionara-apenas-no-shopping-patio/ 

Araguari faz campanha de inverno

Com a queda das temperaturas, milhares de pessoas enfrentam o frio sem a proteção adequada. Para amenizar essa realidade, a Prefeitura de Araguari, em parceria com diversas entidades, realiza a campanha “Abrace com Agasalho”, mobilizando a população para a doação de roupas de inverno e itens essenciais. A campanha tem como foco atender crianças, idosos, pessoas em situação de rua e famílias em condição de vulnerabilidade social. As doações podem ser feitas até o dia 30 de junho, em pontos estratégicos distribuídos pela cidade. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

https://gazetadotriangulo-br.diariomineiro.net/araguari-arrecada-agasalhos-para-populacao-em-vulnerabilidade/ 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Lei autoriza controle populacional do javali&europeu

Publicados

em

Crédito: Cartilha IBAMA / O javali asselvajado – Norma e medidas de controle

FAEMG SENAR | Divulgação

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, promulgou a Lei nº 25.625, que estabelece medidas urgentes e permanentes sobre o controle populacional e manejo sustentável do javali-europeu (Sus scrofa) em todo o estado de Minas Gerais. O ponto central da nova lei, conforme o Art. 1º, é a autorização para o controle populacional do javali-europeu, em todas as suas linhagens e cruzamentos que vivem em liberdade. A medida tem como principais objetivos proteger a biodiversidade, a saúde pública, a segurança agropecuária e os ecossistemas nativos.

Segundo a gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, este é um antigo pleito do setor, no qual o Sistema Faemg Senar atuou de forma firme para atender a uma necessidade urgente dos produtores rurais atingidos pelos prejuízos, muitas vezes incalculáveis, causados por essa espécie invasora.

“Agora, aguardamos o regulamento para orientar e capacitar os produtores, garantindo que o apoio ao controle seja realizado de forma correta e em conformidade com a nova lei. Nosso compromisso é assegurar que a aplicação da norma traga o alívio necessário ao campo”.

Métodos de controle populacional e manejo

A lei define ainda o controle populacional e manejo sustentável como a perseguição, o abate e a captura seguida da eliminação imediata desses animais, além de especificar métodos permitidos para o manejo, que incluem caça, armadilhas e outros métodos aprovados pelo ente governamental competente.

Leia Também:  Governo de Minas investe no desenvolvimento dos servidores e melhoria da prestação de serviços com projeto Valores e Práticas

O controle poderá ser realizado sem limite de quantidade de animais e em qualquer época do ano, desde que os métodos minimizem os impactos ambientais e os efeitos nocivos à saúde pública. Para a execução do controle em propriedades rurais (sítios, fazendas, etc.), o proprietário, arrendatário ou possuidor do imóvel deverá conceder autorização, cujos termos serão definidos em regulamento posterior.

O analista de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Guilherme Oliveira, ressalta a importância da nova lei, que oficializa e amplia os instrumentos para o combate ao javali.

“A nova lei reconhece a gravidade do problema e oficializa instrumentos mais amplos para o combate ao javali, permitindo uma atuação contínua, sem a limitação de períodos de defeso, considerando o caráter invasor e altamente destrutivo da espécie”.

Próximos passos

A lei já entrou em vigor, mas a implementação do controle populacional dependerá da publicação de um regulamento que detalhará os procedimentos necessários para a autorização e execução do manejo em propriedades privadas.

A norma foi criada a partir do Projeto de Lei nº 1.858/23, de autoria da deputada Marli Ribeiro (PL) e dos deputados Dr. Maurício (Novo) e Raul Belém (Cidadania). A iniciativa foi aprovada no dia 12 de novembro pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA