Coluna Minas Gerais

Javalis destroem lavouras em MG

Publicados

em

Foto: Divulgação SPR Sacramento

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Javalis destroem lavouras em MG
O agronegócio de Minas Gerais está enfrentando mais um desafio. Nos últimos anos, houve um aumento expressivo da população de javalis em importantes regiões produtoras, como o Alto Paranaíba e o Triângulo Mineiro. Considerada como uma das 100 espécies invasoras que mais preocupam os produtores rurais no mundo, o javali tem comprometido a produção de grãos, em especial do milho, e causado prejuízos na fauna, na flora e nas nascentes. Além disso, a proliferação de javalis é um risco sanitário, uma vez que os animais são reservatórios de várias doenças, inclusive da febre aftosa, o que pode comprometer a conquista do status de Minas de território livre de febre aftosa sem vacinação. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
https://diariodocomercio.com.br/agronegocio/proliferacao-javalis-traz-riscos-agronegocios-minas-gerais/

Caminhos pra Avançar ampliado
O Governo de Minas Gerais ampliou o programa “Caminhos pra Avançar”, que agora conta com 164 empreendimentos, após a inclusão de 23 novas obras rodoviárias, abrangendo mais de 500 quilômetros de melhorias, pontes e passarelas, com um investimento estimado de R$ 1 bilhão. Criado em 2022, o programa já alcançou mais de R$ 5,2 bilhões em investimentos, com 83 trechos concluídos e 36 em andamento, abrangendo 4.700 km de rodovias. O objetivo é aumentar a segurança viária, estimular a economia regional e melhorar a mobilidade, contribuindo para o desenvolvimento e integração das diversas regiões do estado. (Balcão News – Belo Horizonte)
https://balcaonews.com.br/2025/04/22/governo-de-minas-amplia-programa-caminhos-pra-avancar/

Leia Também:  Estudo da CNM aponta cenário fiscal desafiador para os municípios e reforça importância do 1% do FPM

Iguatama faz distribuição de mudas
A Prefeitura de Iguatama, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, está promovendo a distribuição gratuita de mudas de árvores com o objetivo de incentivar o reflorestamento urbano e rural, além de promover a conscientização ambiental. A ação é voltada especialmente para moradores de terrenos amplos, quintais e sítios, com foco na arborização e na recuperação de áreas degradadas. A iniciativa reforça o compromisso com a sustentabilidade e visa transformar Iguatama em uma cidade mais verde e consciente. (Tribuna – Formiga)
https://tribunacentroeste.com.br/noticias/prefeitura-de-iguatama-promove-distribui-o-gratuita-de-mudas-de-rvores-em-a-o-por-um-futuro-mais-verde

Castração Gratuita em Itatiaiuçu
A Prefeitura de Itatiaiuçu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está com inscrições abertas para a castração gratuita de cães e gatos, que podem ser feitas até o dia 13 de junho. Os interessados devem se cadastrar pessoalmente na sede da Secretaria, localizada na Rua José Gonçalves Rezende, nº 31, no Centro, apresentando documento de identificação e comprovante de endereço. O programa visa promover o bem-estar dos animais, aumentar sua longevidade e controlar a população de animais abandonados, com mutirões frequentes de castração. (Folha do Povo de Itatiaiuçu)
https://www.folhapovoitatiaiucu.com/castracao-gratuita-inscricoes-abertas-ate-o-dia-13-de-junho

Leia Também:  Seca compromete lavouras de segunda safra no Brasil Central e excesso de chuvas afeta Sul

Cássia recebe megainvestimento hoteleiro
Está chegando às margens da Represa de Peixoto, no Rio Grande, município de Cássia, o mais imponente e revolucionário empreendimento turístico hoteleiro. Serão seis produtos reunidos no mega empreendimento, abrangendo o Canastra Eko Hotel, um grandioso hotel multipropriedade em formato de navio e realizado em parceria com o conceituado grupo Guarany de Caldas Novas/GO, o Canastra Eko Residence, condomínio de terrenos a partir de 400m2; o Canastra Eko Riviera, envolvendo um conjunto de torres com apartamentos de alto luxo; o Canastra Eko Bangalôs, composto por um condomínio de charmosos chalés; o Canastra Beach Club e o Canastra Acqua Park. (Observo – Passos)
https://www.observo.com.br/lago-de-peixotos-em-cassia-vai-ganhar-grande-empreendimento-hoteleiro

Hospital de Pouso Alegre tem ampliação
De fevereiro a abril deste ano, a obra do Hospital Oncológico Samuel Libânio de Pouso Alegre evoluiu muito em todos os pavimentos. Todos os visitantes que têm a oportunidade de conhecer o local ficam impressionados com a grandeza da obra e o quanto ela é importante para a saúde na região. Ao todo, são cinco pavimentos e mais de 11 mil metros quadrados de construção. O prédio também conta com um heliponto e toda estrutura para fazer o tratamento oncológico, exames e cirurgias para pacientes regionais. (Pouso Alegre em Foco)
https://pousoalegreemfoco.com.br/noticia/1853/obra-hospital-oncologico-samuel-libanio-evolucao-ultimos

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Senar Minas se destaca em concurso nacional de vídeos

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

O Senar Minas conquistou destaque nacional no 6º Concurso de Vídeos Educativos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Minas Gerais registrou um número expressivo de produções inscritas, com 178 vídeos, reafirmando seu protagonismo no uso de ferramentas virtuais como aliadas do ensino no meio rural.

Na categoria Formação Profissional Rural, um dos vencedores foi o mineiro Heli Heros Teodoro de Assunção, com uma produção sobre o uso de drones na pecuária, evidenciando a aplicação de tecnologias inovadoras no campo.

│ A ideia do vídeo nasceu da proposta de trazer soluções simples e práticas que fazem diferença e ajudam a facilitar o trabalho de produtores e trabalhadores rurais. Eu atuo como instrutor de drones no Senar Minas, entre outras áreas, e também sou pequeno produtor rural, pecuarista. No meu dia a dia no campo, procuro aplicar aquilo que levo para a sala de aula. E uma dessas aplicações foi justamente o uso de drones na pecuária.

Segundo Heli, a ideia surgiu de uma demanda real vivenciada na propriedade.

│ A necessidade de monitorar o rebanho, acompanhar a localização dos animais, fazer a contagem e observar o pasto me levou a pensar em como essa experiência poderia contribuir com outros produtores. Hoje, com uma ferramenta relativamente simples e cada vez mais acessível, como o drone, é possível ganhar tempo, melhorar o controle da atividade e reduzir o esforço no trabalho diário.

Aberto a todas as regionais do Senar no país, o concurso valoriza produções autorais de instrutores de Formação Profissional Rural, Promoção Social e, nesta edição, também de técnicos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

Leia Também:  Estudo da CNM aponta cenário fiscal desafiador para os municípios e reforça importância do 1% do FPM

│ A iniciativa evidencia como estratégias virtuais bem aplicadas podem ampliar o alcance do conhecimento, estimular o aprendizado contínuo e aproximar conteúdos técnicos da realidade dos produtores rurais, ressalta a coordenadora pedagógica do Sistema Faemg Senar, Cristiane Trigueiro.

  • Conquista

Os vencedores do 6º Concurso de Vídeos Educativos foram anunciados no dia 4 de fevereiro, durante uma live nacional. Ao todo, 887 vídeos foram enviados por participantes de 25 estados brasileiros. Desse total, 668 produções foram da área de ATeG, 141 de Formação Profissional Rural e 78 de Promoção Social.

│ Este concurso é muito importante porque, além de divulgar o trabalho do Senar no campo, evidencia o engajamento dos profissionais que capacitam produtores e trabalhadores rurais para o desenvolvimento do agronegócio. Minas Gerais tem se destacado de forma abrangente, especialmente nos treinamentos voltados à aplicação de tecnologias de ponta na produção, reforça o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Wander Magalhães.

Além do reconhecimento, os 11 vídeos premiados receberão um kit completo para produção de conteúdo, composto por mochila, smartphone, microfone de lapela bluetooth e pedestal de suporte. As produções vencedoras passam a integrar o acervo do Senar Play, plataforma que reúne mais de 500 vídeos e registra milhões de acessos anuais, consolidando-se como uma ferramenta estratégica para o ensino no meio rural. As demais produções inscritas também poderão ser incorporadas à plataforma, após avaliação técnica.

  • Incentivo à produção
Leia Também:  Seca compromete lavouras de segunda safra no Brasil Central e excesso de chuvas afeta Sul

Em Minas Gerais, o estímulo à participação no concurso foi fortalecido por uma ação concreta: a oferta de um curso EAD de produção de vídeos educativos. A capacitação apresenta, de forma prática e acessível, orientações sobre planejamento, gravação e edição de vídeos, abordando desde o uso adequado de câmera e iluminação até técnicas que valorizam o conteúdo técnico. O curso inclui ainda um módulo de oratória, com foco em comunicação clara e segura.

Como diferencial, o Senar Minas também ofereceu um bônus sobre o uso de recursos audiovisuais gratuitos disponíveis na internet e a aplicação da Inteligência Artificial na criação de imagens, esquemas visuais e ilustrações. O conteúdo foi complementado por orientações específicas sobre o concurso e por um bate-papo com Gilmar Medeiros, instrutor do Senar Minas e vencedor de três edições do concurso.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA