Coluna Minas Gerais
Juiz de Fora é a quinta em desastres
(Foto: Tribuna de Minas)
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
JF é a quinta em desastres
Juiz de Fora ocupa a quinta posição no ranking de ocorrências de desastres registradas em 2024 pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A cidade registrou metade do número de ocorrências contabilizado na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, que lidera a lista. Foram dez casos de risco geológico, como deslizamento de terra, e 12 episódios associados a risco hidrológico, como enxurradas e transbordamentos de rios e córregos, totalizando 22 notificações. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/especiais/biosfera/17-01-2025/deslizamentos-inundacoes-juiz-de-fora.html
Uberaba recebe etapa de Beach Tennis
Uberaba está recebendo jogos do Mundial de Beach Tennis. O evento, além de colocar a cidade no calendário da modalidade esportiva, também é uma oportunidade de apresentar Uberaba aos turistas que porventura visitem a cidade pelos jogos.O Mundial começou na quinta-feira (16) e se estenderá até domingo, dia 19, na Arena João Menezes. São mais de 700 atletas profissionais e amadores mobilizados para a competição e para as disputas. (Jornal da Manhã – Uberaba)
https://jmonline.com.br/cidade/uberaba-recebe-etapa-do-mundial-de-beach-tennis-e-jo-o-meneses-joga-nesta-sexta-feira-17-1.464318
Ações retornam de importante espécie
Ações de recuperação ambiental no Monumento Natural Estadual Lapa Nova de Vazante, realizadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), estão favorecendo o retorno da anta à área, após a implementação de medidas como o cercamento de nascentes, reflorestamento e conservação de áreas degradadas. Essas iniciativas contribuem para a regeneração florestal e o aumento da biodiversidade local, já que as antas desempenham um papel importante na dispersão de sementes. O Monumento também recebe investimentos para melhorar a infraestrutura de ecoturismo e preservar o patrimônio natural. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/pesquisadores-encontram-novo-genero-de-planta-no-norte-de-minas/
Sincomércio disponibiliza capacitação
O Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis (Sincomércio), em parceria com o Senac, está oferecendo um curso gratuito de capacitação para vendedores do comércio, focado em “Qualidade no Atendimento ao Cliente”. São oferecidas 20 vagas, com requisito de ser maior de 16 anos. A capacitação visa aprimorar a qualidade do atendimento, essencial para a satisfação e fidelização dos clientes, contribuindo para o sucesso das empresas no mercado competitivo. O curso será ministrado no Senac de Divinópolis. (Portal G37 de Notícias – Divinópolis)
https://g37.com.br/divinopolis/sincomercio-e-senac-disponibilizam-capacitacao-gratuita-para-atendimento-no-comercio-varejista/
Defesa Civil avalia danos das chuvas
A Defesa Civil de Minas Gerais chegou a Divinópolis em 16 de janeiro para avaliar os danos causados pelas chuvas recentes e oferecer apoio humanitário à cidade. A ação foi solicitada pela Prefeitura, que pediu ajuda para identificar as áreas mais afetadas e planejar a reconstrução da infraestrutura pública danificada, como escolas, unidades de saúde e CRAS. Técnicos da Defesa Civil, acompanhados por autoridades locais, visitaram os pontos críticos para propor soluções rápidas. O Governo de Minas Gerais garantiu recursos financeiros e suporte técnico para a recuperação. (Portal Gerais – Divinópolis)
https://portalgerais.com/defesa-civil-de-minas-gerais-chega-a-divinopolis-para-avaliar-danos-das-chuvas/
Sul de Minas aposta no cultivo de maçã
No Sul de Minas, tradicionalmente conhecido pela produção de café, o cultivo de maçã está ganhando destaque como uma estratégia para diversificar a produção agrícola e gerar novas fontes de renda para os agricultores. A iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) já colheu resultados promissores, com a primeira safra totalizando 30 toneladas. Cidades como Alfenas, Guaxupé e Monte Santo de Minas participaram do projeto, que envolveu o plantio de variedades de maçã adaptadas ao clima local, como as cultivares Eva e Princesa. (Gazeta de Varginha)
https://www.gazetadevarginha.com.br/post/sul-de-minas-aposta-no-cultivo-de-maca
Sete Lagos homenageia Zacarias
No dia 18 de janeiro, o Brasil relembra o aniversário de Mauro Faccio Gonçalves, eternizado como Zacarias, um dos humoristas mais queridos e talentosos do país. Nascido em 1934, em Sete Lagoas, conquistou o coração do público com sua doçura, humor único e jeito inconfundível de levar alegria a todas as idades. Zacarias iniciou sua carreira na rádio Cultura de Sete Lagoas. Porém, foi em 1974 que ele ganhou notoriedade nacional ao integrar o elenco do programa Os Trapalhões, ao lado de Renato Aragão, Dedé Santana e Mussum. Seu humor ingênuo e carismático logo se tornou sua marca registradae sua memória está sendo celebrada em Sete Lagos. (Sete Dias – Sete Lagoa)
www.setedias.com.br
Coluna Minas Gerais
Lei autoriza controle populacional do javali&europeu
Crédito: Cartilha IBAMA / O javali asselvajado – Norma e medidas de controle
FAEMG SENAR | Divulgação
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, promulgou a Lei nº 25.625, que estabelece medidas urgentes e permanentes sobre o controle populacional e manejo sustentável do javali-europeu (Sus scrofa) em todo o estado de Minas Gerais. O ponto central da nova lei, conforme o Art. 1º, é a autorização para o controle populacional do javali-europeu, em todas as suas linhagens e cruzamentos que vivem em liberdade. A medida tem como principais objetivos proteger a biodiversidade, a saúde pública, a segurança agropecuária e os ecossistemas nativos.
Segundo a gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, este é um antigo pleito do setor, no qual o Sistema Faemg Senar atuou de forma firme para atender a uma necessidade urgente dos produtores rurais atingidos pelos prejuízos, muitas vezes incalculáveis, causados por essa espécie invasora.
│ “Agora, aguardamos o regulamento para orientar e capacitar os produtores, garantindo que o apoio ao controle seja realizado de forma correta e em conformidade com a nova lei. Nosso compromisso é assegurar que a aplicação da norma traga o alívio necessário ao campo”.
Métodos de controle populacional e manejo
A lei define ainda o controle populacional e manejo sustentável como a perseguição, o abate e a captura seguida da eliminação imediata desses animais, além de especificar métodos permitidos para o manejo, que incluem caça, armadilhas e outros métodos aprovados pelo ente governamental competente.
O controle poderá ser realizado sem limite de quantidade de animais e em qualquer época do ano, desde que os métodos minimizem os impactos ambientais e os efeitos nocivos à saúde pública. Para a execução do controle em propriedades rurais (sítios, fazendas, etc.), o proprietário, arrendatário ou possuidor do imóvel deverá conceder autorização, cujos termos serão definidos em regulamento posterior.
O analista de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Guilherme Oliveira, ressalta a importância da nova lei, que oficializa e amplia os instrumentos para o combate ao javali.
│ “A nova lei reconhece a gravidade do problema e oficializa instrumentos mais amplos para o combate ao javali, permitindo uma atuação contínua, sem a limitação de períodos de defeso, considerando o caráter invasor e altamente destrutivo da espécie”.
Próximos passos
A lei já entrou em vigor, mas a implementação do controle populacional dependerá da publicação de um regulamento que detalhará os procedimentos necessários para a autorização e execução do manejo em propriedades privadas.
A norma foi criada a partir do Projeto de Lei nº 1.858/23, de autoria da deputada Marli Ribeiro (PL) e dos deputados Dr. Maurício (Novo) e Raul Belém (Cidadania). A iniciativa foi aprovada no dia 12 de novembro pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásTrem Ouro Preto/Mariana pode voltar
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásFilarmônica de Varginha em turnê histórica
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásAntônio de Salvo assume como 2º vice&presidente da CNA
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásTremor não impacta as barragens
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásAgro mineiro bate recorde em exportações
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásBocaiúva inaugura obras do Anel Viário
-
Coluna Minas Gerais18 horas atrásLei autoriza controle populacional do javali&europeu
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásAgronegócio mineiro cresce



