Coluna Minas Gerais

Juiz de Fora é a quinta em desastres

Publicados

em

(Foto: Tribuna de Minas)

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

JF é a quinta em desastres
Juiz de Fora ocupa a quinta posição no ranking de ocorrências de desastres registradas em 2024 pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A cidade registrou metade do número de ocorrências contabilizado na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, que lidera a lista. Foram dez casos de risco geológico, como deslizamento de terra, e 12 episódios associados a risco hidrológico, como enxurradas e transbordamentos de rios e córregos, totalizando 22 notificações. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/especiais/biosfera/17-01-2025/deslizamentos-inundacoes-juiz-de-fora.html

Uberaba recebe etapa de Beach Tennis
Uberaba está recebendo jogos do Mundial de Beach Tennis. O evento, além de colocar a cidade no calendário da modalidade esportiva, também é uma oportunidade de apresentar Uberaba aos turistas que porventura visitem a cidade pelos jogos.O Mundial começou na quinta-feira (16) e se estenderá até domingo, dia 19, na Arena João Menezes. São mais de 700 atletas profissionais e amadores mobilizados para a competição e para as disputas. (Jornal da Manhã – Uberaba)
https://jmonline.com.br/cidade/uberaba-recebe-etapa-do-mundial-de-beach-tennis-e-jo-o-meneses-joga-nesta-sexta-feira-17-1.464318

Ações retornam de importante espécie
Ações de recuperação ambiental no Monumento Natural Estadual Lapa Nova de Vazante, realizadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), estão favorecendo o retorno da anta à área, após a implementação de medidas como o cercamento de nascentes, reflorestamento e conservação de áreas degradadas. Essas iniciativas contribuem para a regeneração florestal e o aumento da biodiversidade local, já que as antas desempenham um papel importante na dispersão de sementes. O Monumento também recebe investimentos para melhorar a infraestrutura de ecoturismo e preservar o patrimônio natural. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/pesquisadores-encontram-novo-genero-de-planta-no-norte-de-minas/

Leia Também:  Produtores rurais de Padre Paraíso recebem prêmio nacional

Sincomércio  disponibiliza capacitação
O Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis (Sincomércio), em parceria com o Senac, está oferecendo um curso gratuito de capacitação para vendedores do comércio, focado em “Qualidade no Atendimento ao Cliente”. São oferecidas 20 vagas, com requisito de ser maior de 16 anos. A capacitação visa aprimorar a qualidade do atendimento, essencial para a satisfação e fidelização dos clientes, contribuindo para o sucesso das empresas no mercado competitivo. O curso será ministrado no Senac de Divinópolis. (Portal G37 de Notícias – Divinópolis)
https://g37.com.br/divinopolis/sincomercio-e-senac-disponibilizam-capacitacao-gratuita-para-atendimento-no-comercio-varejista/

Defesa Civil avalia danos das chuvas
A Defesa Civil de Minas Gerais chegou a Divinópolis em 16 de janeiro para avaliar os danos causados pelas chuvas recentes e oferecer apoio humanitário à cidade. A ação foi solicitada pela Prefeitura, que pediu ajuda para identificar as áreas mais afetadas e planejar a reconstrução da infraestrutura pública danificada, como escolas, unidades de saúde e CRAS. Técnicos da Defesa Civil, acompanhados por autoridades locais, visitaram os pontos críticos para propor soluções rápidas. O Governo de Minas Gerais garantiu recursos financeiros e suporte técnico para a recuperação. (Portal Gerais – Divinópolis)
https://portalgerais.com/defesa-civil-de-minas-gerais-chega-a-divinopolis-para-avaliar-danos-das-chuvas/

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta quinta-feira, 14 de abril

Sul de Minas aposta no cultivo de maçã
No Sul de Minas, tradicionalmente conhecido pela produção de café, o cultivo de maçã está ganhando destaque como uma estratégia para diversificar a produção agrícola e gerar novas fontes de renda para os agricultores. A iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) já colheu resultados promissores, com a primeira safra totalizando 30 toneladas. Cidades como Alfenas, Guaxupé e Monte Santo de Minas participaram do projeto, que envolveu o plantio de variedades de maçã adaptadas ao clima local, como as cultivares Eva e Princesa. (Gazeta de Varginha)
https://www.gazetadevarginha.com.br/post/sul-de-minas-aposta-no-cultivo-de-maca

Sete Lagos homenageia Zacarias
No dia 18 de janeiro, o Brasil relembra o aniversário de Mauro Faccio Gonçalves, eternizado como Zacarias, um dos humoristas mais queridos e talentosos do país. Nascido em 1934, em Sete Lagoas, conquistou o coração do público com sua doçura, humor único e jeito inconfundível de levar alegria a todas as idades. Zacarias iniciou sua carreira na rádio Cultura de Sete Lagoas. Porém, foi em 1974 que ele ganhou notoriedade nacional ao integrar o elenco do programa Os Trapalhões, ao lado de Renato Aragão, Dedé Santana e Mussum. Seu humor ingênuo e carismático logo se tornou sua marca registradae sua memória está sendo celebrada em Sete Lagos. (Sete Dias – Sete Lagoa)
www.setedias.com.br

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Coluna Minas Gerais

Sistema Faemg Senar promove cafés mineiros

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Na Fazenda Borela Espeschit, em Manhuaçu (MG), tradição e sustentabilidade se encontram na produção do Caffè di Borela. O engenheiro ambiental e mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais, Guilherme Espeschit, resgatou a cafeicultura iniciada por seu bisavô e interrompida por uma década.
“Depois da formatura, apresentei uma proposta à minha família para produzir café de maneira orgânica e regenerativa”, conta.

A nova lavoura foi iniciada em 2021, com o plantio de 13 hectares. Nesse processo, a família contou com o apoio do programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+Forte, do Sistema Faemg Senar.
“Esse acompanhamento colaborou muito para a concretização do nosso projeto, com qualidade”, destaca Guilherme.

O trabalho já rendeu frutos campeões: o café foi o 2º colocado na Região das Montanhas de Minas no Cupping do programa ATeG Café+Forte. A premiação aconteceu durante a Semana Internacional do Café (SIC), uma das maiores feiras do mundo, realizada anualmente em Belo Horizonte, e marcou os primeiros contatos de Guilherme com compradores internacionais.
“Foi um passo importante para a atividade e uma conquista para a família”, celebra o jovem produtor, que já realizou sua primeira exportação.

Leia Também:  Infestação de pulgas suspende aulas em JF

A técnica de campo do ATeG, Jéssica do Carmo, destaca que o sucesso veio com planejamento e abertura para mudanças.
“Construímos um manejo de sistema orgânico, implementamos a coleta seletiva e a mecanização”, explica. Atualmente, a família foca em gestão eficiente, investimento em cultivares e aprimoramento do pós-colheita, com o objetivo de elevar ainda mais o padrão sensorial do café e conquistar novos consumidores.


Homenagem à nonna

A marca de café torrado da família também ganhou impulso com a participação na SIC. Desde 2024, Guilherme passou a torrar o café na própria fazenda e, este ano, lançou um site para vendas diretas.
O nome Caffè di Borela homenageia a avó, Graciema Borela Espeschit, de descendência italiana.
“Ela reunia a família à mesa com comida maravilhosa, queijos feitos por ela e cafés para todos os gostos”, relembra Guilherme, destacando a força e o legado deixado pela avó.


Meu Café no Sistema Faemg

A iniciativa “Meu Café no Sistema Faemg” busca dar visibilidade e promover o melhor da produção mineira, fomentando novas conexões. A cada mês, um café é destacado e apresentado em degustações e encontros institucionais na sede do Sistema Faemg Senar, nos Escritórios Regionais espalhados pelo estado e em eventos agropecuários de Minas Gerais.

Leia Também:  AMM encerra 2024 com superávit de R$ 5,5 milhões e reforça compromisso com a eficiência na gestão

Os cafés também são promovidos nos canais de comunicação e redes sociais do Sistema e de parceiros comerciais.

Neste mês de maio, o Caffè di Borela é o café destaque, servido na sede e nos escritórios do Sistema Faemg Senar em todo o estado.
“É uma honra e uma forma de agradecimento”, diz Guilherme.
“Espero que todos apreciem o nosso café saudável, orgânico, produzido com amor e dedicação.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA