Coluna Minas Gerais
Juiz de Fora tem seletiva em toda cidade

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
JF tem seletiva em toda cidade
O município de Juiz de Fora passou a contar, em 2024, com a cobertura do serviço de coleta seletiva em 100% do território, conforme divulgou a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Agora, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) atua na coleta seletiva em cerca de 450 bairros da cidade, com a inclusão de 30 novos, este ano. A cidade, segundo destaca a Prefeitura, está entre os nove municípios a ofertar o serviço com 100% de alcance. A iniciativa integra o conjunto de ações do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, o PMGIRS, que vão ao encontro da cultura sustentável, prevendo a diminuição e prevenção da geração de resíduos sólidos em Juiz de Fora. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/27-11-2024/coleta-seletiva.html
1º Festival gastronômico de Pirapora
O 1º Festival Gastronômico de Pirapora, que acontecerá em 5 de dezembro, tem como objetivo valorizar os sabores da região do Rio São Francisco, fomentar o turismo e estimular a inovação no setor gastronômico local. Com entrada gratuita, o evento contará com 12 empreendedores participantes do programa Prepara Gastronomia do Sebrae Minas, que, durante quatro meses, receberam capacitação sobre criação de cardápios, gestão financeira e atendimento. Os pratos apresentados no festival utilizarão produtos regionais, como o peixe do Rio São Francisco, e buscam valorizar a cultura gastronômica local. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
Divinópolis está fora de lista
Entre janeiro e outubro de 2024, Minas Gerais gerou 207,8 mil vagas formais de emprego, com 633 das 853 cidades do estado registrando mais contratações do que desligamentos. As 10 cidades que mais geraram empregos nesse período foram: Belo Horizonte, Contagem, Betim, Juiz de Fora, Uberlândia, Extrema, Uberaba, Montes Claros, Pouso Alegre e Mariana. O setor de serviços foi o principal responsável pelas vagas em oito dessas cidades, enquanto Pouso Alegre se destacou pela criação de empregos na indústria e Mariana na construção civil. Divinópolis não figurou entre os dez municípios com maior geração de empregos. (Portal G37 de Notícias – Divinópolis)
10 anos do Festival Fartura BH
O Festival Fartura Belo Horizonte celebra seus 10 anos entre 8 e 13 de dezembro de 2024 no Mercado da Lagoinha, com uma programação gastronômica e cultural imperdível. A segunda etapa do evento faz parte das comemorações da Plataforma Fartura Gastronomia do Brasil e coincide com o aniversário da capital mineira. Chefs renomados participarão de workshops e degustações, enquanto a programação artística contará com atrações musicais. Além disso, o Palácio da Liberdade sediará a apresentação “Cante Comigo: Cantatas de Natal da Mineiridade” com centenas de artistas celebrando a cultura mineira. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
https://diariodocomercio.com.br/variedades/festival-fartura-bh-chega-10-anos-confira-programacao/
Viaduto do Vale do Aço será liberado
A partir de 18 de dezembro de 2024, o novo viaduto de acesso ao Aeroporto Regional Vale do Aço, em Santana do Paraíso (MG), será liberado para veículos e pedestres. Com 81 metros de extensão, o viaduto possui pista dupla, calçadas, guarda-corpo, iluminação adequada e muros de proteção, substituindo uma antiga passagem em nível. A obra, que faz parte das obrigações da Vale na renovação do contrato da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), visa melhorar o acesso ao aeroporto e garantir mais segurança na região (Classivale – Ipatinga)
Aiuruoca prepara Motor Rock 2024
A Prefeitura vai promover Aiuruoca Motor Rock 2024, um evento que promete agitar a cidade nos dias 06 e 07 de dezembro, na praça central. Este encontro não é apenas para os apaixonados por motos, mas para todos que buscam viver uma grande confraternização de motociclistas, música e emoção. O evento contará com diversas atrações, como shows, apresentações e, claro, muitas motos, proporcionando uma experiência única para quem ama a liberdade e o espírito de aventura das estradas. (Jornal Panorama – Caxambu)


Coluna Minas Gerais
Corra e Movimente&se: única competição 100% indoor da advocacia no Brasil chega ao fim com mais de 1.800 inscritos e 30 premiados em Minas

CAAMG | Divulgação
A 4ª edição do Corra e Movimente-se, projeto idealizado pela CAAMG e conduzido desde sua criação pelo diretor Primeiro Secretário da entidade, Giuliano Almada, chegou ao fim nesta quinta-feira (15), com a grande final presencial realizada na Academia +Fit CAAMG, em Belo Horizonte.
Até o momento, esta é a única competição 100% indoor (em esteiras) voltada exclusivamente à advocacia no Brasil. Se a tradicional Corrida de São Silvestre movimenta as ruas de São Paulo no fim do ano, o Corra e Movimente-se é o evento que acelera os batimentos da advocacia mineira no primeiro semestre, com foco em saúde e bem-estar.
A competição contou com 1.850 participantes — entre advogados, advogadas, estagiários e estagiárias — de 219 cidades de Minas Gerais. As duas primeiras etapas foram realizadas de forma remota, com os atletas correndo em esteiras, conectados via Zoom e sob a supervisão da equipe do setor de Projetos da CAAMG. Um modelo logístico inovador, que permite a participação simultânea da advocacia em diferentes regiões do estado, e que vem se destacando por democratizar o acesso à prática esportiva organizada.
Corridas 100% indoor, ou seja, realizadas exclusivamente em esteiras, são raras no Brasil, geralmente promovidas por academias, clubes ou marcas esportivas em ações promocionais, desafios corporativos ou eventos beneficentes. O Corra e Movimente-se é, até o momento, a única competição do gênero voltada exclusivamente à advocacia no país.
Grande Final
Na final presencial, realizada na unidade da Academia +Fit CAAMG, no bairro Barro Preto, em BH, os 30 finalistas — classificados após duas etapas eliminatórias — disputaram a última corrida em busca dos melhores tempos.
Os vencedores subiram ao pódio e foram reconhecidos nas categorias de 5 km e 10 km, com premiação dividida por faixa etária: 20 a 40 anos, 41 a 50 anos e 51+, tanto no feminino quanto no masculino.
O 1º lugar de cada categoria recebeu um voucher de R$ 1.000,00 em produtos da Nike, como símbolo de esforço e superação.
Os 2º e 3º colocados ganharam brindes oferecidos pela CAAMG.
“Nosso propósito é ver a advocacia mineira se cuidando. Queremos incentivar quem já corre a continuar se superando, e estimular aqueles que ainda não praticam atividades físicas a darem o primeiro passo — ou melhor, a primeira corrida”, destacou Giuliano Almada. “A CAAMG quer estar ao lado da advocacia também nesse cuidado com o corpo e a mente.”
Além dos premiados da grande final, todos os participantes que concluíram a primeira etapa receberam um kit exclusivo, com camiseta regata, medalha e suplemento alimentar — um incentivo concreto à continuidade da prática esportiva.
Muito mais que uma corrida
O Corra e Movimente-se é mais do que uma competição. É um convite à autoconsciência, à disciplina e ao cuidado integral. Ao transformar a esteira em ponto de encontro da advocacia mineira, o projeto reafirma o compromisso da CAAMG com uma advocacia ativa, saudável e cada vez mais conectada com o presente — e com o corpo e a mente.
Clique aqui para conferir as fotos da final
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Feagro de Santa Juliana expande participação de empresas na segunda edição
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Montes Claros em situação de emergência
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
UFV cria curativo biodegradável
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Produtora mineira é destaque nacional com geleia artesanal de abacaxi com pimenta
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Belo Horizonte terá gasolina a R$ 3,82
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra a data com homenagens e reconhecimento
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Projeto Compra Estratégica mobiliza produtores rurais na Zona da Mata
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Valadares cria ‘Patrulha da Dignidade’