Coluna Minas Gerais
Lítio verde gera mais de 100 oportunidades de trabalho no Vale do Jequitinhonha
SIGMA Lithium | Divulgação
A construção da segunda planta greentech da Sigma Lithium, localizada entre as cidades de Itinga e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, está a todo vapor e impulsionando o mercado de trabalho local. Atualmente, há 39 oportunidades disponíveis para profissionais de diversas áreas, com ou sem experiência (veja a lista completa no final do texto). De dezembro até agora, 70 vagas foram preenchidas.
Financiada com recursos do Fundo Clima do BNDES, a segunda planta ampliará a capacidade de processamento e industrialização de lítio 100% sustentável, carbono zero e rastreável, passando de 270 mil para 520 mil toneladas anuais. Este projeto é essencial para consolidar a liderança do Brasil na cadeia produtiva de minerais estratégicos, fundamentais para a transição energética e a mobilidade sustentável. O lítio, em particular, é um insumo-chave para a produção de baterias de veículos elétricos e híbridos, reforçando a importância desta expansão.
Atualmente, a Sigma Lithium gera mais de 1.550 empregos diretos, sendo 85% da mão de obra da empresa residente ou oriunda da região, e mais de 20 mil empregos indiretos.
Em 2024, a companhia completou um ano de operação, alcançando a cadência operacional consistente de um produtor experiente, mesmo após apenas um ano de produção comercial.
Além disso, a empresa anunciou recentemente que aumentou a capacidade de sua planta greentech em quase 30%.
Juntos no Emprego
Com o objetivo de valorizar a mão de obra local, a Sigma Lithium criou o programa Juntos no Emprego, focado nas comunidades vizinhas ao empreendimento. Atualmente, 85% da força de trabalho da companhia é composta por moradores do Vale do Jequitinhonha.
De acordo com as estimativas da empresa, a fase de construção da segunda planta greentech demandará cerca de 1.000 trabalhadores diretos. Quando em operação, a nova unidade deverá gerar 500 novos postos permanentes de trabalho e aproximadamente 6.500 empregos indiretos na região, elevando para 2 mil o número de empregos diretos e aproximadamente 26 mil indiretos.
As vagas disponíveis são para cargos como Motorista (CNH C, D, E), Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais e Mecânico, entre outras. Os candidatos podem se inscrever enviando o currículo para o e-mail: [email protected]
Serviços e Oportunidades:
Apontador – 1 vaga
Auxiliar de Serviços Gerais – 7 vagas
Auxiliar Mecânico – 1 vaga
Encarregado de Terraplanagem – 3 vagas
Lubrificador – 1 vaga
Mecânico – 2 vagas
Motorista (CNH C; D ou E) – 5 vagas
Operador de Munck – 1 vaga
Operador de Máquinas – 15 vagas
Técnico de Segurança – 2 vagas
Topógrafo – 1 vaga
Local de atuação: Araçuaí e Itinga, Minas Gerais
Coluna Minas Gerais
Expomontes tem 99% de reservas
Foto: Solon Queiroz/GNM
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Expomontes tem 99% de reservas
A Expomontes 2026 já demonstra, meses antes de sua realização, a força econômica e a relevância estratégica que a consolidaram como a principal plataforma de negócios do Norte de Minas e uma das maiores feiras agropecuárias de Minas Gerais. A Central de Negócios atingiu a expressiva marca de 99% de reservas dos estandes, um resultado que reforça a confiança do mercado, a credibilidade do evento e o planejamento técnico conduzido pela Sociedade Rural de Montes Claros. A 52ª Expomontes acontece de 26 de junho a 5 de julho, reunindo produtores, empresários, investidores, instituições financeiras e representantes de diversos setores produtivos. (Gazeta Norte Mineira)
https://gazetanm.com.br/expomontes-2026-99-dos-estandes-reservados-e-area-comercial-praticamente-esgotada/
Valadares distribuirá kits escolares
A Prefeitura de Governador Valadares inicia, no fim deste mês, a entrega de kits escolares para estudantes da rede municipal de ensino. A ação vai beneficiar alunos desde a creche até o 9º ano do Ensino Fundamental, garantindo material completo para o ano letivo e aliviando o orçamento das famílias. Os kits contam com itens como mochilas, cadernos de capa dura, estojos, garrafas térmicas, além de materiais básicos de uso escolar. De acordo com a Prefeitura, os produtos são de alta qualidade e serão distribuídos conforme a faixa etária dos alunos. (Vem Vê GV)
https://vemvegv.com.br/prefeitura-de-valadares-vai-distribuir-kits-escolares-na-rede-municipal/
Servidores terão reajuste de 4,5%
Os servidores da Prefeitura terão neste ano um reajuste salarial de 4,5%. O valor foi proposto pelo Executivo e os funcionários municipais decidiram, em assembleia, aceitar o percentual de aumento. A informação é do presidente do Sintramfor (Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga), Natanael Alves Gonzaga. Segundo ele, a proposta da Prefeitura foi apresentada aos servidores em assembleia realizada na quinta-feira, 12. “Sendo assim, encerramos as negociações sobre salários neste ano. É bom ressaltar que o sindicato não aceita ou rejeita proposta, e sim a assembleia, por isso a importância da participação de todos os servidores”, disse. (O Pergaminho)
https://www.opergaminho.com.br/servidores-da-prefeitura-terao-reajuste-de-45
Candidato defende região metropolitana do Triângulo
O pré-candidato ao Governo de Minas Gerais, Gabriel Azevedo, esteve em Uberlândia e apresentou propostas estruturais para o Triângulo Mineiro e fez críticas ao modelo atual de gestão estadual. Azevedo explicou por que escolheu a região como uma das primeiras agendas fora da capital. “O Triângulo tem cerca de 10% da população de Minas e responde por quase 20% do PIB. Não dá para governar o estado olhando só de Belo Horizonte”, afirmou. Entre as propostas apresentadas, Gabriel Azevedo defendeu a criação imediata da Região Metropolitana do Triângulo e Alto Paranaíba. (Regionalzão)
https://regionalzao.com.br/poder/poder-entrevista/gabriel-azevedo-defende-regiao-metropolitana-e-governo-regional-para-o-triangulo/
Reaproveitamento de rejeitos é defendida
“É uma das decisões mais importantes para Itabira”, diz André Viana, ao defender o reaproveitamento de rejeitos de minério. Conselheiro do Codema, representante do Metabase, sustenta mineração circular como saída para empregos, tributos, segurança e meio ambiente. Na reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), realizada na quinta-feira (12), o conselheiro André Viana, presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, destacou a relevância histórica do pedido de anuência da Vale para reaproveitar rejeitos minerais acumulados em suas barragens e diques. (Itabira Notícias)
https://itabiranoticia.com.br/e-uma-das-decisoes-mais-importantes-para-itabira-diz-andre-viana-ao-defender-o-reaproveitamento-de-rejeitos-de-minerio/
Vale do Aço no Acorda Brasil
O ato Acorda Brasil, convocado para 1° de março, em São Paulo e Belo Horizonte, terá a participação de patriotas do Vale do Aço. A informação é da coordenação do Movimento Verde Amarelo, tradicional organizador dos conservadores para os eventos bolsonaristas nacionais. De acordo com Joel Souto, que integra a coordenação geral, “enquanto um grupo estará na Avenida Paulista, o outro marcará presença na Praça da Liberdade, protestando pacificamente contra o sequestro das instituições brasileiras pelo regime lulista”, comentou. (Conex 10)
https://www.conex10.com.br/post/0006207/acorda-brasil-tera-caravanas-do-vale-do-aco-em-sao-paulo-e-bh
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásCooperativa mineira entre as 300 do mundo
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásResidência agropecuária une teoria e prática
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásAeroportos de Minas recebem investimentos
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásDemissões voluntárias crescem em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCarnaval nas Cidades Históricas projeta Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásTecnologia ambiental da Sigma Lithium agrega valor industrial ao subproduto de lítio e consolida sucesso comercial com venda de 150 mil toneladas
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásApós ação da AMM, TCE pede explicações ao Governo de Minas sobre concessão de rodovias
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásSistema Faemg Senar lança novos cursos



