Coluna Minas Gerais
Lítio verde gera mais de 100 oportunidades de trabalho no Vale do Jequitinhonha
SIGMA Lithium | Divulgação
A construção da segunda planta greentech da Sigma Lithium, localizada entre as cidades de Itinga e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, está a todo vapor e impulsionando o mercado de trabalho local. Atualmente, há 39 oportunidades disponíveis para profissionais de diversas áreas, com ou sem experiência (veja a lista completa no final do texto). De dezembro até agora, 70 vagas foram preenchidas.
Financiada com recursos do Fundo Clima do BNDES, a segunda planta ampliará a capacidade de processamento e industrialização de lítio 100% sustentável, carbono zero e rastreável, passando de 270 mil para 520 mil toneladas anuais. Este projeto é essencial para consolidar a liderança do Brasil na cadeia produtiva de minerais estratégicos, fundamentais para a transição energética e a mobilidade sustentável. O lítio, em particular, é um insumo-chave para a produção de baterias de veículos elétricos e híbridos, reforçando a importância desta expansão.
Atualmente, a Sigma Lithium gera mais de 1.550 empregos diretos, sendo 85% da mão de obra da empresa residente ou oriunda da região, e mais de 20 mil empregos indiretos.
Em 2024, a companhia completou um ano de operação, alcançando a cadência operacional consistente de um produtor experiente, mesmo após apenas um ano de produção comercial.
Além disso, a empresa anunciou recentemente que aumentou a capacidade de sua planta greentech em quase 30%.
Juntos no Emprego
Com o objetivo de valorizar a mão de obra local, a Sigma Lithium criou o programa Juntos no Emprego, focado nas comunidades vizinhas ao empreendimento. Atualmente, 85% da força de trabalho da companhia é composta por moradores do Vale do Jequitinhonha.
De acordo com as estimativas da empresa, a fase de construção da segunda planta greentech demandará cerca de 1.000 trabalhadores diretos. Quando em operação, a nova unidade deverá gerar 500 novos postos permanentes de trabalho e aproximadamente 6.500 empregos indiretos na região, elevando para 2 mil o número de empregos diretos e aproximadamente 26 mil indiretos.
As vagas disponíveis são para cargos como Motorista (CNH C, D, E), Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais e Mecânico, entre outras. Os candidatos podem se inscrever enviando o currículo para o e-mail: [email protected]
Serviços e Oportunidades:
Apontador – 1 vaga
Auxiliar de Serviços Gerais – 7 vagas
Auxiliar Mecânico – 1 vaga
Encarregado de Terraplanagem – 3 vagas
Lubrificador – 1 vaga
Mecânico – 2 vagas
Motorista (CNH C; D ou E) – 5 vagas
Operador de Munck – 1 vaga
Operador de Máquinas – 15 vagas
Técnico de Segurança – 2 vagas
Topógrafo – 1 vaga
Local de atuação: Araçuaí e Itinga, Minas Gerais
Coluna Minas Gerais
Prefeituras mineiras terão R$ 500 milhões no Edital BDMG Municípios 2026 para financiar infraestrutura e sustentabilidade
Maior volume da história do programa amplia projetos financiáveis e permite adesão antes da definição do investimento
As prefeituras de Minas Gerais terão acesso a R$ 500 milhões em crédito por meio do Edital BDMG Municípios 2026, lançado nesta semana pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. O volume é o maior já disponibilizado na história do programa e representa um aumento de 25% em relação à edição de 2025. Os gestores municipais têm até 20 de março para aderir ao edital.
- Ampliação de projetos e mais autonomia aos municípios
Entre as principais novidades do Edital 2026 está a ampliação do leque de projetos financiáveis nas áreas de infraestrutura e sustentabilidade. Pela primeira vez, os prefeitos poderão aderir ao edital antes mesmo de definir o projeto específico, o que oferece mais flexibilidade para planejar investimentos de acordo com as prioridades locais.
- Condições facilitadas de financiamento
Os financiamentos contam com prazos de até dez anos para pagamento, incluindo 18 meses de carência. A taxa de juros é unificada e acessível para todos os itens financiáveis, a partir de 0,47% ao mês, acrescida da Selic, o que garante previsibilidade e melhores condições para o planejamento financeiro das administrações municipais.
- Contratação digital e acesso simplificado
A contratação do crédito poderá ser feita de forma 100% digital, diretamente pelo site do BDMG, o que agiliza os processos e reduz a burocracia para os municípios. Todas as informações detalhadas sobre o Edital BDMG Municípios 2026 estão disponíveis em bdmg.mg.gov.br.
Com o novo edital, o BDMG reforça seu papel estratégico no apoio ao desenvolvimento dos municípios mineiros, estimulando investimentos estruturantes, melhoria dos serviços públicos e ações voltadas à sustentabilidade e à modernização da gestão local.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásCresce aviação executiva em Araxá
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásAMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásAgência atesta segurança em minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásTurismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásSenar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásCidades de MG entre as 100 maiores arrecadações
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásSigma Lithium anuncia parecer da ANM declarando a segurança de suas pilhas
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásProdutor: não há lei que obrigue o uso de capacete no lugar do chapéu



