Coluna Minas Gerais

Lítio verde gera mais de 100 oportunidades de trabalho no Vale do Jequitinhonha

Publicados

em

SIGMA Lithium | Divulgação

A construção da segunda planta greentech da Sigma Lithium, localizada entre as cidades de Itinga e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, está a todo vapor e impulsionando o mercado de trabalho local. Atualmente, há 39 oportunidades disponíveis para profissionais de diversas áreas, com ou sem experiência (veja a lista completa no final do texto). De dezembro até agora, 70 vagas foram preenchidas.

Financiada com recursos do Fundo Clima do BNDES, a segunda planta ampliará a capacidade de processamento e industrialização de lítio 100% sustentável, carbono zero e rastreável, passando de 270 mil para 520 mil toneladas anuais. Este projeto é essencial para consolidar a liderança do Brasil na cadeia produtiva de minerais estratégicos, fundamentais para a transição energética e a mobilidade sustentável. O lítio, em particular, é um insumo-chave para a produção de baterias de veículos elétricos e híbridos, reforçando a importância desta expansão.

Atualmente, a Sigma Lithium gera mais de 1.550 empregos diretos, sendo 85% da mão de obra da empresa residente ou oriunda da região, e mais de 20 mil empregos indiretos.

Leia Também:  Divinópolis terá Oncologia Pediátrica

Em 2024, a companhia completou um ano de operação, alcançando a cadência operacional consistente de um produtor experiente, mesmo após apenas um ano de produção comercial.

Além disso, a empresa anunciou recentemente que aumentou a capacidade de sua planta greentech em quase 30%.

Juntos no Emprego

Com o objetivo de valorizar a mão de obra local, a Sigma Lithium criou o programa Juntos no Emprego, focado nas comunidades vizinhas ao empreendimento. Atualmente, 85% da força de trabalho da companhia é composta por moradores do Vale do Jequitinhonha.

De acordo com as estimativas da empresa, a fase de construção da segunda planta greentech demandará cerca de 1.000 trabalhadores diretos. Quando em operação, a nova unidade deverá gerar 500 novos postos permanentes de trabalho e aproximadamente 6.500 empregos indiretos na região, elevando para 2 mil o número de empregos diretos e aproximadamente 26 mil indiretos.

As vagas disponíveis são para cargos como Motorista (CNH C, D, E), Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais e Mecânico, entre outras. Os candidatos podem se inscrever enviando o currículo para o e-mail: [email protected]

Leia Também:  Governo lança editais para vagas de trabalho na reparação de Brumadinho

Serviços e Oportunidades:
Apontador – 1 vaga

Auxiliar de Serviços Gerais – 7 vagas

Auxiliar Mecânico – 1 vaga

Encarregado de Terraplanagem – 3 vagas

Lubrificador – 1 vaga

Mecânico – 2 vagas 

Motorista (CNH C; D ou E) – 5 vagas

Operador de Munck – 1 vaga

Operador de Máquinas – 15 vagas

Técnico de Segurança – 2 vagas

Topógrafo – 1 vaga

Local de atuação: Araçuaí e Itinga, Minas Gerais

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Justiça suspende aumento do IPTU

Publicados

em

Foto: Reprodução TM

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

 

Justiça suspende aumento do IPTU
Após milhares de contribuintes terem sido surpreendidos com aumentos além do previsto e até exorbitantes no lançamento dos valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), divulgados pela Prefeitura de Juiz de Fora na última sexta-feira (9), a juíza em exercício 1ª Vara da Fazenda Pública, Flávia de Vasconcellos Araújo, concedeu liminar, na noite dessa terça, determinando a suspensão do Decreto nº 17.618/2025, até o julgamento final. O decreto aumentou os valores de 17 áreas isótimas da cidade acima do permitido pela legislação (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/14-01-2026/justica-suspende-decreto-pjf-iptu.html

Araguari recebe Festival Relicário
Festivais de música desempenham papel estratégico na democratização do acesso à cultura, no fortalecimento da identidade local e na ampliação das opções de lazer para a população. Ao reunir diferentes gerações em torno da arte, esses eventos também impulsionam a economia criativa e reforçam o sentimento de pertencimento comunitário. Com esse propósito, a Prefeitura de Araguari, por meio da Fundação Araguarina de Educação e Cultura, realiza nos dias 6 e 7 de fevereiro, a partir das 19h, no Palácio dos Ferroviários, o 2º Festival Relicário. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
https://gazetadotriangulo.com.br/a-cidade-vai-vibrar-festival-relicario-chega-para-tomar-araguari/

Nova subestação no Centro Oeste
A Subestação da Cemig em Santo Antônio do Monte será inaugurada oficialmente nesta quinta-feira (15/1) em um evento que reúne o Governo de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Com investimento superior a R$ 29,2 milhões, a estrutura consolida um dos maiores avanços recentes na infraestrutura elétrica do Centro-Oeste mineiro e deve beneficiar cerca de 50 mil consumidores. A obra atende diretamente os municípios de Santo Antônio do Monte, Lagoa da Prata e Pedra do Indaiá. (Gazeta Montense)
https://gmontense.com.br/a-subestacao-da-cemig-em-santo-antonio-do-monte-sera-inaugurada-oficialmente-nesta-quinta-feira-15-1-em-evento-com-a-presenca-do-governo-de-minas-gerais-da-prefeitura-municipal-e-da-companhia-ener/

Leia Também:  Sistema Faemg Senar, Seapa e forças de segurança de Minas Gerais anunciam Agenda Positiva para Segurança no Campo

55 anos do Palácio das Artes tem programação
O ano de 2026 será marcado por uma grande festa no Palácio das Artes. O maior complexo cultural da América Latina celebra seus 55 anos de história ao lado dos 50 anos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), um de seus mais importantes corpos artísticos. Para comemorar essas datas emblemáticas, o Palácio das Artes prepara uma temporada especial, repleta de música de excelência, encontros históricos e grandes nomes da regência nacional e internacional. Ao longo de todo o ano, a OSMG será conduzida por maestros que ajudaram a construir sua trajetória. (Jornal MG Turismo)
https://mgturismo.com.br/55-anos-do-palacio-das-artes-e-50-anos-da-orquestra-sinfonica-de-minas-gerais-um-ano-inteiro-de-musica-e-celebracao/

Feira Livre gera renda para 60 famílias
O mineiro tem por costume, aos finais de semana, “dar uma passada na feira”. Esse é um programa que todo mineiro faz, já fez e, se ainda não fez, vai fazer um dia. Existem pessoas que até montam caravanas de “turistas” para ir à feira no final de semana. E Itaúna tinha carência dessa opção, até que, no ano passado, a Prefeitura de Itaúna implantou a Feira da Agricultura Familiar, funcionando na Praça Celi. A partir de então, sessenta feirantes, em 30 barracas, atuam aos sábados no local, oferecendo produtos agrícolas os mais variados a quem comparece ao local. (Folha do Povo – Itaúna)
https://www.folhapovoitauna.com.br/economia-feira-livre-gera-renda-para-mais-de-60-familias

Leia Também:  Presídio de Alfenas inaugura galpão de trabalho e novas instalações da escola

Blocos terão investimento de R$ 151 mil
Com o intuito de fortalecer as agremiações e a Festa de Momo em Caeté, a Prefeitura publicou Edital de Fomento aos Blocos de Carnaval. O objeto do Edital é a seleção de agentes culturais (Blocos de Carnaval, Escolas de Samba e afins) já existentes no município ou em criação, que tenham interesse em desfilar no carnaval de Caeté neste ano de 2026. No total serão apoiados 18 blocos. Com aporte financeiro no valor total de 151 mil reais, a partir de recursos próprios do município, o valor será dividido entre três categorias. (Opinião – Caeté)
https://www.opiniaocaete.com.br/blocos-de-carnaval-terao-investimento-de-r-151-mil/

Patos tem aplicativo de atendimento
A Prefeitura de Patos de Minas lançou oficialmente, nesta segunda-feira (8/12), o PatoZap, novo canal de atendimento ao cidadão pelo WhatsApp. Disponível pelo número (34) 3822-9115, a ferramenta chega para facilitar o acesso da população aos serviços municipais, oferecendo uma alternativa rápida, prática e segura, diretamente no celular. Por meio do PatoZap, os moradores poderão solicitar serviços, acompanhar protocolos, receber documentos e avisos importantes. O canal integra diferentes áreas da administração, como das secretarias de Saúde, Trânsito, Finanças e Obras. (Folha Patense)
https://www.folhapatense.com.br/patos-de-minas-inicia-atendimento-publico-via-whatsapp-com-o-lancamento-do-patozap

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA