Coluna Minas Gerais
Lítio verde gera mais de 100 oportunidades de trabalho no Vale do Jequitinhonha

SIGMA Lithium | Divulgação
A construção da segunda planta greentech da Sigma Lithium, localizada entre as cidades de Itinga e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, está a todo vapor e impulsionando o mercado de trabalho local. Atualmente, há 39 oportunidades disponíveis para profissionais de diversas áreas, com ou sem experiência (veja a lista completa no final do texto). De dezembro até agora, 70 vagas foram preenchidas.
Financiada com recursos do Fundo Clima do BNDES, a segunda planta ampliará a capacidade de processamento e industrialização de lítio 100% sustentável, carbono zero e rastreável, passando de 270 mil para 520 mil toneladas anuais. Este projeto é essencial para consolidar a liderança do Brasil na cadeia produtiva de minerais estratégicos, fundamentais para a transição energética e a mobilidade sustentável. O lítio, em particular, é um insumo-chave para a produção de baterias de veículos elétricos e híbridos, reforçando a importância desta expansão.
Atualmente, a Sigma Lithium gera mais de 1.550 empregos diretos, sendo 85% da mão de obra da empresa residente ou oriunda da região, e mais de 20 mil empregos indiretos.
Em 2024, a companhia completou um ano de operação, alcançando a cadência operacional consistente de um produtor experiente, mesmo após apenas um ano de produção comercial.
Além disso, a empresa anunciou recentemente que aumentou a capacidade de sua planta greentech em quase 30%.
Juntos no Emprego
Com o objetivo de valorizar a mão de obra local, a Sigma Lithium criou o programa Juntos no Emprego, focado nas comunidades vizinhas ao empreendimento. Atualmente, 85% da força de trabalho da companhia é composta por moradores do Vale do Jequitinhonha.
De acordo com as estimativas da empresa, a fase de construção da segunda planta greentech demandará cerca de 1.000 trabalhadores diretos. Quando em operação, a nova unidade deverá gerar 500 novos postos permanentes de trabalho e aproximadamente 6.500 empregos indiretos na região, elevando para 2 mil o número de empregos diretos e aproximadamente 26 mil indiretos.
As vagas disponíveis são para cargos como Motorista (CNH C, D, E), Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais e Mecânico, entre outras. Os candidatos podem se inscrever enviando o currículo para o e-mail: [email protected]
Serviços e Oportunidades:
Apontador – 1 vaga
Auxiliar de Serviços Gerais – 7 vagas
Auxiliar Mecânico – 1 vaga
Encarregado de Terraplanagem – 3 vagas
Lubrificador – 1 vaga
Mecânico – 2 vagas
Motorista (CNH C; D ou E) – 5 vagas
Operador de Munck – 1 vaga
Operador de Máquinas – 15 vagas
Técnico de Segurança – 2 vagas
Topógrafo – 1 vaga
Local de atuação: Araçuaí e Itinga, Minas Gerais


Coluna Minas Gerais
Projeto Araxá projeta 200 empregos

Foto: Reprodução
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Projeto Araxá projeta 200 empregos
A Prefeitura de Araxá recebeu representantes da mineradora australiana St George Mining para tratar do avanço do Projeto Araxá, que prevê a produção de nióbio e elementos de terras-raras (REE) no município. Com sede em Perth, na Austrália, a St George concluiu recentemente a aquisição do Projeto Araxá, de alto teor de nióbio e terras-raras. A empresa já iniciou os processos para começar as obras de instalação previstas para 2026. A projeção é de geração de 200 empregos diretos, com 90% dos serviços prestados por empresas locais. ((Jornal Interação – Araxá)
Uberaba faz boletim sobre violência no trânsito
O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba publicou o primeiro boletim epidemiológico sobre os casos de violência no trânsito no município. A publicação, que marca a inclusão oficial do tema como agravo de notificação municipal, traz uma análise detalhada das notificações registradas entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024. Segundo o levantamento, foram registradas 3.059 notificações de vítimas de sinistros de trânsito atendidas nos hospitais e unidades de pronto atendimento de Uberaba durante os 24 meses analisados. (Jornal de Uberaba)
Pirapora apoia empreendedores
O município de Pirapora abriga cerca de cinco mil empresas, entre Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Pensando em fomentar o desenvolvimento desses negócios e incentivar novos empreendedores, o Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Sala Mineira do Empreendedor, lança no próximo dia 17 de junho o programa Impulsiona Negócios. O programa traz um conjunto de ações externas ao fortalecimento empresarial, incluindo cursos, capacitações, rodadas de negócios e consultorias especializadas. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/sebrae-minas-e-prefeitura-lancam-programa-impulsao-negocios-em-pirapora/
Parque recebe o Arraiá de Poços
O Parque Municipal Antônio Molinari, em Poços de Caldas, sedia até este domingo, 15, o Arraiá de Poços 2025, que começou dia 13. A festa reúne gastronomia típica, música ao vivo e o tradicional Concurso de Quadrilhas, com participação de escolas, CEIs e o Projeto Municipal da Juventude, que também atuam nas barracas de alimentação, cuja renda será destinada a melhorias nas instituições. Há ainda estandes de cervejarias artesanais locais, área kids e espaço acessível para pessoas com deficiência. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
Andradas zera filas de exames
A Prefeitura de Andradas anunciou que conseguiu zerar as filas para exames laboratoriais na rede pública, proporcionando mais agilidade e organização no atendimento. A iniciativa, resultado de ações da Secretaria Municipal de Saúde, tem garantido que os pacientes já saiam das consultas com os pedidos autorizados, acelerando diagnósticos e tratamentos. Além disso, o município já realizou mais de 2.500 exames de imagem em 2025. (Jornal Andradas Hoje)
Ipatinga promove Escutas Públicas
A Prefeitura de Ipatinga iniciou, neste sábado (14), uma série de Escutas Públicas para definir, junto à comunidade cultural, como serão utilizados mais de R$ 1,5 milhão oriundos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB – Ciclo 2). Até 18 de junho, artistas, coletivos e instituições participarão de fóruns setoriais — presenciais e virtuais — para elaborar o Plano de Aplicação dos Recursos, que será submetido à plataforma federal Transferegov.br. As propostas serão consolidadas em um encontro na Estação Memória Zeza Souto, no dia 25, e debatidas na 9ª Conferência Municipal de Cultura, de 27 a 29 de junho. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
Secretários defendem Propag na Assembleia
Os titulares das secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), Silvia Listgarten, e da Fazenda, Luiz Claudio Gomes, compareceram à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para apresentar aos deputados as ações realizadas pelas duas pastas ao longo dos quatro primeiros meses de 2025. A audiência pública integrou o 1º ciclo de prestação de contas no âmbito do Assembleia Fiscaliza neste ano. (Edição do Brasil – Belo Horizonte)
https://edicaodobrasil.com.br/2025/06/13/secretarios-apresentam-acoes-e-defendem-o-propag-na-almg/
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
Quem são os deputados mineiros queridinhos da Internet
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
InfraBusiness Expo quer impulsionar mercado de construção pesada no Brasil
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Uberlândia: 10 acidentes com motos por dia
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Aproximar a AMM dos municípios, afiliar as 853 cidades e levar capacitação a todas as regiões mineiras são prioridades da gestão do presidente Falcão
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Municípios sobrecarregados: AMM e TCEMG investigam custos indevidamente repassados às prefeituras
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Justiça suspende greve em Ipatinga
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Crédito rural cai 5% em MG
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Investimentos em granjas na Zona da Mata