Coluna Minas Gerais
Marinha realiza operação em Furnas
Foto: Divulgação MB
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Marinha realiza operação em Furnas
A Marinha do Brasil realiza exercício no Lago de Furnas até o dia 30 de outubro com 1.800 militares, embarcações, helicópteros, aviões de caça, drones, veículos blindados e anfíbios, além de diversos outros equipamentos militares. A Operação Furnas 2025, que é um dos maiores treinamentos militares em Minas Gerais, comprova a capacidade expedicionária do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) ao deslocar tropas do Rio de Janeiro para o Sul de Minas. O evento contará ainda com a participação de 52 militares de nove países (Observo – Passos)
https://www.observo.com.br/marinha-realiza-operacao-no-lago-de-furnas-com-1800-militares
Conecta Com Minas reúne lideranças
Nesta segunda-feira, 27 de outubro de 2025, o BH Shopping recebeu a 3ª edição do Conecta Com Minas, consolidado como o maior evento da indústria da comunicação em Minas Gerais. Realizado pelo Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Veículos de Comunicação Digital do Estado de Minas Gerais (Sindijori/MG), o encontro reuniu empresários, jornalistas, agências e representantes de veículos de todo o estado, com o objetivo de fortalecer a integração do setor. (Sabará Notícias)
Ex-prefeito de Arcos é condenado
A juíza Fernanda Rabelo Dutra, da 2ª Vara da Comarca de Arcos, julgou parcialmente procedente a Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa ajuizada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, em abril de 2018, contra Claudenir José de Melo (ex-prefeito de Arcos) e Orlando Martins (que era secretário municipal de Desenvolvimento e Integração Social na mesma gestão). O processo refere-se à doação irregular de 53 lotes situados no bairro Novo Sol Nascente, no Município de Arcos, em setembro de 2011, sem a observância dos requisitos legais. (
Unidades de saúde têm melhorias
A Cemig segue promovendo melhorias significativas em espaços públicos por meio do seu PEE. No último mês, quase 50 unidades de saúde nas cidades de Teófilo Otoni, Nanuque, Itambacuri e Carlos Chagas, no Vale do Mucuri, foram beneficiadas com a modernização da iluminação. O programa, que é regulado pela Aneel, proporciona ambientes mais confortáveis, seguros e eficientes para pacientes, profissionais da saúde e visitantes. (Diário Tribuna)
Inhapim ganha 45 casas
O município de Inhapim foi contemplado com 45 unidades habitacionais por meio do Programa Minha Casa Minha Vida Rural (MCMV Rural), iniciativa do Governo Federal que tem como principal objetivo garantir moradia digna às famílias que vivem no campo. As obras já estão em andamento em diversas comunidades rurais do município, seguindo o cronograma estabelecido e recebendo acompanhamento técnico e fiscalização da equipe de engenharia. Cada residência está sendo construída conforme os padrões de qualidade e segurança exigidos pelo programa. (Diário de Manhuaçu)
Uberaba aguarda liberação para Data Center
Uberaba mantém negociações para a instalação de um Data Center voltado à inteligência artificial, que pode transformar a cidade em um polo tecnológico nacional. No entanto, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Celso Neto, mencionou que o principal entrave atualmente não está nas conversas com empresas, mas na compreensão do Governo Federal sobre o modelo de negócio desse tipo de empreendimento. (Jornal da Manhã – Uberaba)
Jovens comemoram Dia da Juventude
Milhares de jovens, em dezenas de caravanas das 25 cidades (que fazem parte da Diocese de Divinópolis) se reuniram neste domingo (26/10), em Juatuba, para o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O evento é anual e promovido pela Igreja Católica no Brasil para reunir jovens em celebrações de fé, espiritualidade e compromisso social. Foi criado em 1985 pela CNBB e é sempre cercado de muita expectativa, já que é organizada uma programação atrativa e animada para o dia inteiro. (Portal G37 – Divinópolis)
Coluna Minas Gerais
Lei autoriza controle populacional do javali&europeu
Crédito: Cartilha IBAMA / O javali asselvajado – Norma e medidas de controle
FAEMG SENAR | Divulgação
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, promulgou a Lei nº 25.625, que estabelece medidas urgentes e permanentes sobre o controle populacional e manejo sustentável do javali-europeu (Sus scrofa) em todo o estado de Minas Gerais. O ponto central da nova lei, conforme o Art. 1º, é a autorização para o controle populacional do javali-europeu, em todas as suas linhagens e cruzamentos que vivem em liberdade. A medida tem como principais objetivos proteger a biodiversidade, a saúde pública, a segurança agropecuária e os ecossistemas nativos.
Segundo a gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, este é um antigo pleito do setor, no qual o Sistema Faemg Senar atuou de forma firme para atender a uma necessidade urgente dos produtores rurais atingidos pelos prejuízos, muitas vezes incalculáveis, causados por essa espécie invasora.
│ “Agora, aguardamos o regulamento para orientar e capacitar os produtores, garantindo que o apoio ao controle seja realizado de forma correta e em conformidade com a nova lei. Nosso compromisso é assegurar que a aplicação da norma traga o alívio necessário ao campo”.
Métodos de controle populacional e manejo
A lei define ainda o controle populacional e manejo sustentável como a perseguição, o abate e a captura seguida da eliminação imediata desses animais, além de especificar métodos permitidos para o manejo, que incluem caça, armadilhas e outros métodos aprovados pelo ente governamental competente.
O controle poderá ser realizado sem limite de quantidade de animais e em qualquer época do ano, desde que os métodos minimizem os impactos ambientais e os efeitos nocivos à saúde pública. Para a execução do controle em propriedades rurais (sítios, fazendas, etc.), o proprietário, arrendatário ou possuidor do imóvel deverá conceder autorização, cujos termos serão definidos em regulamento posterior.
O analista de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Guilherme Oliveira, ressalta a importância da nova lei, que oficializa e amplia os instrumentos para o combate ao javali.
│ “A nova lei reconhece a gravidade do problema e oficializa instrumentos mais amplos para o combate ao javali, permitindo uma atuação contínua, sem a limitação de períodos de defeso, considerando o caráter invasor e altamente destrutivo da espécie”.
Próximos passos
A lei já entrou em vigor, mas a implementação do controle populacional dependerá da publicação de um regulamento que detalhará os procedimentos necessários para a autorização e execução do manejo em propriedades privadas.
A norma foi criada a partir do Projeto de Lei nº 1.858/23, de autoria da deputada Marli Ribeiro (PL) e dos deputados Dr. Maurício (Novo) e Raul Belém (Cidadania). A iniciativa foi aprovada no dia 12 de novembro pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásEletroeletrônica movimenta R$ 27 bi em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásAntônio de Salvo assume como 2º vice&presidente da CNA
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásTrem Ouro Preto/Mariana pode voltar
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásFilarmônica de Varginha em turnê histórica
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásTremor não impacta as barragens
-
Coluna Minas Gerais7 horas atrásAgro mineiro bate recorde em exportações
-
Coluna Minas Gerais7 horas atrásBocaiúva inaugura obras do Anel Viário
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásAgronegócio mineiro cresce



