Coluna Minas Gerais

MEC suspende implantação do curso de medicina

Publicados

em

Foto: Divulgação UNIS

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

MEC suspende curso de medicina
Após grandes investimentos realizados pelo Grupo Unis para o início do cruso de Medicina, o MEC suspendeu inesperadamente a autorização que ocorreu no início de abril. O Grupo Unis entrou com um recurso no Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6). O pedido de indeferimento foi feito no dia 22 de abril. Gustavo Chalfun, advogado da instituição, informou que o Grupo Unis vem realizando todos os investimentos requisitados desde 2022 para outorgar a graduação do curso de medicina em Varginha. (O Debate – Varginha)
https://www.odebatenoticias.com.br/post/autoriza%C3%A7%C3%A3o-para-o-curso-de-medicina-no-grupo-unis-%C3%A9-suspensa-pelo-mec

Obras do Senac são autorizadas
O Sindcomércio de Teófilo Otoni e a Prefeitura Municipal realizaram reunião de alinhamento para marcar o início das obras da sede própria do Senac no município. Com a presença do prefeito Fábio Marinho, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Ugleno Alves, o encontro destacou os investimentos que estão sendo realizados e o impacto positivo que essa iniciativa trará para o desenvolvimento da cidade e de toda a região. Durante a reunião, foi entregue o alvará que autoriza oficialmente o início da construção da nova unidade do Senac na cidade. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
https://diariotribuna.com.br/?p=29657

Evento em JF capacita chefs
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Zona da Mata, em parceria com a Epamig Instituto Cândido Tostes (Epamig/ILCT), realizaram o Workshop Queijos Minas, um evento voltado para capacitar chefs e jurados que participarão do JF Sabor 2025 Ouro de Minas, um dos mais tradicionais festivais gastronômicos da região. O objetivo do encontro foi aprofundar o conhecimento sobre os queijos Minas artesanais e industriais, destacando suas características sensoriais, técnicas de produção e possibilidades de harmonização. (RCW TV – Juiz de Fora)
https://www.rcwtv.com.br/noticia/abrasel-e-epamig-instituto-candido-tostes-promovem-workshop-sobre-queijos-minas-em-preparacao-para-o-jf-sabor-2025

Leia Também:  Curso sobre Medidas Socioeducativas em Meio Aberto tem inscrições prorrogadas até 10/2

Falcão assume AMM nesta terça
A Associação Mineira de Municípios (AMM) realiza, nesta terça-feira (6), o 40º Congresso Mineiro de Municípios. Além da posse da nova diretoria, o evento deverá ser pautado pelas maiores preocupações dos gestores municipais para os próximos anos. No topo da lista está retirar a “corda do pescoço dos prefeitos” e rediscutir a divisão de recursos entre prefeituras, governos estaduais e a União, segundo o presidente eleito da entidade, Luís Eduardo Falcão (sem partido), prefeito de Patos de Minas. (Jornal dos Vales).
https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/54454/falcao-toma-posse-como-presidente-no-congresso-da-amm-deve-priorizar-debate-sobre-reforma-tributaria

Divinópolis terá horário especial
Com a proximidade do Dia das Mães, comemorado em 11 de maio (domingo), a CDL Divinópolis reforça a importância de um planejamento estratégico por parte dos lojistas para aproveitar uma das datas mais importantes do varejo. Através de acordo firmado entre a CDL, o Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis (SinComércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista e Atacadista da região, ficou autorizado o funcionamento do comércio no sábado, 10 de maio, das 9h às 18h, exclusivamente para empresas que estão em dia com suas obrigações sindicais. (Portal G37 – Divinópolis)
https://g37.com.br/divinopolis/cdl-divinopolis-informa-horario-especial-para-o-dia-das-maes/

Leia Também:  Decisão judicial suspende restrições do Ibama ao uso do Tiametoxam

MoC capacita diretores
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, na semana passada, uma capacitação voltada para gestores e diretores de escolas públicas e particulares de Montes Claros. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, reunindo representantes das redes municipal, estadual e privada de ensino. A ação teve como foco o fortalecimento de estratégias para acolhimento de relatos de violência contra crianças e adolescentes, em preparação para as atividades do Maio Laranja, mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual de menores. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/capacitacao-orienta-gestores-no-combate-a-violencia-infantil/

Mineira entre as mais velhas do mundo
Com 114 anos e 201 dias, Izabel Rosa Pereira, moradora de Caputira, está oficialmente entre as cinco pessoas mais velhas do mundo, segundo o ranking internacional da LongeviQuest, entidade que se apresenta como o principal banco de dados sobre longevidade global. Nascida em uma fazenda próxima a Caputira, Izabel é filha de Manoel Pinto Moreira e Francisca Leocárdia Moreira. Foi a quarta de cinco filhos. Casou-se com Antônio José Pereira, com quem teve 12 filhos. Até fevereiro de 2024, nove deles permaneciam vivos: Lairdes, Maria, Manoel, Joaquim, Sebastião, João, Vicente, Francisca e Helena. Sua idade foi confirmada em outubro de 2023 por uma equipe de três verificadores da LongeviQuest. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/mineira-de-caputira-esta-entre-as-cinco-pessoas-mais-velhas-do-mundo/

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Guia reúne conteúdo sobre direitos, benefícios e serviços para pessoa com deficiência

Publicados

em

Foto: Alexandre Netto

ALMG | Divulgação

Lançamento contou com a presença do presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite, de representantes de entidades e de servidores

Foi lançado nesta terça-feira (23/12/25), pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Guia Prático – Direitos, Benefícios e Serviços para Pessoa com Deficiência. O evento, realizado no Salão Nobre da Casa, contou com a presença do presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB); do deputado Antonio Carlos Arantes (PL); de integrantes de entidades e de servidores do Legislativo mineiro.

O guia reúne conceitos básicos e o detalhamento dos direitos da pessoa com deficiência (PcD), começando pelos mais abrangentes, como os direitos à igualdade e à proteção contra maus-tratos, à participação política e cidadã e ao acesso a benefícios e serviços.

O material também detalha direitos, benefícios e serviços específicos, que facilitam a rotina diária desse segmento da população.

| O presidente Tadeu Leite destacou que o guia surgiu de escutas aos cidadãos. Ele afirmou que a iniciativa contribui para reunir, em um único material, as legislações voltadas para as pessoas com deficiência, que também devem ser acompanhadas por outros grupos da sociedade.

Conforme o parlamentar, nesta Legislatura foram apresentadas cerca de 250 propostas de lei relacionadas a esse segmento, e algumas delas já se tornaram normas. Para ele, o guia é “um legado para o Estado de Minas Gerais” e uma tentativa de “incentivar a sociedade e outras entidades para que possam trabalhar cada vez mais pela inclusão”.

| O deputado Antonio Carlos Arantes reforçou o trabalho da ALMG com a inclusão ao lembrar que, em seu sexto mandato na Casa, nunca tinha visto tantas proposições voltadas às pessoas com deficiência.

Representantes de entidades elogiam a iniciativa

Integrantes de entidades que congregam pessoas com deficiência prestigiaram o lançamento. A presidenta do Instituto Corre Pra Ver, Flávia Mucci, manifestou alegria pelo reconhecimento e pelo momento histórico vivido na Assembleia. A instituição conecta pessoas com deficiência visual a guias voluntários para a prática de corrida e caminhada.

Leia Também:  Polícia Civil implanta Chame a Frida no Sul do estado

Dois atletas da entidade também elogiaram o lançamento: Flávio Oliveira e William de Lelis Braz Nascentes. Flávio afirmou que o material se integra ao movimento pela inclusão. Já William solicitou que a ALMG produza algumas cópias em braile para serem distribuídas em locais frequentados por pessoas com deficiência visual, como a Biblioteca Pública de Belo Horizonte.

Para a diretora da Apae-BH, Patrícia Valadares, o guia coloca em prática as leis já criadas e facilita o acesso das pessoas que mais necessitam desse tipo de conteúdo. Já o coordenador do Instituto Pernas de Aluguel, Magnus Valerius Gonçalves, relembrou sua própria trajetória ao contar que seu filho de 16 anos nasceu com síndrome de Down e afirmou que o guia vai “trazer um benefício enorme para as famílias” e é de “grande valia” para todos.

Segundo o Censo do IBGE de 2022, entre as 198,3 milhões de pessoas com dois anos ou mais de idade no País, 14,4 milhões — ou 7,3% — são pessoas com deficiência. Além disso, 2% da população nessa faixa etária possuem duas ou mais dificuldades funcionais. Minas Gerais segue a mesma proporção: em 2022, entre os 20.094.482 habitantes do Estado, havia 1.472.199 pessoas com deficiência, o equivalente a 7,3% do total.

Leia Também:  Professores da UFJF no ranking

Guia tem linguagem simples e três versões digitais

Dois servidores da Assembleia diretamente envolvidos com a elaboração do guia também participaram do lançamento. Alice Braga, da Gerência de Relações Públicas (GRP), afirmou que o material foi desenvolvido com linguagem simples, direta e acolhedora, para facilitar a busca por direitos e serviços.

| “O guia se configura como um instrumento, entre tantos outros, para reforçar o compromisso da Casa com a inclusão”, destacou.

Rafael Marques, da Gerência de Comunicação e Mídias Digitais (GCMD), informou que o material está disponível em três versões:
PDF navegável, com imagens e links;
Texto, sem imagens, pensado para leitores de tela;
Áudio, gerado por Inteligência Artificial (IA), com voz semelhante à humana e recursos de acessibilidade, como ajuste de velocidade de reprodução.

Para ver mais fotos clique aqui.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA