Coluna Minas Gerais
Minas lidera ranking da “Lista Suja”
Foto: Sérgio Carvalho/MTE
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Minas lidera ranking da “Lista Suja”
O estado de Minas Gerais é responsável por 1 em cada 5 casos de trabalho análogo à escravidão no Brasil, segundo a mais recente atualização da “Lista Suja” do trabalho escravo, divulgada nesta segunda-feira (6) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. De um total de 691 empregadores incluídos no cadastro, 151 estão localizados em Minas Gerais, representando 21,8% do total nacional. Em seguida aparecem a Bahia, com 77 casos (11,1%), e São Paulo, com 73 registros (10,6%). (Em Tempo – Nanuque)
BH terá muralha de monitoramento
O prefeito Álvaro Damião lançou na segunda-feira, 6, o Muralha BH, sistema integrado de monitoramento inteligente desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, em parceria com a Prodabel. O objetivo é combater a criminalidade, ampliar a sensação de segurança e, com isso, melhorar a qualidade de vida da população. A iniciativa prevê a instalação de mais de 12 mil câmeras em áreas mapeadas por toda a cidade, numa Rede de Vigilância Inteligente. (Cidade Conecta – Nova Lima)
https://www.cidadeconecta.com/noticias/prefeitura-lanca-muralha-bh-para-combater-a-criminalidade/
Cia Palhosso chega em Mariana
A Cia Palhosso, de Poços de Caldas, está de malas prontas para as cidades mineiras de Mariana e Brumadinho. O grupo, formado por quatro palhaços, vai apresentar o espetáculo “1,2,3 Palhacei!” com duas sessões gratuitas em cada município. Esta ação celebra a Semana da Criança e acontece por meio de um edital do Governo de Minas Gerais no contexto da Política Nacional Aldir Blanc. Ainda há o apoio da Secretaria Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo de Mariana e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Brumadinho. (Poços Já)
Pouso Alegre sedia Fórum
Nos dias 20 e 21 de outubro, o Fórum da Alta Gestão 5.0, vai reunir em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, grandes palestrantes e líderes que acreditam no poder da transformação para construir o futuro dos negócios. A Acipa, o Sebrae Minas e o Sicoob Credivass unem forças para apoiar o desenvolvimento dos negócios locais, oferecendo orientação, capacitação e soluções financeiras para fortalecer empreendedores e empresas da região. No dia 20 são aguardados grandes nomes e discussões sobre inovação, transformação e gestão. No dia 21, acontece a Rodada de Negócios do Sebrae, criando oportunidades únicas de conexão e novos mercados. (Estrada Nacional)
Itabirito celebra culinária afro-mineira
O Festival Gastronômico de Itabirito 2025 começou nesta segunda-feira (6), celebrando a culinária afro-mineira. Neste ano, o evento, promovido pela Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, destaca a fusão entre os sabores das raízes mineiras e a ancestralidade da cultura africana. Com tradição e criatividade, o Festival reúne 22 estabelecimentos locais, que apresentam pratos autorais inspirados na temática afro-mineira. O período de degustação segue até 22 de novembro, com uma programação que inclui, além da tradicional disputa entre bares e restaurantes, oficinas gastronômicas em escolas municipais. (O Liberal)
Parceria cria Centro Tecnloógico
A St George Mining Limited e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Campus Araxá, anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para a criação do Centro Tecnológico St George/Cefet-MG. O projeto terá como núcleo uma planta-piloto dedicada ao processamento mineral e refino hidrometalúrgico. Pelo acordo, a St George financiará integralmente a construção, aquisição de equipamentos e adequações de engenharia do centro. Nos primeiros três anos, a empresa implementará as condições laboratoriais e de planta-piloto necessárias para testes em escala ampliada. (Clarin Net)
Coluna Minas Gerais
INAES celebra 18 anos dedicados ao fortalecimento do agro mineiro
FAEMG SENAR | Divulgação
Inovação e desenvolvimento no campo
O Instituto Antônio Ernesto de Salvo (INAES) completa 18 anos com uma trajetória marcada por projetos transformadores, expansão institucional e atuação estratégica em prol do desenvolvimento do campo mineiro. Criado em 28 de novembro de 2007 para impulsionar a inovação e integrar ações do Sistema Faemg Senar, o Instituto consolidou-se como referência em sustentabilidade, inovação e fortalecimento sindical.
Ao longo de quase duas décadas, o INAES ampliou seu papel como ponte entre produtores rurais, setor público, empresas e ambientes de inovação, sempre focado em oferecer soluções práticas para os desafios da agropecuária. O Instituto se tornou responsável por programas que unem eficiência, governança, sustentabilidade e fortalecimento institucional, contribuindo diretamente para um agro mineiro mais competitivo e moderno.
O presidente do INAES, Renato Laguardia, reforça o compromisso do Instituto com a inovação e o trabalho conjunto com os sindicatos rurais.
│ “O INAES nasceu com a missão de ser um instituto forte, inovador e parceiro dos nossos sindicatos. Temos projetos importantes em andamento e vamos continuar crescendo com o apoio de todos. Que possamos divulgar esse trabalho, atrair mais parceiros e levar nossos resultados cada vez mais longe.”
Para o gerente executivo, Bruno Rocha de Melo, o aniversário marca a consolidação de um modelo de atuação alinhado às demandas do produtor.
│ “Os sindicatos são parte essencial na construção da história do INAES e queremos estar cada vez mais juntos a eles, criando um ambiente de desenvolvimento integrado e ampliando nossa base de produtores associados.”
Destaques
Entre as iniciativas de maior impacto está o Agro + Verde, realizado em parceria com a Cargill, que já promoveu a recuperação de mais de 2 mil hectares de áreas degradadas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. No Norte de Minas, o Instituto avança com o projeto de implantação de 2.900 hectares de cacau, apostando na diversificação produtiva e na recomposição ambiental.
Outro destaque é o Programa de Compras Coletivas, que fortalece a atuação dos sindicatos ao ampliar o acesso dos produtores a insumos com melhores preços. A iniciativa já movimentou mais de R$ 2 milhões e garantiu economia média de 11%, ampliando a eficiência das propriedades.
Com o Programa Produtor Responsável, o INAES desenvolve uma plataforma digital de conformidade e gestão de risco, que inclui o uso de sensoriamento remoto para monitoramento de reservas legais.
A modernização institucional também está em curso, com o mapeamento do ecossistema de inovação e um processo robusto de reposicionamento estratégico. Essa escuta ativa junto a lideranças do agro e especialistas resultará em um novo Plano Estratégico, previsto para ser apresentado no início de 2026.
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, destaca a importância do INAES para o avanço do setor.
│ “Temos o potencial de ensinar, qualificar e treinar os nossos produtores, e o Instituto é o agente que potencializará nossas ações.”
-
EMOÇÕES3 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES3 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásPesquisa Fecomércio MG: Comércio mineiro otimista para o Natal
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásOperação de mineração volta no Jequitinhonha
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásMetade de Uberlândia está endividada
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásMais de 4 mil casos de dengue em JF
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásArrecadação sobe 7,5% em Minas
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásCaravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)



