Coluna Minas Gerais
Minas reforça compromisso com a sanidade animal em evento internacional
FAEMG SENAR | Divulgação
Sistema Faemg Senar leva a voz dos produtores mineiros para debates sobre o futuro da pecuária sul-americana
Minas Gerais reafirmou seu protagonismo na defesa agropecuária ao participar da 51ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), realizada em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Representando o Sistema Faemg Senar, a analista de agronegócio Mariana Simões levou a voz dos produtores mineiros para o centro das discussões sobre segurança sanitária e os próximos passos para um status sanitário livre de febre aftosa sem vacinação.
A expectativa é que, já em maio de 2025, Brasil e Bolívia sejam reconhecidos oficialmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como países livres da doença sem a necessidade de vacinação — um marco histórico para a pecuária sul-americana.
“O reconhecimento como livre de febre aftosa sem vacinação representa o resultado de anos de trabalho conjunto de todos os elos da cadeia produtiva. Com a transição desses dois países, agora temos 64% do rebanho sul-americano livre da doença sem vacinação. É um passo importante para consolidar a qualidade sanitária e produtiva dos nossos produtos de origem animal”, destacou Mariana Simões.
Avanço antecipado
A conquista veio antes do previsto. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) previa o reconhecimento internacional apenas em 2026. Contudo, os avanços obtidos permitiram que a OMSA antecipasse a decisão para 2025.
Francisco Olavo de Castro, delegado do setor privado na comissão, reforçou a importância do engajamento do produtor nesse processo:
“Nossa participação tem sido fundamental para mostrar o trabalho que os produtores vêm fazendo para contribuir com a retirada da vacina. O primeiro e mais importante momento de vigilância acontece dentro da propriedade.”
Desafios e preparação
Antes da reunião oficial, o Seminário Internacional Pré-Cosalfa 2025 reuniu especialistas e autoridades para discutir os desafios da erradicação da febre aftosa na América do Sul. A programação incluiu temas como fundos emergenciais, bancos de vacinas, rastreabilidade animal e estratégias de comunicação com pecuaristas.
A erradicação definitiva da doença depende de vigilância constante, investimento em tecnologia e, principalmente, do comprometimento do produtor rural.
“A vigilância, aliada a uma atuação rápida e eficaz, é uma das principais ferramentas neste novo cenário. O Brasil demonstrou estar preparado e em constante evolução. O Sistema CNA, junto com Federações e Sindicatos Rurais, tem atuado diretamente com os produtores, oferecendo capacitação e apoio contínuo para evitar a reintrodução da doença”, concluiu Mariana.
Coluna Minas Gerais
Acordo viabiliza minas de Araxá
Foto: Divulgação CBMM
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Acordo viabiliza minas de Araxá
Minas Gerais garantiu, na quinta-feira, 30, uma fonte estável de receita para as próximas décadas. O Grupo Codemge formalizou um novo acordo entre a Codemig e a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) para as minas de Araxá. Pelo contrato, a estatal assegura 25% do lucro líquido com o nióbio por 30 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 15 anos, o que pode levar a vigência até 2070. O novo instrumento substitui o que terminaria em 2032, reforça as regras de fiscalização e amplia a participação da Codemig no lucro da comercialização de outros materiais pela CBMM, incluindo terras raras, sem exigir novos investimentos da estatal. (Clarin.net)
https://clarim.net.br/codemig-e-cbmm-celebram-novo-acordo-para-exploracao-do-niobio/
Caratinga a caminho da COP 30
O Santuário de Caratinga será palco, no sábado, 1º de novembro, a partir das 9h, do Mutirão Democratizando Saberes, um grande encontro voltado à valorização de iniciativas sociais, ambientais e educativas desenvolvidas no município. O evento aberto ao público é idealizado e coordenado por Andréia Patrício, que explica que o mutirão nasceu com um propósito: colocar Caratinga na COP30, conferência internacional sobre mudanças climáticas promovida pela ONU. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/cidade/caratinga-no-caminho-da-cop30/
JF incentiva artes marciais
A 3ª Semana de Incentivo às Artes Marciais 2025 está movimentando o Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, em Juiz de Fora, com uma programação diversificada e a participação de 2.360 atletas. O evento, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), reúne seis modalidades: jiu-jitsu (800 participantes), capoeira (550), judô (450), karatê (400), kickboxing (100) e boxe (60). A iniciativa tem como objetivo valorizar as artes marciais, incentivar a prática esportiva e revelar novos talentos locais e prossegue até domingo. (RCWTV – Juiz de Fora)
Mariana suspendeu ONG ambiental
O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Mariana, no último dia 21 de outubro, determinou pela suspensão, de forma preventiva, da ONG Zeladoria do Planeta, citada na Operação Rejeito, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e que investiga um esquema de mineração ilegal em Minas Gerais. Em razão dos desdobramentos da operação policial, que se tornaram de conhecimento público, e de modo a assegurar a integridade, a transparência e a imparcialidade nas resoluções do conselho, a medida cautelar será mantida até que a organização preste esclarecimentos sobre os fatos narrados e a apuração seja efetivada. (O Liberal – Ouro Preto)
UPA ganha colchões pneumáticos
A Unidade de Pronto Atendimento de Divinópolis – UPA Padre Roberto Cordeiro Martins deu mais um passo importante na melhoria nos atendimentos. Com a aquisição de 25 colchões pneumáticos, tornou-se a primeira UPA da região a contar com esse tipo de equipamento. O investimento representa um diferencial importante na prevenção, tratamento de lesões por pressão (LPP) e conforto aos pacientes que permanecem acamados. (Portal G37 – Divinópolis)
Médico de Passos ganha o Jabuti
A 67ª edição do Prêmio Jabuti, realizada na noite de 27 de outubro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, consagrou o escritor passense Marcelo Henrique Silva como vencedor na categoria Escritor Estreante – Romance com sua obra Sangue Neon (Editora Faria e Silva). O evento, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), celebrou a literatura brasileira em 23 categorias, com destaque para a conquista do autor de Passos, que levou para casa R$ 5 mil e a icônica estatueta do Jabuti. (Obervo – Passos)
Santos Dumont terá feira afro-brasileira
A Câmara de Santos Dumont aprovou Projeto de Lei que institui a Corrida Zumbi dos Palmares e a Feira Cultural Afro-Brasileira na programação oficial do Dia Municipal da Consciência Negra em Santos Dumont. A proposta institui a Corrida de Rua “Zumbi dos Palmares” com caráter esportivo, histórico e cultural, aberta à participação de atletas profissionais, amadores e da comunidade em geral em diversas categorias. A premiação simbólica poderá ser por meio de medalhas, troféus ou certificados de participação. (Portal 14B – Santos Dumont)
https://portal14b.com.br/Publicacao.aspx?id=626709
-
COLUNA MG4 dias atrásCircuito Mineiro de Vôlei de Praia chega à Prainha de Capitólio neste final de semana
-
GERAL7 dias atrásMaurício do Vôlei dispara e se consolida para disputar o Senado por Minas Gerais
-
CIDADES3 dias atrásMateus ganha prefeitos, mas Nikolas ganha os eleitores
-
Brasil e Mundo4 dias atrás1800 militares da Marinha do Brasil realizam Operação Furnas 2025
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásAlpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município
-
EMOÇÕES1 dia atrásO amor que virou missão!
-
COLUNA MG4 dias atrás
Alpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásMarinha realiza operação em Furnas



