Coluna Minas Gerais
Minas reforça compromisso com a sanidade animal em evento internacional
FAEMG SENAR | Divulgação
Sistema Faemg Senar leva a voz dos produtores mineiros para debates sobre o futuro da pecuária sul-americana
Minas Gerais reafirmou seu protagonismo na defesa agropecuária ao participar da 51ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), realizada em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Representando o Sistema Faemg Senar, a analista de agronegócio Mariana Simões levou a voz dos produtores mineiros para o centro das discussões sobre segurança sanitária e os próximos passos para um status sanitário livre de febre aftosa sem vacinação.
A expectativa é que, já em maio de 2025, Brasil e Bolívia sejam reconhecidos oficialmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como países livres da doença sem a necessidade de vacinação — um marco histórico para a pecuária sul-americana.
“O reconhecimento como livre de febre aftosa sem vacinação representa o resultado de anos de trabalho conjunto de todos os elos da cadeia produtiva. Com a transição desses dois países, agora temos 64% do rebanho sul-americano livre da doença sem vacinação. É um passo importante para consolidar a qualidade sanitária e produtiva dos nossos produtos de origem animal”, destacou Mariana Simões.
Avanço antecipado
A conquista veio antes do previsto. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) previa o reconhecimento internacional apenas em 2026. Contudo, os avanços obtidos permitiram que a OMSA antecipasse a decisão para 2025.
Francisco Olavo de Castro, delegado do setor privado na comissão, reforçou a importância do engajamento do produtor nesse processo:
“Nossa participação tem sido fundamental para mostrar o trabalho que os produtores vêm fazendo para contribuir com a retirada da vacina. O primeiro e mais importante momento de vigilância acontece dentro da propriedade.”
Desafios e preparação
Antes da reunião oficial, o Seminário Internacional Pré-Cosalfa 2025 reuniu especialistas e autoridades para discutir os desafios da erradicação da febre aftosa na América do Sul. A programação incluiu temas como fundos emergenciais, bancos de vacinas, rastreabilidade animal e estratégias de comunicação com pecuaristas.
A erradicação definitiva da doença depende de vigilância constante, investimento em tecnologia e, principalmente, do comprometimento do produtor rural.
“A vigilância, aliada a uma atuação rápida e eficaz, é uma das principais ferramentas neste novo cenário. O Brasil demonstrou estar preparado e em constante evolução. O Sistema CNA, junto com Federações e Sindicatos Rurais, tem atuado diretamente com os produtores, oferecendo capacitação e apoio contínuo para evitar a reintrodução da doença”, concluiu Mariana.
Coluna Minas Gerais
JF emite 100 mil identidades
Foto: Divulgação/PCMG
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
JF emite 100 mil identidades
Minas Gerais ultrapassou a marca de cinco milhões de emissões da Carteira de Identidade Nacional, segundo dados da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Em Juiz de Fora, o número de documentos emitidos no mesmo período foi de 103.634, o que corresponde a cerca de 2% das emissões realizadas no estado. A CIN foi criada em 2022 para substituir o antigo RG, tornando o Cadastro de Pessoa Física o número principal de identificação. Ao unificar os documentos, a proposta é realizar uma padronização nacional que permita diminuir o número de golpes. (Tribuna de Minas)
https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/26-12-2025/nova-carteira-de-identidade.html
Inhotim bate recorde de visitantes
O Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais, registrou neste ano o maior número de visitantes de sua história, com 357.684 pessoas, e projeta chegar a 361 mil até o fim de dezembro, um crescimento de 8,5% em relação a 2024. O recorde de público coincide com a preparação para o 20º aniversário do museu, que será celebrado em 2026 com um calendário especial de programação. A diretora-presidente do Inhotim, Paula Azevedo, destacou que o resultado reflete o projeto de institucionalização do museu iniciado em 2022, após a doação do fundador Bernardo Paz. (Balcão News)
https://balcaonews.com.br/noticias/turismo/2025/12/26/inhotim-bate-recorde-de-visitantes/
Congada na plataforma estadual
A tradicional Congada Paraisense, maior manifestação cultural e religiosa de São Sebastião do Paraíso e uma das mais expressivas do interior de Minas Gerais, contará em 2025 com transmissão ao vivo pelas duas emissoras de televisão do município: Líder TV e TV Sudoeste, entre os dias 26 e 30 de dezembro. A TV Sudoeste ampliará significativamente o alcance do evento por meio de uma parceria institucional com a Rede Minas. Além da exibição para os municípios da região, a emissora contará com um link de transmissão direta para Belo Horizonte, integrando o sinal à programação do canal Minas Play, plataforma digital da Rede Minas. (Jornal do Sudoeste)
https://jornaldosudoeste.com.br/noticia_detalhe.php?id=220579
Pirapora tem Procon Mirim
O Programa Procon Mirim, iniciativa educacional do Procon-MPMG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), teve sua implementação concluída nos municípios de Ponto Chique, Pirapora, João Pinheiro e Ouro Preto, fortalecendo a educação para o consumo consciente e a formação cidadã de crianças desde a infância. Mais de 315 mil estudantes já foram atendidos pelo Procon Mirim no Estado. Voltado para estudantes de 7 a 12 anos do ensino fundamental, o Procon Mirim tem como objetivo despertar, desde cedo, a consciência sobre direitos e deveres nas relações de consumo, promovendo valores como responsabilidade, ética e cidadania. (Novo Jornal de Notícias – Montes Claros)
https://novojornaldenoticias.com/noticias/procon-mirim-tem-implementacao-concluida-em-pirapora-e-pontro-chique/
Cientista sabarense entre os mais influentes
Um estudo internacional divulgado pelo portal Research.com colocou o Brasil em evidência no cenário científico mundial. O levantamento, baseado na análise de publicações e citações até 2024, listou os cientistas mais influentes do planeta e destacou 45 pesquisadores da Fiocruz, reconhecidos por sua produção científica e impacto em seis grandes áreas do conhecimento. Entre os nomes de destaque está o sabarense Omar dos Santos Carvalho, pesquisador da Fiocruz Minas, citado na área de Ciência Animal e Veterinária. Ele integra o seleto grupo de cientistas mais influentes do mundo. (Folha de Sabará)
https://folhadesabara.com.br/noticia/53694/sabarense-integra-lista-dos-cientistas-mais-influentes-do-mundo-em-ranking-internacional
Instituição avança na Zona da Mata
Nos dias 16 e 18 de dezembro, a Sicredi Botucaraí RS/MG deu mais um passo importante no seu processo de expansão para a Zona da Mata Mineira, com a inauguração de mais duas agências em Santana de Cataguases e Rodeiro. Em Santana de Cataguases, o Sicredi chega como a única instituição financeira da comunidade, ampliando o acesso ao cooperativismo de crédito. Já em Rodeiro, a Cooperativa chega para somar às demais instituições presentes, oferecendo um conceito moderno de agência e um atendimento próximo e humanizado. (Gazeta de Muriaé)
https://gazetademuriae.com.br/noticia/detalhe/16191/sicredi-avanca-na-zona-da-mata-mineira-com-novas-agencias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásSetor de sorvetes denuncia possíveis práticas anticoncorrenciais de multinacionais e pede explicações sobre preços no Brasil
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásBR&381 com radares em 68 pontos
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásOuro Preto ganha parque tecnológico
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásSítio Cascalho: histórias de superação na cafeicultura
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás“Sá Biquinha”: café cheio de histórias e memórias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásForrageiras mostram alto desempenho no semiárido
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásPrefeito vai vetar aumento dos vereadores
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásJornada Pedagógica qualifica instrutores e fortalece a educação no meio rural



