Coluna Minas Gerais

Minas reforça compromisso com a sanidade animal em evento internacional

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Sistema Faemg Senar leva a voz dos produtores mineiros para debates sobre o futuro da pecuária sul-americana

Minas Gerais reafirmou seu protagonismo na defesa agropecuária ao participar da 51ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), realizada em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Representando o Sistema Faemg Senar, a analista de agronegócio Mariana Simões levou a voz dos produtores mineiros para o centro das discussões sobre segurança sanitária e os próximos passos para um status sanitário livre de febre aftosa sem vacinação.

A expectativa é que, já em maio de 2025, Brasil e Bolívia sejam reconhecidos oficialmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como países livres da doença sem a necessidade de vacinação — um marco histórico para a pecuária sul-americana.

“O reconhecimento como livre de febre aftosa sem vacinação representa o resultado de anos de trabalho conjunto de todos os elos da cadeia produtiva. Com a transição desses dois países, agora temos 64% do rebanho sul-americano livre da doença sem vacinação. É um passo importante para consolidar a qualidade sanitária e produtiva dos nossos produtos de origem animal”, destacou Mariana Simões.


Avanço antecipado

Leia Também:  Epamig abre inscrições para o Minas Láctea 2024

A conquista veio antes do previsto. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) previa o reconhecimento internacional apenas em 2026. Contudo, os avanços obtidos permitiram que a OMSA antecipasse a decisão para 2025.

Francisco Olavo de Castro, delegado do setor privado na comissão, reforçou a importância do engajamento do produtor nesse processo:

“Nossa participação tem sido fundamental para mostrar o trabalho que os produtores vêm fazendo para contribuir com a retirada da vacina. O primeiro e mais importante momento de vigilância acontece dentro da propriedade.”


Desafios e preparação

Antes da reunião oficial, o Seminário Internacional Pré-Cosalfa 2025 reuniu especialistas e autoridades para discutir os desafios da erradicação da febre aftosa na América do Sul. A programação incluiu temas como fundos emergenciais, bancos de vacinas, rastreabilidade animal e estratégias de comunicação com pecuaristas.

A erradicação definitiva da doença depende de vigilância constante, investimento em tecnologia e, principalmente, do comprometimento do produtor rural.

“A vigilância, aliada a uma atuação rápida e eficaz, é uma das principais ferramentas neste novo cenário. O Brasil demonstrou estar preparado e em constante evolução. O Sistema CNA, junto com Federações e Sindicatos Rurais, tem atuado diretamente com os produtores, oferecendo capacitação e apoio contínuo para evitar a reintrodução da doença”, concluiu Mariana.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Consórcio amplia bases do Samu

Publicados

em

Foto: Reprodução/GazetaNM

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

Consórcio amplia bases do Samu
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas anunciou uma alteração no horário da cerimônia oficial de inauguração das novas bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A mudança, considerada pontual, não altera a programação geral da solenidade, que marca um importante avanço para a rede de urgência e emergência da região Norte de Minas. A inauguração das novas bases descentralizadas representa um passo estratégico para ampliar e agilizar o atendimento pré-hospitalar, reduzindo o tempo de resposta às ocorrências e garantindo maior cobertura assistencial aos municípios consorciados. (Gazeta Norte Mineira)

https://gazetanm.com.br/consorcio-intermunicipal-de-saude-do-norte-de-minas-ajusta-horario-da-cerimonia-de-inauguracao-de-novas-bases-descentralizadas-do-samu/

Mares Guia pode ser novidade no pleito 
Estaria cada vez mais iminente o acordo que está sendo alinhavado pelo grupo político do vice-governador Mateus Simões e os bolsonaristas. O tema envolveria a indicação de um nome para disputar uma das vagas ao Senado, cuja escolha deveria ser do ex-deputado Eduardo Bolsonaro. Por outro lado, vem sendo mencionado o nome do ex-ministro e ex-vice-governador Walfrido dos Mares Guia como trunfo nesse pleito para figurar na lista de interessados pela sucessão de Zema. O nome dele já teria sido levado diretamente ao presidente Lula, caso o senador Pacheco resolva sair do páreo na corrida à peleja estadual deste ano. (Edição do Brasil)
https://edicaodobrasil.com.br/mares-guia-pode-ser-a-novidade-na-eleicao-ao-governo-de-minas/

Leia Também:  Aeroporto Internacional ganha novos voos entre BH e Bogotá e espera mais de 11 milhões de passageiros em 2023

Reunidas contempla clientes com prêmios
Reunidas realizou nesta sexta-feira, dia 09, o sorteio de três motocicletas 0km para clientes das cidades de Nanuque, Carlos Chagas e Teófilo Otoni. O evento aconteceu no Posto Reunidas de Nanuque e reuniu clientes e parceiros da empresa. Os ganhadores foram das três cidades participantes. Em Nanuque, a empresa contemplada foi a ANR. Já em Carlos Chagas foi Joaquim Silveira e Tiago de Figueira Souza de Teófilo Otoni, os vencedores também foram definidos durante o sorteio realizado no local. (Jornal Em Tempo – Nanuque)
https://jornalemtempo.com/posto-reunidas-contempla-ganhadores-das-motos 

Cooperativa fortalece economia de Cabo Verde
O Sicredi comemora, neste mês, dois anos de presença em Cabo Verde, reforçando seu orgulho em fazer parte da comunidade e reafirmando o compromisso com o futuro do município. Ao longo desse período, a cooperativa tem contribuído ativamente para o fortalecimento da economia local, o desenvolvimento de empresas e do agronegócio, além da realização de sonhos. (Folha Regional – Muzambinho)
https://afolharegional.com.br/noticias/sicredi-celebra-dois-anos-de-atuacao-em-cabo-verde/

Ouro Preto amplia coleta seletiva
Ouro Preto deu um importante passo no cuidado com o meio ambiente: na última quarta-feira (7), aconteceu a inauguração de um espaço voltado para o fortalecimento da coleta seletiva. Trata-se de um Galpão de Triagem de Resíduos Sólidos, que representa melhoria direta em ações para a preservação ambiental e na infraestrutura de trabalho dos catadores. O município de Ouro Preto, atualmente, conta com quatro associações de catadores, são elas: a Associação da Rancharia, a Associação do Padre Faria, a Associação do Alto Rio das Velhas e a Associação de Antônio Pereira. (O Liberal – Ouro Preto)
https://oliberalinconfidentes.com.br/ouro-preto/ouro-preto-entrega-novo-galpao-de-triagem-de-residuos-e-amplia-coleta-seletiva/

Leia Também:  UFV cria curativo biodegradável

Carnaval volta em Timóteo
Na quarta-feira, 7, a Prefeitura realizou na quadra do CMEI -EJA (Secretaria Municipal de Educação), o lançamento oficial do Carnaval de Timóteo 2026, marcando a contagem regressiva para a retomada da maior festa popular da cidade. Depois de mais de uma década sem ocupar o coração da cidade, o Carnaval de Timóteo está de volta ao Centro-Norte, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 2026. A festa, que já foi considerada uma das melhores de Minas Gerais, retoma suas origens e promete cinco dias de intensa programação cultural e musical. (Portal Silmara de Freitas)
https://www.silmaradefreitas.com.br/carnaval-de-timoteo-volta-em-grande-estilo-apos-14-anos/

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA