Coluna Minas Gerais
Minas reforça compromisso com a sanidade animal em evento internacional
FAEMG SENAR | Divulgação
Sistema Faemg Senar leva a voz dos produtores mineiros para debates sobre o futuro da pecuária sul-americana
Minas Gerais reafirmou seu protagonismo na defesa agropecuária ao participar da 51ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), realizada em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Representando o Sistema Faemg Senar, a analista de agronegócio Mariana Simões levou a voz dos produtores mineiros para o centro das discussões sobre segurança sanitária e os próximos passos para um status sanitário livre de febre aftosa sem vacinação.
A expectativa é que, já em maio de 2025, Brasil e Bolívia sejam reconhecidos oficialmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como países livres da doença sem a necessidade de vacinação — um marco histórico para a pecuária sul-americana.
“O reconhecimento como livre de febre aftosa sem vacinação representa o resultado de anos de trabalho conjunto de todos os elos da cadeia produtiva. Com a transição desses dois países, agora temos 64% do rebanho sul-americano livre da doença sem vacinação. É um passo importante para consolidar a qualidade sanitária e produtiva dos nossos produtos de origem animal”, destacou Mariana Simões.
Avanço antecipado
A conquista veio antes do previsto. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) previa o reconhecimento internacional apenas em 2026. Contudo, os avanços obtidos permitiram que a OMSA antecipasse a decisão para 2025.
Francisco Olavo de Castro, delegado do setor privado na comissão, reforçou a importância do engajamento do produtor nesse processo:
“Nossa participação tem sido fundamental para mostrar o trabalho que os produtores vêm fazendo para contribuir com a retirada da vacina. O primeiro e mais importante momento de vigilância acontece dentro da propriedade.”
Desafios e preparação
Antes da reunião oficial, o Seminário Internacional Pré-Cosalfa 2025 reuniu especialistas e autoridades para discutir os desafios da erradicação da febre aftosa na América do Sul. A programação incluiu temas como fundos emergenciais, bancos de vacinas, rastreabilidade animal e estratégias de comunicação com pecuaristas.
A erradicação definitiva da doença depende de vigilância constante, investimento em tecnologia e, principalmente, do comprometimento do produtor rural.
“A vigilância, aliada a uma atuação rápida e eficaz, é uma das principais ferramentas neste novo cenário. O Brasil demonstrou estar preparado e em constante evolução. O Sistema CNA, junto com Federações e Sindicatos Rurais, tem atuado diretamente com os produtores, oferecendo capacitação e apoio contínuo para evitar a reintrodução da doença”, concluiu Mariana.
Coluna Minas Gerais
Ipatinga renova frota de transporte
Foto: Reprodução DA
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Ipatinga renova frota de transporte
Os novos ônibus que irão renovar a frota do transporte público de Ipatinga devem começar a chegar de forma gradativa até o fim do primeiro trimestre de 2026. Os veículos fazem parte do IpaMove, programa de mobilidade urbana da Prefeitura de Ipatinga, que será lançado oficialmente nesta sexta-feira (6), a partir das 9h30. Na ocasião, será entregue o primeiro dos 88 ônibus que irão compor a frota municipal. Os veículos foram viabilizados por meio de recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Diário do Aço).
https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0131268-novos-onibus-do-transporte-publico-de-ipatinga-devem-ser-entregues-ate-o-fim-do-primeiro-trimestre
Sete-lagoanos ganham destaque internacional
Os filmes Segredos do Porão (2008), O Homem Mau (2021) e Seeds of Tomorrow (2025), dirigidos por Capucci Junior e produzidos pela Capucci Produções, de Sete Lagoos, foram selecionados para exibição no Vision Film Festival (Itália) e no Lift-Off Sessions 2026, vitrine global promovida pela Lift-Off Global Network, sediada no Reino Unido. Com mais de 20 anos de atuação no audiovisual, a Capucci Produções construiu trajetória consistente no cinema autoral e na inovação tecnológica (Diário de Sete Lagoas)
https://www.diariosetelagoas.com.br/sete-lagoanos-ganham-destaque-em-vitrines-internacionais-e-preparam-novo-longa-com-apoio-empresarial
Jequitibá ‘gigante’ tem 2 mil anos
Um Jequitibá-rosa de mais de 30 metros de altura tem chamado a atenção em Cássia. A árvore, que tem como característica um tronco bem grande, é conhecida como “gigante da floresta”. Segundo o pesquisador proprietário da área, a árvore de Cássia pode ser o terceiro jequitibá mais antigo do Brasil, com pelo menos 2 mil anos de existência. Silvio Pelico, dono da propriedade, é engenheiro florestal e professor universitário. Ele usa os 90 hectares de mata nativa para pesquisas. Ao longo de 20 anos foram catalogadas 140 espécies de grande porte. (Folha Regional – Muzambinho)
https://afolharegional.com.br/noticias/jequitiba-gigante-de-2-mil-anos-chama-a-atencao-em-cassia/
Prefeito na audiência do caso Mariana em Londres
O prefeito de Mariana, Juliano Duarte, está em Londres, na Inglaterra, para acompanhar e participar das audiências da segunda fase do julgamento que envolve uma ação contra a mineradora BHP, condenada parcialmente pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, no ano de 2015. Além do prefeito, duas vítimas afetadas pela maior tragédia socioambiental do Brasil, Mauro Silva, morador e membro da Comissão de Atingidos de Bento Rodrigues, e Thatiele Monic Estevão, representante das comunidades quilombolas de Minas Gerais. (O Liberal)
https://oliberalinconfidentes.com.br/mariana/caso-mariana-em-londres-prefeito-juliano-duarte-vai-a-inglaterra-para-acompanhar-audiencias-da-segunda-fase-do-julgamento/
Vereador indiciado em Uberaba
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) finalizou o inquérito policial que investigou crimes contra a administração pública e o sistema econômico em Uberaba. O esquema criminoso gerou um prejuízo estimado em R$ 1,16 milhão, resultando no indiciamento de 18 pessoas. Entre os envolvidos estão A Polícia Civil de Minas Gerais indiciou 18 pessoas por envolvimento em um esquema criminoso contra a administração pública, que teria causado prejuízo estimado de R$ 1,16 milhão aos cofres do município de Uberaba. Entre os indiciados está o vereador Almir Pereira da Silva, além de empresários e servidores público (Jornal de Uberaba)
https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/139850/pcmg-indicia-vereador-e-empresarios-por-desvio-de-r-1-16-milhao-em-uberaba
Mostra de Tiradentes reafirma seu papel
A 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes terminou neste final de semana e reafirmou seu papel como um dos principais espaços de reflexão, experimentação e consagração do cinema brasileiro contemporâneo. O grande destaque da edição foi o documentário “Anistia 79”, dirigido pela cineasta carioca Anita Leandro, vencedor do Prêmio Carlos Reichenbach, principal reconhecimento da Mostra Olhos Livres, concedido pelo júri oficial. O filme também conquistou o Prêmio de Melhor Longa pelo Júri Popular. Na avaliação dos jurados, a obra se destaca pela forma inventiva com que ressignifica imagens de um registro amador, ao expandir as possibilidades narrativas de cada fotograma. (Cidade Conecta)
https://www.cidadeconecta.com/noticias/mostra-de-tiradentes-reafirma-o-cinema-como-territorio-de-memoria/
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásRecorde na produção mineira de azeite
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásCresce aviação executiva em Araxá
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásTurismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásCidades de MG entre as 100 maiores arrecadações
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásAMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásUsina fotovoltaica avança em Uberaba
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásSenar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásAgência atesta segurança em minas



