Coluna Minas Gerais

Minas reforça compromisso com a sanidade animal em evento internacional

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Sistema Faemg Senar leva a voz dos produtores mineiros para debates sobre o futuro da pecuária sul-americana

Minas Gerais reafirmou seu protagonismo na defesa agropecuária ao participar da 51ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), realizada em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Representando o Sistema Faemg Senar, a analista de agronegócio Mariana Simões levou a voz dos produtores mineiros para o centro das discussões sobre segurança sanitária e os próximos passos para um status sanitário livre de febre aftosa sem vacinação.

A expectativa é que, já em maio de 2025, Brasil e Bolívia sejam reconhecidos oficialmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como países livres da doença sem a necessidade de vacinação — um marco histórico para a pecuária sul-americana.

“O reconhecimento como livre de febre aftosa sem vacinação representa o resultado de anos de trabalho conjunto de todos os elos da cadeia produtiva. Com a transição desses dois países, agora temos 64% do rebanho sul-americano livre da doença sem vacinação. É um passo importante para consolidar a qualidade sanitária e produtiva dos nossos produtos de origem animal”, destacou Mariana Simões.


Avanço antecipado

Leia Também:  Minas Gerais se destaca no Prêmio ATeG 2025

A conquista veio antes do previsto. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) previa o reconhecimento internacional apenas em 2026. Contudo, os avanços obtidos permitiram que a OMSA antecipasse a decisão para 2025.

Francisco Olavo de Castro, delegado do setor privado na comissão, reforçou a importância do engajamento do produtor nesse processo:

“Nossa participação tem sido fundamental para mostrar o trabalho que os produtores vêm fazendo para contribuir com a retirada da vacina. O primeiro e mais importante momento de vigilância acontece dentro da propriedade.”


Desafios e preparação

Antes da reunião oficial, o Seminário Internacional Pré-Cosalfa 2025 reuniu especialistas e autoridades para discutir os desafios da erradicação da febre aftosa na América do Sul. A programação incluiu temas como fundos emergenciais, bancos de vacinas, rastreabilidade animal e estratégias de comunicação com pecuaristas.

A erradicação definitiva da doença depende de vigilância constante, investimento em tecnologia e, principalmente, do comprometimento do produtor rural.

“A vigilância, aliada a uma atuação rápida e eficaz, é uma das principais ferramentas neste novo cenário. O Brasil demonstrou estar preparado e em constante evolução. O Sistema CNA, junto com Federações e Sindicatos Rurais, tem atuado diretamente com os produtores, oferecendo capacitação e apoio contínuo para evitar a reintrodução da doença”, concluiu Mariana.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Câncer tem alta letalidade no Triângulo

Publicados

em

Foto: Alexandre Oliveira/Grupo Luta pela Vida

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

Câncer tem alta letalidade no Triângulo
As regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas têm seis cidades onde o câncer é a principal causa de morte, superando as doenças cardiovasculares que lideram no país. São elas: Abadia dos Dourados, Canápolis, Conquista, Douradoquara, Gurinhatã e Vazante. O câncer já superou outras doenças como principal causa de morte em 670 municípios brasileiros, o equivalente a 12% das cidades do país. O número considera dados do Ministério da Saúde analisados pelo Observatório de Oncologia. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/cancer-e-a-principal-causa-de-morte-em-seis-cidades-do-triangulo-alto-paranaiba-e-noroeste-de-minas-gerais

Santa Rita ganha fábrica de motor
Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas, ganha mais um impulso para sua vocação tecnológica com o início oficial da operação, nesta quinta-feira (27), da primeira fábrica de motores de ar-condicionado do estado. Da Welling Motor, subsidiária industrial do Grupo Midea. O projeto tem investimento de R$ 70 milhões e previsão de criação de 150 empregos diretos até 2026. E consolida a chegada de uma das mais importantes fabricantes de motores elétricos do mundo ao Vale da Eletrônica. (Poços Já)
https://pocosja.com.br/noticia/economia-e-negocios/2025/11/28/sul-de-minas-inaugura-primeira-fabrica-de-motores-de-ar-condicionado-do-estado/

Ferrovia Varginha/Lavras no leilão
O Ministério dos Transportes divulgou nesta terça-feira (25/11) que o chamamento público do chamado Corredor Minas-Rio. O projeto abrange trechos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) que conectam o Centro-Oeste de Minas Gerais ao litoral do Rio de Janeiro, atravessando a região do Sul de Minas, ligando Varginha a Lavras. A estimativa da pasta é que o edital seja publicado em janeiro do próximo ano, com a realização do certame marcada para abril de 2026. (Varginha OnLine)
www.varginhaonline.com.br/216347/ferrovia-entre-varginha-e-lavras-integra-pacote-de-leilao-previsto-para-2026.html

Leia Também:  Papa Francisco é presenteado com Queijo Minas Artesanal campeão na ExpoQueijo 

Bocaiuva no Norte Empreendedor
O Programa Norte Empreendedor, iniciativa que tem se consolidado como uma das principais ações de fortalecimento empresarial no Norte de Minas, encerrou mais uma edição em Bocaiuva na noite desta quarta-feira, 26 de novembro. O evento, promovido pelo Sicoob Credinor e pelo Sebrae Minas, com apoio da Fundação Credinor, reuniu os 32 empresários que concluíram o ciclo de consultorias para um coquetel comemorativo e a entrega oficial dos certificados, simbolizando mais uma etapa de avanço para os pequenos e médios negócios da região. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/norte-empreendedor-encerra-edicao-em-bocaiuva-com-entrega-de-certificados-a-32-empresarios/

Refúgios de Minas atraem casamentos
A busca por locais ao ar livre, que unem exuberância natural e a tranquilidade do interior, define a próxima era dos enlaces matrimoniais, como um cenário singular em Minas Gerais: a Vila da Serra, em Diamantina. Situada aos pés da serra e cercada por uma natureza deslumbrante oferece um diferencial único. É essa combinação que posiciona a Vila da Serra como um dos melhores locais para celebrar o amor, proporcionando aos convidados memórias duradouras em um ambiente onde a natureza é o maior presente — aninhada aos pés da Serra dos Cristais, em uma das cidades mais belas do Brasil. (MG Turismo – Belo Horizonte)
https://mgturismo.com.br/refugios-de-minas-gerais-atraem-cada-vez-mais-cerimonias-de-casamentos/

Leia Também:  Pirapora celebra volta do Vapor

UFV terá novos cursos
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) aprovou 24, a proposta de criação de três novos cursos: Ciência de Dados e Inteligência Artificial, no campus Rio Paranaíba, e Engenharia de Robôs e Ciência de Dados, no campus Viçosa. Segundo a instituição, a criação das novas graduações atende às diretrizes do Programa Universidades Inovadoras e Sustentáveis, do Ministério da Educação (MEC), que busca ampliar a oferta de cursos na área de STEM — Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. (Folha da Mata – Viçosa)
http://folhadamata.web15f105.uni5.net/ufv-aprova-criacao-de-tres-novos-cursos

Manhuaçu reúne cafeicultores
O Sebrae Minas e o Conselho da Região das Matas de Minas realizam, em Manhuaçu, o 10° Encontro de Cafeicultores da Região das Matas de Minas. O evento é voltado para produtores e empreendedores do setor e visa valorizar os cafés de origem, orientar sobre o mercado de café especial, gerar relacionamento e fomentar a cafeicultura regional. Neste ano, o evento traz a 2ª edição do Leilão IG Matas de Minas, que vai conectar produtores a compradores, e valorizar o café com origem e identidade. Ainda serão premiados os melhores cafés que vão participar do cupping durante o encontro. (Diário de Manhuaçu)
https://diariodemanhuacu.com.br/2025/cidade/manhuacu-e-palco-do-10-encontro-de-cafeicultores-da-regiao-das-matas-de-minas/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA