Coluna Minas Gerais
Minas reforça compromisso com a sanidade animal em evento internacional
FAEMG SENAR | Divulgação
Sistema Faemg Senar leva a voz dos produtores mineiros para debates sobre o futuro da pecuária sul-americana
Minas Gerais reafirmou seu protagonismo na defesa agropecuária ao participar da 51ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), realizada em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Representando o Sistema Faemg Senar, a analista de agronegócio Mariana Simões levou a voz dos produtores mineiros para o centro das discussões sobre segurança sanitária e os próximos passos para um status sanitário livre de febre aftosa sem vacinação.
A expectativa é que, já em maio de 2025, Brasil e Bolívia sejam reconhecidos oficialmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como países livres da doença sem a necessidade de vacinação — um marco histórico para a pecuária sul-americana.
“O reconhecimento como livre de febre aftosa sem vacinação representa o resultado de anos de trabalho conjunto de todos os elos da cadeia produtiva. Com a transição desses dois países, agora temos 64% do rebanho sul-americano livre da doença sem vacinação. É um passo importante para consolidar a qualidade sanitária e produtiva dos nossos produtos de origem animal”, destacou Mariana Simões.
Avanço antecipado
A conquista veio antes do previsto. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) previa o reconhecimento internacional apenas em 2026. Contudo, os avanços obtidos permitiram que a OMSA antecipasse a decisão para 2025.
Francisco Olavo de Castro, delegado do setor privado na comissão, reforçou a importância do engajamento do produtor nesse processo:
“Nossa participação tem sido fundamental para mostrar o trabalho que os produtores vêm fazendo para contribuir com a retirada da vacina. O primeiro e mais importante momento de vigilância acontece dentro da propriedade.”
Desafios e preparação
Antes da reunião oficial, o Seminário Internacional Pré-Cosalfa 2025 reuniu especialistas e autoridades para discutir os desafios da erradicação da febre aftosa na América do Sul. A programação incluiu temas como fundos emergenciais, bancos de vacinas, rastreabilidade animal e estratégias de comunicação com pecuaristas.
A erradicação definitiva da doença depende de vigilância constante, investimento em tecnologia e, principalmente, do comprometimento do produtor rural.
“A vigilância, aliada a uma atuação rápida e eficaz, é uma das principais ferramentas neste novo cenário. O Brasil demonstrou estar preparado e em constante evolução. O Sistema CNA, junto com Federações e Sindicatos Rurais, tem atuado diretamente com os produtores, oferecendo capacitação e apoio contínuo para evitar a reintrodução da doença”, concluiu Mariana.
Coluna Minas Gerais
Uberlândia com bebês abaixo do peso
Foto: Freepik/DU
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Uberlândia com bebês abaixo do peso
Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Federal de Uberlândia identificou aumento nos casos de baixo peso ao nascer, entre os anos de 2018 e 2023. O levantamento registrou prevalência de 10,89% maior do que o índice encontrado no estudo anterior, entre 2012 e 2016, quando o valor era de 9,61%. O resultado coloca Uberlândia acima da média nacional e acende um alerta para a saúde pública da cidade. Segundo a equipe responsável pela pesquisa, existem diversos fatores que explicam o aumento desse índice. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/39424/pesquisa-da-ufu-revela-alta-nos-casos-de-bebes-com-baixo-peso-em-uberlandia
MoC terá fundo de segurança
A segurança pública de Montes Claros ganhou um novo instrumento de fortalecimento institucional na quinta-feira, 4, com a aprovação, pela Câmara Municipal, do Projeto de Lei que cria o Fundo Municipal de Segurança Pública. A proposta, enviada pela Prefeitura, estabelece uma estrutura permanente de financiamento destinada a apoiar projetos, ações e programas voltados à redução da violência, à modernização das forças de segurança e ao aprimoramento de políticas de prevenção. A aprovação ocorreu por unanimidade, refletindo consenso entre os vereadores sobre a relevância da medida. (Gazeta Norte – Mineira)
https://gazetanm.com.br/montes-claros-tera-fundo-municipal-para-seguranca-publica-iniciativa-amplia-capacidade-de-investimento-e-fortalece-politicas-de-prevencao-a-violencia/
IF cria laboratório para população
A Prefeitura de Ouro Preto oficializou o convênio com o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto. O recurso de R$ 200 mil será destinado à modernização e estruturação do laboratório de informática, garantindo mais qualidade e ampliando o acesso aos serviços oferecidos. O investimento, viabilizado pelo Programa Pró-Comunidade da Secretaria Municipal de Governo e proveniente de emenda parlamentar, fortalece ações de ensino, pesquisa e extensão que beneficiam estudantes e toda a comunidade ouro-pretana. (O Liberal – Ouro Preto)
https://oliberalinconfidentes.com.br/ouro-preto/convenio-entre-prefeitura-de-ouro-preto-e-ifmg-garante-laboratorio-de-informatica-aberto-a-populacao/
Araxá que renegociar com Copasa
A Prefeitura de Araxá recebeu da Copasa um ofício solicitando a prorrogação do contrato de prestação de serviços com a cidade até o ano de 2073. O documento, enviado por e-mail, não apresenta contrapartidas, investimentos e/ou propostas de melhorias para atender à população araxaense, o que gerou cobrança por parte do município. A Administração Municipal reforçou que não aceitará a renovação sem negociação e destaca a necessidade de avanços reais na qualidade dos serviços prestados. (Clarim.net – Araxá)
https://clarim.net.br/copasa-quer-estender-contratos-ate-2073-prefeitura-cobra-investimentos-e-melhorias-no-servico/
UFV cria robô quadrúpede
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) apresentou seu primeiro robô quadrúpede totalmente projetado e construído nos laboratórios do Departamento de Engenharia Elétrica. O equipamento foi desenvolvido pelo estudante Bernardo Seabra e ganhou destaque após ser apresentado no Workshop on Robotics in Education e ter seu trabalho publicado pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers. O robô foi inteiramente concebido na UFV, sem a utilização de kits comerciais, o que demandou alto nível de complexidade técnica. Segundo o estudante, o desenvolvimento envolveu desafios relacionados à estabilidade, propriedades físicas e testes em condições reais. (Folha da Mata – Viçosa)
Normal
0
21
false
false
false
PT-BR
X-NONE
X-NONE
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:107%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Aptos”,sans-serif;
mso-ascii-font-family:Aptos;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Aptos;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-font-kerning:1.0pt;
mso-ligatures:standardcontextual;
mso-fareast-language:EN-US;}
Mercado de elétricos cresce em MG
O mercado de veículos elétricos e híbridos acumula 12,2 mil emplacamentos em Minas Gerais entre janeiro e novembro. O número no Estado é 41% superior ao mesmo período do ano passado, quando atingiu 8,6 mil comercializações. Com resultados expressivos, o setor projeta dobrar a participação no mercado de veículos em 2026, saltando de 11% para aproximadamente 22%. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico. Dentre as capitais, no último mês, a categoria recebeu uma nova líder de mercado. Com 2,4 mil comercializações, Brasília ultrapassou São Paulo (2,3 mil), configurando-se como um dos principais mercados nacionais. A terceira colocação permanece com Belo Horizonte, que registrou 908 emplacamentos no período, acumulando 7,2 mil vendas em 2025. (Diário do Comércio)
https://diariodocomercio.com.br/economia/veiculos-eletricos-hibridos-venda-2025/
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásCaxambu adota carruagens elétricas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásAMM divulga nota oficial sobre a privatização da Copasa
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásSaúde Itinerante ultrapassa 13 mil atendimentos em 2025
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásBlack Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásAssembleia em Números: nova página amplia transparência do Legislativo mineiro
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásMucuri reforça representação na Assembleia
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásSetor leiteiro conquista avanço em processo antidumping
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásArmazéns da Casemg serão implodidos



