Coluna Minas Gerais

Minas reforça compromisso com a sanidade animal em evento internacional

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Sistema Faemg Senar leva a voz dos produtores mineiros para debates sobre o futuro da pecuária sul-americana

Minas Gerais reafirmou seu protagonismo na defesa agropecuária ao participar da 51ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), realizada em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Representando o Sistema Faemg Senar, a analista de agronegócio Mariana Simões levou a voz dos produtores mineiros para o centro das discussões sobre segurança sanitária e os próximos passos para um status sanitário livre de febre aftosa sem vacinação.

A expectativa é que, já em maio de 2025, Brasil e Bolívia sejam reconhecidos oficialmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como países livres da doença sem a necessidade de vacinação — um marco histórico para a pecuária sul-americana.

“O reconhecimento como livre de febre aftosa sem vacinação representa o resultado de anos de trabalho conjunto de todos os elos da cadeia produtiva. Com a transição desses dois países, agora temos 64% do rebanho sul-americano livre da doença sem vacinação. É um passo importante para consolidar a qualidade sanitária e produtiva dos nossos produtos de origem animal”, destacou Mariana Simões.


Avanço antecipado

Leia Também:  Governo de Minas vistoria rodovias concedidas no Triângulo Mineiro

A conquista veio antes do previsto. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) previa o reconhecimento internacional apenas em 2026. Contudo, os avanços obtidos permitiram que a OMSA antecipasse a decisão para 2025.

Francisco Olavo de Castro, delegado do setor privado na comissão, reforçou a importância do engajamento do produtor nesse processo:

“Nossa participação tem sido fundamental para mostrar o trabalho que os produtores vêm fazendo para contribuir com a retirada da vacina. O primeiro e mais importante momento de vigilância acontece dentro da propriedade.”


Desafios e preparação

Antes da reunião oficial, o Seminário Internacional Pré-Cosalfa 2025 reuniu especialistas e autoridades para discutir os desafios da erradicação da febre aftosa na América do Sul. A programação incluiu temas como fundos emergenciais, bancos de vacinas, rastreabilidade animal e estratégias de comunicação com pecuaristas.

A erradicação definitiva da doença depende de vigilância constante, investimento em tecnologia e, principalmente, do comprometimento do produtor rural.

“A vigilância, aliada a uma atuação rápida e eficaz, é uma das principais ferramentas neste novo cenário. O Brasil demonstrou estar preparado e em constante evolução. O Sistema CNA, junto com Federações e Sindicatos Rurais, tem atuado diretamente com os produtores, oferecendo capacitação e apoio contínuo para evitar a reintrodução da doença”, concluiu Mariana.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Centro logístico tem expansão em Pouso Alegre

Publicados

em

Foto: Ascom/PMPA

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

Centro logístico tem expansão em Pouso Alegre
Foi iniciada nesta terça-feira a nova fase de expansão do Centro Logístico e Industrial Aduaneiro de Pouso Alegre, empreendimento que consolida o município como um dos principais polos logísticos de Minas Gerais e reforça sua ligação direta com o Rio de Janeiro por meio do novo Corredor Rio x Minas. Em operação desde 2017, o CLIA integra o grupo ICTSI, International Container Terminal Services Inc., maior operador portuário independente do mundo, com 33 terminais distribuídos em 19 países e 6 continentes. (Pouso Alegre em Foco)
https://pousoalegreemfoco.com.br/noticia/3010/pouso-alegre-inaugura-expansao-do-clia-e-consolida-posicao-estrategica-no-setor-logistico

Santa Casa nega risco de paralisação
A Prefeitura Municipal e a Irmandade Santa Casa de Poços de Caldas divulgaram uma nota conjunta para esclarecer informações sobre uma suposta paralisação dos serviços médicos no município. De acordo com o comunicado, não houve interrupção nos serviços hospitalares ou de pronto-atendimento, e nenhum aviso formal de possível paralisação foi encaminhado pelas equipes médicas. Tanto a Prefeitura quanto a Santa Casa reforçam que a rotina assistencial permanece inalterada. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/11/25/prefeitura-e-santa-casa-negam-risco-de-paralisacao-e-garantem-normalidade-nos-atendimentos/

Esquadrão de Cavalaria completa 96 anos 
Em 2025, O 4° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado completa 96 anos de história. História essa que, desde 1984, passou a ser contada a partir da cidade de Santos Dumont, com a vinda da única unidade de Cavalaria de Minas Gerais para o município. Para celebrar quase um século de história, foi organizada uma solenidade com a presença de prefeitos da região, além de autoridades civis e militares. Além da entrega de certificados e medalhas, as comemorações contaram com uma demonstração de força militar da tropa. Os militares entoaram canções alusivas à Cavalaria e Montanha. Houve também o desfile dos veículos e demonstrações com o armamento. (Portal 14B – Santos Dumont)
https://portal14b.com.br/Publicacao.aspx?id=632663

Leia Também:  12º Prêmio Sebrae de Jornalismo vai distribuir R$ 98 mil em Minas Gerais

Norte na Campanha Minas Unida
Os 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizam nos dias 28 e 29 de novembro o “Dia D” da Campanha Minas Unida contra o Aedes. Com a intensificação do período chuvoso, a iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) objetiva antecipar e reforçar a mobilização dos municípios e da população para o recolhimento e eliminação de materiais inservíveis, que possam acumular água. (Novo Jornal de Notícias – Montes Claros)
https://novojornaldenoticias.com/noticias/norte-de-minas-realiza-mutirao-da-campanha-minas-unida/

Aeroporto é o quarto mais movimentado
O Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado em Santana do Paraíso, foi o quarto mais movimentado de Minas Gerais entre os meses de janeiro e outubro deste ano. A estatística foi divulgada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) a partir de dados estatísticos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Nos dez primeiros meses do ano, 115.329 passageiros passaram pelo sítio aeroportuário. O Aeroporto de Governador Valadares, administrado pela Infraero, assim como o do Vale do Aço, teve a movimentação de 73.315 passageiros no mesmo período. (Diário do Aço)
https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0129405-aeroporto-do-vale-do-aco-e-o-quarto-mais-movimentado-do-estado

Leia Também:  AMM e Codemge abrem inscrições para curso de capacitação em PPPs e Concessões

Cooxupé campeã em Sustentabilidade
A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé foi reconhecida como a Campeã em Sustentabilidade, pelo Prêmio Melhores do Agronegócio 2025. A cerimônia, que celebrou as empresas mais destacadas do setor, aconteceu no dia 24 de novembro, em São Paulo, com a presença dos principais nomes do agro brasileiro. A conquista ressalta o compromisso da Cooxupé com a responsabilidade socioambiental, o cuidado com o meio ambiente e o incentivo às boas práticas agrícolas junto aos mais de 21 mil produtores cooperados. (Jornal da Região)
https://www.jornaldaregiaoonline.com.br/cooxupe-e-eleita-campea-em-sustentabilidade-no-premio-melhores-do-agronegocio-2025

Áreas de Uberaba despertam interesse
Pelo menos duas áreas de Uberaba despertaram interesse direto de órgãos federais dentro do Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag), iniciativa do governo Zema que prevê a transferência de imóveis mineiros à União para abatimento da dívida estadual. Entre as instituições que formalizaram intenção de uso estão a CeasaMinas — que mira o Mercado Livre do Produtor (MLP) da cidade — e o Incra, que apontou interesse no Horto Florestal do Ely, área de mais de 150 hectares pertencente ao Estado. (Jornal da Manhã)
https://jmonline.com.br/cidade/instituic-es-federais-miram-duas-areas-estrategicas-de-uberaba-incluidas-no-propag-1.566923

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA