Coluna Minas Gerais

Minas reforça compromisso com a sanidade animal em evento internacional

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Sistema Faemg Senar leva a voz dos produtores mineiros para debates sobre o futuro da pecuária sul-americana

Minas Gerais reafirmou seu protagonismo na defesa agropecuária ao participar da 51ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), realizada em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Representando o Sistema Faemg Senar, a analista de agronegócio Mariana Simões levou a voz dos produtores mineiros para o centro das discussões sobre segurança sanitária e os próximos passos para um status sanitário livre de febre aftosa sem vacinação.

A expectativa é que, já em maio de 2025, Brasil e Bolívia sejam reconhecidos oficialmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como países livres da doença sem a necessidade de vacinação — um marco histórico para a pecuária sul-americana.

“O reconhecimento como livre de febre aftosa sem vacinação representa o resultado de anos de trabalho conjunto de todos os elos da cadeia produtiva. Com a transição desses dois países, agora temos 64% do rebanho sul-americano livre da doença sem vacinação. É um passo importante para consolidar a qualidade sanitária e produtiva dos nossos produtos de origem animal”, destacou Mariana Simões.


Avanço antecipado

Leia Também:  PCMG prende suspeito de abusar de sobrinha-neta em Jenipapo de Minas

A conquista veio antes do previsto. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) previa o reconhecimento internacional apenas em 2026. Contudo, os avanços obtidos permitiram que a OMSA antecipasse a decisão para 2025.

Francisco Olavo de Castro, delegado do setor privado na comissão, reforçou a importância do engajamento do produtor nesse processo:

“Nossa participação tem sido fundamental para mostrar o trabalho que os produtores vêm fazendo para contribuir com a retirada da vacina. O primeiro e mais importante momento de vigilância acontece dentro da propriedade.”


Desafios e preparação

Antes da reunião oficial, o Seminário Internacional Pré-Cosalfa 2025 reuniu especialistas e autoridades para discutir os desafios da erradicação da febre aftosa na América do Sul. A programação incluiu temas como fundos emergenciais, bancos de vacinas, rastreabilidade animal e estratégias de comunicação com pecuaristas.

A erradicação definitiva da doença depende de vigilância constante, investimento em tecnologia e, principalmente, do comprometimento do produtor rural.

“A vigilância, aliada a uma atuação rápida e eficaz, é uma das principais ferramentas neste novo cenário. O Brasil demonstrou estar preparado e em constante evolução. O Sistema CNA, junto com Federações e Sindicatos Rurais, tem atuado diretamente com os produtores, oferecendo capacitação e apoio contínuo para evitar a reintrodução da doença”, concluiu Mariana.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Ouro Preto ganha parque tecnológico

Publicados

em

Foto: Divulgação PMOP

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

 
Ouro Preto ganha parque tecnológico
O Parque Tecnológico de Ouro Preto, um dos projetos mais significativos da região nas últimas décadas, começou a sair do papel na sexta-feira, (19), com o lançamento da pedra fundamental do projeto. O empreendimento deve receber aportes superiores a R$ 100 milhões até 2027, voltados para as etapas de construção e infraestrutura. Viabilizado integralmente por capital privado, o projeto é fruto de uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia (Smdeit) de Ouro Preto, em parceria com a Fundação Gorceix. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
https://diariodocomercio.com.br/economia/parque-tecnologico-ouro-preto-investimento-operacao/

Ipatinga instala mais containers
A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), iniciou na manhã desta terça-feira, dia 23, a instalação de novas lixeiras de grande porte no bairro Cidade Nobre. A ação integra o trabalho contínuo da administração municipal para melhorar a limpeza urbana, organizar o descarte de resíduos e reduzir o descarte irregular em vias públicas. Os equipamentos estão sendo posicionados em pontos estratégicos com maior concentração de lixo, especialmente nas avenidas Carlos Chagas, Monteiro Lobato e Simon Bolívar, contribuindo para a organização dos resíduos e para a melhoria do aspecto urbano do bairro. (Jornal dos Vales) 
https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/60245/prefeitura-de-ipatinga-instala-novos-conteineres-de-lixo-e-reforca-limpeza-na-cidade

Leia Também:  Procon notifica app por descriminação

Mina de Águas Claras será polo cultural
A antiga Mina de Águas Claras, em Nova Lima, está prestes a ganhar um novo propósito. Em um movimento audacioso e promissor, a Vale e a Nutribom Empreendimentos firmaram uma parceria com o objetivo de transformar o histórico espaço minerador em um dinâmico polo cultural, de eventos e de lazer. A proposta é requalificar e ressignificar uma área de 30 mil m² — onde se localiza o antigo prédio administrativo da mina, com 4 mil m² de área construída — e convertê-lo em um espaço pulsante, conectado à arte, à cultura, ao esporte e à natureza. (Balcão News – Belo Horizonte)
https://balcaonews.com.br/noticias/gerais/meio-ambiente-gerais/2025/12/23/vale-e-nutribom-transformam-mina-de-aguas-claras-em-polo-cultural-e-de-eventos/

Prefeitura pode vender estádio
A Câmara Municipal de Três Corações aprovou, na sessão de segunda-feira (22), a proposta de desativação e alienação de imóveis públicos municipais. A decisão, tomada por sete votos a favor e quatro contra, inclui em sua lista bens significativos como o Estádio Rei Pelé e o Mercado Municipal, autorizando a sua futura venda. Durante a discussão, chegou a ser apresentada uma emenda para excluir o estádio, batizado em homenagem ao filho mais ilustre da cidade, do processo de privatização. (O Debate – Varginha)
https://www.odebatenoticias.com.br

Censo Turismo 2025 revela avanços 
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), divulga os resultados do Censo Turismo 2025. A pesquisa ouviu 750 municípios e apresenta um panorama atualizado das políticas públicas, investimentos, ações de promoção, sustentabilidade e monitoramento do turismo no estado. Um dos destaques é o crescimento do empreendedorismo e da adesão ao Cadastur. A pesquisa mostra que 70,4% dos municípios afirmam realizar ações de fomento: um salto de 62% em relação a 2023. (MG Turismo – Belo Horizonte)
https://mgturismo.com.br/censo-turismo-2025-revela-avancos-na-gestao-turistica-dos-municipios-mineiros/

Leia Também:  Vendas de elétricos e híbridos cresce em Uberlândia

Sindicato leiloa 22 mil animais
O Sindicato dos Produtores Rurais de Passos (SinRural) encerrou o ano de 2025 com um balanço positivo do Leilão Misto, que somou a comercialização de mais de 22 mil animais ao longo do período. Realizado de forma quinzenal, o leilão consolidou-se como uma das principais vitrines de comercialização de gado no Sul de Minas Gerais. O último evento do ano ocorreu no dia 16 de dezembro, e a próxima edição já está marcada para o dia 13 de janeiro. Ao todo, foram realizados 27 leilões em 2025, com a venda de 3.527 lotes, totalizando 22.088 cabeças entre bovinos de corte, gados de leite e bubalinos. (Observo – Passos)
https://www.observo.com.br/leilao-do-sinrural-encerra-2025-com-mais-de-22-mil-animais-comercializados

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA