Coluna Minas Gerais
Minas reforça compromisso com a sanidade animal em evento internacional
FAEMG SENAR | Divulgação
Sistema Faemg Senar leva a voz dos produtores mineiros para debates sobre o futuro da pecuária sul-americana
Minas Gerais reafirmou seu protagonismo na defesa agropecuária ao participar da 51ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), realizada em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Representando o Sistema Faemg Senar, a analista de agronegócio Mariana Simões levou a voz dos produtores mineiros para o centro das discussões sobre segurança sanitária e os próximos passos para um status sanitário livre de febre aftosa sem vacinação.
A expectativa é que, já em maio de 2025, Brasil e Bolívia sejam reconhecidos oficialmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como países livres da doença sem a necessidade de vacinação — um marco histórico para a pecuária sul-americana.
“O reconhecimento como livre de febre aftosa sem vacinação representa o resultado de anos de trabalho conjunto de todos os elos da cadeia produtiva. Com a transição desses dois países, agora temos 64% do rebanho sul-americano livre da doença sem vacinação. É um passo importante para consolidar a qualidade sanitária e produtiva dos nossos produtos de origem animal”, destacou Mariana Simões.
Avanço antecipado
A conquista veio antes do previsto. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) previa o reconhecimento internacional apenas em 2026. Contudo, os avanços obtidos permitiram que a OMSA antecipasse a decisão para 2025.
Francisco Olavo de Castro, delegado do setor privado na comissão, reforçou a importância do engajamento do produtor nesse processo:
“Nossa participação tem sido fundamental para mostrar o trabalho que os produtores vêm fazendo para contribuir com a retirada da vacina. O primeiro e mais importante momento de vigilância acontece dentro da propriedade.”
Desafios e preparação
Antes da reunião oficial, o Seminário Internacional Pré-Cosalfa 2025 reuniu especialistas e autoridades para discutir os desafios da erradicação da febre aftosa na América do Sul. A programação incluiu temas como fundos emergenciais, bancos de vacinas, rastreabilidade animal e estratégias de comunicação com pecuaristas.
A erradicação definitiva da doença depende de vigilância constante, investimento em tecnologia e, principalmente, do comprometimento do produtor rural.
“A vigilância, aliada a uma atuação rápida e eficaz, é uma das principais ferramentas neste novo cenário. O Brasil demonstrou estar preparado e em constante evolução. O Sistema CNA, junto com Federações e Sindicatos Rurais, tem atuado diretamente com os produtores, oferecendo capacitação e apoio contínuo para evitar a reintrodução da doença”, concluiu Mariana.
Coluna Minas Gerais
Carnaval nas Cidades Históricas projeta Minas
Foto: Divulgação/Cesar Tropia.
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Carnaval nas Cidades Históricas projeta Minas
O Carnaval nas Cidades Históricas 2026 reafirma Minas Gerais como território onde a tradição pulsa forte, a folia ganha contornos autênticos e a tranquilidade encontra espaço legítimo. Mais do que uma agenda festiva, trata-se de um movimento cultural robusto, estratégico e profundamente enraizado na identidade mineira. Lançada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, a iniciativa integra 47 municípios e consolida o estado como um dos principais destinos carnavalescos do Brasil. (Balcão News)
https://balcaonews.com.br/2026/02/16/carnaval-nas-cidades-historicas-projeta-minas-gerais/
Sul gasta 132 milhões em bebidas
No próximo dia 18 de fevereiro, o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. A data ganha contornos preocupantes na análise do balanço recente do consumo: Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha e Passos movimentaram, juntas, mais de R$ 132 milhões em 2025 no setor de bebidas alcoólicas, revelando uma tendência regional de alta no consumo doméstico. Segundo dados do IPC Maps, as quatro maiores cidades da região registraram um crescimento no potencial de gastos das famílias com bebidas, contrastando com o fechamento de bares e restaurantes. (Observo)
https://www.observo.com.br/passenses-fecharam-2025-com-gastos-de-r-268-milhoes-em-bebidas
Inflação de Varginha sobe 0,50% em janeiro
O Índice Municipal de Preços ao Consumidor de Varginha (IMPC) registrou uma alta de 0,50% em janeiro de 2026 em comparação ao mês anterior. Com isso, a inflação acumulada nos últimos 12 meses alcançou 3,57%, refletindo variações significativas nos preços de diferentes setores da economia local. Os números foram divulgados pelo Grupo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos, do Instituto Federal do Sul de Minas, em parceria com o Unis e o Geesul. (Gazeta de Varginha)
https://www.gazetadevarginha.com.br/post/infla%C3%A7%C3%A3o-de-varginha-sobe-0-50-em-janeiro-e-press%C3%A3o-vem-da-educa%C3%A7%C3%A3o
Ouro Preto aposta em cafés especiais
O município de Ouro Preto, que já é um tradicional investidor e apoiador da produção de café, agora aposta na safra de cafés especiais, um mercado em expansão no estado. Os produtores locais investiram forte nessa alternativa de renda e estão conquistando o mercado e o paladar do consumidor. “Ouro Preto tem café e vai ter mais ainda. Uma associação de produtores de cafés especiais acaba de ser criada na Região dos Inconfidentes, a partir de Ouro Preto. Com a nossa região, nós vamos ter uma produção bastante significativa”, pontuou Angelo Oswaldo, prefeito da cidade histórica. (O Liberal)
https://oliberalinconfidentes.com.br/ouro-preto/ouro-preto-aposta-na-producao-de-cafes-especiais-e-fortalece-o-cultivo/
Capelinha universalisa esgotamento
A Copasa concluiu, em dezembro passado, as obras no Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) da empresa em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha. Durante os trabalhos, foram investidos cerca de R$ 14,8 milhões, possibilitando que a empresa passasse a tratar 98% do esgoto no município, beneficiando 27.690 pessoas e universalizando o Sistema de Esgotamento Sanitário na cidade. Em Capelinha, o abastecimento de água também está universalizado, com índice de cobertura de 99,98%, antecipando o cumprimento das metas de universalização no município. (Diário Tribuna)
https://diariotribuna.com.br/?p=32724
Pacheco adia decisão sobre partido
O ex-presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, decidiu postergar para depois do Carnaval a definição sobre uma eventual mudança partidária, movimento que vinha sendo tratado como praticamente certo nos bastidores políticos. A possível filiação ao União Brasil, que era dada como encaminhada, passou a ser revista pelo senador mineiro. Pacheco voltou a analisar alternativas partidárias e reabriu diálogo com outras legendas, entre elas o MDB, sigla à qual já foi filiado. (Jornal de Uberaba)
https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/140971/pacheco-adia-decisao-sobre-partido-e-volta-a-avaliar-mdb
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásProdução de feijão cresce em Minas e sustenta liderança no Sudeste
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás16,7 milhões para a saúde em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásSenar Minas se destaca em concurso nacional de vídeos
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásJF faz concorrência do transporte
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásHospital Regional de Divinópolis entregue
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásCooperativa mineira entre as 300 do mundo
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásAeroportos de Minas recebem investimentos
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásResidência agropecuária une teoria e prática



