Coluna Minas Gerais

Minas reforça compromisso com a sanidade animal em evento internacional

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Sistema Faemg Senar leva a voz dos produtores mineiros para debates sobre o futuro da pecuária sul-americana

Minas Gerais reafirmou seu protagonismo na defesa agropecuária ao participar da 51ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), realizada em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Representando o Sistema Faemg Senar, a analista de agronegócio Mariana Simões levou a voz dos produtores mineiros para o centro das discussões sobre segurança sanitária e os próximos passos para um status sanitário livre de febre aftosa sem vacinação.

A expectativa é que, já em maio de 2025, Brasil e Bolívia sejam reconhecidos oficialmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como países livres da doença sem a necessidade de vacinação — um marco histórico para a pecuária sul-americana.

“O reconhecimento como livre de febre aftosa sem vacinação representa o resultado de anos de trabalho conjunto de todos os elos da cadeia produtiva. Com a transição desses dois países, agora temos 64% do rebanho sul-americano livre da doença sem vacinação. É um passo importante para consolidar a qualidade sanitária e produtiva dos nossos produtos de origem animal”, destacou Mariana Simões.


Avanço antecipado

Leia Também:  Com sistema agrovoltaico, Minas terá produção simultânea de alimentos e energia

A conquista veio antes do previsto. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) previa o reconhecimento internacional apenas em 2026. Contudo, os avanços obtidos permitiram que a OMSA antecipasse a decisão para 2025.

Francisco Olavo de Castro, delegado do setor privado na comissão, reforçou a importância do engajamento do produtor nesse processo:

“Nossa participação tem sido fundamental para mostrar o trabalho que os produtores vêm fazendo para contribuir com a retirada da vacina. O primeiro e mais importante momento de vigilância acontece dentro da propriedade.”


Desafios e preparação

Antes da reunião oficial, o Seminário Internacional Pré-Cosalfa 2025 reuniu especialistas e autoridades para discutir os desafios da erradicação da febre aftosa na América do Sul. A programação incluiu temas como fundos emergenciais, bancos de vacinas, rastreabilidade animal e estratégias de comunicação com pecuaristas.

A erradicação definitiva da doença depende de vigilância constante, investimento em tecnologia e, principalmente, do comprometimento do produtor rural.

“A vigilância, aliada a uma atuação rápida e eficaz, é uma das principais ferramentas neste novo cenário. O Brasil demonstrou estar preparado e em constante evolução. O Sistema CNA, junto com Federações e Sindicatos Rurais, tem atuado diretamente com os produtores, oferecendo capacitação e apoio contínuo para evitar a reintrodução da doença”, concluiu Mariana.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Ferrovias devem gerar 1,5 bilhão de investimentos

Publicados

em

Foto: Divulgação Wabtec

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 

www.sindijorimg.com.br

Ferrovias devem gerar 1,5 bilhão de investimentos

Impulsionada por renovações antecipadas de concessões de ferrovias, a produção de locomotivas em Minas Gerais deverá absorver cerca de R$ 1,5 bilhão por ano no próximo ciclo de concessões, segundo a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), em uma projeção considerada conservadora. A entidade estima que o próximo ciclo de concessões ferroviárias alcance um investimento de mais de R$ 70 bilhões no setor em todo País, por meio da aquisição de locomotivas, vagões, revitalização das ferrovias, melhorias no contorno das cidades, entre outras medidas. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

https://diariodocomercio.com.br/economia/concessoes-vao-gerar-r-15-bi-producao-locomotivas/

Prefeitos criam sistema de inovação

No dia 4 de setembro, na cidade de Pouso Alegre, os prefeitos de seis municípios do Sul de Minas (Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre) assinarão um acordo inédito de cooperação para criar o Sistema Regional de Inovação (SRI). A iniciativa, apoiada pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, marca o início de uma agenda conjunta destinada a fomentar a inovação e promover um desenvolvimento econômico sustentável na região. (O Debate – Varginha)

https://www.odebatenoticias.com.br/post/prefeitos-do-sul-de-minas-assinam-acordo

Parque inaugura ciclotrilha

O Parque Estadual do Rio Doce, maior área contígua de Mata Atlântica de Minas Gerais, acaba de lançar um novo atrativo turístico que promete atrair ainda mais visitantes e amantes do ciclismo: a ciclotrilha TransEstalo. A inauguração da trilha aconteceu no domingo dia 31 de agosto e teve a presença de vários grupos de ciclistas do entorno do Parque. O evento contou com 170 inscritos que tiveram a oportunidade de fazer este trajeto que partiu da Portaria do Posto de Fiscalização do Salão Dourado, foi até a Ponte Queimada e de lá até o Distrito de Baixa Verde. Um evento histórico que mostra o potencial turístico deste gigante da Mata Atlântica. (Portal Silmara Freitas)

Leia Também:  Saúde no campo: parceria entre Faemg Senar e Hospital do Amor leva 12.600 exames preventivos a produtores rurais

https://www.silmaradefreitas.com.br/parque-estadual-do-rio-doce-inaugura-a-ciclotrilha-transestalo/

UFOP anuncia cursos em Ipatinga

A equipe envolvida no processo de implantação da UFOP na cidade esteve na última sexta-feira, 29 em Ipatinga. Na oportunidade, o reitor da universidade, Luciano Campos, visitou novamente o espaço da Suplan, cedido pela Prefeitura de Ipatinga para abrigar o campus. Após a inspeção técnica, a equipe participou de uma reunião de alinhamento à tarde com o prefeito Gustavo Nunes. A expectativa é que em abril de 2025 as aulas comecem. “Em abril, muito provavelmente, estaremos já recebendo estudantes aqui em Ipatinga nos cursos de Direito e Pedagogia. Todo o processo que precisa ser feito na universidade está sendo realizado e já está 80% concluído”, declarou Luciano Campos. (Jornal dos Vales)

https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/57472/pedagogia-e-direito-serao-os-primeiros-cursos-ofertados-pela-ufop-anunciam-prefeito-de-ipatinga-e-reitor-da-universidade

Colégio inaugura unidade em Lagoa Santa

Liderado pelo professor Valseni Braga e pela diretora da unidade Lagoa Santa do Colégio Batista Mineiro, professora Daniela Zilz, a direção da Rede Batista de Educação se reúne para realizar culto de gratidão a Deus pela inauguração oficial da sua nova unidade na cidade mineira que pertence a Região Metropolitana de BH, e está ao lado de um os maiores aeroportos do país, (BH Airport), e de uma das bases da Força Aérea Brasileira, além de abrigar vários condomínios de alto luxo. A unidade em Lagoa Santa e tem como objetivo reforçar o caráter Cristão da instituição. (Conexão Minas)

Leia Também:  Alerta de leptospirose em Ipatinga

https://minasconexao.com.br/colegio-batista-mineiro-inaugura-unidade-em-lagoa-santa-nesta-segunda-feira-1o-de-setembro/

Divinópolis faz negociação de débitos

A Secretaria Municipal de Fazenda lançou neste mês a campanha digital para comunicação direta com contribuintes que possuem débitos em aberto do IPTU 2025. O objetivo é utilizar a tecnologia para garantir um atendimento mais ágil, prático e sem burocracia. Nesta fase inicial, os contribuintes receberão mensagens via SMS e e-mail com link direto para emissão das guias atualizadas. Em seguida, o envio também será realizado pelo WhatsApp, ampliando os canais de contato. Todo o processo pode ser feito de forma 100% online, sem necessidade de comparecimento presencial à Prefeitura. (Portal MPA – Divinópolis)

https://www.sistemampa.com.br/tv-candides/municipio-de-divinopolis-lanca-campanha-para-facilitar-regularizacao-de-debitos-com-o-iptu/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA