Coluna Minas Gerais
Montes Claros renova frota de coletivos

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
MoC renova frota de coletivos
A Prefeitura de Montes Claros deu um importante passo para melhorar a mobilidade urbana da cidade. Com um investimento de R$ 9,75 milhões em recursos próprios, foram adquiridos 13 novos e modernos ônibus que serão incorporados à frota do Consórcio Mocbus, responsável pelo transporte coletivo local. Cada veículo custou R$ 750 mil e foi projetado para atender as necessidades da população, sendo uma iniciativa estratégica para aprimorar o transporte coletivo e evitar reajustes tarifários. Além disso, a renovação da frota permitirá a retomada do passe-livre para estudantes. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
Procon Sete Lagoas faz balanço
O Procon Municipal de Sete Lagoas mais uma vez realizou uma série de fiscalizações tanto dias antes quanto durante a Black Friday para conferir de perto os preços praticados e orientar clientes e lojistas. “Foi uma fiscalização educativa e preventiva, sem gerar penalidades. Realizamos 210 abordagens ao comércio local durante três dias orientando sobre as promoções. Todos os comerciantes abordados receberam um formulário com as normas da Black Friday”, resumiu o coordenador do Procon Municipal, Matheus Mendes. (Diário de Sete Lagoas)
Divinópolis regulamenta câmeras
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) de Divinópolis regulamentou o uso facultativo de câmeras corporais para os fiscais de trânsito e entrou em vigor em 3 de dezembro. O uso do equipamento é opcional, sendo que o servidor que optar por utilizá-lo deverá arcar com os custos. A medida visa melhorar a atuação dos fiscais e proteger os direitos de servidores e cidadãos, além de padronizar os procedimentos de gravação e gestão dos registros audiovisuais. As gravações podem ser utilizadas em contextos legais e serão acessíveis a autoridades competentes mediante solicitação. (Portal G37 de Notícias – Divinópolis)
Novas Casas de Cultura a cidades
A J. Mendes continua sua transformação cultural e social em Minas Gerais com a expansão das Casas de Cultura J. Mendes, agora chegando aos municípios de Congonhas e Ouro Preto, com inauguração prevista para 2025. Esses novos espaços oferecerão cursos gratuitos em áreas como dança, marcenaria, maquiagem cênica, design de moda e teatro, seguindo o modelo itinerante que já beneficiou milhares de pessoas em outras cidades. O projeto tem gerado emprego, renda e inclusão social, com 83% dos participantes conseguindo colocação no mercado ou criando novos negócios, além de 54% dos participantes se identificando como negros ou pardos e 80% sendo mulheres. (O Liberal – Ouro Preto)
Espetáculo emociona público
O espetáculo de dança “Trem de Minas”, apresentado no último domingo (1º) em Viçosa, emocionou o público ao celebrar a cultura e as riquezas de Minas Gerais. Quase 250 crianças e adolescentes do projeto Passos para um Futuro subiram ao palco, mesclando danças urbanas e ballet clássico. O evento resgatou a obra “Olhando Minas pela Janela”, criada nos anos 1990, agora reinterpretada pelos estudantes. O público, composto principalmente por famílias locais, ficou encantado com a apresentação, destacando a dedicação e a representatividade da arte. (Folha da Mata – Viços)
https://www.folhadamata.com.br/espetaculo-trem-de-minas-emociona-publico-em-vicosa
McCain apresenta balanço
A McCain, líder mundial no mercado de batatas pré-fritas congeladas, fez um balanço dos últimos anos, após a inauguração da primeira fábrica no país em 2022, com um resultado muito positivo. A companhia canadense escolheu a cidade de Araxá, no triangulo mineiro, para ter a sua unidade fabril e obteve ótimos resultados nos primeiros anos de produção local, incluindo o lançamento de novos produtos. O Brasil é o quinto maior mercado do mundo de batatas pré-fritas congeladas, o que demonstra sua importância para o cenário mundial. (Jornal InterAção – Araxá)


Coluna Minas Gerais
Escola SENAI Audiovisual participa do principal evento do setor na América Latina

RioMarket 2025 reuniu empresários e especialistas para debater o audiovisual em âmbito nacional e internacional
A Escola SENAI Audiovisual foi destaque no principal evento do setor na América Latina. A RioMarket 2025, realizada entre os dias 2 e 11 de outubro, reuniu empresários e especialistas para debater os principais temas do audiovisual no Brasil e no mundo. Com uma programação voltada para negócios e capacitação profissional, o megaevento é referência no setor, que apresentou perspectiva de impacto de R$ 70 bilhões no PIB, segundo estudo divulgado nesta edição.
A diretora da Escola SENAI do Audiovisual e gerente de Cultura do SESI MG, Karla Bittar, participou do seminário “Desenvolvimento da Capacitação Técnica Regional no Audiovisual Brasileiro”. Ela ressaltou que o audiovisual vive um momento de expansão e consolidação como setor estratégico da economia criativa.
“A capacitação tem papel central nesse processo — é ela que impulsiona o crescimento, gera emprego, inovação e abre novas oportunidades para Minas Gerais e para todo o Brasil”, destacou, lembrando o apoio da Câmara da Indústria de Comunicação da FIEMG.
Também participaram do painel Marcelo Ikeda (professor da Universidade Federal do Ceará), Simon Brethé (professor da Universidade Federal de Minas Gerais), Lúcia Maria Marcellino de Santa Cruz (ESPM – Pós-Graduação, MBA e Master Rio de Janeiro) e Alfredo Manevy (professor da Universidade Federal de Santa Catarina). A mediação foi conduzida por Leonardo Barros, produtor de cinema e TV e sócio da produtora Conspiração Filmes desde 1996.
Referência
A programação de dez dias incluiu seminários, workshops, rodadas de negócios e o RioMarket Jovem. Os seminários promoveram debates sobre temas atuais do setor, enquanto os workshops permitiram a troca de experiências entre profissionais. Já as rodadas de negócios proporcionaram encontros entre produtores e executivos interessados em aquisição, distribuição, licenciamento e coprodução. O RioMarket Jovem, por sua vez, foi dedicado à formação de novas gerações de profissionais.
Perspectivas
Durante o evento, foi apresentado um estudo da Oxford Economics, encomendado pela Motion Picture Association (MPA), que apontou que o setor audiovisual brasileiro gerou um PIB de R$ 70,2 bilhões em 2024. O levantamento também destacou a geração de 608.970 empregos diretos e indiretos, número superior ao da indústria automotiva. Em comparação com outros setores, o audiovisual empregou 121.840 pessoas, volume equivalente ao da indústria farmacêutica, por exemplo.
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