Coluna Minas Gerais
Natal de Ouro Preto atraiu 90 mil

Foto: Ane Souz
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Natal de Ouro Preto atraiu 90 mil
Do dia 23 de novembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025, Ouro Preto foi adornada com mais de um milhão de pontos de luz, transformando os cartões postais da cidade em um verdadeiro espetáculo natalino, e maior árvore de natal das cidades históricas, em frente ao Museu da Inconfidência. Segundo estimativas da Secretaria de Turismo, um público de 90 mil pessoas passou pela cidade, com visitantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Dinamarca, Inglaterra, Chile, Venezuela e de cidades próximas como Belo Horizonte, Mariana e a própria Ouro Preto, entre outras. (O Liberal – Ouro Preto)
https://oliberalinconfidentes.com.br/destaque/natal-de-ouro-preto-2024-evento-cultural-atrai-90-mil-pessoas-e-gera-impacto-economico-de-r-21-milhoes/
Cartilha reforça combate ao trabalho infantil
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) de Minas Gerais lançou uma cartilha voltada ao combate ao trabalho infantil, com o objetivo de orientar profissionais da assistência social e gestores municipais. O documento oferece estratégias práticas para erradicar o problema, apresentando dados sobre o trabalho infantil no estado e detalhando as ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Com base na intersetorialidade, a cartilha propõe integração entre áreas como assistência social, educação e saúde para potencializar as ações de proteção às crianças e adolescentes. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/sedese-lanca-cartilha-para-reforcar-combate-ao-trabalho-infantil-em-minas-gerais/
Pessoas com deficiência terão preferência
Foi publicada uma nova legislação em Minas Gerais que garante a reserva preferencial de unidades habitacionais da Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab) para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos. A norma estabelece que 12% das moradias sejam destinadas a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e 3% a idosos. Para se beneficiar, os interessados devem se cadastrar e atender aos requisitos dos programas habitacionais. Caso não haja candidatos nas categorias reservadas, as unidades poderão ser oferecidas ao público geral. (Gazeta de Varginha)
https://www.gazetadevarginha.com.br/post/pessoas-com-defici%C3%AAncia-e-idosos-ter%C3%A3o-reserva-preferencial-para-compra-de-im%C3%B3veis
Lagoa tem maior representatividade
A representatividade feminina nas Câmaras Municipais da região tem mostrado diferenças marcantes. Lagoa da Prata, com quatro mulheres para o Legislativo municipal, ocupa uma parcela significativa das cadeiras e reforça a importância da presença feminina na política. Por outro lado, Pains se apresenta com a menor representatividade, já que nenhuma mulher foi eleita para a Câmara Municipal nas últimas eleições. Especialistas apontam que essa disparidade está ligada a fatores como a escassez de candidaturas femininas, questões culturais e estruturas de poder ainda tradicionais. (Tribuna Formiguense)
https://tribunacentroeste.com.br/noticias/lagoa-da-prata-a-cidade-com-maior-representatividade-feminina-na-c-mara-e-pains-a-menor
Alcoa investe R$ 2,8 milhões em Poços
Ao longo de 2024, a Alcoa Poços de Caldas reafirmou o seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental, investindo R$ 2,8 milhões em 57 projetos em áreas como educação, meio ambiente, saúde, desenvolvimento econômico e bem-estar social que beneficiaram cinco cidades: Andradas, Caldas e Poços de Caldas, em Minas Gerais, e Divinolândia e São Sebastião da Grama, em São Paulo. Esses investimentos foram realizados com recursos da própria unidade (Alcoa Poços), Alcoa Foundation, Instituto Alcoa e por meio da Lei de Incentivo Municipal à Cultura. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/01/03/alcoa-pocos-de-caldas-investe-r-28-milhoes-em-iniciativas-socioambientais-na-regiao/
JF espera 280 mil no Carnaval
Na primeira entrevista coletiva à imprensa desde que assumirem as novas pastas, Eduardo Crochet, secretário de Turismo, e Rogério de Freitas, diretor-geral da Funalfa, apresentaram o planejamento e a organização para os blocos de rua do carnaval de 2025 em Juiz de Fora. Até o momento, conforme a prefeitura, são 74 blocos pré-cadastrados, sendo que o processo ainda não fechou e o número pode, por isso, aumentar. O carnaval de 2025 contará com 16 dias de folia: 14, 15 e 16 de fevereiro, além do período entre 21 do mesmo mês a 5 de março. A expectativa de público para a folia é de cerca de 280 mil pessoas, mas buscando um público maior. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/cultura/06-01-2025/carnaval-circuitos.html
Campo Belo enfrenta dengue
Na segunda-feira, 06 as Secretarias Municipais de Infraestrutura, Meio Ambiente e Saúde de Campo Belo, junto à Assessoria de Governo, realizaram uma reunião estratégica para intensificar os trabalhos de Prevenção e Combate à Dengue no município. Durante a reunião, foram discutidas e delegadas atividades a serem implementadas de forma imediata, com destaque para a limpeza de locais de descarte de resíduos em diversas regiões da cidade. O objetivo é eliminar focos que possam contribuir para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. (Jornal Panorama – Caxambu)
https://jornalpanoramaminas.com.br/site/prefeitura-de-campo-belo-intensifica-acoes-de-prevencao-e-combate-a-dengue/


Coluna Minas Gerais
Valadares terá debate sobre deportados

Foto: Reprodução AgBR
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Valadares terá debate sobre deportados
Os impactos da política migratória do presidente americano Donald Trump para os brasileiros que vivem nos Estados Unidos serão debatidos em Governador Valadares pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Audiência pública com essa finalidade, solicitada pelo deputado Betão, será realizada nesta sexta-feira, 19, na Câmara Municipal. O objetivo é discutir políticas públicas de apoio aos trabalhadores brasileiros deportados e avaliar os impactos das deportações para a economia do Vale do Rio Doce. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
BH faz parceria com a Google
Belo Horizonte se prepara para dar um salto tecnológico. Nesta segunda-feira, 15 de setembro, em São Paulo, o prefeito Álvaro Damião firmou um protocolo de intenções com o Google Brasil, e abriu caminho para uma agenda de cooperação voltada à inovação na gestão pública. A parceria prevê ações em áreas estratégicas como segurança, sustentabilidade, resiliência climática, tecnologia em nuvem e inteligência artificial. No setor de mobilidade, BH será usada como cidade-piloto em testes de uma ferramenta desenvolvida pelo Google para otimizar o trânsito em grandes centros urbanos. (Cidade Conecta – Nova Lima)
https://www.cidadeconecta.com/noticias/belo-horizonte-faz-parceria-com-o-google/
Operação combate garimpo ilegal
Em cumprimento às ordens de serviços – “Operação Extração Mineral 3” e “Operação Mananciais Protegidos”, as equipes do 5º Pelotão da 3ª Cia Polícia Militar de Meio Ambiente, sediadas em Almenara, no Vale do Jequitinhonha, e uma equipe da 3ª Cia PM Meio Ambiente, sediada em Governador Valadares, realizaram operações de apoio ao Grupamento PM MAmb nas cidades de Araçuaí e Itaobim, de 10 a 12 de setembro. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
https://diariotribuna.com.br/?p=31188
Cooperação em defesa do clima em Patos
Avança uma nova cooperação estratégica entre o 12º Batalhão de Bombeiros Militar e o Centro Universitário de Patos de Minas, ampliando as ações de resiliência regional no Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, em alinhamento à agenda 2030. No dia 9 de setembro, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar apresentou à Diretoria Executiva do Centro Universitário uma proposta de Termo de Cooperação Mútua. O encontro teve como objetivo demonstrar a importância de unir esforços entre as instituições para o fortalecimento da gestão de risco de desastres e da resiliência climática na região. (Folha Patense)
Sabará faz mutirão de cidadania
Sabará se prepara para receber, nesta sexta, 19, uma grande ação de cidadania. O “Mutirão Cidadão: uma praça de serviços procê”, promovido pelo Governo de Minas, por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG), em parceria com a Prefeitura de Sabará, vai oferecer mais de 30 serviços gratuitos à população. O atendimento será realizado de 9h às 16h, em um espaço preparado para acolher os moradores com orientações, escuta ativa e serviços essenciais. A ação tem como objetivo aproximar os cidadãos de órgãos públicos e facilitar o acesso a direitos básicos, em um só lugar. (Folha de Sabará)
Fundação faz parceria com italianos
Os diretores da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e do Hospital Márcio Cunha (HMC) estiveram em Milão, na Itália, para uma visita institucional ao Instituto Humanitas, uma das mais renomadas redes hospitalares da Europa, referência em assistência, ensino e pesquisa clínica. A rede faz parte do Grupo Techint, acionista da Usiminas por meio da Ternium, e mantém forte atuação global em saúde, inovação e educação. A agenda reforça a relevância da parceria estratégica entre o Grupo Techint e a FSFX. (Portal Silmara Freitas)
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO6 dias atrás
Coritiba SAF e Instituto Sarom firmam parceria para inaugurar escolinha de futebol em São Roque de Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Nova diretoria do QUIFARMO toma posse nesta quinta&feira
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Pouso Alegre recebe investimentos
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Café coloca Varginha na liderança
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Grupo francês terá hotel em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Curso piloto de cacauicultura capacita produtores em Raul Soares
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Valor da produção agrícola cresce em Minas
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Pedágio na 381 começa dia 27