Coluna Minas Gerais
Obras do Hospital de Sete Lagoas ganham ritmo
Foto: Ascom PMSL
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Obras do Hospital de Sete Lagoas ganham ritmo
Após 10 anos de paralisação, as obras do Hospital Regional de Sete Lagoas estão avançando rapidamente e têm previsão de conclusão para março de 2026. Na semana passada o prefeito Douglas Melo esteve no local para fiscalizar o andamento da construção, acompanhado pelo secretário-adjunto de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Pedro Calixto. O empreendimento, considerado a maior obra da saúde já realizada na cidade, será um importante avanço para o atendimento médico da região. Os recursos para a conclusão da obra foram garantidos por meio da compensação ambiental da Vale, em decorrência da tragédia de Brumadinho. (Diário de Sete Lagoas)
https://www.diariosetelagoas.com.br/obras-do-hospital-regional-de-sete-lagoas-ganham-ritmo-e-inauguracao-esta-prevista-para-marco-de-2026
Cemig explica geração solar
A Cemig esclarece que a produção de energia via geração distribuída no modelo solar se dá no período do dia, com incidência do sol. A Cemig faz, após o pedido de conexão, uma análise se a rede local comporta a ligação de um novo ponto de geração. Nos casos em que a rede não suportar, há risco de inversão de fluxo, que é uma geração maior do que o consumo demandado. Nessas situações, o solicitante pode armazenar a energia gerada, e utilizar no período noturno. Dessa forma, tendo em vista a segurança do sistema elétrico, a Cemig segue a determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso posto, não existe geração de “energia lunar”. (Observo – Passos)
https://www.observo.com.br/cemig-diz-que-nao-existe-geracao-de-energia-lunar
Programa Avança Sabará
A Prefeitura Municipal de Sabará por meio da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão em parceria com o Sebrae, fez o lançamento do programa “Avança Sabará”. Um momento dedicado à discussão de estratégias e parcerias para impulsionar o desenvolvimento econômico do município. O evento também contou com a formalização da parceria, apresentação do Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (ISDEL) e apresentação do Desenvolvimento Econômico Local. (Folha de Sabará)
https://folhadesabara.com.br/noticia/42128/avanca-sabara-prefeitura-e-sebrae-impulsionam-o-desenvolvimento-economico
Seminário discutirá Fundiária Urbana em GV
Nesta quarta-feira (19), Governador Valadares sediará o seminário “A importância da Reurb para o seu município”, promovido pela Prefeitura de Alpercata. O evento reunirá prefeitos e gestores municipais do Vale do Rio Doce para discutir a Regularização Fundiária Urbana (Reurb), que visa resolver a questão de cerca de 30 milhões de domicílios urbanos irregulares no Brasil. A Reurb tem como objetivo integrar esses imóveis ao mercado formal, trazendo benefícios como acesso ao crédito, geração de emprego, valorização imobiliária e melhoria da qualidade de vida. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
https://drd.com.br/prefeitos-do-vale-do-rio-doce-discutirao-regularizacao-fundiaria-urbana-em-valadares/
‘Ataque de piranha’ em Lagoa da Prata
Um pedreiro que trabalhava em uma obra na região da praia municipal de Lagoa da Prata relatou que, na tarde de quinta-feira, 13 de fevereiro, foi atacado por uma piranha enquanto lavava os pés na orla da lagoa. O homem afirmou que estava sentado na beira d’água, com cerca de um palmo de profundidade, quando sentiu uma forte mordida em um dos pés. “Foi rápido, eu nem vi direito o peixe. Só senti a dor e vi sangue”, relatou a vítima. Com a ajuda de colegas de trabalho, ele conseguiu sair da água e recebeu os primeiros socorros no local. (Tribuna Formiguense)
https://tribunacentroeste.com.br/noticias/ataque-de-piranha-em-lagoa-da-prata-pedreiro-relata-ferimento-grave
Faltam medicamentos em JF
A Farmácia de Minas, em Juiz de Fora, está com o estoque zerado de mais de 40 medicamentos essenciais para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme a versão atualizada de 2024 da Relação de Medicamentos Essenciais do Estado de Minas Gerais, o Estado deve fornecer 681 medicamentos para diversos tratamentos, além de 30 fitoterápicos. Recente relatório apontou que 69% dos medicamentos parcialmente ausentes aguardam entrega pelo Ministério da Saúde, enquanto 42% dos medicamentos críticos em falta também estão à espera do órgão. Além disso, 15% aguardam a entrega do fornecedor, 24% estão em processo de aquisição e 19% enfrentam atrasos na entrega pelo fornecedor. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/16-02-2025/farmacia-de-minas.html
Baependi debate reflorestamento
O Sindicato Rural de Baependi realizou nesta segunda, 17, uma importante reunião sobre reflorestamento e projetos de carbono. O evento, organizado pelo Beija Flor ARR Project em parceria com a Future Climate Group e a Atlas Florestal, busca promover um diálogo sobre o meio ambiente, o futuro e o bem-estar. Estiveram reunidos especialistas, interessados e a comunidade local para compartilhar ideias e debater soluções sustentáveis. A reunião contou com o apoio da Prefeitura de Baependi. (Jornal Panorama – Caxambu)
https://jornalpanoramaminas.com.br/site/reuniao-em-baependi-discute-reflorestamento-e-projetos-de-carbono/
Coluna Minas Gerais
Demissões voluntárias crescem em Minas
Foto: Reprodução
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Demissões voluntárias crescem em Minas
O número de demissões ou desligamentos voluntários em Minas Gerais cresce ano a ano, evidenciando uma nova dinâmica do mercado de trabalho. Entre 2020 e 2025, os pedidos no Estado cresceram 147%, saltando de 385 mil para 951 mil, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O Estado seguiu os números no Brasil, onde o movimento também foi expressivo: as saídas voluntárias passaram de 15,9 milhões em 2020 para 25,3 milhões no ano passado. (Diário do Comércio)
https://diariodocomercio.com.br/economia/demissoes-voluntarias-crescem-minas/
O dilema do PL em Minas
Por meses a fio, a indecisão foi uma realidade no âmbito do grupo político em torno dos interesses eleitorais envolvendo o Palácio do Planalto, com expectativa de encontrar um nome ideal para disputar o Governo de Minas, cuja sugestão sempre recaiu sobre o senador Rodrigo Pacheco. Esse cenário de vai e volta agora migrou para o Partido Liberal, o mesmo da família Bolsonaro. Na disputa mineira por cargos majoritários, especialmente ao Governo de Minas, o assunto entre os liberais se transformou em uma verdadeira Torre de Babel. (Edição do Brasil)
https://edicaodobrasil.com.br/partido-liberal-enfrenta-dilemas-na-disputa-ao-palacio-tiradentes/
Empresa de Araguari veste o Cruzeiro
A indústria araguarina segue marcando presença no cenário esportivo nacional. Desta vez, uma camisa ligada ao Cruzeiro Esporte Clube está sendo produzida na Sua Fábrica, empresa genuinamente araguarina comandada pelos visionários Felipe Trajano e Gustavo Lander. A peça será utilizada pela comissão técnica e pela diretoria do clube, aparecendo no dia a dia das atividades e à beira do campo, vestindo nomes de destaque do futebol brasileiro, como o técnico Tite e o presidente Pedro Lourenço, o Pedrinho, além de outros integrantes da cúpula celeste. (Gazeta do Triângulo)
https://gazetadotriangulo.com.br/industria-de-araguari-produz-camisa-do-cruzeiro/
Cidades do Vale do Aço no Prêmio
Alvarenga, Ipatinga e São Gonçalo do Rio Abaixo estão entre os municípios mineiros finalistas da etapa estadual da XIII edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). As cidades, atendidas pela Regional Rio Doce e Vale do Aço do Sebrae Minas, concorrem em diferentes categorias da premiação, que reconhece boas práticas de gestão pública voltadas ao fortalecimento do ambiente de negócios e ao desenvolvimento econômico local. (Portal Silmara de Freitas)
https://www.silmaradefreitas.com.br/municipios-das-regioes-rio-doce-e-vale-do-aco-sao-finalistas-do-premio-sebrae-prefeitura-empreendedora-em-minas-gerais/
Patos tem bicicletários públicos
Alunos do 8º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) finalizaram, neste semestre, a construção de dois bicicletários públicos como resultado do Projeto Integrador. A iniciativa transforma teoria em prática e leva para a comunidade soluções reais voltadas à mobilidade urbana. No início do semestre, a turma realizou um estudo aprofundado sobre mobiliário urbano. A partir desse conteúdo, os estudantes mapearam a cidade de Patos de Minas, identificando demandas, fluxos e áreas com carência de infraestrutura. (Folha Patense)
https://www.folhapatense.com.br/projeto-integrador-de-arquitetura-e-urbanismo-do-unipam-constroi-bicicletarios-publicos
Fiemg negocia compra do Expominas
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) negocia a compra do Expominas em Juiz de Fora e prepara a instalação de uma nova unidade do Senai voltada para tecnologia e inovação. Os projetos fazem parte das prioridades da entidade para 2026 e foram apresentados pela presidente da Fiemg Regional Zona da Mata, Mariângela Miranda Marcon. Segundo a dirigente, a possível aquisição do centro de eventos representa um novo investimento da federação na cidade e pode ampliar a capacidade de atração de feiras, congressos e eventos empresariais. (Tribuna de Minas)
https://tribunademinas.com.br/noticias/economia/13-02-2026/fiemg-negocia-compra-expominas.html
Viçosa amplia transporte público
Foi aprovado por unanimidade durante a reunião ordinária da Câmara projeto de autoria do prefeito Ângelo Chequer, que autoriza o aumento do subsídio destinado ao transporte público coletivo urbano de Viçosa. A proposta prevê um incremento de R$ 810.720 no valor já aprovado para 2026, elevando o subsídio total para R$ 4.668.274 ao longo do ano. O PL altera a Lei Municipal nº 3.238/2025 e tem como principal objetivo viabilizar a implantação e manutenção de cinco novas rotas de ônibus no município, ampliando o atendimento a comunidades que hoje apresentam demanda reprimida por transporte público. (Folha da Mata)
https://folhadamata.com.br/camara-aprova-aumento-do-subsidio-do-transporte-para-criacao-de-novas-rotas-em-vicosa
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásOrquestra SESIMINAS celebra 40 anos com show especial ao lado de grandes nomes da música
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásSenar Minas se destaca em concurso nacional de vídeos
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásJF faz concorrência do transporte
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás16,7 milhões para a saúde em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásProdução de feijão cresce em Minas e sustenta liderança no Sudeste
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásHospital Regional de Divinópolis entregue
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásCooperativa mineira entre as 300 do mundo
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásAeroportos de Minas recebem investimentos



