Coluna Minas Gerais

Obras do Hospital de Sete Lagoas ganham ritmo

Publicados

em

Foto: Ascom PMSL

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Obras do Hospital de Sete Lagoas ganham ritmo
Após 10 anos de paralisação, as obras do Hospital Regional de Sete Lagoas estão avançando rapidamente e têm previsão de conclusão para março de 2026. Na semana passada o prefeito Douglas Melo esteve no local para fiscalizar o andamento da construção, acompanhado pelo secretário-adjunto de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Pedro Calixto. O empreendimento, considerado a maior obra da saúde já realizada na cidade, será um importante avanço para o atendimento médico da região. Os recursos para a conclusão da obra foram garantidos por meio da compensação ambiental da Vale, em decorrência da tragédia de Brumadinho. (Diário de Sete Lagoas)
https://www.diariosetelagoas.com.br/obras-do-hospital-regional-de-sete-lagoas-ganham-ritmo-e-inauguracao-esta-prevista-para-marco-de-2026

Cemig explica geração solar
A Cemig esclarece que a produção de energia via geração distribuída no modelo solar se dá no período do dia, com incidência do sol. A Cemig faz, após o pedido de conexão, uma análise se a rede local comporta a ligação de um novo ponto de geração. Nos casos em que a rede não suportar, há risco de inversão de fluxo, que é uma geração maior do que o consumo demandado. Nessas situações, o solicitante pode armazenar a energia gerada, e utilizar no período noturno. Dessa forma, tendo em vista a segurança do sistema elétrico, a Cemig segue a determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso posto, não existe geração de “energia lunar”. (Observo – Passos)

Leia Também:  PIB de Valadares perdeu com desastre

https://www.observo.com.br/cemig-diz-que-nao-existe-geracao-de-energia-lunar

Programa Avança Sabará
A Prefeitura Municipal de Sabará por meio da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão em parceria com o Sebrae, fez o lançamento do programa “Avança Sabará”. Um momento dedicado à discussão de estratégias e parcerias para impulsionar o desenvolvimento econômico do município.  O evento também contou com a formalização da parceria, apresentação do Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (ISDEL) e apresentação do Desenvolvimento Econômico Local. (Folha de Sabará)
https://folhadesabara.com.br/noticia/42128/avanca-sabara-prefeitura-e-sebrae-impulsionam-o-desenvolvimento-economico

Seminário discutirá Fundiária Urbana em GV
Nesta quarta-feira (19), Governador Valadares sediará o seminário “A importância da Reurb para o seu município”, promovido pela Prefeitura de Alpercata. O evento reunirá prefeitos e gestores municipais do Vale do Rio Doce para discutir a Regularização Fundiária Urbana (Reurb), que visa resolver a questão de cerca de 30 milhões de domicílios urbanos irregulares no Brasil. A Reurb tem como objetivo integrar esses imóveis ao mercado formal, trazendo benefícios como acesso ao crédito, geração de emprego, valorização imobiliária e melhoria da qualidade de vida. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
https://drd.com.br/prefeitos-do-vale-do-rio-doce-discutirao-regularizacao-fundiaria-urbana-em-valadares/

‘Ataque de piranha’ em Lagoa da Prata
Um pedreiro que trabalhava em uma obra na região da praia municipal de Lagoa da Prata relatou que, na tarde de quinta-feira, 13 de fevereiro, foi atacado por uma piranha enquanto lavava os pés na orla da lagoa. O homem afirmou que estava sentado na beira d’água, com cerca de um palmo de profundidade, quando sentiu uma forte mordida em um dos pés. “Foi rápido, eu nem vi direito o peixe. Só senti a dor e vi sangue”, relatou a vítima. Com a ajuda de colegas de trabalho, ele conseguiu sair da água e recebeu os primeiros socorros no local. (Tribuna Formiguense)
https://tribunacentroeste.com.br/noticias/ataque-de-piranha-em-lagoa-da-prata-pedreiro-relata-ferimento-grave

Leia Também:  Solução transitória que mantenha atendimento de hospital em Uberlândia é defendida

Faltam medicamentos em JF
A Farmácia de Minas, em Juiz de Fora, está com o estoque zerado de mais de 40 medicamentos essenciais para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme a versão atualizada de 2024 da Relação de Medicamentos Essenciais do Estado de Minas Gerais, o Estado deve fornecer 681 medicamentos para diversos tratamentos, além de 30 fitoterápicos. Recente relatório apontou que 69% dos medicamentos parcialmente ausentes aguardam entrega pelo Ministério da Saúde, enquanto 42% dos medicamentos críticos em falta também estão à espera do órgão. Além disso, 15% aguardam a entrega do fornecedor, 24% estão em processo de aquisição e 19% enfrentam atrasos na entrega pelo fornecedor. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/16-02-2025/farmacia-de-minas.html

Baependi debate reflorestamento
O Sindicato Rural de Baependi realizou nesta segunda, 17, uma importante reunião sobre reflorestamento e projetos de carbono. O evento, organizado pelo Beija Flor ARR Project em parceria com a Future Climate Group e a Atlas Florestal, busca promover um diálogo sobre o meio ambiente, o futuro e o bem-estar. Estiveram reunidos especialistas, interessados e a comunidade local para compartilhar ideias e debater soluções sustentáveis. A reunião contou com o apoio da Prefeitura de Baependi. (Jornal Panorama – Caxambu)
https://jornalpanoramaminas.com.br/site/reuniao-em-baependi-discute-reflorestamento-e-projetos-de-carbono/

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Coluna Minas Gerais

Liberada mineração Mariana/Ouro Preto

Publicados

em

Foto: Divulgação/Samarco

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

Liberada mineração Mariana/Ouro Preto
O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) autorizou a retomada do licenciamento ambiental do Projeto Longo Prazo (PLP), da mineradora Samarco, que prevê a expansão das operações no Complexo de Germano, localizado entre os municípios de Mariana e Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. A área abriga a antiga barragem de Fundão, que se rompeu em 2015. A decisão, proferida nesta terça-feira (30), derrubou a liminar da Justiça Federal de Ponte Nova que havia suspendido a licença ambiental do empreendimento. (Por Dentro de Minas)
https://pordentrodeminas.com.br/noticias/gerais/2025/12/justica-libera-licenciamento-da-expansao-da-samarco-entre-mariana-e-ouro-preto/

Saae de Sete Lagoas recupera equilíbrio
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto avançou, em 2025, nas ações de equilíbrio financeiro, direcionamento eficiente de investimentos e, consequentemente, no aprimoramento dos serviços prestados aos sete-lagoanos. Houve um incremento considerável na estrutura operacional, na capacitação dos servidores e ainda em projetos estratégicos para garantir saneamento e a segurança hídrica de Sete Lagoas. A atual gestão do SAAE assumiu no dia 1º de janeiro tendo como principais desafios recuperar a capacidade de investimento da autarquia e também conseguir a Licença de Operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). (Diário de Sete Lagoas)
https://www.diariosetelagoas.com.br/com-equilibrio-financeiro-e-modernizacao-da-gestao-saae-recupera-capacidade-de-investimento-e-melhora-servicos

Proerd atende mais de 2 mil alunos
O Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd, concluiu em 2025 mais um ciclo de atividades em Poços de Caldas com resultados expressivos. Ao longo do ano, o programa atendeu 2.033 alunos, distribuídos em 35 escolas, sendo 28 escolas públicas e 7 particulares do município. As ações contemplaram 93 turmas, sendo 79 turmas do 5º ano e 14 turmas do 7º ano, alcançando 1.678 alunos do 5º ano e 355 alunos do 7º ano. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/12/30/proerd-atende-mais-de-dois-mil-alunos-realiza-entrega-de-bicicletas-a-estudantes/

Leia Também:  Ipsemg credencia hospital em Ouro Preto 

Valadares no topo da matemática
Governador Valadares acaba de alcançar um marco histórico na educação: a estudante Amanda Abreu Nascimento, aluna da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Presbiteriano, conquistou, em 2025, a primeira medalha de Ouro da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas e Privadas  para uma escola privada do município. Mais do que isso, Amanda gabaritou a prova, atingindo 120 pontos, pontuação máxima da prova de nível 3 (Ensino Médio), e alcançou o 1º lugar do Brasil. (Jornal da Cidade)
https://jornaldacidadevalesdeminas.com/estudante-do-colegio-presbiteriano-conquista-feito-inedito-na-obmep-e-coloca-governador-valadares-no-topo-da-matematica-nacional/

Reinado é Patrimônio de Minas
O Reinado do Congado e os ternos de Congo e Moçambique de São Sebastião do Paraíso receberam oficialmente a Declaração de Patrimônio Cultural de Minas Gerais, concedida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG). O reconhecimento valoriza as tradições ligadas às celebrações do Rosário. A solenidade de entrega do certificado aconteceu durante o intervalo da apresentação do Terno de Congo Xambá na noite de segunda-feira (Jornal do Sudoeste)
https://jornaldosudoeste.com.br/noticia_detalhe.php?id=220598

Caeté tem nascimentos em queda
De acordo com o portal de transparência do Registro Civil, Caeté registrou uma queda de 7,2%, quando foram registrados 302 nascimentos em 2025, e em 2024 foram 324 registros. Marcando uma sequência de quatro anos seguidos com recuo na quantidade de nascimentos. Em 2021 foram 415 nascimentos e 2025 encerra com 302 nascimentos A demógrafa Cíntia Simões Agostinho, analisa que, além de fatores culturais, a queda no número de nascimento é um comportamento que acompanha a demografia da população brasileira, que tem ficado mais envelhecida. (Opinião – Caeté)
https://www.opiniaocaete.com.br/numero-de-nascimentos-em-caete-cai-72-em-2025-quarto-recuo-consecutivo/

Leia Também:  Tribunal considera irregular licitação do transporte alternativo em Sete Lagoas

Cooxupé entre as maiores da Forbes
A Cooxupé está, mais uma vez, entre as maiores empresas do Brasil, de acordo com o ranking Forbes Agro100. O levantamento anual da revista destaca as principais companhias do agronegócio nacional e evidencia a importância estratégica do setor para a economia do país. A lista reúne cooperativas, grupos empresariais e empresas de capital aberto e fechado que atuam nas principais cadeias produtivas brasileiras. O ranking é elaborado com base em indicadores financeiros, especialmente a receita líquida anual. (Folha Regional)
https://afolharegional.com.br/noticias/cooxupe-esta-entre-as-maiores-empresas-do-brasil-segundo-ranking-forbes-agro100/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA