Coluna Minas Gerais
Pesquisa da AMM sobre falta de vacinas leva Ministério da Saúde a investigar logística em Minas Gerais

AMM | Divulgação
A repercussão da pesquisa divulgada pela Associação Mineira de Municípios (AMM), que alertou sobre o grave desabastecimento de vacinas nos postos de saúde municipais, gerou uma resposta direta do Ministério da Saúde. O ministro Alexandre Padilha afirmou, durante visita a Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (16), que, diante dos dados apresentados pela entidade, o governo federal iniciou uma investigação para apurar os gargalos na distribuição de imunizantes no estado.
O levantamento da AMM, realizado com 190 prefeituras, revelou um cenário alarmante:
-
89,5% dos municípios relataram falta da vacina contra varicela (catapora), com casos de escassez que ultrapassam dois anos.
-
Também foram registradas faltas nas vacinas:
-
Tetraviral (30,8%)
-
Covid-19 infantil (32%) e adulto (23,8%)
-
Dengue – Qdenga (25,6%)
-
Mpox (16,3%)
-
Segundo Padilha, equipes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da área de logística do Ministério foram enviadas a Minas na semana anterior.
“Todas as vacinas estão sendo compradas pelo Ministério e as entregas estão em dia. Queremos identificar se há algo específico na logística em Minas Gerais que está provocando atrasos na entrega de dois ou três imunizantes, entre os 50 que são distribuídos aos municípios”, explicou.
O ministro também mencionou que está em discussão, com representantes do Congresso e do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), a possibilidade de o Ministério repassar diretamente às capitais parte dos imunizantes como forma de agilizar a distribuição.
“Se uma parte da solução for o Ministério entregar direto para a capital, estamos dispostos a fazer isso. Vamos tomar uma atitude para facilitar a logística do Estado até os demais municípios”, completou, citando ainda a possível utilização dos Correios como reforço logístico.
O presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, ressaltou a gravidade da situação:
“Estamos diante de uma crise de saúde pública que não pode ser ignorada. A AMM tem a responsabilidade de dar voz aos municípios e denunciar esse cenário, que ameaça diretamente a vida da população. Exigimos do Ministério da Saúde um plano claro, transparente e eficaz para garantir o abastecimento regular de vacinas em todo o estado.”
A AMM seguirá monitorando de perto os desdobramentos do caso e reafirma seu compromisso com a defesa da saúde pública e dos interesses dos municípios mineiros.


Coluna Minas Gerais
Sistema recebe homenagem por contribuição ambiental

FAEMG SENAR | Divulgação
O Sistema Faemg Senar foi um dos agraciados na Solenidade de Homenagem aos Destaques de Mérito Ambiental de Minas Gerais – Edição 2025, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) nesta quinta-feira (17/7), no Auditório JK da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O evento reconheceu autoridades, servidores públicos, representantes da sociedade civil e instituições que se destacaram na proteção ambiental e no desenvolvimento sustentável do estado.
Durante a cerimônia, foram entregues a Medalha do Mérito Ambiental e a Moeda Comemorativa de Proteção Ambiental (Challenge Coin) a 114 personalidades e instituições. Entre os homenageados, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, recebeu a Medalha de Mérito Ambiental pelo trabalho realizado à frente da entidade em prol do desenvolvimento sustentável de Minas Gerais. Já a gerente de Sustentabilidade da instituição, Mariana Ramos, foi agraciada com a Challenge Coin – reconhecimento simbólico que destaca iniciativas diretas de proteção ambiental.
O presidente Antônio de Salvo recebeu a Medalha de Mérito Ambiental pelo trabalho em defesa da sustentabilidade no meio rural mineiro. Já a gerente Mariana Ramos foi agraciada com a Challenge Coin.
A solenidade teve início com a transmissão remota do pronunciamento do governador Romeu Zema:
“Parabéns a todos os homenageados. Essas honrarias representam o reconhecimento de um trabalho feito com ética, responsabilidade e compromisso com o futuro dos mineiros. Cada um de vocês representa o esforço da minha gestão para proteger nossas riquezas naturais e garantir qualidade de vida para todos”, destacou o governador.
A secretária Marília Melo também enfatizou o papel das instituições e profissionais que atuam em prol do meio ambiente:
“O Mérito Ambiental de Minas Gerais simboliza o reconhecimento público a pessoas e instituições que, com dedicação, coragem e responsabilidade, contribuem para a preservação dos nossos recursos naturais. Hoje homenageamos aqueles que efetivamente agem em defesa do meio ambiente”, afirmou.
Mariana Ramos reforçou o protagonismo dos produtores rurais nas ações ambientais:
“Agradecemos ao governador Zema e à secretária Marília Melo por essa honraria. Dividimos essa premiação com os produtores rurais, verdadeiros guardiões dos recursos naturais. Acreditamos no caminho do equilíbrio: é possível produzir com sustentabilidade e, ao mesmo tempo, garantir segurança alimentar, energética e climática para as presentes e futuras gerações”, concluiu.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Queijeiros do Norte de Minas celebram conquistas em concursos internacionais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Fraude em Câmaras de 12 cidades
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Preço do leite cai em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Azeite mineiro é 3º melhor do mundo
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Acordo impulsiona reciclagem de carbono
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Teófilo Otoni faz Feiras de Pedras Preciosas
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Intercâmbio quer impulsionar formalização das queijarias do Vale do Suaçuí
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Empresa mineira conquista mais mercado