Coluna Minas Gerais
PESQUISA QUAEST–FAEMG: 80% DOS MINEIROS TÊM IMAGEM POSITIVA DO AGRO

FAEMG SENAR | Divulgação
Avaliação positiva está associada à geração de empregos e à qualidade da produção
Uma nova pesquisa realizada pela Quaest, em parceria com o Sistema Faemg, mostra que oito em cada dez mineiros têm uma imagem positiva da agropecuária. O levantamento confirma que o setor segue como o mais bem avaliado da economia mineira, à frente de serviços (66%), indústria automobilística (51%), siderurgia (50%) e mineração (39%).
Além de ser o segmento com a melhor imagem, o agro é apontado como a principal atividade econômica do estado, na opinião de 43% dos entrevistados — superando a mineração, que aparece com 24%. Entre os setores avaliados, o agronegócio também é visto como o que mais contribui para o desenvolvimento de Minas (39%) e o melhor para se trabalhar (31%).
Por que o agro tem imagem positiva?
Entre os 80% que avaliam o setor de forma positiva, os principais motivos citados são:
-
Geração de empregos (24%)
-
Produção de alimentos com qualidade (24%)
-
Promoção do desenvolvimento econômico (16%)
Menor percepção de dano ambiental
Entre os que têm uma imagem negativa do setor (5%), o levantamento aponta queda na percepção de que o agro prejudica o meio ambiente, passando de 22%, em 2023, para 16% este ano. A pesquisa reforça, ainda, que a agropecuária é reconhecida como a atividade econômica mais representativa de Minas Gerais, enquanto a mineração, embora importante, enfrenta maior resistência na opinião pública.
A imagem do produtor rural mineiro
A figura do produtor rural mineiro também foi bem avaliada:
-
91% o consideram trabalhador
-
75% o veem como honesto
Um dado que chama atenção é o aumento significativo no número de produtores que participaram de formações técnicas oferecidas pelo Sistema Faemg, que passou de 5% em 2023 para 20% em 2024.
“O Agro está cada vez mais dedicado a promover uma atividade economicamente forte, que respeita o meio ambiente e valoriza o trabalhador rural. A população já reconhece esses valores, e consolidamos a liderança da nossa atividade na percepção dos mineiros”, afirmou Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg.
Metodologia
A pesquisa Quaest–FAEMG foi realizada entre os dias 8 e 17 de maio, com 3.504 entrevistados em todo o estado. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.


Coluna Minas Gerais
Sistema recebe homenagem por contribuição ambiental

FAEMG SENAR | Divulgação
O Sistema Faemg Senar foi um dos agraciados na Solenidade de Homenagem aos Destaques de Mérito Ambiental de Minas Gerais – Edição 2025, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) nesta quinta-feira (17/7), no Auditório JK da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O evento reconheceu autoridades, servidores públicos, representantes da sociedade civil e instituições que se destacaram na proteção ambiental e no desenvolvimento sustentável do estado.
Durante a cerimônia, foram entregues a Medalha do Mérito Ambiental e a Moeda Comemorativa de Proteção Ambiental (Challenge Coin) a 114 personalidades e instituições. Entre os homenageados, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, recebeu a Medalha de Mérito Ambiental pelo trabalho realizado à frente da entidade em prol do desenvolvimento sustentável de Minas Gerais. Já a gerente de Sustentabilidade da instituição, Mariana Ramos, foi agraciada com a Challenge Coin – reconhecimento simbólico que destaca iniciativas diretas de proteção ambiental.
O presidente Antônio de Salvo recebeu a Medalha de Mérito Ambiental pelo trabalho em defesa da sustentabilidade no meio rural mineiro. Já a gerente Mariana Ramos foi agraciada com a Challenge Coin.
A solenidade teve início com a transmissão remota do pronunciamento do governador Romeu Zema:
“Parabéns a todos os homenageados. Essas honrarias representam o reconhecimento de um trabalho feito com ética, responsabilidade e compromisso com o futuro dos mineiros. Cada um de vocês representa o esforço da minha gestão para proteger nossas riquezas naturais e garantir qualidade de vida para todos”, destacou o governador.
A secretária Marília Melo também enfatizou o papel das instituições e profissionais que atuam em prol do meio ambiente:
“O Mérito Ambiental de Minas Gerais simboliza o reconhecimento público a pessoas e instituições que, com dedicação, coragem e responsabilidade, contribuem para a preservação dos nossos recursos naturais. Hoje homenageamos aqueles que efetivamente agem em defesa do meio ambiente”, afirmou.
Mariana Ramos reforçou o protagonismo dos produtores rurais nas ações ambientais:
“Agradecemos ao governador Zema e à secretária Marília Melo por essa honraria. Dividimos essa premiação com os produtores rurais, verdadeiros guardiões dos recursos naturais. Acreditamos no caminho do equilíbrio: é possível produzir com sustentabilidade e, ao mesmo tempo, garantir segurança alimentar, energética e climática para as presentes e futuras gerações”, concluiu.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Queijeiros do Norte de Minas celebram conquistas em concursos internacionais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Fraude em Câmaras de 12 cidades
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Preço do leite cai em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Azeite mineiro é 3º melhor do mundo
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Acordo impulsiona reciclagem de carbono
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Teófilo Otoni faz Feiras de Pedras Preciosas
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Intercâmbio quer impulsionar formalização das queijarias do Vale do Suaçuí
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Sistema recebe homenagem por contribuição ambiental