Coluna Minas Gerais

Preço do leite cai em Minas

Publicados

em

Foto: Reprodução Adobe Stock / DC

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

Preço do leite cai em Minas 
O aumento da oferta de leite e o consumo enfraquecido no mercado final provocaram a segunda queda consecutiva nos preços do leite em Minas Gerais. Conforme os dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), no Estado, o leite captado em maio e pago em junho, registrou média de R$ 2,73 por litro, retração de 4,23%. A diminuição do preço pago ao produtor é considerada atípica para o período de entressafra. Assim como em Minas Gerais, o preço do leite pago ao produtor também recuou quando considerada a média brasileira. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
https://diariodocomercio.com.br/agronegocio/preco-do-leite-cai-com-consumo-enfraquecido/

Esquadrilha da Fumaça em Patrocínio
A Esquadrilha da Fumaça se apresentará em Patrocínio nesta quinta-feira, 17 de julho, às 16h, no Parque de Exposições, com entrada gratuita. O evento, promovido pela Força Aérea Brasileira em parceria com o Governo Municipal, promete atrair grande público com as tradicionais acrobacias aéreas do Esquadrão de Demonstração Aérea. A Prefeitura está organizando toda a estrutura e segurança para garantir um espetáculo emocionante e seguro para a população. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/esquadrilha-da-fumaca-apresenta-se-em-patrocinio-nesta-quinta-feira-17

Leia Também:  Papa recebe artesanato de Sabará

Servidora investigada em Uberlândia
Uma servidora pública da Prefeitura de Uberlândia é investigada por liderar um esquema que desviou mais de R$ 6,5 milhões dos cofres públicos da cidade. De acordo com as investigações do Ministério Público Estadual (MPE), ela se apropriou de verbas do Programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Segundo informações, o grupo criminoso desviava recursos públicos há cerca de três anos e teria causado o prejuízo milionário aos cofres públicos. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/38430/servidora-publica-investigada-desviar-r-65-milhoes

Festa Peruana na capital mineira
A 6ª Festa Peruana de Belo Horizonte será realizada no dia 20 de julho, das 10h às 20h, no cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, na Savassi, com entrada gratuita mediante retirada de ingresso pela plataforma Go Free. O evento celebra a cultura andina com uma programação repleta de danças tradicionais, música, oficinas de máscaras indígenas e pratos típicos da culinária peruana. A iniciativa busca aproximar o público mineiro da riqueza cultural do Peru, promovendo um encontro entre dois povos acolhedores por meio de arte, gastronomia e manifestações populares. (Cidade Conecta – Nova Lima)
https://www.cidadeconecta.com/noticias/cultura/festa-peruana-traz-cultura-andina-para-a-capital-mineira/

Recursos do MP para Ipatinga
Com recursos obtidos por meio de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), o Ministério Público de Minas Gerais, em parceria com a Prefeitura de Ipatinga e a Usiminas, viabilizou o Projeto Conviver, que promoverá a revitalização urbana e ambiental nos bairros Ideal e Cariru, no Vale do Aço. No Ideal, serão criadas uma nova praça com mais de 4.400 m² e uma pista de caminhada interligada, ambas com equipamentos de lazer, iluminação LED e áreas de convivência; já no Cariru, a tradicional pista ao redor da Avenida Itália será revitalizada com pavimentação, acessibilidade e paisagismo, incluindo espaços às margens do Rio Piracicaba. (Jornal Classivale – Ipatinga)
https://jornalclassivale.com.br/noticia/4536/recursos-obtidos-pelo-mpmg-viabilizam-revitalizacao-de-espacos-publicos-nos-bairros-ideal-e-cariru-em-ipatinga

Leia Também:  Salinas vai sediar Seminário da Cachaça

Itatiaiuçu faz Festa do Peão 
A 3ª Festa do Peão de Itatiaiuçu já tem atrações confirmadas e promete agitar o Parque de Exposições e Leilões João Belo Andrade nos dias 14, 15 e 16 de agosto. Entre os destaques estão o cantor Léo Santana, que se apresenta no dia 15, e as duplas sertanejas João Neto & Frederico e Teodoro & Sampaio, que sobem ao palco no dia 16. Além dos shows, o evento contará com disputas entre peões, comidas típicas e muita tradição sertaneja, mantendo-se como uma das celebrações mais aguardadas da cidade. (Folha do Povo Itatiaiuçu)
https://www.folhapovoitatiaiucu.com/rodeio-em-agosto-3a-festa-do-peao-ja-tem-atracoes-confirmadas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Setor leiteiro conquista avanço em processo antidumping

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Mudança de entendimento no governo permite continuidade da investigação sobre leite em pó importado

O setor leiteiro obteve uma importante vitória nesta terça-feira (2/12), após reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em Brasília. O encontro contou com a participação do ministro Geraldo Alckmin e de representantes do setor, entre eles Jônadan Ma, presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite da Faemg e vice-presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da CNA, além do assessor técnico da CNA Guilherme Dias.

Segundo Jônadan, houve reversão do entendimento técnico que interromperia a investigação antidumping contra as importações de leite em pó da Argentina e do Uruguai. Com isso, o processo seguirá em andamento e o governo poderá adotar tarifas provisórias enquanto a apuração continua.

“Conseguimos uma grande vitória. A investigação terá sequência e agora buscamos a adoção das medidas provisórias para conter as importações, que continuam muito altas e prejudicam o produtor”, afirma Jônadan Ma.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, reforça a urgência de reequilibrar o mercado do leite em Minas Gerais:

“O primeiro passo é reduzir as importações de leite em pó da Argentina e do Uruguai, que desequilibram o setor. O governo já reconheceu a legitimidade da nossa ação antidumping, o que é um avanço importante. Agora, esperamos que as importações retornem aos níveis históricos”.


Cenário

A decisão ocorre em meio à grave crise do setor leiteiro, marcada por quedas sucessivas no preço pago ao produtor e pelo aumento expressivo das importações. Dados do setor mostram que, após o pedido de antidumping apresentado em março, as compras externas caíram 15%. No entanto, após o parecer preliminar desfavorável do MDIC, as importações voltaram a subir — alta de 28% entre agosto e setembro.

Leia Também:  Importância da Festa do Divino em Minas Novas motiva audiência

Para reforçar a mobilização, o Sistema Faemg Senar organizará uma caravana com cerca de 60 produtores para participar da audiência pública marcada para 3 de dezembro, requerida pela deputada federal Ana Paula Leão. O objetivo é pressionar o Governo Federal e defender a retomada plena do processo antidumping.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA