Coluna Minas Gerais

Preço do tomate sobe 32%

Publicados

em

Foto: Felipe Couri

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Preço do tomate sobe 32%
O preço do tomate subiu mais de 32%, de acordo com a prévia do IPCA-15 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sozinho, ele respondeu por 18,6% da alta registrada no índice, sendo o item que mais pressionou a inflação em abril. Este foi o segundo mês consecutivo de alta de dois dígitos no preço do tomate. Em março, o aumento foi de 12,57%. Em Juiz de Fora, a disparada de preços também é observada. Na Central de Abastecimento (Ceasa), o tomate registrou alta de 25% no período analisado pelo IPCA-15, entre 18 de março e 14 de abril deste ano. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/economia/04-05-2025/tomate-inflacao-em-abril.html

Pra Geral chega a Sabará
O Pra Geral, um festival cultural que celebra a arte e a vida comunitária, acontecerá em Sabará no dia 1º de junho, oferecendo uma programação gratuita e diversificada. O evento busca valorizar os talentos locais, abrindo edital para artistas de música, teatro, dança, circo e grafite, com inscrições até 10 de maio. Além de atrações convidadas, o festival contará com apresentações contínuas, incluindo performances teatrais, musicais e circenses, além de atividades como rua de lazer para crianças, grafite ao vivo e exposições de artesanato. (Folha de Sabará)
https://folhadesabara.com.br/noticia/44883/pra-geral-chega-a-sabara

Nota Mineira terá sorteio especial
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), realizará um sorteio especial de R$ 200 mil no programa Nota Fiscal Mineira, em homenagem ao mês das mães. O sorteio ocorrerá em 26 de maio de 2025 e participarão os bilhetes gerados entre 22/4 e 11/5 por consumidores que incluírem o CPF na nota fiscal. O governador Romeu Zema destacou o valor simbólico do prêmio e o estímulo à cidadania fiscal. (Balcão News – Belo Horizonte)
https://balcaonews.com.br/2025/05/07/nota-fiscal-mineira-tera-sorteio-especial-de-r-200-mil-em-maio-mes-das-maes/

Leia Também:  Polo atrai investimentos para Montes Claros

Energisa com 24 vagas de emprego
A Energisa está oferecendo 24 vagas de emprego em Minas Gerais, distribuídas entre as cidades de Além Paraíba, Cataguases, Leopoldina, Manhuaçu e Muriaé, com um banco de talentos específico para pessoas com deficiência. As vagas incluem diversos cargos, como analista técnico e eletricistas, com salários variados de acordo com o cargo e a experiência. Os colaboradores da Energisa também têm acesso a uma série de benefícios, como planos de saúde, previdência privada e programas de qualidade de vida. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/energisa-esta-com-24-vagas-de-emprego-para-minas-gerais/

UFLA destaca potencial do campus Paraíso
O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, traçou um panorama otimista e ao mesmo tempo crítico sobre o desenvolvimento do campus de São Sebastião do Paraíso. O dirigente abordou desde a concepção dos cursos até as perspectivas de crescimento, destacando a importância do apoio institucional e da integração com a comunidade local. O reitor explicou que o campus segue o modelo de formação em etapas. (Jornal do Sudoeste – SS Paraíso)
https://jornaldosudoeste.com.br/noticia_detalhe.php?id=219094

Leia Também:  Caxambu adota carruagens elétricas

Divinópolis entra em alerta
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), registrou um aumento expressivo nos atendimentos por doenças respiratórias nos primeiros quatro meses de 2025. De janeiro a abril, os atendimentos por Síndrome Respiratória na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto cresceram cerca de 98%, enquanto os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aumentaram 91%. Nas unidades de saúde da Atenção Primária, o crescimento foi de aproximadamente 86% no mesmo período. O cenário segue a tendência estadual. Na última sexta-feira (2/5), o Governo de Minas decretou situação de emergência sanitária devido ao avanço expressivo dos casos de SRAG. (Portal G37 – Divinópolis)
https://g37.com.br/divinopolis/divinopolis-entra-em-alerta-com-aumento-de-doencas-respiratorias-e-reforca-medidas-de-prevencao/

Presidente da Usimina assume ABM
Em cerimônia realizada nesta terça-feira, 5/6, em São Paulo, o presidente da Usiminas, Marcelo Chara, tomou posse como novo presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais e Mineração (ABM), instituição que é referência técnica no mercado, com 80 anos de atuação. Ao seu lado, como vice-presidente, estará Frederico Ayres, presidente da Aperam South America. Chara assume o biênio 2025-2027, dando continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido por Sergio Leite de Andrade, vice-presidente de Assuntos Estratégicos da Usiminas. (Jornal dos Vales – Ipatinga)
https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/54520/presidente-da-usiminas-marcelo-chara-assume-presidencia-da-abm

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Importações mantêm pressão sobre produtores

Publicados

em

Live promovida pelo Sistema Faemg Senar reuniu produtores, sindicatos, cooperativas, Sistema CNA, lideranças políticas e técnicos do setor.

FAEMG SENAR | Divulgação

Setor cobra medidas nacionais e avanço da investigação antidumping para conter desequilíbrio do mercado

O aumento expressivo das importações de leite em pó mantém sob forte pressão o setor leiteiro nacional no início de 2026. Mesmo após medidas adotadas por importantes estados produtores, como Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o volume importado segue elevado, pressionando os preços pagos ao produtor e comprometendo a sustentabilidade da atividade.

O cenário foi debatido em live realizada pelo Sistema Faemg Senar nessa segunda-feira (26), reunindo produtores, sindicatos, cooperativas, o Sistema CNA, lideranças políticas e técnicos do setor. O encontro teve como foco a discussão de soluções e a busca por caminhos para reduzir os impactos das importações sobre a cadeia leiteira. No último ano, a captação aumentou 7,9% no Brasil e as importações permaneceram em patamares elevados, ampliando a oferta além da capacidade de absorção do mercado e pressionando os preços.

| Os produtores brasileiros estão competindo em condições desiguais. Temos uma produção eficiente, que cumpre rigorosamente as regras ambientais e sanitárias, mas enfrentamos produtos importados que chegam ao país a preços muito mais baixos. A continuidade desse cenário ameaça a renda no campo e a permanência dos produtores na atividade.

A avaliação é do presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, que reforça a necessidade de medidas nacionais capazes de trazer previsibilidade ao setor.

Leia Também:  Intercâmbio quer impulsionar formalização das queijarias do Vale do Suaçuí

| É fundamental dar continuidade à investigação antidumping e convencer o governo da urgência de medidas provisórias que garantam mais segurança ao produtor.

  • Entenda o histórico

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) protocolou, em 2024, pedido de investigação antidumping contra o leite em pó importado da Argentina e do Uruguai. O governo federal acatou a solicitação com base em indícios técnicos e instaurou o processo. Em agosto de 2025, contudo, um entendimento técnico apontou ausência de similaridade entre o produto importado e o nacional, o que poderia interromper a investigação. Após articulação das federações, esse posicionamento foi revertido, permitindo a continuidade do processo e a possibilidade de adoção de medidas provisórias.

Segundo o assessor técnico da CNA, Guilherme Dias, a crise do leite se intensificou a partir de 2023, quando o aumento das importações passou a impactar de forma mais direta o mercado brasileiro. Desde então, o Sistema Faemg Senar e a CNA intensificaram articulações junto ao governo federal.

O tema ganhou visibilidade nacional com a realização do 1º Encontro dos Produtores Brasileiros de Leite, em Brasília, que reuniu mais de 600 produtores. Em 2023, a segunda edição contou com mais de mil participantes, ampliando a pressão por soluções estruturais. Entre as medidas adotadas, destaca-se a publicação do Decreto nº 11.732/2023, que alterou regras do Programa Mais Leite Saudável.

Em março de 2024, mais de sete mil produtores participaram do movimento Minas Grita pelo Leite, liderado pela Faemg, em Belo Horizonte. Como resultado, Minas Gerais suspendeu o diferimento do ICMS para o leite em pó importado, iniciativa posteriormente adotada por Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Alagoas e Pernambuco. No ano seguinte, o governo mineiro incluiu o queijo muçarela na diferenciação tributária.

  • Balança comercial reforça alerta
Leia Também:  Preços da batata, alface, cebola e tomate registram alta em outubro

O histórico da balança comercial de lácteos mostra que o Brasil é tradicionalmente importador desses produtos, com volumes de importação superiores às exportações na maior parte das últimas décadas. Entre o fim dos anos 1990 e os anos 2000, o país registrou déficits acentuados, impulsionados pela entrada de leite em pó, principalmente da União Europeia e da Nova Zelândia.

Nesse contexto, a CNA articulou a aplicação de direitos antidumping contra produtos desses mercados, o que contribuiu para reduzir o ritmo das importações e trazer maior equilíbrio ao mercado interno. A partir de 2022, observa-se novo crescimento das importações e ampliação do déficit da balança comercial.

Como consequência, a participação dos produtos importados na captação nacional saltou de patamares históricos entre 2% e 4% para níveis entre 8% e 10%, reduzindo a competitividade da produção brasileira.

| Os dados mostram que instrumentos de defesa comercial ajudam a equilibrar o mercado. Não se trata de fechar o mercado, mas de garantir concorrência justa. O produtor brasileiro quer competir, desde que seja em condições iguais.

A avaliação reforça o posicionamento do Sistema Faemg Senar de que o avanço da investigação antidumping é decisivo para a sustentabilidade da cadeia leiteira nacional.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA