Coluna Minas Gerais
Prêmio ATeG destaca o trabalho no campo do Norte de Minas

FAEMG SENAR | Divulgação
“Eu não tive o privilégio de estudar, fui para a roça trabalhar, mas o tempo passa e hoje estou muito feliz. Este prêmio eu dedico a todos os agricultores.”
O depoimento emocionado é do apicultor Deraldo José Santos, de Porteirinha, um dos produtores rurais premiados como destaque do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no Norte de Minas.
A iniciativa, organizada pelo Sistema Faemg Senar e pelo Escritório Regional de Montes Claros, foi realizada no último sábado (31/5), em Janaúba, e reconheceu seis produtores rurais em diferentes cadeias produtivas.
O reconhecimento foi recebido com satisfação e gratidão por Deraldo, que viu sua atividade ser transformada pelas orientações técnicas recebidas. Entre o primeiro e o segundo ano de atendimento do ATeG, ele conseguiu repovoar 100% das colmeias, elevando a produção de 1.700 kg para mais de 3 mil kg de mel.
“Quero agradecer aos meus professores do ATeG. Todo o conhecimento que adquiri foi com o Sistema Faemg Senar. Se o apicultor trabalha na escuridão, é porque quer, pois a instituição está aqui para apoiar”, destacou.
Valorização e transformação no campo
O Prêmio ATeG, além de valorizar os produtores pelo bom desempenho em campo, também reconhece o trabalho dos técnicos de campo e dos agentes de desenvolvimento rural (ADR).
“É uma forma que o Sistema Faemg Senar tem de reconhecer e valorizar quem se dedica, melhora a vida no campo, aumenta a renda e conquista ganhos em produtividade e qualidade,” afirmou o gerente regional, Dirceu Martins.
Entre os premiados está o produtor Charles Cristiano Santos, de Guaraciama, destaque na categoria Bovinocultura de Leite. Antes do ATeG, ele tirava, em média, 40 litros de leite por dia. Ao fim dos atendimentos, alcançou uma média de 350 a 400 litros diários. O salto foi possível graças à organização gerencial do negócio e melhorias no manejo dos animais.
“O programa superou as expectativas e abriu novos horizontes. O ATeG nos ajudou a acessar grandes empresas e laticínios, criando mercado para nosso produto. Esse reconhecimento técnico mostra que vale a pena investir em conhecimento e continuar no campo,” relatou.
Para o gerente da Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg Senar, Wender Guedes, a premiação tem como objetivo valorizar o esforço coletivo, com foco na qualidade de vida e na rentabilidade dos produtores.
“Queremos que o produtor tenha renda, qualidade de vida no campo e que a sucessão familiar se fortaleça. O técnico do ATeG é um agente de transformação. Ouvir esses depoimentos confirma que estamos no caminho certo,” destacou.
ATeG no Norte de Minas
O ATeG do Escritório Regional de Montes Claros atende, atualmente, 825 produtores, direta e indiretamente, em sete cadeias produtivas, com 30 grupos em andamento, sendo 12 deles dedicados à bovinocultura de leite.
A região está entre as que mais formaram grupos do programa no estado, com 107 grupos finalizados entre 2019 e fevereiro de 2025.
Conheça os premiados:
-
Agroindústria de Derivados Lácteos
Queijaria Rubi – Rubi Santos e Regino Rodrigues (Porteirinha) -
Apicultura
Deraldo José Santos – Apiário Boa Sorte (Porteirinha) -
Avicultura
Hildon Carley Rodrigues – Rancho Salomão (Porteirinha) -
Bovinocultura de Corte
Geraldo Batista Antunes – Fazenda Santa Rita G2 (Montes Claros) -
Bovinocultura de Leite
Charles Cristiano Santos – Fazenda Félix Porções (Guaraciama) -
Fruticultura
Josafá Ferreira Lima – Fazenda Estreito Magro 1 (Espinosa) -
Técnico de Campo Destaque
Cleison Augusto Alves – Apicultura (região de Porteirinha) -
Agente de Desenvolvimento Rural Destaque
Patrícia Henriques – SPR Janaúba


Coluna Minas Gerais
Grupo francês terá hotel em Uberlândia

Foto: Divulgação PMU
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
Grupo francês terá hotel em Uberlândia
O Brasil pode se tornar um dos principais destinos para a rede de hotéis de luxo Faena. O grupo de hospitalidade Accor, que detém a marca, anunciou a possibilidade de abrir até cinco unidades no país, com um olhar especial para a cidade de Uberlândia. A novidade, revelada recentemente, antecipa a expansão da rede que já tem obras confirmadas em São Paulo. A escolha de Uberlândia como uma das cidades-alvo para a expansão não é por acaso. A metrópole mineira se destaca como um polo econômico e de negócios no Triângulo Mineiro, com um fluxo crescente de viajantes a trabalho e lazer. (Regionalzão – Uberlândia)
Projeto Araxá confirma terras raras
A St George Mining divulgou os primeiros resultados das sondagens por circulação reversa (RC) no Projeto Araxá, em Minas Gerais. Foram identificados teores de até 13,98% para terras raras (TREO) e de até 7% para nióbio (Nb₂O₅) em intervalos longos e próximos da superfície, reforçando a qualidade da mineralização. Além disso, as sondagens pela metodologia chamada de trado (auger) confirmaram uma nova área com terras raras de alto teor há cerca de 1 km a leste do recurso atual, com indícios de volume significativo de mineralização rasa. (Jornal Interação – Araxá)
Câmara debate Campus em Ipatinga
A Câmara Municipal de Ipatinga realizou reunião voltada à educação e ao desenvolvimento regional. Participaram o presidente da Câmara, Ley do Trânsito, vereadores do município, o reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), professor Luciano Campos, além de diversas autoridades, como a deputada federal Rosângela Reis, o deputado estadual Celinho do Sinttrocel, o secretário municipal de Educação, Cairo Monteiro, que representou o Executivo, prefeitos, vereadores de outros municípios e lideranças regionais. O principal tema em pauta foi a implantação do campus da UFOP em Ipatinga, projeto que busca ampliar o acesso ao ensino superior e fortalecer o desenvolvimento social e econômico do Vale do Aço. (Jornal dos Vales)
Timóteo ganha nova unidade de atendimento
O Governo de Minas firmou um convênio para a implantação de uma nova Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em Timóteo. A unidade é uma iniciativa do programa UAI Compartilha, proveniente da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). O objetivo é centralizar diversos serviços públicos em um único espaço, beneficiando a comunidade local e os municípios adjacentes. O convênio foi assinado entre a Seplag-MG e a Câmara Municipal de Timóteo. A expectativa é que a UAI realize até 7 mil atendimentos mensais, abrangendo uma população superior a 108 mil pessoas. (Portal Mais Vip – Timóteo)
Vigilância alerta sobre golpes em Formiga
A Prefeitura de Formiga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Diretoria de Vigilância Sanitária, alerta os setores regulados sobre possível tentativa de golpe. Os golpistas entram em contato com clínicas médicas e veterinárias, empresários, comerciantes e empresas alegando denúncia anônima relativa ao estabelecimento e, em seguida, enviam mensagens, via WhatsApp, com número de protocolo e link para que a vítima regularize a situação. A Vigilância Sanitária de Formiga enfatiza que seus agentes de fiscalização não utilizam desses meios para averiguar denúncias. (O Pergaminho – Formiga)
Palácio das Mangabeiras recebe sarau
No dia 16 de setembro, às 20h, o Palácio das Mangabeiras, no Parque do Palácio, recebe o sarau Sonâncias e Ressonâncias – uma ponte poética entre o Rio de Janeiro e o Campo das Vertentes, promovido pela Confraria Nota Azul. O concerto será conduzido pelo maestro e violonista Ewerton de Brito, que apresenta um repertório inspirado na tradição mineira e na música clássica, conectando poesia, história e identidade cultural em um dos mais importantes projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer. (Jornal MG Turismo – Belo Horizonte)
https://mgturismo.com.br/palacio-das-mangabeiras-recebe-sarau-com-violao-classico/
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO1 dia atrás
Coritiba SAF e Instituto Sarom firmam parceria para inaugurar escolinha de futebol em São Roque de Minas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
AMM realiza o maior Fórum de Educação de Minas Gerais, reunindo prefeitos, gestores e especialistas em Belo Horizonte
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Vendas de elétricos e híbridos cresce em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mais de 100 municípios de Minas deixam de receber recursos para saneamento básico por falta de habilitação
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Sabará reabre Santa Casa para o SUS
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Falta de engenheiros ameaça obras em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Antônio de Salvo é reeleito presidente do Sistema Faemg Senar
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Café coloca Varginha na liderança