Coluna Minas Gerais

Presidente Ângela Botelho inaugura a Mentoria de Gestores que reúne lideranças da OAB&MG e CAAMG

Publicados

em

CAAMG | Divulgação

A CAAMG e a OAB-MG iniciaram na última segunda-feira (24/02) a Mentoria de Gestores 2025 com a Master Class Liderança Institucional e Motivação. No encontro, em formato online, a iniciativa idealizada e conduzida pela Presidente da CAAMG Ângela Botelho, contou com a abertura do Presidente Gustavo Chalfun, que destacou o pioneirismo da iniciativa e deu boas-vindas aos participantes. Trata-se é uma capacitação continuada dividida em 3 módulos, inicialmente voltada para diretores da OAB-MG e da CAAMG, assessores e presidentes das subseções cujo objetivo é fortalecer as lideranças além contribuir para que estejam muito bem preparadas para os desafios institucionais, alinhados com a missão, visão e valores do Sistema OAB-MG.

A construção de uma advocacia forte começa com liderança, visão e atitude. Com esse propósito, a Presidente da CAAMG, Ângela Botelho, idealizou a Mentoria de Gestores, um projeto inovador voltado ao fortalecimento das habilidades de liderança e motivação dos profissionais da advocacia mineira. Durante a Mentoria Botelho também reforçou a importância da postura ética, da comunicação assertiva e da imagem institucional fortalecida.

Em um segundo momento, a Master Class contou com a participação do professor Rafael Novais, responsável pelo módulo 2 que abordara ‘liderança institucional e motivação’, ele falou brevemente sobre o papel do líder.

Leia Também:  Oportunidade para os mineiros: Feirão de Empregos da Sedese reúne 1,2 mil pessoas

A Master Class seguiu com muitas interações e comentários, como a do presidente da Subseção de Uberlândia, Luciano, que destacou a relevância de se preparar as lideranças do Sistema OAB-MG: “Os ensinamentos ministrados no curso serão fundamentais para fortalecer nossa atuação. A liderança exige preparo, e esta capacitação nos ajudará a desenvolver uma visão mais ampla do sistema.”

Alexandra, presidente da Subseção de Monte Carmelo, reforçou a importância desse aprendizado, especialmente para quem assume a presidência de uma subseção pela primeira vez: “Todo aprendizado é valioso para ampliar nosso conhecimento. É essencial enriquecer nossa formação e entender que pertencemos a essa instituição. Não estamos sozinhos em nenhuma demanda.”

Estrutura da formação

Além da aula inaugural, a Master Class foi estruturada nos módulos: 2) Liderança institucional e motivação (que será ministrada online no dia 26/02) e 3) Mídia Training (treinamento de mídia) e Gestão de Imagem – 10/03

Cada módulo foi cuidadosamente elaborado por uma equipe do Sistema OAB-MG, com base em trocas de ideias entre a diretoria da OAB-MG, a CAAMG e alguns presidentes de subseções. Ela oferecerá não apenas conteúdos teóricos, mas também informações práticas que auxiliarão os dirigentes a aprimorar sua comunicação, tomada de decisão e gestão institucional. A cada módulo o curso será gravado e disponibilizado para aqueles que não puderem acompanhar ao vivo, garantindo que todos tenham acesso ao conteúdo. A capacitação gratuita representa uma oportunidade única para os dirigentes da advocacia mineira aprenderem a liderar com mais segurança, melhorar sua comunicação e fortalecer sua atuação dentro da instituição. Os participantes também receberão materiais complementares, no formato digital incluindo o Código de Conduta e Manual de Postura para Advogados Gestores.

Leia Também:  Minas inaugura maior parque de energia solar do Brasil, em Janaúba, no Norte do Estado

A Mentoria de Gestores 2025 reafirma o compromisso da OAB-MG e CAAMG com a qualificação de seus dirigentes, promovendo um ambiente institucional mais sólido, representativo e alinhado aos princípios da OAB-MG gestão 2025-2027.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Sistema Faemg Senar promove cafés mineiros

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Na Fazenda Borela Espeschit, em Manhuaçu (MG), tradição e sustentabilidade se encontram na produção do Caffè di Borela. O engenheiro ambiental e mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais, Guilherme Espeschit, resgatou a cafeicultura iniciada por seu bisavô e interrompida por uma década.
“Depois da formatura, apresentei uma proposta à minha família para produzir café de maneira orgânica e regenerativa”, conta.

A nova lavoura foi iniciada em 2021, com o plantio de 13 hectares. Nesse processo, a família contou com o apoio do programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+Forte, do Sistema Faemg Senar.
“Esse acompanhamento colaborou muito para a concretização do nosso projeto, com qualidade”, destaca Guilherme.

O trabalho já rendeu frutos campeões: o café foi o 2º colocado na Região das Montanhas de Minas no Cupping do programa ATeG Café+Forte. A premiação aconteceu durante a Semana Internacional do Café (SIC), uma das maiores feiras do mundo, realizada anualmente em Belo Horizonte, e marcou os primeiros contatos de Guilherme com compradores internacionais.
“Foi um passo importante para a atividade e uma conquista para a família”, celebra o jovem produtor, que já realizou sua primeira exportação.

Leia Também:  Alternativa ao RRF deve ser apresentada ainda em março, diz presidente da ALMG

A técnica de campo do ATeG, Jéssica do Carmo, destaca que o sucesso veio com planejamento e abertura para mudanças.
“Construímos um manejo de sistema orgânico, implementamos a coleta seletiva e a mecanização”, explica. Atualmente, a família foca em gestão eficiente, investimento em cultivares e aprimoramento do pós-colheita, com o objetivo de elevar ainda mais o padrão sensorial do café e conquistar novos consumidores.


Homenagem à nonna

A marca de café torrado da família também ganhou impulso com a participação na SIC. Desde 2024, Guilherme passou a torrar o café na própria fazenda e, este ano, lançou um site para vendas diretas.
O nome Caffè di Borela homenageia a avó, Graciema Borela Espeschit, de descendência italiana.
“Ela reunia a família à mesa com comida maravilhosa, queijos feitos por ela e cafés para todos os gostos”, relembra Guilherme, destacando a força e o legado deixado pela avó.


Meu Café no Sistema Faemg

A iniciativa “Meu Café no Sistema Faemg” busca dar visibilidade e promover o melhor da produção mineira, fomentando novas conexões. A cada mês, um café é destacado e apresentado em degustações e encontros institucionais na sede do Sistema Faemg Senar, nos Escritórios Regionais espalhados pelo estado e em eventos agropecuários de Minas Gerais.

Leia Também:  Corregedoria-Geral de Justiça reúne juízes do Triângulo Mineiro em Uberlândia

Os cafés também são promovidos nos canais de comunicação e redes sociais do Sistema e de parceiros comerciais.

Neste mês de maio, o Caffè di Borela é o café destaque, servido na sede e nos escritórios do Sistema Faemg Senar em todo o estado.
“É uma honra e uma forma de agradecimento”, diz Guilherme.
“Espero que todos apreciem o nosso café saudável, orgânico, produzido com amor e dedicação.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA