Coluna Minas Gerais
Presidente da AMM defende beneficiamento do lítio e retenção de impostos na região do Vale do Jequitinhonha e Mucuri

Foto: AMM | Divulgação
Criação do Arranjo Produtivo Local (APL) do lítio e reinvestimento de impostos nos municípios têm potencial para transformar a economia regional
O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Dr. lMarcos Vinicius, defendeu a criação de um Arranjo Produtivo Local (APL) para beneficiar o lítio extraído no Jequitinhonha, durante evento AMM nas Macros, realizado pela AMM, em Teófilo Otoni, nessa quinta (30/1). Ele ponderou, ainda, que parte do imposto arrecadado na região seja reinvestido nos municípios que a compõem.
O evento reuniu 300 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e demais gestores da região. “Já alertamos o Governo do Estado sobre a importância de fazer o Arranjo Produtivo Local (APL) do lítio para atrair as empresas que vão beneficiar a matéria-prima, já que, por enquanto, há apenas extração aqui. Propusemos, também, que parte do imposto arrecadado fique retido na região, só podendo ser investido no Vale do Jequitinhonha e Mucuri, para desenvolver os municípios e beneficiar ainda mais a população”, disse Dr. Marcos Vinicius.
A criação do APL do lítio tem potencial para transformar a economia local e regional. Além de agregar valor ao mineral extraído, o beneficiamento pode gerar uma cadeia produtiva robusta, com a instalação de indústrias que vão desde o processamento até a fabricação de baterias e outros componentes para o mercado tecnológico e veículos elétricos.
Como consequência, haveria geração de empregos diretos e indiretos, estimulando o desenvolvimento de novos negócios e a capacitação de mão de obra local. Socialmente, o APL ajudaria a reverter a histórica desigualdade da região, oferecendo mais oportunidades e qualidade de vida para a população, além de reduzir o êxodo rural e fomentar o empreendedorismo local.
Considerado estratégico para a transição energética, o metal ganhou destaque com o aumento da produção dos carros elétricos, como matéria-prima para as baterias. O Brasil é o 5º maior produtor mundial de lítio e a maior reserva nacional do mineral está localizada nas cidades dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Em 2023, o Governo do Estado anunciou a região como Vale do Lítio (Lithium Valley Brazil). O projeto econômico-social é formado por 14 cidades: Araçuaí, Capelinha, Coronel Murta, Itaobim, Itinga, Malacacheta, Medina, Minas Novas, Pedra Azul, Virgem da Lapa, Teófilo Otoni e Turmalina, no Nordeste de Minas, e Rubelita e Salinas, no Norte mineiro.
O lítio brasileiro possui ainda uma característica que o diferencia dos demais e pode beneficiar ainda mais a região que o extrai: o padrão triplo zero, que consiste em menos emissões de carbono, rejeitos e substâncias químicas nocivas. O governo de Minas espera receber até R$ 30 bilhões em investimentos no mineral até 2030, enquanto a demanda mundial pode crescer 1.000% até 2050.
AMM nas Macros
A essência do AMM nas Macros é mobilizar uma equipe multidisciplinar da Associação, acompanhada por especialistas em gestão pública, para promover encontros que integram aspectos técnicos e políticos. Além disso, os encontros apresentam soluções inovadoras e novas ferramentas para as prefeituras mineiras.
Informações para a imprensa: Tatiana Moraes | 31 9 8811-6769


Coluna Minas Gerais
Sistema Faemg Senar anuncia doação de 84 mil litros de leite

FAEMG SENAR | Divulgação
Parceria garantirá o repasse mensal de 7 mil litros para hospitais e instituições assistenciais de Belo Horizonte ao longo de um ano
Durante a abertura da Megaleite 2025, o Sistema Faemg Senar reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do setor agropecuário mineiro e com a responsabilidade social. Realizada no dia 10 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, a cerimônia oficializou duas importantes parcerias que asseguram a doação mensal de 7 mil litros de leite a instituições hospitalares e assistenciais da capital mineira, totalizando 84 mil litros ao longo de 12 meses.
Termos de parceria
O primeiro acordo firmado estabelece a doação mensal de 2 mil litros de leite longa vida ao Serviço Social Autônomo Servas (SSA-Servas). A iniciativa conta com a participação da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Itambé e CCPR, tendo o Sistema Faemg Senar como entidade interveniente. A distribuição será dividida igualmente: metade destinada ao Hospital Mário Penna e a outra metade a instituições socioassistenciais cadastradas pelo SSA-Servas.
O segundo termo prevê o repasse mensal de 5 mil litros de leite em embalagens Tetra Pak ao Hospital da Baleia, referência estadual em atendimento médico humanizado. Esta ação conjunta reúne o Sistema Faemg Senar, o Sindicato da Indústria de Laticínios de Minas Gerais (SILEMG), a Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e a Fecomércio.
Compromisso social e equilíbrio do setor
“A doação, além de simbolizar a força da união entre as entidades, demonstra que, quando a cadeia do leite está equilibrada, tudo se torna possível — inclusive atender quem mais precisa com um produto tão essencial. Esse equilíbrio, essa pacificação que o setor vive hoje, é o que nos permite contribuir com tranquilidade e responsabilidade para o atendimento dos pacientes. Vamos seguir juntos, cumprindo nossa missão”, afirmou Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg Senar.
A iniciativa reforça o papel do setor agropecuário como agente de transformação social, aliando produção, solidariedade e compromisso com a população mineira.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO6 dias atrás
Quem são os deputados mineiros queridinhos da Internet
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Vice-governador de Minas participa de agenda com o PSD e reforça suspeitas de mudança partidária
-
POLÍCIA CIVIL MG4 dias atrás
Golpe de Estelionato envolvendo implementos agrícolas é apurado pela PCMG
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
"Compete Minas" chega ao Sul de Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Projeto Araxá projeta 200 empregos
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Mais acesso ao saneamento: Arsae&MG quer ouvir a população sobre soluções alternativas como poços e fossas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
"Compete Minas" chega ao Sul de Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Ipatinga investe 68 milhões no transporte