Coluna Minas Gerais
Primeiro Curso de Pajés reúne povo Tikmũ’ũn para celebrar cultura e espiritualidade indígena
Fotos: Joabe Lima | Divulgação
Entre os dias 10 e 13 de janeiro, a comunidade Tikmũ’ũn-Maxakali se reuniu na Aldeia Vila Nova, localizada na Terra Indígena Maxakali, em Minas Gerais, para o primeiro Curso de Pajés. O evento marcou um momento inédito de celebração e fortalecimento das práticas culturais, espirituais e sociais dos pajés, considerados pilares da tradição indígena.
Durante o encontro, líderes espirituais, mulheres, crianças e agentes agroflorestais compartilharam saberes e experiências, reafirmando a profunda conexão do povo Tikmũ’ũn com sua terra, sua história e seus cantos sagrados.
De acordo com Rosângela de Tugny, coordenadora-geral do projeto Hãmhi | Terra Viva, o encontro foi um marco histórico. “Com todas essas aldeias e toda essa contingência histórica que isolou os pajés, a oportunidade de se encontrarem nesse momento foi muito importante e intensa. A quantidade de cantos, a força deles, e o fato de reunir todos os pajés para cantar juntos foi algo muito marcante.”
Trocas, memórias e cantos pela terra e pelo futuro
Os pajés aproveitaram o encontro para destacar a necessidade urgente de “curar a terra” e relembraram figuras históricas que lutaram pela terra, como Cascorado e Capa Onça, lideranças assassinadas por reivindicarem a ampliação do território. A discussão reforçou o protagonismo dos Tikmũ’ũn na construção de projetos que não apenas promovam a sustentabilidade, mas também mantenham vivas as práticas culturais e a autonomia da comunidade.
“Os pajés são cuidadores da história, guardam as memórias dos antepassados e estão passando os conhecimentos deles para os jovens, para continuar fortalecendo nosso território. Nós vamos curar a terra”, afirma Isael Maxakali, liderança, pesquisador Doutor pela UFMG, artista e cineasta.
Outro momento forte foi a distribuição de sementes crioulas, incluindo sementes de Jerivá, doadas pela Teia dos Povos. Para Rosângela, a doação teve um simbolismo especial: “Houve muita lembrança das sementes dos ancestrais, e os pajés expressaram grande felicidade ao receber as sementes. Foi um momento de renovação e esperança.”, conta.
A vivência no viveiro-escola, chamado de “útero da floresta”, também emocionou os participantes. Durante as atividades, grupos de pajés e mulheres cantaram entre as mudas, transformando o espaço em uma verdadeira “caixa acústica”.
Hãmhi | Terra Viva: uma transformação em curso
O Curso de Pajés foi realizado em uma região que já vivencia os resultados positivos do projeto Hãmhi | Terra Viva, idealizado por um grupo de pesquisadores indígenas e não-indígenas, em parceria com o Instituto Opaoká e com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais. Em um ano e meio, o projeto recuperou 150 hectares de Mata Atlântica e implementou 60 hectares de quintais agroflorestais, fortalecendo a soberania alimentar e cultural da comunidade.
O evento se encerrou com intensas corridas de despedida, cantos e lágrimas, reforçando o entendimento coletivo sobre a importância de fortalecer os pajés e a tradição Tikmũ’ũn. Depoimentos de jovens da Aldeia Verde, que trabalham para manter vivas as práticas espirituais em meio à ausência de pajés mais velhos, reafirmaram o compromisso da nova geração com a continuidade das tradições.
Coluna Minas Gerais
UFU vai mudar vestibular 2026
(Foto: Milton Santos/Comunica UFU)
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
UFU vai mudar vestibular 2026
A partir de 2026, o vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) acontecerá em apenas um dia, concentrando as provas da primeira e segunda fase e com duração de 5 horas e 30 minutos. A mudança foi aprovada pelo Conselho de Graduação (Congrad) na última semana. De acordo com a instituição, a primeira fase do vestibular será composta por questões objetivas, englobando as áreas da Base Nacional Comum Curricular, e a segunda será composta pela prova de redação. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/39492/vestibular-da-ufu-tera-novo-formato-a-partir-de-2026-entenda
Valadares reforça infraestrutura
Governador Valadares está entre os 38 municípios atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, em 2015, em Mariana, que serão contemplados com a entrega de maquinário, por meio do Projeto Kit Máquinas. A entrega das máquinas ao município acontece no dia 9 de janeiro. Os maquinários foram adquiridos pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), num total de R$ 90 milhões investidos na compra de 190 equipamentos que serão distribuídos aos municípios. Valadares receberá um total de seis máquinas. (Jornal da Cidade)
https://jornaldacidadevalesdeminas.com/valadares-recebe-maquinas-para-reforcar-a-infraestrutura-rural/
Estrada Caeté/Sabará oferece riscos
A estrada que liga Caeté a Sabará apresenta, de forma recorrente, condições que colocam em risco motoristas, passageiros, ciclistas e agora até pedestres. O trecho que é utilizado, principalmente por caeteenses, como rota alternativa à BR-381 para acesso a Belo Horizonte, tem registrado aumento no fluxo de veículos e, consequentemente, no número de acidentes, independentemente do período do ano. Os riscos aumentaram, pois a via é de pista simples, com acostamento praticamente inexistente, sinalização insuficiente e ausência de iluminação em quase toda a sua extensão. (Opinião – Caeté)
https://www.opiniaocaete.com.br/caete-sabara-uma-estrada-que-nao-perdoa-erros/
Gurinhatã apoia produtores
A Prefeitura de Gurinhatã, por meio do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e da Secretaria Municipal de Agricultura, segue trabalhando para fortalecer a agricultura familiar e apoiar os pequenos produtores rurais do município. Nesta etapa, a equipe da Secretaria de Agricultura está realizando a preparação do solo na região rural da Rosada, com o serviço de gradeação, garantindo melhores condições para o plantio e contribuindo diretamente para o aumento da produtividade no campo. (Gazeta do Pontal – Ituiutaba)
https://gazetadopontal.com.br/prefeitura-de-gurinhata-reforca-apoio-aos-pequenos-produtores-com-preparo-de-solo-na-regiao-da-rosada/
Mineiros entre os mais influentes
Os empresários mineiros Alex Veiga, Ricardo Gontijo e Rubens Menin foram reconhecidos nacionalmente ao receberem o prêmio “Os 20 + Influentes da Incorporação”, concedido pelas empresas Cupola e Imobi, referências em inteligência, conteúdo e conexão no mercado imobiliário brasileiro. A premiação destaca lideranças que exercem impacto estratégico no setor, influenciando tendências, práticas de gestão e o desenvolvimento urbano no País. (Cidade Conecta – Nova Lima)
https://www.cidadeconecta.com/perfil/mineiros-estao-entre-os-20-mais-influentes-da-incorporacao-imobiliaria-no-brasil/
Palácio vira Casa do Papai Noel
O Palácio da Liberdade, um dos maiores símbolos de Minas Gerais, se transforma mais uma vez na Casa do Papai Noel, oferecendo ao público uma imersão completa no universo natalino. Os ambientes históricos recebem decoração especial que remete ao lar, ao afeto e às memórias que marcam esta época do ano. Dentro da Casa do Papai Noel, os visitantes podem conhecer espaços que revelam detalhes do cotidiano do bom velhinho: o aconchegante quarto, a sala de jantar onde ele toma seu café, o escritório onde organiza as correspondências e prepara as listas, além do ambiente dedicado ao acolhimento das famílias, onde Papai Noel recebe crianças e adultos para momentos de encanto. (MG Turismo)
https://mgturismo.com.br/palacio-da-liberdade-ganha-clima-magico-e-se-transforma-na-casa-do-papai-noel/
Manhuaçu amplia abastecimento
Com um investimento previsto de R$ 6,5 milhões, beneficiando mais de 10 bairros e outras localidades, a prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada, assinou nesta segunda-feira, 15, a ordem de serviço das obras do novo sistema de abastecimento de água da cidade. As obras irão atender diretamente as regiões mais altas de uma ampla faixa urbana, contemplando vários bairros. (Conex 10)
https://www.conex10.com.br/post/0006083/prefeitura-assina-ordem-de-servico-para-ampliacao-do-abastecimento-de-agua-de-manhuacu
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásFilarmônica de Varginha em turnê histórica
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásTrem Ouro Preto/Mariana pode voltar
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásTremor não impacta as barragens
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásLei autoriza controle populacional do javali&europeu
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásAgro mineiro bate recorde em exportações
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásBocaiúva inaugura obras do Anel Viário
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásAgronegócio mineiro cresce
-
Coluna Minas Gerais17 horas atrásUFU vai mudar vestibular 2026



