Coluna Minas Gerais
Primeiro Curso de Pajés reúne povo Tikmũ’ũn para celebrar cultura e espiritualidade indígena
Fotos: Joabe Lima | Divulgação
Entre os dias 10 e 13 de janeiro, a comunidade Tikmũ’ũn-Maxakali se reuniu na Aldeia Vila Nova, localizada na Terra Indígena Maxakali, em Minas Gerais, para o primeiro Curso de Pajés. O evento marcou um momento inédito de celebração e fortalecimento das práticas culturais, espirituais e sociais dos pajés, considerados pilares da tradição indígena.
Durante o encontro, líderes espirituais, mulheres, crianças e agentes agroflorestais compartilharam saberes e experiências, reafirmando a profunda conexão do povo Tikmũ’ũn com sua terra, sua história e seus cantos sagrados.
De acordo com Rosângela de Tugny, coordenadora-geral do projeto Hãmhi | Terra Viva, o encontro foi um marco histórico. “Com todas essas aldeias e toda essa contingência histórica que isolou os pajés, a oportunidade de se encontrarem nesse momento foi muito importante e intensa. A quantidade de cantos, a força deles, e o fato de reunir todos os pajés para cantar juntos foi algo muito marcante.”
Trocas, memórias e cantos pela terra e pelo futuro
Os pajés aproveitaram o encontro para destacar a necessidade urgente de “curar a terra” e relembraram figuras históricas que lutaram pela terra, como Cascorado e Capa Onça, lideranças assassinadas por reivindicarem a ampliação do território. A discussão reforçou o protagonismo dos Tikmũ’ũn na construção de projetos que não apenas promovam a sustentabilidade, mas também mantenham vivas as práticas culturais e a autonomia da comunidade.
“Os pajés são cuidadores da história, guardam as memórias dos antepassados e estão passando os conhecimentos deles para os jovens, para continuar fortalecendo nosso território. Nós vamos curar a terra”, afirma Isael Maxakali, liderança, pesquisador Doutor pela UFMG, artista e cineasta.
Outro momento forte foi a distribuição de sementes crioulas, incluindo sementes de Jerivá, doadas pela Teia dos Povos. Para Rosângela, a doação teve um simbolismo especial: “Houve muita lembrança das sementes dos ancestrais, e os pajés expressaram grande felicidade ao receber as sementes. Foi um momento de renovação e esperança.”, conta.
A vivência no viveiro-escola, chamado de “útero da floresta”, também emocionou os participantes. Durante as atividades, grupos de pajés e mulheres cantaram entre as mudas, transformando o espaço em uma verdadeira “caixa acústica”.
Hãmhi | Terra Viva: uma transformação em curso
O Curso de Pajés foi realizado em uma região que já vivencia os resultados positivos do projeto Hãmhi | Terra Viva, idealizado por um grupo de pesquisadores indígenas e não-indígenas, em parceria com o Instituto Opaoká e com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais. Em um ano e meio, o projeto recuperou 150 hectares de Mata Atlântica e implementou 60 hectares de quintais agroflorestais, fortalecendo a soberania alimentar e cultural da comunidade.
O evento se encerrou com intensas corridas de despedida, cantos e lágrimas, reforçando o entendimento coletivo sobre a importância de fortalecer os pajés e a tradição Tikmũ’ũn. Depoimentos de jovens da Aldeia Verde, que trabalham para manter vivas as práticas espirituais em meio à ausência de pajés mais velhos, reafirmaram o compromisso da nova geração com a continuidade das tradições.
Coluna Minas Gerais
JF substituirá fogos por luzes
(Foto: Leonardo Costa/TM)
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
JF substituirá fogos por luzes
De forma inédita, a virada do ano em Juiz de Fora será marcada por um show de luzes no céu, com projeções a partir do Morro do Cristo, sem estampidos e sem a queima de fogos de artifício. Segundo a Prefeitura de Juiz de Fora, o espetáculo utilizará equipamentos de última geração e foi planejado em respeito a pessoas e animais sensíveis ao som. As luzes serão produzidas por movings e lasers especiais, com projeções que poderão ser vistas de diferentes pontos da cidade. As imagens serão projetadas a partir do Morro do Cristo, voltadas para a área urbana. Além das luzes, o evento terá uma trilha sonora preparada especialmente para a ocasião. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/30-12-2025/show-da-virada-jf.html
Uberabenses cortados do Bolsa Família
Entre janeiro e dezembro, o número de beneficiados com o Bolsa Família sofreu redução de 5,33%, em razão de irregularidades detectadas por Brasília a partir do cruzamento de dados armazenados pela própria administração federal. Em relação a junho, a queda foi de quase 10%. Oitocentas e quarenta e duas famílias foram excluídas. O sistema automatizado de cruzamento de informações implantado pelo Governo é capaz de detectar quando o beneficiado deixa de atender aos critérios pré-estabelecimentos para a concessão e a manutenção do auxílio. (Jornal da Manhã – Uberaba)
https://jmonline.com.br/colunas/falandoserio/uberabenses-n-o-atendem-criterios-e-s-o-cortados-do-bolsa-familia-1.578627
Gol pode operar no Vale do Aço
A Gol Linhas Aéreas procurou a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), por meio de ofício, e manifestou interesse em operar no Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso. De acordo com a empresa estatal, que administra o sítio aeroportuário, a situação da infraestrutura do aeroporto está sendo adequada em consonância com a demanda da Gol e as intervenções estimam prazo até o segundo semestre de 2026 para serem concluídas. (Diário do Aço – Ipatinga)
https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0130199-gol-procura-infraero-e-pede-informacoes-sobre-operacao-no-aeroporto-regional
Ataque digital no sertão norte-mineiro
A administração municipal de São João da Ponte, no Norte de Minas, enfrenta os efeitos de um ataque cibernético que comprometeu seus sistemas internos e resultou na exigência de um resgate em moeda estrangeira. Os responsáveis pelo crime solicitaram US$ 80 mil para liberar o acesso aos dados, proposta que não foi aceita pelo município. A ocorrência veio à tona após a identificação de uma falha grave de segurança da informação no dia 11 deste mês. Conforme comunicado às autoridades, houve tentativa de bloqueio dos dados por meio de criptografia, o que dificultou o funcionamento dos sistemas administrativos. (Novo Jornal de Notícias)
https://novojornaldenoticias.com/noticias/ataque-digital-no-sertao-norte-mineiro/
Patos faz ação ambiental do Pronascentes
No início do mês aconteceu a ação ambiental, com Dia de Campo e Plantio de Mudas Nativas, sob a coordenação da Programa Pronascentes, com apoio do IEF e da Cemil, em parceria com entidades, instituições e universidades. O acontecimento faz parte da 5ª etapa do Pronascentes: Cuidando das Águas do Canavial e contou com a participação de 120 pessoas na Fazenda Gilberto Rabelo, na parte baixa da região do Canavial, à jusante do Córrego Canavial em Patos de Minas. (Folha Patense)
https://www.folhapatense.com.br/acao-ambiental-do-pronascentes-cuidando-das-aguas-do-canavial
Divinópolis adota Portal Nacional da NFS-e
A Secretaria Municipal de Fazenda de Divinópolis, informa que, a partir de 1º de janeiro de 2026, não será mais possível a emissão da Nota Fiscal de Serviço Avulsa no município. A mudança ocorre em razão da adoção do Portal Nacional da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, que passa a ser o sistema oficial para emissão de notas fiscais de serviços. Com a nova sistemática, todas as pessoas físicas que prestam serviços deverão realizar previamente o Cadastro Municipal, por meio do sistema SINAL, condição necessária para obter a permissão de emissão de notas fiscais no Portal Nacional da NFS-e. (Portal G37)
https://g37.com.br/divinopolis/divinopolis-adota-portal-nacional-da-nfs-e-e-encerra-emissao-de-nota-fiscal-de-servico-avulsa-a-partir-de-2026/
Universidade oferece vagas remanescentes
A UFVJM está com processo seletivo aberto para ocupação de vagas remanescentes, aquelas não ocupadas em seus cursos de graduação. As vagas são para ingresso no primeiro semestre letivo de 2026, em 45 cursos de graduação. São oferecidas vagas para cursos em todos os campi da UFVJM, nas cidades de Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí. As modalidades são para: transferências, internas e externas, e obtenção de novo título. As inscrições devem ser feitas no período de 6 a 19 de janeiro de 2026. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
https://diariotribuna.com.br/?p=32320
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásPrefeito vai vetar aumento dos vereadores
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásSistema Faemg Senar impulsiona o desenvolvimento de quem produz no campo
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásJornada Pedagógica qualifica instrutores e fortalece a educação no meio rural
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásVestibular Uemg tem recorde de inscritos
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásCom apoio do agroBR, produtores mineiros ampliam exportações
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásJF emite 100 mil identidades
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásGuia reúne conteúdo sobre direitos, benefícios e serviços para pessoa com deficiência
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás6 mil novas empresas criadas em Uberlândia



