Coluna Minas Gerais

Primeiro Curso de Pajés reúne povo Tikmũ’ũn para celebrar cultura e espiritualidade indígena

Publicados

em

Fotos: Joabe Lima | Divulgação

Entre os dias 10 e 13 de janeiro, a comunidade Tikmũ’ũn-Maxakali se reuniu na Aldeia Vila Nova, localizada na Terra Indígena Maxakali, em Minas Gerais, para o primeiro Curso de Pajés. O evento marcou um momento inédito de celebração e fortalecimento das práticas culturais, espirituais e sociais dos pajés, considerados pilares da tradição indígena.

Durante o encontro, líderes espirituais, mulheres, crianças e agentes agroflorestais compartilharam saberes e experiências, reafirmando a profunda conexão do povo Tikmũ’ũn com sua terra, sua história e seus cantos sagrados.

De acordo com Rosângela de Tugny, coordenadora-geral do projeto Hãmhi | Terra Viva, o encontro foi um marco histórico. “Com todas essas aldeias e toda essa contingência histórica que isolou os pajés, a oportunidade de se encontrarem nesse momento foi muito importante e intensa. A quantidade de cantos, a força deles, e o fato de reunir todos os pajés para cantar juntos foi algo muito marcante.”

Trocas, memórias e cantos pela terra e pelo futuro

Os pajés aproveitaram o encontro para destacar a necessidade urgente de “curar a terra” e relembraram figuras históricas que lutaram pela terra, como Cascorado e Capa Onça, lideranças assassinadas por reivindicarem a ampliação do território. A discussão reforçou o protagonismo dos Tikmũ’ũn na construção de projetos que não apenas promovam a sustentabilidade, mas também mantenham vivas as práticas culturais e a autonomia da comunidade.

Leia Também:  AMM se aproxima da totalidade dos municípios mineiros e alcança 824 filiados com adesão de Senador Firmino

“Os pajés são cuidadores da história, guardam as memórias dos antepassados e estão passando os conhecimentos deles para os jovens, para continuar fortalecendo nosso território. Nós vamos curar a terra”, afirma Isael Maxakali, liderança, pesquisador Doutor pela UFMG, artista e cineasta.

Outro momento forte foi a distribuição de sementes crioulas, incluindo sementes de Jerivá, doadas pela Teia dos Povos. Para Rosângela, a doação teve um simbolismo especial: “Houve muita lembrança das sementes dos ancestrais, e os pajés expressaram grande felicidade ao receber as sementes. Foi um momento de renovação e esperança.”, conta. 

A vivência no viveiro-escola, chamado de “útero da floresta”, também emocionou os participantes. Durante as atividades, grupos de pajés e mulheres cantaram entre as mudas, transformando o espaço em uma verdadeira “caixa acústica”.

Hãmhi | Terra Viva: uma transformação em curso

O Curso de Pajés foi realizado em uma região que já vivencia os resultados positivos do projeto Hãmhi | Terra Viva, idealizado por um grupo de pesquisadores indígenas e não-indígenas, em parceria com o Instituto Opaoká e com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais. Em um ano e meio, o projeto recuperou 150 hectares de Mata Atlântica e implementou 60 hectares de quintais agroflorestais, fortalecendo a soberania alimentar e cultural da comunidade.

Leia Também:  Cruzeiro vence primeiro clássico na casa nova do Atlético pelo Brasileirão

O evento se encerrou com intensas corridas de despedida, cantos e lágrimas, reforçando o entendimento coletivo sobre a importância de fortalecer os pajés e a tradição Tikmũ’ũn. Depoimentos de jovens da Aldeia Verde, que trabalham para manter vivas as práticas espirituais em meio à ausência de pajés mais velhos, reafirmaram o compromisso da nova geração com a continuidade das tradições.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Projeto de nióbio está 100% financiado

Publicados

em

Foto: Diário do Comércio / Thyago Henrique

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

Projeto de nióbio está 100% financiado 
A St George Mining deu um passo decisivo para avançar com o projeto de mineração de nióbio e terras-raras em Araxá. A empresa australiana levantou e garantiu os recursos necessários para desenvolver o empreendimento em todas as etapas que antecedem o início da construção das plantas de processamento, segundo o diretor da mineradora no Brasil, Thiago Amaral. Alinhado ao que o executivo afirmou, a St George captou, recentemente, 72,5 milhões de dólares australianos (em torno de R$ 260 milhões) em ações para o Projeto Araxá. Parte do dinheiro serviu para quitar antecipadamente a compra do ativo. (Diário do Comércio)
https://diariodocomercio.com.br/economia/projeto-araxa-st-george-100-financiado/

Araguari impede contratação de condenados
A Câmara Municipal de Araguari aprovou, em sessão ordinária realizada em 2 de dezembro de 2025, o Projeto de Lei nº 212/2025, de autoria do vereador Levi Siqueira, que estabelece vedações rigorosas para impedir que pessoas condenadas por crimes contra a dignidade sexual ocupem cargos em comissão, funções de confiança ou atuem em instituições financiadas pelo Poder Público Municipal. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
https://gazetadotriangulo.com.br/camara-municipal-aprova-projeto-de-lei-de-levi-siqueira-que-proibe-nomeacao-de-condenados-por-crimes-sexuais-para-cargos-publicos/

Câmara de Nova Lima instaura CPI
A Câmara Municipal de Nova Lima instaurou, nesta terça-feira (02), uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades envolvendo as mineradoras AngloGold Ashanti e Vale, duas das maiores empresas do setor de mineração que atuam no município. A abertura da CPI foi oficializada pelo presidente da Câmara, Thiago Almeida, após solicitações de oito vereadores que apontam a necessidade de aprofundar a apuração sobre impactos das operações das mineradoras na cidade. (TV Banqueta)
https://www.instagram.com/p/DRxUzXNkRu2/

Leia Também:  Copasa investe R$ 200 milhões em saneamento neste primeiro semestre

Uberaba enfrenta crise hídrica
Com a crise hídrica já passando de 100 dias em Uberaba, os fechamentos de reservatórios vêm ficando cada vez mais longos e em horários diferentes ao longo do dia. Nesta quarta-feira (3), a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) volta a fechar emergencialmente os reservatórios, desta vez da meia-noite ao meio-dia, reduzindo ainda mais a janela de abastecimento regular na cidade. De acordo com boletim divulgado pela autarquia, a medida foi necessária para recuperar o nível de reservação. (Jornal da Manhã – Uberaba)
https://jmonline.com.br/cidade/codau-fecha-reservatorios-a-meia-noite-e-abastecimento-de-agua-fica-cada-dia-mais-curto-em-uberaba-1.569993

Prefeitura lança “Procon na Sua Casa” 
A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio do Procon Municipal e da Secretaria de Assistência Social, lançou o novo programa “Procon na Sua Casa”, que oferece atendimento domiciliar ou hospitalar a consumidores com mobilidade reduzida ou acamados, impossibilitados de acessar os serviços presencialmente, por meios eletrônicos ou via CRAS. A coordenadora do órgão, Fernanda Soares, destaca que o projeto reforça o caráter social da atuação municipal. (Jornal Mantiqueira)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/12/03/prefeitura-lanca-procon-na-sua-casa-e-garante-atendimento-as-pessoas-com-mobilidade-reduzida/

Leia Também:  Sistema e IMA: acordo amplia capacitação e certificação rural

Temporal derruba linha de transmissão
Uma população estimada em cerca de 10 mil pessoas em Alpinópolis, Carmo do Rio Claro, Conceição da Aparecida e São José da Barra viveram, desde a última segunda-feira, um dos maiores apagões da história. A causa do colapso foi uma forte tempestade que atingiu a zona rural e derrubou torres de transmissão de alta tensão entre Passos e Alpinópolis, que danificou gravemente uma terceira estrutura e ainda comprometeu uma segunda linha que alimenta a subestação local de Alpinópolis. Inicialmente quatro municípios foram atingidos: Alpinópolis, Carmo do Rio Claro, Conceição da Aparecida e São José da Barra. As três últimas já tiveram o fornecimento parcialmente restabelecido. (Portal Observo – Passos)
https://www.observo.com.br/tempestade-derruba-torres-de-transmissao-e-deixa-cerca-de-10-mil-sem-luz-na-regiao

Casarão será restaurado em Ouro Preto
Um casarão centenário de Ouro Preto será restaurado e passará a abrigar o anexo administrativo da Câmara Municipal. Localizado à Rua Cláudio Manoel, no Centro, o novo equipamento é vizinho à Casa de Leis e garantirá melhores condições de funcionamento e atendimento ao público. A intervenção faz parte das obras do Programa de Restauração e Reforma do prédio histórico. (O Liberal – Ouro Preto)
https://oliberalinconfidentes.com.br/destaque/casarao-historico-da-camara-municipal-sera-restaurado-em-ouro-preto-e-passara-a-abrigar-anexo-administrativo-do-legislativo/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA