Coluna Minas Gerais
Privatização preocupa prefeitos do norte

Foto: Reprodução GNM
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Privatização preocupa prefeitos do norte
A recente movimentação do governo estadual para privatizar a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) tem provocado debates acalorados entre os prefeitos do Norte de Minas, região que concentra muitos dos municípios mais vulneráveis do estado. A principal preocupação dos gestores públicos locais é garantir que a iniciativa privada, ao assumir a gestão da estatal, mantenha e amplie os investimentos em saneamento básico, especialmente nas pequenas cidades onde a Copasa ainda enfrenta grandes desafios para universalizar os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
Rodoviária de Araguari interditada
No dia 19 de setembro, a Prefeitura de Araguari interditou o Terminal Rodoviário Tancredo de Almeida Neves, após laudos técnicos apontarem risco iminente à segurança de usuários e trabalhadores. A decisão foi tomada pela Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, responsável pela gestão do terminal — que também abrigava a sede da própria pasta. A interdição ocorreu após uma avaliação técnica feita por engenheiros da Secretaria de Infraestrutura, com acompanhamento da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. O laudo indicou risco de colapso progressivo da estrutura. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
BH tem guia com roteiros autoguiados
Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado sábado, 27, a Prefeitura de Belo Horizonte lançou guia com roteiros turísticos especiais autoguiados da capital mineira. A iniciativa da Belotur amplia o acesso aos principais atrativos de BH, facilita a circulação de turistas e moradores e valoriza a cultura local, com foco na gastronomia e em diversos projetos da cidade. Os roteiros estão disponíveis no hotsite da ação, no Portal Belo Horizonte. (Jornal MG Turismo – Belo Horizonte)
https://mgturismo.com.br/prefeitura-de-bh-lanca-guia-com-roteiros-autoguiados/
Cápsulas Brasil tem novo diretor
Milton Cavallari assume o posto de novo Diretor de Operações da ACG Cápsulas Brasil. O executivo, que tem mais de duas décadas de experiência no setor farmacêutico, de suplementos e cosméticos, será responsável por liderar a unidade fabril de Pouso Alegre, uma das mais importantes da companhia, reforçando o compromisso da empresa com a inovação, qualidade e proximidade com clientes em todo o Brasil e América Latina. O Grupo ACG é o único fornecedor mundial de soluções de fabricação integradas para a indústria farmacêutica. (Pouso Alegre em Foco)
Projeto recria Estação de Engenheiro Corrêa
Reconstituição digital mostrará como era o terminal na época em que funcionava, valorizando a história do distrito. A Estação de Engenheiro Corrêa era o “coração do distrito”, e preservá-la é “preservar a alma da comunidade”. Um projeto do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto está usando a tecnologia para trazer de volta o passado. A iniciativa, batizada de “Paisagens Pitorescas”, recriou em 3D a Estação Ferroviária de Engenheiro Corrêa. (Portal MG News)
Divinópolis ganha laboratório de tecnlogia
Divinópolis que concentra os comandos das polícias da região, acaba de se tornar referência no enfrentamento à criminalidade financeira com a inauguração do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro. A unidade, que passa a integrar a Rede Estadual da Polícia Civil de Minas Gerais, é a 27ª em funcionamento no estado e foi oficialmente entregue à população nesta sexta-feira, 26, durante cerimônia que reuniu autoridades civis, parlamentares e representantes da segurança pública. (Jornal Agora – Divinópolis)
Rio Doce tem Festival Popular
O 2º Festival de Cultura Popular do Rio Doce começa sua programação de oficinas com uma proposta inovadora e participativa: o Inventário Vivo das Tradições Populares. A atividade reúne grupos tradicionais como Bumba-meu-boi, Folia de Reis, Caboclinhos e Cirandeiras em um processo coletivo de valorização e registro de suas memórias, práticas e saberes culturais. Inspirada no conceito de Inventário Participativo do IPHAN, a oficina é conduzida pelas professoras doutoras do Grupo de Gestão de Território Integrado da Univale e utiliza especialistas externos para documentar as tradições, aqui são os próprios mestres, brincantes e guardiões culturais que definem o que deve ser registrado e transmitido. (Diário do Rio Doce)


Coluna Minas Gerais
Escola SENAI Audiovisual participa do principal evento do setor na América Latina

RioMarket 2025 reuniu empresários e especialistas para debater o audiovisual em âmbito nacional e internacional
A Escola SENAI Audiovisual foi destaque no principal evento do setor na América Latina. A RioMarket 2025, realizada entre os dias 2 e 11 de outubro, reuniu empresários e especialistas para debater os principais temas do audiovisual no Brasil e no mundo. Com uma programação voltada para negócios e capacitação profissional, o megaevento é referência no setor, que apresentou perspectiva de impacto de R$ 70 bilhões no PIB, segundo estudo divulgado nesta edição.
A diretora da Escola SENAI do Audiovisual e gerente de Cultura do SESI MG, Karla Bittar, participou do seminário “Desenvolvimento da Capacitação Técnica Regional no Audiovisual Brasileiro”. Ela ressaltou que o audiovisual vive um momento de expansão e consolidação como setor estratégico da economia criativa.
“A capacitação tem papel central nesse processo — é ela que impulsiona o crescimento, gera emprego, inovação e abre novas oportunidades para Minas Gerais e para todo o Brasil”, destacou, lembrando o apoio da Câmara da Indústria de Comunicação da FIEMG.
Também participaram do painel Marcelo Ikeda (professor da Universidade Federal do Ceará), Simon Brethé (professor da Universidade Federal de Minas Gerais), Lúcia Maria Marcellino de Santa Cruz (ESPM – Pós-Graduação, MBA e Master Rio de Janeiro) e Alfredo Manevy (professor da Universidade Federal de Santa Catarina). A mediação foi conduzida por Leonardo Barros, produtor de cinema e TV e sócio da produtora Conspiração Filmes desde 1996.
Referência
A programação de dez dias incluiu seminários, workshops, rodadas de negócios e o RioMarket Jovem. Os seminários promoveram debates sobre temas atuais do setor, enquanto os workshops permitiram a troca de experiências entre profissionais. Já as rodadas de negócios proporcionaram encontros entre produtores e executivos interessados em aquisição, distribuição, licenciamento e coprodução. O RioMarket Jovem, por sua vez, foi dedicado à formação de novas gerações de profissionais.
Perspectivas
Durante o evento, foi apresentado um estudo da Oxford Economics, encomendado pela Motion Picture Association (MPA), que apontou que o setor audiovisual brasileiro gerou um PIB de R$ 70,2 bilhões em 2024. O levantamento também destacou a geração de 608.970 empregos diretos e indiretos, número superior ao da indústria automotiva. Em comparação com outros setores, o audiovisual empregou 121.840 pessoas, volume equivalente ao da indústria farmacêutica, por exemplo.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO7 dias atrás
Polícia Civil desmantela suposto esquema milionário de notas frias ligado a funcionário do Sindicato Rural
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Café em Transformação
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Senar abre inscrições para cursos técnicos
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Tarifaço: Divinópolis entre as mais afetadas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Minas lidera ranking da “Lista Suja”
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Minas possui mais de mil eletropostos
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
MG lança roteiro na Abav Expo 2025
-
COLUNA MG3 horas atrás
Domingos Sávio conduz com maestria o Encontro Regional do PL em Divinópolis e reforça a união da direita mineira