Coluna Minas Gerais

Projeto do Sebrae impulsiona Pirapora

Publicados

em

Foto: Reprodução GNM

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Projeto  impulsiona Pirapora
Pirapora deu um importante passo para o desenvolvimento econômico ao participar do Projeto de Atração de Investimentos do Sebrae Minas em 2024. A iniciativa incluiu a capacitação de servidores públicos, fortalecimento de negócios locais e a preparação do município para atrair empresas, com foco nos setores de indústria, turismo, confecção e pescado. Pirapora foi um dos primeiros municípios a adotar a metodologia do Sebrae, que também tem sido aplicada em outras cidades como Divinópolis e Timóteo, contribuindo para a atração de novos investimentos. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/projeto-do-sebrae-minas-impulsiona-pirapora-como-destino-atrativo-para-novos-investimentos/

Banco do Nordeste em Nanuque
O Banco do Nordeste inaugurou, nesta terça-feira, 7, uma nova agência do programa CrediAmigo em Nanuque, Minas Gerais. A unidade está localizada em um amplo espaço na Rua São João Del Rey, 337, próximo à agência do Banco do Nordeste, e visa oferecer um atendimento diferenciado aos clientes. Somente em 2024, o programa de microcrédito orientado do Banco do Nordeste movimentou mais de R$ 3 milhões em Nanuque, atendendo cerca de 400 clientes. (Jornal Em Tempo – Nanuque)
https://jornalemtempo.com/banco-do-nordeste-inaugura-agencia-do-crediamigo-em-nanuque

Mineradora causa polêmica
A operação da Sandra Mineração em Prudente de Morais, Minas Gerais, gerou polêmica devido à exploração de uma área de grande importância arqueológica e paleontológica, conhecida como Fazenda Escrivânia. Este local foi estudado por Peter Lund, considerado o “pai da paleontologia brasileira”, e contém cavernas e pinturas rupestres valiosas. A mineradora obteve licenciamento ambiental para a extração de calcário, mas o Ministério Público questionou a legalidade desse licenciamento, considerando os potenciais impactos negativos ao patrimônio cultural e histórico da região. A empresa defende que as licenças estão em conformidade com as exigências legais e que as atividades são amparadas por estudos técnicos. (Sabará Notícias)
https://www.sabaranoticias.com.br/mineradora-causa-polemica-ao-explorar-area-estudada-por-peter-lund-em-prudente-de-morais-mg

Leia Também:  Caso Samarco entra na fase final

Chuvas superam média em Poços
O Departamento Municipal de Eletricidade (DME) de Poços de Caldas divulgou o relatório de acompanhamento pluviométrico referente ao ano de 2024, destacando que os índices de chuvas superaram a média histórica. Segundo Marcelo Loichate, Diretor Superintendente da DME Energética, as chuvas intensas no início e no final do ano foram determinantes para que o volume acumulado de precipitações ficasse acima da média. “A média anual de chuvas em Poços de Caldas, considerando os dados históricos de 1997 a 2023, é de aproximadamente 1.750 mm. Em 2024, registramos um total de 1.947”, explicou Loichate. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/01/08/dme-divulga-acompanhamento-pluviometrico-de-2024-indices-ficaram-acima-da-media-anual/

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:12.0pt;
font-family:”Aptos”,sans-serif;
mso-ascii-font-family:Aptos;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Aptos;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-font-kerning:1.0pt;
mso-ligatures:standardcontextual;
mso-fareast-language:EN-US;}

Leia Também:  Projeto Queijo Minas Legal já contabiliza mais de 800 visitas técnicas a queijarias de 160 municípios

Prefeito de Paraíso pode disputar AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), anunciou, nesta semana, que está articulando a disputa pela presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). O anúncio de Morais ocorreu após a insatisfação de um bloco de prefeitos do Sudoeste de Minas Gerais, que demonstraram que a região tem sido constantemente preterida no cenário estadual nas composições da AMM. Para Morais, montar uma chapa neste momento demonstra, de forma clara, a intenção de protagonismo da Ameg, Amog e Alago no cenário estadual, com representatividade de 66 municípios e 1,4 milhão de habitantes da região. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)

https://jornaldosudoeste.com.br/noticia.php?codigo=218257

Semáforos  em Viçosa ajustados
Quase todos os semáforos das esquinas de Viçosa tiveram suas programações alteradas nas últimas semanas, informou a Diretoria de Trânsito da Prefeitura. As mudanças foram baseadas em um estudo, elaborado pela UFV, que é fruto do convênio assinado em outubro de 2022, mas pouco aproveitado pela gestão municipal. Segundo a Prefeitura, os técnicos da UFV analisaram o fluxo de veículos durante picos de movimento e períodos de chuva para a implementação de uma nova programação para os semáforos, aumentando o tempo de sinal verde para alguns e reduzindo em outros. (Folha da Mata – Viçosa)
https://www.folhadamata.com.br/semaforos-passam-por-ajustes-em-vicosa-e-estudo-preve-remocoes

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Coluna Minas Gerais

Municípios têm até 24 de fevereiro de 2026 para inscrever projetos no 14º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal

Publicados

em

AMM | Divulgação

Gestores e equipes municipais têm até o dia 24 de fevereiro de 2026 para inscrever projetos inovadores no 14º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal. As inscrições estão abertas desde o dia 2 de dezembro, contemplando quatro eixos da administração pública municipal: Assistência Social, Cultura, Esporte e Saúde.

A premiação é uma iniciativa da Associação Mineira de Municípios (AMM) e tem como objetivo reconhecer e valorizar projetos inovadores implementados pelas prefeituras mineiras, que contribuam para uma gestão pública mais eficiente e para a melhoria da qualidade de vida da população. 

O Prêmio AMM de Boas Práticas busca demonstrar que é possível inovar no âmbito da gestão municipal, transformando políticas públicas bem-sucedidas em instrumentos de uma administração moderna, orientada por resultados e focada no desenvolvimento dos municípios.

As inscrições devem ser realizadas pelo hotsite do Prêmio de Boas Práticas, onde também está disponível o regulamento completo.
Clique aqui para acessar.

Poderão participar do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal apenas os municípios filiados à AMM que estejam com as mensalidades em dia até o último dia de inscrição. Não será cobrada taxa de inscrição.

Os vencedores serão anunciados durante cerimônia especial no 41º Congresso Mineiro de Municípios, que será realizado em maio de 2026. Além do reconhecimento, as prefeituras premiadas terão a oportunidade de compartilhar suas experiências, inspirando outras gestões municipais.

“O Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal reforça o compromisso dos nossos gestores com a inovação, a transparência e a eficiência na administração pública. Ao longo dos anos, acompanhei de perto o impacto transformador que iniciativas bem planejadas geram na vida das pessoas, inclusive em Patos de Minas, que já recebeu esse reconhecimento algumas vezes. Como presidente da AMM, acredito que cada edição do prêmio inspira prefeitos e equipes a compartilhar soluções que fazem diferença no dia a dia da população. Que esse reconhecimento continue estimulando boas ideias, fortalecendo a gestão pública e valorizando quem trabalha, com dedicação, para melhorar a vida dos mineiros.”


Cronograma

  • Inscrição e candidatura: de 02/12/2025 a 24/02/2026

  • Avaliação dos projetos: de 25/02/2026 a 13/03/2026

  • Contato e visita às prefeituras selecionadas: de 16/03/2026 a 20/03/2026

  • Visita técnica in loco: de 23/03/2026 a 17/04/2026

  • Cerimônia de premiação: durante o 41º Congresso Mineiro de Municípios

Leia Também:  Mulheres do Agro fortalecem união e liderança em Minas

Conheça os eixos

Assistência Social

Visa premiar os municípios que atuaram na melhoria da qualidade, implementação e proposição da Política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), garantindo proteção social a indivíduos, famílias e comunidades, por meio do combate à pobreza, à exclusão social e às contingências sociais.

Cultura

Premia municípios que desenvolveram ações culturais diversificadas, utilizaram praças e espaços públicos para atividades culturais, priorizaram o audiovisual e aplicaram recursos das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, valorizando e fortalecendo a cultura local.

Esporte

Reconhece iniciativas que ampliaram o acesso à prática esportiva, com campeonatos em diferentes categorias, uso de espaços públicos de lazer e incentivo ao esporte para a terceira idade.

Saúde

Destaca práticas da gestão municipal voltadas à melhoria da qualidade da assistência, da gestão e da implementação de políticas públicas no SUS, com potencial de replicação em outros municípios.


Avaliação

A atribuição do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal será feita por uma Comissão Avaliativa, composta por representantes da AMM, de órgãos do Governo Estadual e de instituições acadêmicas ou parceiras, todos com experiência em gestão pública municipal.

Leia Também:  Plenário já pode votar projeto que descentraliza recursos da cultura

“Os avaliadores assumem uma função de extrema seriedade, sendo responsáveis por analisar minuciosamente o processo de implantação e execução das práticas apresentadas. Essa avaliação é baseada nas informações fornecidas nos projetos, exigindo um olhar técnico, crítico e aprofundado”, explica o coordenador das áreas técnicas da AMM, Guilherme Levy.

“É fundamental garantir o cumprimento rigoroso dos critérios estabelecidos, bem como a coerência, a imparcialidade e a integridade do processo de avaliação, respeitando eventuais conflitos de interesse e assegurando a credibilidade da seleção”, completa.


Sobre o Prêmio

Criado em 2010, o Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal integra a missão da AMM de impulsionar uma administração pública mais eficiente, ao incentivar a divulgação de iniciativas bem-sucedidas desenvolvidas por municípios de todas as regiões de Minas Gerais.

Promovido anualmente, o prêmio destaca gestões que adotaram soluções inovadoras e eficazes, contribuindo para a modernização e a melhoria dos serviços públicos.

A AMM permanece à disposição para orientar os municípios interessados, garantindo o atendimento a todos os critérios do regulamento.

E-mail: [email protected]
WhatsApp: (31) 2125-2400 – Opção 16 – Prêmio AMM

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA