Coluna Minas Gerais
Projeto do Sebrae impulsiona Pirapora
Foto: Reprodução GNM
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Projeto impulsiona Pirapora
Pirapora deu um importante passo para o desenvolvimento econômico ao participar do Projeto de Atração de Investimentos do Sebrae Minas em 2024. A iniciativa incluiu a capacitação de servidores públicos, fortalecimento de negócios locais e a preparação do município para atrair empresas, com foco nos setores de indústria, turismo, confecção e pescado. Pirapora foi um dos primeiros municípios a adotar a metodologia do Sebrae, que também tem sido aplicada em outras cidades como Divinópolis e Timóteo, contribuindo para a atração de novos investimentos. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/projeto-do-sebrae-minas-impulsiona-pirapora-como-destino-atrativo-para-novos-investimentos/
Banco do Nordeste em Nanuque
O Banco do Nordeste inaugurou, nesta terça-feira, 7, uma nova agência do programa CrediAmigo em Nanuque, Minas Gerais. A unidade está localizada em um amplo espaço na Rua São João Del Rey, 337, próximo à agência do Banco do Nordeste, e visa oferecer um atendimento diferenciado aos clientes. Somente em 2024, o programa de microcrédito orientado do Banco do Nordeste movimentou mais de R$ 3 milhões em Nanuque, atendendo cerca de 400 clientes. (Jornal Em Tempo – Nanuque)
https://jornalemtempo.com/banco-do-nordeste-inaugura-agencia-do-crediamigo-em-nanuque
Mineradora causa polêmica
A operação da Sandra Mineração em Prudente de Morais, Minas Gerais, gerou polêmica devido à exploração de uma área de grande importância arqueológica e paleontológica, conhecida como Fazenda Escrivânia. Este local foi estudado por Peter Lund, considerado o “pai da paleontologia brasileira”, e contém cavernas e pinturas rupestres valiosas. A mineradora obteve licenciamento ambiental para a extração de calcário, mas o Ministério Público questionou a legalidade desse licenciamento, considerando os potenciais impactos negativos ao patrimônio cultural e histórico da região. A empresa defende que as licenças estão em conformidade com as exigências legais e que as atividades são amparadas por estudos técnicos. (Sabará Notícias)
https://www.sabaranoticias.com.br/mineradora-causa-polemica-ao-explorar-area-estudada-por-peter-lund-em-prudente-de-morais-mg
Chuvas superam média em Poços
O Departamento Municipal de Eletricidade (DME) de Poços de Caldas divulgou o relatório de acompanhamento pluviométrico referente ao ano de 2024, destacando que os índices de chuvas superaram a média histórica. Segundo Marcelo Loichate, Diretor Superintendente da DME Energética, as chuvas intensas no início e no final do ano foram determinantes para que o volume acumulado de precipitações ficasse acima da média. “A média anual de chuvas em Poços de Caldas, considerando os dados históricos de 1997 a 2023, é de aproximadamente 1.750 mm. Em 2024, registramos um total de 1.947”, explicou Loichate. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/01/08/dme-divulga-acompanhamento-pluviometrico-de-2024-indices-ficaram-acima-da-media-anual/
Normal
0
21
false
false
false
PT-BR
X-NONE
X-NONE
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:12.0pt;
font-family:”Aptos”,sans-serif;
mso-ascii-font-family:Aptos;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Aptos;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-font-kerning:1.0pt;
mso-ligatures:standardcontextual;
mso-fareast-language:EN-US;}
Prefeito de Paraíso pode disputar AMM
O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), anunciou, nesta semana, que está articulando a disputa pela presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). O anúncio de Morais ocorreu após a insatisfação de um bloco de prefeitos do Sudoeste de Minas Gerais, que demonstraram que a região tem sido constantemente preterida no cenário estadual nas composições da AMM. Para Morais, montar uma chapa neste momento demonstra, de forma clara, a intenção de protagonismo da Ameg, Amog e Alago no cenário estadual, com representatividade de 66 municípios e 1,4 milhão de habitantes da região. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)
https://jornaldosudoeste.com.br/noticia.php?codigo=218257
Semáforos em Viçosa ajustados
Quase todos os semáforos das esquinas de Viçosa tiveram suas programações alteradas nas últimas semanas, informou a Diretoria de Trânsito da Prefeitura. As mudanças foram baseadas em um estudo, elaborado pela UFV, que é fruto do convênio assinado em outubro de 2022, mas pouco aproveitado pela gestão municipal. Segundo a Prefeitura, os técnicos da UFV analisaram o fluxo de veículos durante picos de movimento e períodos de chuva para a implementação de uma nova programação para os semáforos, aumentando o tempo de sinal verde para alguns e reduzindo em outros. (Folha da Mata – Viçosa)
https://www.folhadamata.com.br/semaforos-passam-por-ajustes-em-vicosa-e-estudo-preve-remocoes
Coluna Minas Gerais
Antônio de Salvo assume como 2º vice&presidente da CNA
João Martins foi reeleito para mais um mandato à frente da CNA
FAEMG SENAR | Divulgação
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, tomou posse como 2º vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) nesta terça-feira (9/12) em Brasília. De Salvo integra a nova diretoria executiva da CNA, liderada pelo presidente João Martins, reeleito por unanimidade para mais um mandato à frente da entidade.
│ “Um setor que impulsiona a economia precisa se manter unido para que, cada vez mais, a gente possa trazer riquezas para o Brasil e uma vida melhor para nossos produtores rurais. Vamos continuar trabalhando com firmeza para que o agro seja cada vez mais ouvido, respeitado e para que as demandas dos produtores mineiros estejam no centro das discussões nacionais”.
Em novembro deste ano, De Salvo também reassumiu a presidência do Sistema Faemg Senar para o seu segundo mandato.
Posse na CNA
A cerimônia reuniu representantes de entidades do agro, do setor privado, deputados, senadores, embaixadores, autoridades, familiares, produtores rurais, presidentes de Federações estaduais de agricultura e pecuária, diretores e integrantes do Sistema CNA/Senar.
│ “Temos orgulho de anunciar que atingimos a nossa meta. Alcançamos 400 mil pequenos produtores, em todos os pontos do país, priorizando as regiões menos favorecidas. Levamos a essa nova classe um conjunto de conhecimentos e assistência, que lhes permite alcançar o máximo de sua capacidade”.
Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da CNA (2025-2029)
Diretoria Executiva
Presidente – João Martins da Silva Júnior (BA)
1º vice-presidente – Gedeão Silveira Pereira (RS)
2º vice-presidente – Antônio Pitangui de Salvo (MG)
1º vice-presidente de Finanças – Humberto Miranda (BA)
2º vice-presidente de Finanças – Muni Lourenço Silva Júnior (AM)
1º vice-presidente de Secretaria – Marcelo Bertoni (MS)
2º vice-presidente de Secretaria – José Amílcar de Araújo Silveira (CE)
Conselho Fiscal
Efetivos
Álvaro Arthur Lopes de Almeida (AL)
Paulo Carneiro (TO)
Hélio Dias de Souza (RO)
Suplentes
Raimundo Coelho de Souza (MA)
Luiz Iraçú Guimarães Colares (AP)
José Álvares Vieira (RN)
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásAssembleia em Números: nova página amplia transparência do Legislativo mineiro
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásMucuri reforça representação na Assembleia
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásBlack Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásArmazéns da Casemg serão implodidos
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásDuplicação da BR 381 tem estudos
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásUberlândia com bebês abaixo do peso
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásAgro brasileiro no centro das discussões globais
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásCooxupé é líder no setor de Agricultura



