Coluna Minas Gerais

Recorde histórico na 9ª edição do Cupping ATeG Café + Forte

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

A 9ª edição do Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café + Forte, promovida pelo Sistema Faemg Senar, marcou um novo capítulo na história da cafeicultura mineira. Realizado durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, o evento registrou recorde histórico de participação, com mais de 2.500 amostras inscritas — um salto expressivo em relação às 162 da primeira edição, em 2017.

Mais de 900 produtores, além de 180 técnicos de campo e supervisores, participaram da solenidade que evidencia os resultados conquistados por meio do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

Para o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, o Cupping reflete o compromisso do Sistema Faemg Senar com a qualificação e valorização do produtor rural.

“O Cupping mostra que o conhecimento técnico e a dedicação no campo andam lado a lado, produzindo resultados transformadores no agronegócio mineiro.”

Entre os premiados, o produtor Fabiano Henrique Diniz se destacou em três categorias: 2º lugar geral, Café Produzido por Jovens e Arábica/Cereja Descascado. Para ele, a conquista vai além do reconhecimento individual — simboliza a força coletiva da cafeicultura mineira.

“Foi um ano muito atípico para nós, produtores, mas ter nosso trabalho e produto reconhecido em um evento como esse, independentemente da colocação, mostra que superamos as barreiras e avançamos na cafeicultura.”

Além das premiações, os cafeicultores receberam laudos técnicos detalhados das amostras, fundamentais para o aprimoramento da produção e a valorização comercial dos cafés.

Leia Também:  Memória do Judiciário disponibiliza acervo documental histórico

Na categoria geral, o grande campeão estadual foi José Etelvino de Oliveira, de Andradas (Região Vulcânica), com 89,21 pontos. Em segundo lugar ficou Fabiano Henrique Diniz, de Manhuaçu (Matas de Minas), com 88,58 pontos, seguido por Marcelo Lopes Maciel, de Baependi (Mantiqueira de Minas), com 88,29 pontos.

A edição também reconheceu categorias especiais, como Café Produzido por Mulheres e Manejo Produtivo Regenerativo, além do Escritório Regional de Viçosa, premiado por reunir o maior número de produtores vencedores. A técnica Karolaine de Cássia Roteli recebeu o título de Técnica Destaque, enquanto o supervisor Daniel Rodrigo do Prado foi eleito Supervisor Destaque.

Desde 2017, o Cupping valoriza o trabalho dos produtores atendidos pela ATeG, revelando talentos e incentivando boas práticas que elevam a qualidade do café mineiro. Para o gerente interino de Assistência Técnica e Gerencial, Wender Guedes, o evento se consolida a cada edição como uma das principais vitrines da cafeicultura.

“Mais do que premiar, o Cupping reconhece o esforço coletivo de quem transforma o campo com tradição, conhecimento e inovação, inspirando as futuras gerações do agro.”

Confira a lista completa dos premiados.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Cervejaria pode triplicar de tamanho

Publicados

em

Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 

www.sindijorimg.com.br

Cervejaria pode triplicar de tamanho

Inaugurada nesta quinta-feira, a fábrica da Heineken de Passos representou investimentos de R$ 2,5 bilhões e tem capacidade de produção de 5 milhões de hectolitros por ano. A unidade amplia em 10% a capacidade instalada do grupo no Brasil. Mas essa fábrica foi projetada para poder triplicar de tamanho. E, quando isso acontecer, será a maior do grupo holandês no mundo. (Observo – Passos)

https://www.observo.com.br/fabrica-de-passos-da-heineken-pode-triplicar-de-tamanho-e-se-tornar-a-maior-do-mundo

Ponte da BR-439 está no limite

A principal ponte de Nanuque, no Vale do Mucuri, está no limite. Construída há cerca de 60 anos, a Ponte Magalhães Pinto, que liga as duas margens do rio Mucuri e integra o traçado da BR-439, vem apresentando sinais de desgaste e instabilidade. A situação preocupa moradores e especialistas, que alertam para o risco de interdição caso não sejam adotadas medidas urgentes de contenção e fiscalização do tráfego de veículos pesados. (Em Tempo – Nanuque)

https://jornalemtempo.com/nanuque-estrutura-treme-e-balanca-com-tanto-peso

Centro-Oeste ganha vaga no Congresso

O Centro Oeste de Minas Gerais ganhou mais um representante na Câmara Federal. O empresário Fabiano Cazeca, conhecido em Santo Antônio do Monte como diretor da Rádio Montense e da rede de lojas Casa Rios, era o quarto suplente de deputado. Ele ficou na suplência do PRD, partido que se originou da fusão do Patriota ao PTB, formando o Partido Renovação Democrática. A posse de Cazeca foi devida ao pedido de licença do titular da chapa, Pedro Aihara. Na linha sucessória havia Felipe Saliba, Bruno Santos e o vereador de Belo Horizonte Irlan Melo, todos se declinaram do cargo. (Gazeta Montense)

Leia Também:  Senar Minas: 32 anos impulsionando o agro mineiro

https://gmontense.com.br

MinasMov atraiu mil visitantes

Durante dois dias, Contagem, na Grande BH, se tornou o centro das atenções do setor moveleiro mineiro. A primeira edição da MinasMov, realizada no Senai Cedetem (29 e 30 de outubro), marcou um passo importante para a indústria da madeira e do mobiliário em Minas Gerais. O evento recebeu cerca de 1 mil visitantes, reuniu 20 empresas expositoras e mais de 30 marcas, além de registrar cerca de R$ 600 mil em vendas e prospecções. A mostra foi promovida pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário e Artefatos de Madeira de Minas Gerais (Sindimov-MG), em parceria com Fiemg, Sebrae, IEL, Senai, Una e prefeituras regionais. (Cidade Conecta – Nova Lima)

https://www.cidadeconecta.com/casa-e-design/edicao-de-estreia-de-mostra-consolida-polo-moveleiro-mineiro/

Monte Verde mantém ascensão como polo

Nos preparativos para o Pedal nas Montanhas, evento de mountain bike que ocorrerá no dia 16 de novembro, o distrito de Camanducaia mantém a sua ascensão como polo esportivo e vem recebendo um número crescente de ciclistas. A atração terá duas provas com caráter de competição, em percursos de 40km (Sport) e 60km (Pro), além de uma de turismo, de 35km, a expectativa dos organizadores é a de contar com centenas de participantes de diversas regiões diferentes. É realizada pela Move (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), em parceria com a Prefeitura de Camanducaia. (MG Turismo – Belo Horizonte)

Leia Também:  Recorde: Mato Grosso tem o maior rebanho do Brasil: 34,4 milhões de cabeças de gado

https://mgturismo.com.br/monte-verde-mg-mantem-ascensao-como-polo-esportivo-e-se-prepara-para-receber-o-pedal-nas-montanhas/

Caeté terá feirão de empregos

A Prefeitura de Caeté prepara, para o dia 15 de novembro, o primeiro feirão de empregos da cidade. A iniciativa visa aproximar as empresas das pessoas que estão em busca de recolocação no mercado e/ou conseguir o primeiro emprego. Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Júlio Batista, será uma boa oportunidade de trazer para a cidade empresas que têm vagas em aberto. (Opinião – Caeté)

https://www.opiniaocaete.com.br/prefeitura-promove-feirao-de-empregos/

Curso de nutrição busca voluntários

Uma equipe do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição da Universidade Federal de Viçosa (UFV) está recrutando vegetarianos, veganos e flexitarianos — aqueles que adotam alimentação predominantemente vegetariana, mas consomem carne e outros produtos de origem animal de forma ocasional ou moderada — para participar de uma análise sensorial de hambúrgueres vegetais. A atividade integra uma pesquisa de doutorado intitulada “Desenvolvimento de hambúrguer vegetal à base de sorgo e isolado proteico de feijão caupi”. (Folha da Mata – Viçosa)

http://folhadamata.web15f105.uni5.net/pesquisa-de-nutricao-da-ufv-busca-voluntarios-para-analise-sensorial-de-hamburgueres-vegetais

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA