Coluna Minas Gerais
Rogério Silveira destaca força de Luís Eduardo Falcão durante Marcha dos Vereadores de Minas em Brasília

Nessa terça-feira (30), em Brasília, durante a abertura da Primeira Marcha dos Vereadores de Minas Gerais à Brasília, o presidente da Abracam, Rogério Silveira da Silva, fez uma fala contundente sobre o cenário político estadual.
Segundo Rogério, que é vereador em Coromandel, “Estamos cheios de políticos de rede social”, criticando a carência de políticos verdadeiros em Minas.
Na sequência, ele defendeu a união da força dos prefeitos mineiros e dos cerca de 9 mil vereadores do estado em torno do nome do presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), Luís Eduardo Falcão, prefeito de Patos de Minas, como alternativa para o governo de Minas.
Falcão tem se consolidado como liderança política no estado. Foi o primeiro prefeito reeleito na história de Patos de Minas com votação recorde de 85% e, em 2025, foi eleito por 361 prefeitos mineiros para comandar a AMM.
Essa manifestação se soma a outros gestos recentes. Em Divinópolis, durante a Caravana AMM, o prefeito Gleidson Azevedo declarou que Falcão seria o escolhido por ele para compor, como vice do irmão Cleitinho, uma eventual chapa ao governo de Minas Gerais.
Além disso, Falcão tem marcado presença em agendas importantes:
-
Na segunda-feira, 6 de outubro, será convidado do Conexão Empresarial, evento promovido por Paulo César de Oliveira, conhecido por reunir nomes de destaque da política nacional.
-
Na sexta-feira, 10 de outubro, estará no Encontro Regional Municípios Unidos, que reunirá os 87 municípios do Triângulo Mineiro, Noroeste e Alto Paranaíba. Organizado com apoio das microregionais, o evento tem como objetivo mostrar a força das regiões para movimentar a economia de Minas e do Brasil.
O movimento reforça o espaço que Falcão vem conquistando no cenário político de Minas, com apoios surgindo de diferentes frentes e sua presença sendo requisitada em palcos de destaque.


Coluna Minas Gerais
Escola SENAI Audiovisual participa do principal evento do setor na América Latina

RioMarket 2025 reuniu empresários e especialistas para debater o audiovisual em âmbito nacional e internacional
A Escola SENAI Audiovisual foi destaque no principal evento do setor na América Latina. A RioMarket 2025, realizada entre os dias 2 e 11 de outubro, reuniu empresários e especialistas para debater os principais temas do audiovisual no Brasil e no mundo. Com uma programação voltada para negócios e capacitação profissional, o megaevento é referência no setor, que apresentou perspectiva de impacto de R$ 70 bilhões no PIB, segundo estudo divulgado nesta edição.
A diretora da Escola SENAI do Audiovisual e gerente de Cultura do SESI MG, Karla Bittar, participou do seminário “Desenvolvimento da Capacitação Técnica Regional no Audiovisual Brasileiro”. Ela ressaltou que o audiovisual vive um momento de expansão e consolidação como setor estratégico da economia criativa.
“A capacitação tem papel central nesse processo — é ela que impulsiona o crescimento, gera emprego, inovação e abre novas oportunidades para Minas Gerais e para todo o Brasil”, destacou, lembrando o apoio da Câmara da Indústria de Comunicação da FIEMG.
Também participaram do painel Marcelo Ikeda (professor da Universidade Federal do Ceará), Simon Brethé (professor da Universidade Federal de Minas Gerais), Lúcia Maria Marcellino de Santa Cruz (ESPM – Pós-Graduação, MBA e Master Rio de Janeiro) e Alfredo Manevy (professor da Universidade Federal de Santa Catarina). A mediação foi conduzida por Leonardo Barros, produtor de cinema e TV e sócio da produtora Conspiração Filmes desde 1996.
Referência
A programação de dez dias incluiu seminários, workshops, rodadas de negócios e o RioMarket Jovem. Os seminários promoveram debates sobre temas atuais do setor, enquanto os workshops permitiram a troca de experiências entre profissionais. Já as rodadas de negócios proporcionaram encontros entre produtores e executivos interessados em aquisição, distribuição, licenciamento e coprodução. O RioMarket Jovem, por sua vez, foi dedicado à formação de novas gerações de profissionais.
Perspectivas
Durante o evento, foi apresentado um estudo da Oxford Economics, encomendado pela Motion Picture Association (MPA), que apontou que o setor audiovisual brasileiro gerou um PIB de R$ 70,2 bilhões em 2024. O levantamento também destacou a geração de 608.970 empregos diretos e indiretos, número superior ao da indústria automotiva. Em comparação com outros setores, o audiovisual empregou 121.840 pessoas, volume equivalente ao da indústria farmacêutica, por exemplo.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO6 dias atrás
Polícia Civil desmantela suposto esquema milionário de notas frias ligado a funcionário do Sindicato Rural
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Deputado do PL multiplica contas bancárias de instituições ligadas a membros do INSS
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Café em Transformação
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Senar abre inscrições para cursos técnicos
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Minas lidera ranking da “Lista Suja”
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Tarifaço: Divinópolis entre as mais afetadas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Minas possui mais de mil eletropostos
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Conecta Com Minas mobiliza Indústria da Comunicação