Coluna Minas Gerais
Saúde da região de JF terá 300 milhões

Foto: Reprodução
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Saúde da região de JF terá 300 milhões
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, em conjunto com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e a Advocacia Geral do Estado, anunciou um investimento robusto de R$ 300 milhões na região, nesta sexta-feira, 27. A principal novidade é a garantia de financiamento para a construção de um novo Hospital Pronto-Socorro (HPS) em Juiz de Fora, obra aguardada há anos pela população. Obras devem ser feitas no Hospital Regional, paralisadas desde 2017. (Acessa.com – Juiz de Fora)
Escolha para TCE se afunila
A novela relacionada ao debate para indicação de um deputado à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) parece caminhar para os capítulos finais. Desde o dia 26 de junho começou a valer o prazo de dez dias úteis, para inscrição dos nomes de parlamentares interessados na disputa do cobiçado cargo de membro daquela Corte. (Edição do Brasil – Belo Horizonte)
Lô Borges abre Festival em Monte Verde
O cantor e compositor Lô Borges é a atração de abertura do Festival de Inverno de Monte Verde, que começa neste sábado e que prossegue até 28 de julho. Conhecido oficialmente como Festival de Inverno das Montanhas, o evento tem se consolidado como um dos mais tradicionais de Minas Gerais, atraindo milhares de visitantes ao charmoso distrito de Camanducaia, carinhosamente apelidado de “Alemanha mineira” por seu clima frio, arquitetura europeia e paisagens naturais exuberantes. (O Debate – Varginha)
Araguari usa educação contra queimadas
A Prefeitura de Araguari lançou o projeto “Queimada apaga a vida, acenda a consciência!”, por meio do Programa de Educação Ambiental Gira Sol, com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre os prejuízos causados pelas queimadas, comuns no inverno devido à seca e aos ventos. A iniciativa, apresentada a diretores de escolas e centros de educação infantil, inclui atividades pedagógicas como músicas, palestras, vídeos e blitz educativas. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
Sebrae lança programa em Divinópolis
O Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura de Divinópolis e a Abrasel, lançou os programas Qualifica Turismo e Alta Gastronomia Divinópolis para impulsionar o turismo e a gastronomia local. O Qualifica Turismo foca na capacitação de hotéis e pousadas por meio de diagnósticos, oficinas e consultorias, visando padronização e melhoria nos serviços. Já o Alta Gastronomia propõe a criação de um circuito gastronômico-cultural que valorize a culinária local, atraia turistas e fortaleça bares e restaurantes, com capacitação e estímulo a parcerias com produtores locais. (G37.com – Divinópolis)
Hospital no ranking de excelência
O Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier, reafirma sua posição de protagonismo na medicina e excelência em saúde. De acordo com o “HospiRank 2025”, levantamento realizado pela Global Health Intelligence (GHI) — empresa norte-americana especializada na análise de dados do mercado de saúde, o HMC está entre os hospitais privados mais bem equipados do Brasil, figurando com outras unidades como o Hospital Israelita Albert Einstein e Sírio-Libanês. (Portal Silmara Freitas)
Transporte de pets é regulamentado
O transporte de cães e gatos de pequeno porte em ônibus intermunicipais de Minas Gerais passa a ser regulamentado a partir de 27 de junho de 2025. A nova norma, elaborada pelo Governo do Estado em parceria com o CRMV-MG, Sindpas e MPMG, exige o uso de caixas de transporte compatíveis, ventiladas e seguras, além de atestado veterinário válido por até 30 dias. A medida visa garantir segurança e conforto para tutores, passageiros e animais, padronizando o serviço no sistema rodoviário intermunicipal. (Jornal Classivale – Ipatinga)


Coluna Minas Gerais
Sistema recebe homenagem por contribuição ambiental

FAEMG SENAR | Divulgação
O Sistema Faemg Senar foi um dos agraciados na Solenidade de Homenagem aos Destaques de Mérito Ambiental de Minas Gerais – Edição 2025, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) nesta quinta-feira (17/7), no Auditório JK da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O evento reconheceu autoridades, servidores públicos, representantes da sociedade civil e instituições que se destacaram na proteção ambiental e no desenvolvimento sustentável do estado.
Durante a cerimônia, foram entregues a Medalha do Mérito Ambiental e a Moeda Comemorativa de Proteção Ambiental (Challenge Coin) a 114 personalidades e instituições. Entre os homenageados, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, recebeu a Medalha de Mérito Ambiental pelo trabalho realizado à frente da entidade em prol do desenvolvimento sustentável de Minas Gerais. Já a gerente de Sustentabilidade da instituição, Mariana Ramos, foi agraciada com a Challenge Coin – reconhecimento simbólico que destaca iniciativas diretas de proteção ambiental.
O presidente Antônio de Salvo recebeu a Medalha de Mérito Ambiental pelo trabalho em defesa da sustentabilidade no meio rural mineiro. Já a gerente Mariana Ramos foi agraciada com a Challenge Coin.
A solenidade teve início com a transmissão remota do pronunciamento do governador Romeu Zema:
“Parabéns a todos os homenageados. Essas honrarias representam o reconhecimento de um trabalho feito com ética, responsabilidade e compromisso com o futuro dos mineiros. Cada um de vocês representa o esforço da minha gestão para proteger nossas riquezas naturais e garantir qualidade de vida para todos”, destacou o governador.
A secretária Marília Melo também enfatizou o papel das instituições e profissionais que atuam em prol do meio ambiente:
“O Mérito Ambiental de Minas Gerais simboliza o reconhecimento público a pessoas e instituições que, com dedicação, coragem e responsabilidade, contribuem para a preservação dos nossos recursos naturais. Hoje homenageamos aqueles que efetivamente agem em defesa do meio ambiente”, afirmou.
Mariana Ramos reforçou o protagonismo dos produtores rurais nas ações ambientais:
“Agradecemos ao governador Zema e à secretária Marília Melo por essa honraria. Dividimos essa premiação com os produtores rurais, verdadeiros guardiões dos recursos naturais. Acreditamos no caminho do equilíbrio: é possível produzir com sustentabilidade e, ao mesmo tempo, garantir segurança alimentar, energética e climática para as presentes e futuras gerações”, concluiu.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Queijeiros do Norte de Minas celebram conquistas em concursos internacionais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Fraude em Câmaras de 12 cidades
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Preço do leite cai em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Azeite mineiro é 3º melhor do mundo
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Acordo impulsiona reciclagem de carbono
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Teófilo Otoni faz Feiras de Pedras Preciosas
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Intercâmbio quer impulsionar formalização das queijarias do Vale do Suaçuí
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Empresa mineira conquista mais mercado