Coluna Minas Gerais

Seccional Mineira lança cartilha OAB&MG no Combate à Fraude

Publicados

em

Imagem: CAA MG | Divulgação

A OAB Minas, presidida por Gustavo Chalfun, vem realizando, desde o início da atual gestão, inúmeras providências contra golpes sofridos pela advocacia nos quais criminosos se passam por advogados. A mais nova atitude tomada pela Seccional Mineira é o lançamento da cartilha OAB-MG no Combate à Fraude, disponível para a classe a partir desta segunda-feira (10) nos sites da OAB Minas e da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG). 

Entre as informações contidas na cartilha há orientações como medidas preventivas para os advogados quando os criminosos se passarem por eles e também orientações para os clientes não caírem no golpe. Normalmente, os criminosos pedem quantias para os clientes utilizando o WhatsApp ou o e-mail. 

O Presidente Gustavo Chalfun recentemente se reuniu com a Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Letícia Gamboge, e com o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Paulo de Tarso Morais Filho, para tratar desses golpes que têm prejudicado a advocacia. “Peço que sejam apuradas as centenas de crimes praticados contra os advogados e contra os seus constituintes no que diz respeito aos falsos advogados. Aquelas pessoas que se passam por advogados e enganam, literalmente, os nossos constituintes tirando dinheiro de pessoas muito humildes”.

Leia Também:  Foragida da Justiça mineira é presa no RJ por morte de escrivão

Para denunciar os golpes é importante o advogado registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. Também é recomendado que a fraude seja informada ao banco ou instituição financeira e solicitado o bloqueio da transação. E por fim, deve ser feito um relato do que ocorreu à Seccional da OAB para adoção de providências. 

A Diretora de Prerrogativas, Carla Silene, disse que o objetivo da atual gestão da Ordem é enfrentar esses golpes que trazem prejuízos para a advocacia e para a sociedade. “Os golpes em que criminosos fingem ser advogados cresceram nos últimos dias e, visando uma apuração mais efetiva das ocorrências, a OAB-MG busca apoio junto à Polícia Civil e ao Ministério Público. Também foi realizada uma campanha de conscientização junto aos canais de comunicação da OAB e da grande imprensa, de modo a informar a todas as pessoas e prevenir novas ocorrências. E por fim, o lançamento dessa cartilha detalha como esses golpes são praticados, como podem ser evitados e quais providências devem ser tomadas. A informação é a maior proteção do cidadão.”

Leia Também:  Itabira: PCMG conclui investigação de fraude em convênio municipal

Para fazer uma denúncia clique aqui ou encaminhe para o e-mail: [email protected] 

Veja a cartilha aqui

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Coluna Minas Gerais

PESQUISA QUAEST–FAEMG: 80% DOS MINEIROS TÊM IMAGEM POSITIVA DO AGRO

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Avaliação positiva está associada à geração de empregos e à qualidade da produção

Uma nova pesquisa realizada pela Quaest, em parceria com o Sistema Faemg, mostra que oito em cada dez mineiros têm uma imagem positiva da agropecuária. O levantamento confirma que o setor segue como o mais bem avaliado da economia mineira, à frente de serviços (66%), indústria automobilística (51%), siderurgia (50%) e mineração (39%).

Além de ser o segmento com a melhor imagem, o agro é apontado como a principal atividade econômica do estado, na opinião de 43% dos entrevistados — superando a mineração, que aparece com 24%. Entre os setores avaliados, o agronegócio também é visto como o que mais contribui para o desenvolvimento de Minas (39%) e o melhor para se trabalhar (31%).


Por que o agro tem imagem positiva?

Entre os 80% que avaliam o setor de forma positiva, os principais motivos citados são:

  • Geração de empregos (24%)

  • Produção de alimentos com qualidade (24%)

  • Promoção do desenvolvimento econômico (16%)

Leia Também:  Foragida da Justiça mineira é presa no RJ por morte de escrivão

Menor percepção de dano ambiental

Entre os que têm uma imagem negativa do setor (5%), o levantamento aponta queda na percepção de que o agro prejudica o meio ambiente, passando de 22%, em 2023, para 16% este ano. A pesquisa reforça, ainda, que a agropecuária é reconhecida como a atividade econômica mais representativa de Minas Gerais, enquanto a mineração, embora importante, enfrenta maior resistência na opinião pública.


A imagem do produtor rural mineiro

A figura do produtor rural mineiro também foi bem avaliada:

  • 91% o consideram trabalhador

  • 75% o veem como honesto

Um dado que chama atenção é o aumento significativo no número de produtores que participaram de formações técnicas oferecidas pelo Sistema Faemg, que passou de 5% em 2023 para 20% em 2024.

“O Agro está cada vez mais dedicado a promover uma atividade economicamente forte, que respeita o meio ambiente e valoriza o trabalhador rural. A população já reconhece esses valores, e consolidamos a liderança da nossa atividade na percepção dos mineiros”, afirmou Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg.


Metodologia

Leia Também:  Alerta de leptospirose em Ipatinga

A pesquisa Quaest–FAEMG foi realizada entre os dias 8 e 17 de maio, com 3.504 entrevistados em todo o estado. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA