Coluna Minas Gerais

Seminário debate agricultura irrigada em MG

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Em Montes Claros, evento reuniu mais de 700 participantes para debater inovações e políticas públicas voltadas ao uso eficiente da água no campo

Montes Claros foi palco, nesta quarta-feira (13), do 2º Seminário Mineiro de Irrigação, um encontro estratégico para o futuro da agricultura irrigada sustentável em Minas Gerais. Realizado no Parque de Exposições João Alencar Athayde, o evento reuniu mais de 700 participantes, entre produtores rurais, pesquisadores, representantes de empresas, técnicos, lideranças do agro e autoridades estaduais.

Promovido pelo Sistema Faemg Senar e pelo Governo de Minas Gerais, com correalização do Inaes, o seminário destacou a irrigação como tecnologia essencial para aumentar a produtividade, gerar empregos, fortalecer a segurança alimentar e garantir o uso racional dos recursos hídricos, especialmente no Semiárido mineiro, onde apenas 15% da área produtiva é irrigada.

Durante a solenidade de abertura, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, ressaltou que a irrigação é um dos pilares para ampliar a produção agropecuária de forma responsável e competitiva.

“Não há lugar melhor que o Norte de Minas para discutir o uso racional da água, essencial para o desenvolvimento da região. Aqui, a pecuária de leite e de corte já são realidades, e a irrigação é fundamental para garantir alimento para os rebanhos e impulsionar também a fruticultura. Temos céu e solo favoráveis; agora, precisamos avançar com técnica para melhorar a vida de todos os mineiros.”

“Ver o auditório cheio demonstra o interesse do nosso povo em aprender e transformar a agropecuária. Minas Gerais sempre foi berço das grandes mudanças no Brasil.”

Em participação remota, o governador Romeu Zema destacou que a irrigação moderna e inteligente, quando feita corretamente, é um dos caminhos mais seguros para aumentar a produtividade, valorizar o produtor e gerar mais emprego e renda.

“Seguimos trabalhando para descomplicar processos, reduzir a burocracia e apoiar quem quer investir em tecnologia e inovar.”

Desenvolvimento sustentável

Leia Também:  Callink compra a Algar Tech

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, ressaltou o compromisso do governo com a gestão eficiente da água.

“Desde o primeiro seminário, avançamos muito, e isso só foi possível graças ao diálogo constante da Faemg conosco. A partir de uma demanda do Norte de Minas, trabalhamos para viabilizar barramentos para irrigação. Com o decreto do governador Romeu Zema e, depois, a aprovação da Assembleia, nasceu a Política Estadual de Irrigação, um marco para garantir segurança hídrica e produtividade no campo.”

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, lembrou que a irrigação é estratégica para transformar o potencial produtivo de regiões que ainda sofrem com a irregularidade das chuvas.

“A Seapa e a Faemg têm uma parceria forte para consolidar essa política pública, especialmente aqui no Norte de Minas. O decreto da Agricultura Irrigada Sustentável já foi publicado e agora estamos em campo para apresentar essa iniciativa aos produtores e à sociedade, mostrando como ela vai funcionar.”

“Os secretários de Agricultura, Thales Fernandes, e de Meio Ambiente, Marília Melo, destacaram a parceria consolidada com o Sistema Faemg Senar.”

Presenças estratégicas

Entre as autoridades, estiveram presentes o vice-presidente do Sistema Faemg Senar e presidente do Inaes, Renato Laguardia; o diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Marco Neves; a gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos; o presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, Flávio Gonçalves Oliveira; e a vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, Hilda Loschi.

“O Norte de Minas tem em torno de 13 milhões de hectares. São mais de 80 mil propriedades rurais em uma região considerada semiárida, o que significa que não temos disponibilidade hídrica suficiente para produzir alimentos o ano inteiro. A irrigação vem para resolver tecnicamente esse problema.”

Lideranças presentes no evento

Leia Também:  Contagem terá centro de compras de R$ 200 mi

O evento contou, ainda, com a participação de nove caravanas com produtores rurais e estudantes de cursos vinculados ao setor agropecuário de diversos municípios do Norte de Minas.

Conteúdo técnico

A programação reuniu especialistas de referência no Brasil e no exterior. Entre os temas abordados, destacaram-se: gestão de águas subterrâneas com experiências do Nebraska (EUA), apresentada por Lineu Neiva (Embrapa Cerrados); potencial hídrico da região Oeste da Bahia, com Everaldo Mantovani (UFV); gestão integrada de águas superficiais e subterrâneas na bacia do São Francisco, com Maria Antonieta Mourão (SGB); desafios energéticos da irrigação, com Afonso Santos (Unifei); e irrigação com déficit, com João Batista Reis (Epamig).

“Programação reuniu especialistas de referência no Brasil e no exterior.”

Avanços

Durante o seminário, o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, falou sobre os instrumentos de regularização do uso da água, como o cadastro de uso insignificante e outorga. Também anunciou a implantação da outorga sazonal da bacia do Rio São Francisco, que considera a variação da disponibilidade hídrica ao longo do ano e permite o uso mais flexível da água em diferentes períodos.

“Lançamos um novo sistema que dá mais agilidade ao processo de concessão de outorgas. Dialogamos com o setor, avaliamos as propostas e incorporamos aquilo que é a dor do cidadão.”

Parcerias

O 2º Seminário Mineiro de Irrigação contou com patrocínio do Confea, Crea-MG, Valley, Sicoob e Mútua, reforçando a importância da integração entre iniciativa privada, poder público e entidades de classe para promover inovação e sustentabilidade no campo.

“Estamos apoiando esse importante evento especialmente no ano da COP-30 no Brasil. A irrigação é a principal solução para trazer o aumento da produtividade para a agricultura brasileira de forma sustentável.” disse o gerente comercial da Valley, Sandro Rodrigues.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Câncer tem alta letalidade no Triângulo

Publicados

em

Foto: Alexandre Oliveira/Grupo Luta pela Vida

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

Câncer tem alta letalidade no Triângulo
As regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas têm seis cidades onde o câncer é a principal causa de morte, superando as doenças cardiovasculares que lideram no país. São elas: Abadia dos Dourados, Canápolis, Conquista, Douradoquara, Gurinhatã e Vazante. O câncer já superou outras doenças como principal causa de morte em 670 municípios brasileiros, o equivalente a 12% das cidades do país. O número considera dados do Ministério da Saúde analisados pelo Observatório de Oncologia. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/cancer-e-a-principal-causa-de-morte-em-seis-cidades-do-triangulo-alto-paranaiba-e-noroeste-de-minas-gerais

Santa Rita ganha fábrica de motor
Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas, ganha mais um impulso para sua vocação tecnológica com o início oficial da operação, nesta quinta-feira (27), da primeira fábrica de motores de ar-condicionado do estado. Da Welling Motor, subsidiária industrial do Grupo Midea. O projeto tem investimento de R$ 70 milhões e previsão de criação de 150 empregos diretos até 2026. E consolida a chegada de uma das mais importantes fabricantes de motores elétricos do mundo ao Vale da Eletrônica. (Poços Já)
https://pocosja.com.br/noticia/economia-e-negocios/2025/11/28/sul-de-minas-inaugura-primeira-fabrica-de-motores-de-ar-condicionado-do-estado/

Ferrovia Varginha/Lavras no leilão
O Ministério dos Transportes divulgou nesta terça-feira (25/11) que o chamamento público do chamado Corredor Minas-Rio. O projeto abrange trechos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) que conectam o Centro-Oeste de Minas Gerais ao litoral do Rio de Janeiro, atravessando a região do Sul de Minas, ligando Varginha a Lavras. A estimativa da pasta é que o edital seja publicado em janeiro do próximo ano, com a realização do certame marcada para abril de 2026. (Varginha OnLine)
www.varginhaonline.com.br/216347/ferrovia-entre-varginha-e-lavras-integra-pacote-de-leilao-previsto-para-2026.html

Leia Também:  Novo centro de distribuição em Varginha

Bocaiuva no Norte Empreendedor
O Programa Norte Empreendedor, iniciativa que tem se consolidado como uma das principais ações de fortalecimento empresarial no Norte de Minas, encerrou mais uma edição em Bocaiuva na noite desta quarta-feira, 26 de novembro. O evento, promovido pelo Sicoob Credinor e pelo Sebrae Minas, com apoio da Fundação Credinor, reuniu os 32 empresários que concluíram o ciclo de consultorias para um coquetel comemorativo e a entrega oficial dos certificados, simbolizando mais uma etapa de avanço para os pequenos e médios negócios da região. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/norte-empreendedor-encerra-edicao-em-bocaiuva-com-entrega-de-certificados-a-32-empresarios/

Refúgios de Minas atraem casamentos
A busca por locais ao ar livre, que unem exuberância natural e a tranquilidade do interior, define a próxima era dos enlaces matrimoniais, como um cenário singular em Minas Gerais: a Vila da Serra, em Diamantina. Situada aos pés da serra e cercada por uma natureza deslumbrante oferece um diferencial único. É essa combinação que posiciona a Vila da Serra como um dos melhores locais para celebrar o amor, proporcionando aos convidados memórias duradouras em um ambiente onde a natureza é o maior presente — aninhada aos pés da Serra dos Cristais, em uma das cidades mais belas do Brasil. (MG Turismo – Belo Horizonte)
https://mgturismo.com.br/refugios-de-minas-gerais-atraem-cada-vez-mais-cerimonias-de-casamentos/

Leia Também:  Projeto que institui política de agricultura irrigada gera discussão

UFV terá novos cursos
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) aprovou 24, a proposta de criação de três novos cursos: Ciência de Dados e Inteligência Artificial, no campus Rio Paranaíba, e Engenharia de Robôs e Ciência de Dados, no campus Viçosa. Segundo a instituição, a criação das novas graduações atende às diretrizes do Programa Universidades Inovadoras e Sustentáveis, do Ministério da Educação (MEC), que busca ampliar a oferta de cursos na área de STEM — Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. (Folha da Mata – Viçosa)
http://folhadamata.web15f105.uni5.net/ufv-aprova-criacao-de-tres-novos-cursos

Manhuaçu reúne cafeicultores
O Sebrae Minas e o Conselho da Região das Matas de Minas realizam, em Manhuaçu, o 10° Encontro de Cafeicultores da Região das Matas de Minas. O evento é voltado para produtores e empreendedores do setor e visa valorizar os cafés de origem, orientar sobre o mercado de café especial, gerar relacionamento e fomentar a cafeicultura regional. Neste ano, o evento traz a 2ª edição do Leilão IG Matas de Minas, que vai conectar produtores a compradores, e valorizar o café com origem e identidade. Ainda serão premiados os melhores cafés que vão participar do cupping durante o encontro. (Diário de Manhuaçu)
https://diariodemanhuacu.com.br/2025/cidade/manhuacu-e-palco-do-10-encontro-de-cafeicultores-da-regiao-das-matas-de-minas/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA