Coluna Minas Gerais

Setor vitivinícola reforça o “brinde legal” em combate ao mercado ilegal de vinhos e espumantes

Publicados

em

SINDVINHO MG / Divulgação

 

Com a chegada das festas de fim de ano, quando o consumo de vinhos e espumantes aumenta significativamente, o setor vitivinícola reforça a importância de adquirir apenas produtos de procedência legal e garantida. A campanha Vinho Legal, lançada em outubro com a mobilização de diversas entidades setoriais, alerta para os riscos à saúde e os prejuízos econômicos causados pelo comércio de produtos irregulares, como falsificados, adulterados ou de descaminho.

Leia também: Be8 implanta fábrica em Uberaba em 2025

 

Vinhos e espumantes ilegais não passam por controle de qualidade e podem conter substâncias nocivas, além de não seguirem as boas práticas de conservação e transporte. Por isso, é fundamental observar rótulos, contrarrótulos e registros de procedência no momento da compra. Neste período de celebrações, brindar com vinhos e espumantes legais significa mais segurança para a saúde e valorização dos produtores que seguem padrões de qualidade e autenticidade.

 

O que observar e como denunciar

 

Produtos estrangeiros devem conter, entre outras informações, o contrarrótulo em português, conforme lei federal, o número do registro do Ministério da Agricultura e dados do importador e exportador. Se o vinho tiver contrarrótulo em língua estrangeira, não foi importado legalmente.

Leia Também:  Secretaria de Saúde reforça necessidade de vacinação contra gripe e covid no Triângulo Mineiro

 

Caso encontre produtos ilegais sendo comercializados, o consumidor pode fazer uma denúncia ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), responsável pelo controle de bebidas em nível nacional. As denúncias podem ser feitas por meio da Ouvidoria do Mapa ou em qualquer uma de suas superintendências regionais. Além disso, é possível denunciar em uma unidade da Receita Federal, que tem a atribuição legal de aplicar penalidades, como o perdimento, para mercadorias que entraram irregularmente no país. Também é possível registrar denúncias por meio do Fala.br.

 

A campanha Vinho Legal conta com a participação da Câmara Setorial de Viticultura, Vinhos e Derivados, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul; da Câmara Setorial Viticultura, Vinhos e Derivados de São Paulo; do Sindicato da Indústria do Vinho do Estado do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS); do Sindicato da Indústria do Vinho de Minas Gerais (Sindvinho-MG); do Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho São Roque-SP); do Sindicato das Indústrias do Vinho de Jundiaí (Sindivinho Jundiaí-SP); do Sindicato das Indústrias do Vinho de Santa Catarina (Sindivinho-SC); da Associação Brasileira de Enologia (ABE); da Associação Brasileira das Indústrias de Suco de Uva (Asbrasucos); da Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (BFBA); da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe); das entidades que compõem o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS): União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi), Federação das Cooperativas Vitivinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho) e Associação Comissão Interestadual da Uva (ACIU); da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG); Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); da da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); da Vinhos de Altitude Produtores e Associados (SC), da Associação Nacional de Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin), do Sindicato Rural da Serra Gaúcha (SRSG)  do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf), Vinho Magazine e Sublinha! Comunicação, da E21 – Agência de Multicomunicação, e de outras entidades representativas do setor e dos consumidores.

Leia Também:  Vereadora Marcela Trópia recebe Sindijori e reforça apoio à imprensa regional

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Azeite mineiro é 3º melhor do mundo

Publicados

em

Foto: Divulgação Régis Silva

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

 
Azeite mineiro é 3º melhor do mundo
Mais um azeite mineiro conquista o mundo. O azeite Coratina, da Vinícola Essenza, produzido na Serra da Mantiqueira, em Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais, foi eleito o melhor azeite do Brasil, no Terraolivo IOOC 2025 Awards. Promovida por Israel, a premiação é uma das principais competições internacionais de azeite extravirgem. Na manhã de ontem (15), durante um evento na Ilha de Chipre, a marca recebeu o título “Best Of Brazil” ou “O melhor do Brasil” e posicionou a vinícola no ranking dos 10 melhores produtores de azeite do mundo, em 3º lugar, atrás apenas da Espanha. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
https://diariodocomercio.com.br/agronegocio/azeite-mineiro-eleito-3o-melhor-mundo-1o-brasil/

Carretas deixam Nanuque sem água
Tubulação da Santos Dumont, principal avenida da cidade, estourou em dois lugares na tarde desta terça-feira, 15. O problema é recorrente, devido ao trânsito de carretas com granitos, que chegam a pesar 100 toneladas, em um piso carroçável sem as devidas estruturas, além do sistema de abastecimento ser antigo. As tubulações de Nanuque foram instaladas ainda nos meados do século passado, tem quase 60 anos. (Jornal Em Tempo – Nanuque)
https://jornalemtempo.com/nanuque-sem-agua

Nossa Senhora do Carmo tem festa
A festa em honra a Nossa Senhora do Carmo está sendo celebrada em 16 de julho em Carmo do Cajuru e Divinópolis. Em Cajuru, onde é feriado municipal, houve missa, procissão, praça de alimentação e apresentações musicais. Em Divinópolis, o Carmelo Imaculada Conceição realizou missa com bênção do escapulário. Na Igreja do Carmo, no bairro Espírito Santo,  missas ao longo do dia e, às 19h, missa solene seguida de procissão luminosa. As celebrações incluem barraquinhas e bênção do escapulário em todas as missas. (G37.com – Divinópolis)
https://g37.com.br/divinopolis/divulgada-a-programacao-das-festas-em-honra-a-nossa-senhora-do-carmo-em-cajuru-e-divinopolis/

Leia Também:  Primeiro Curso de Pajés reúne povo Tikmũ’ũn para celebrar cultura e espiritualidade indígena

Inaugurado o Núcleo da Delegacia Rural
Foi inaugurado em Três Pontas o Núcleo da Delegacia Rural de Minas Gerais, vinculado à Delegacia Regional de Varginha, ampliando a atuação da Polícia Civil no combate a crimes patrimoniais no campo. A nova unidade atenderá nove municípios da região com equipes exclusivas e estrutura especializada, incluindo uso de tecnologia, drones, armamento pesado e parcerias com sindicatos e produtores rurais. (Correio Trespontano – Três Pontas)
https://jornalcorreiotrespontano.com.br/2025/07/14/inaugurado-o-nucleo-da-delegacia-rural-de-minas-gerais-em-tres-pontas/

Festival Águas de Furnas em agosto
A terceira edição do Festival Águas de Furnas 2025, um dos eventos de vela mais promissores do calendário nacional, já tem data confirmada: será realizada de 15 a 17 de agosto de 2025, no Lago de Furnas, abrangendo os municípios de Capitólio, São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais. O festival, realizado no Lago de Furnas, celebra os atributos naturais da região por meio de esportes náuticos e atividades ao ar livre, promovendo natureza, sustentabilidade e inclusão esportiva. A edição de 2025 promete ser a maior até o momento, reunindo velejadores de todo o Brasil, incluindo atletas das classes olímpicas ILCA (Laser) e NACRA17, além de todas as categorias de veleiros. (Portal Estrada Nacional)
https://www.estradanacional.info/post/festival-%C3%A1guas-de-furnas-ser%C3%A1-realizado-de-15-a-17-de-agosto

Leia Também:  Quase 500 presos fazem Enem em JF

Concurso de Queijos abre inscrições 
Estão abertas até 15 de agosto as inscrições para o 18º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais, promovido pela Emater-MG. Gratuito, o concurso busca valorizar a tradição queijeira do estado e reconhecer os melhores produtores mineiros. As inscrições devem ser feitas presencialmente nos escritórios da Emater-MG, com entrega das amostras até 1º de setembro. Podem participar produtores com registro em serviços de inspeção e classificação prévia em concursos regionais, com categorias que contemplam diferentes tipos de maturação e regiões como Canastra, Serro, Araxá, entre outras. (Jornal Esplanada – Belo Horizonte)
https://www.jornalesplanada.com.br/concurso-estadual-de-queijos-artesanais-de-minas-abre-inscricoes-para-edicao-2025#google_vignette

Gaapo inaugura Unidade em Poços
O Gaapo inaugurou em Poços de Caldas a primeira Unidade de Reabilitação Oncológica com sala estruturada para fisioterapia pélvica oncológica da cidade, oferecendo atendimento gratuito para tratar condições como dor, incontinência e paralisias decorrentes do câncer. O espaço foi viabilizado com a arrecadação de R$ 134 mil por meio do projeto Renovando Esperanças, lançado em 2024 por alunos do RenovaBR, com apoio da imprensa local, da comunidade e de empresas. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)
https://www.jornaldacidade1.com.br/gaapo-inaugura-unidade-de-reabilitacao-oncologica-de-pocos#google_vignette

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA