Coluna Minas Gerais

Sigma Lithium celebra sucesso do Dona de Mim com lançamento de frente rural e jornada de capacitação

Publicados

em

Sigma Lithium | Divulgação

Encontro marcou nova fase do programa com foco em agricultura familiar e fortalecimento da comercialização dos produtos das mulheres da região

Vale do Jequitinhonha (MG), 21 de agosto de 2025 – A Sigma Lithium, em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, reuniu mais de 200 mulheres na última quarta-feira (20/08) em um evento que celebrou os resultados transformadores do programa Dona de Mim, que já beneficiou mais de 2 mil empreendedoras nos municípios de Itinga e Araçuaí. O encontro foi marcado pela troca de experiências e pelo anúncio da nova fase da iniciativa: o Dona de Mim Rural.

A nova frente promove uma integração com o programa Seca Zero, voltado à construção de sistemas de captação de água da chuva e poços artesianos. As mulheres de famílias já beneficiadas por esse programa poderão contar agora com capacitação e acesso a microcrédito do Dona de Mim para desenvolver atividades empreendedoras ligadas à piscicultura, floricultura, entre outras.

Além do lançamento da nova fase, a programação do evento foi desenhada para inspirar e fortalecer os negócios locais, trazendo debates cruciais para o desenvolvimento das empreendedoras. Também foram discutidas novas frentes de formação com foco em técnicas de venda e disciplina financeira, além de uma parceria com o Sebrae.

Leia Também:  Superintendente da Comsiv participa de lançamento do projeto Todos por Elas

Trocas e oportunidades

Um dos painéis abordou o escoamento da produção a partir da participação em feiras locais e grandes eventos, fortalecendo a comercialização dos produtos e ampliando o acesso a novos mercados. Além de representarem oportunidades concretas de negócios, as feiras movimentam a economia local e reforçam a valorização das tradições e do trabalho das empreendedoras da região.

As trajetórias de superação que marcam o projeto ganharam vida na roda de conversa “Histórias de Transformação e Liderança”, moderada por Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium, na qual foram compartilhadas experiências de novas embaixadoras do programa.

“Essa celebração reflete a força e a resiliência da mulher do Vale do Jequitinhonha. Lançar o Dona de Mim Rural é um passo natural para um programa que já transformou a vida de mais de 2 mil famílias. Estamos reforçando nosso compromisso ao criar novas frentes de geração de renda, como o apoio à produção agrícola e a entrega de estruturas para que elas possam vender seus produtos. É o empreendedorismo feminino gerando desenvolvimento real para toda a região.”Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium

O Dona de Mim conta com plantões de orientação em duas Casas Dona de Mim, localizadas em Itinga e Araçuaí, oferecendo orientação financeira, microcrédito com juros simbólicos, capacitação e mentoria para o desenvolvimento de negócios. A meta é promover a inclusão de até 10 mil participantes, alcançando direta e indiretamente até 50 mil pessoas, fomentando o desenvolvimento e a prosperidade do Vale do Jequitinhonha.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Escola SENAI Audiovisual participa do principal evento do setor na América Latina

Publicados

em

RioMarket 2025 reuniu empresários e especialistas para debater o audiovisual em âmbito nacional e internacional

A Escola SENAI Audiovisual foi destaque no principal evento do setor na América Latina. A RioMarket 2025, realizada entre os dias 2 e 11 de outubro, reuniu empresários e especialistas para debater os principais temas do audiovisual no Brasil e no mundo. Com uma programação voltada para negócios e capacitação profissional, o megaevento é referência no setor, que apresentou perspectiva de impacto de R$ 70 bilhões no PIB, segundo estudo divulgado nesta edição.

A diretora da Escola SENAI do Audiovisual e gerente de Cultura do SESI MG, Karla Bittar, participou do seminário “Desenvolvimento da Capacitação Técnica Regional no Audiovisual Brasileiro”. Ela ressaltou que o audiovisual vive um momento de expansão e consolidação como setor estratégico da economia criativa.

“A capacitação tem papel central nesse processo — é ela que impulsiona o crescimento, gera emprego, inovação e abre novas oportunidades para Minas Gerais e para todo o Brasil”, destacou, lembrando o apoio da Câmara da Indústria de Comunicação da FIEMG.

Também participaram do painel Marcelo Ikeda (professor da Universidade Federal do Ceará), Simon Brethé (professor da Universidade Federal de Minas Gerais), Lúcia Maria Marcellino de Santa Cruz (ESPM – Pós-Graduação, MBA e Master Rio de Janeiro) e Alfredo Manevy (professor da Universidade Federal de Santa Catarina). A mediação foi conduzida por Leonardo Barros, produtor de cinema e TV e sócio da produtora Conspiração Filmes desde 1996.

Leia Também:  PESQUISA QUAEST–FAEMG: 80% DOS MINEIROS TÊM IMAGEM POSITIVA DO AGRO

Referência

A programação de dez dias incluiu seminários, workshops, rodadas de negócios e o RioMarket Jovem. Os seminários promoveram debates sobre temas atuais do setor, enquanto os workshops permitiram a troca de experiências entre profissionais. Já as rodadas de negócios proporcionaram encontros entre produtores e executivos interessados em aquisição, distribuição, licenciamento e coprodução. O RioMarket Jovem, por sua vez, foi dedicado à formação de novas gerações de profissionais.

Perspectivas

Durante o evento, foi apresentado um estudo da Oxford Economics, encomendado pela Motion Picture Association (MPA), que apontou que o setor audiovisual brasileiro gerou um PIB de R$ 70,2 bilhões em 2024. O levantamento também destacou a geração de 608.970 empregos diretos e indiretos, número superior ao da indústria automotiva. Em comparação com outros setores, o audiovisual empregou 121.840 pessoas, volume equivalente ao da indústria farmacêutica, por exemplo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA