Coluna Minas Gerais

Sistema Faemg Senar debate impactos das mudanças climáticas na produção agropecuária

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Seminário integra a 16ª Semana de Integração Tecnológica e destaca soluções sustentáveis rumo à COP 30

Os eventos climáticos extremos têm gerado impactos cada vez mais severos na produção agropecuária e industrial. Esses fenômenos, porém, vão além dos prejuízos diretos no campo e nas fábricas — seus efeitos alcançam as esferas social, ambiental e econômica, exigindo respostas urgentes e articuladas.

Para estimular a reflexão sobre esses desafios e apresentar caminhos rumo a uma produção mais sustentável e resiliente, o seminário “Mudanças Climáticas e a Produção Agropecuária: COP 30 e os Desafios para o Desenvolvimento Sustentável” reuniu especialistas do setor produtivo mineiro durante a programação técnica da 16ª Semana de Integração Tecnológica (SIT 2025). O evento, promovido pela Embrapa Milho e Sorgo, acontece de 5 a 9 de maio, em Sete Lagoas (MG), com o tema central “A Jornada pelo Clima rumo à COP 30”.

A gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, que mediou o seminário, destacou: “A COP 30 será no Brasil, mas o protagonismo precisa vir do campo, da ciência, da tecnologia e de políticas públicas bem articuladas.” Ela também ressaltou o papel de Minas Gerais como referência em práticas sustentáveis, superando a mineração nas exportações e com produtores rurais atuando como protagonistas na preservação ambiental.

Leia Também:  PCMG alerta para mudanças na legislação sobre crimes de injúria racial

O chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso Alves, afirmou que muitos elementos da nova economia de baixo carbono já estão presentes na agricultura brasileira, como os sistemas integrados de produção. Segundo ele, “não há solução climática global sem o agro tropical — e não há agro tropical sustentável sem ciência, políticas públicas eficazes e valorização dos produtores responsáveis.”

O presidente da Associação da Indústria de Bioenergia e do Açúcar de Minas Gerais (SIAMIG), Mário Ferreira Campos, reforçou a importância do uso estratégico do território: “Território não é apenas chão, é decisão.”

A programação do seminário incluiu palestras e debates sobre:

  • os impactos das mudanças climáticas na produção agropecuária e agroindustrial;

  • inteligência territorial estratégica para aproveitamento de novas fronteiras agrícolas;

  • oportunidades no mercado de carbono, incluindo selos e o programa Renovabio;

  • tecnologias do programa ABC+, voltadas à adaptação, mitigação e sustentabilidade dos sistemas agropecuários.

Também foi apresentado o Movimento Central Mineira, que propõe o desenvolvimento planejado de uma nova fronteira agropecuária e agroindustrial na região central de Minas Gerais. Segundo o gerente executivo do INAES, Bruno Rocha, o projeto visa explorar o potencial ainda subutilizado da região, que reúne solo fértil, clima favorável, recursos hídricos e boa infraestrutura logística. “O objetivo é transformar essas vantagens em produtividade, promovendo mais desenvolvimento para o produtor mineiro”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Assembleia em Números: nova página amplia transparência do Legislativo mineiro

Publicados

em

Foto: Guilherme Bergamini

Seção no Portal da Assembleia reúne painéis dinâmicos que facilitam o acesso a informações sobre leis, participação cidadã, fiscalização e atividades parlamentares

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais lançou a página Assembleia em Números, uma nova ferramenta disponível na área de Transparência do Portal da ALMG. A plataforma apresenta, de forma integrada, intuitiva e atualizada, dados essenciais sobre o processo legislativo, organizados em quatro seções: Leis Aprovadas, Participação Cidadã, Fiscalização e Atividades Legislativas.

No novo ambiente, o cidadão pode consultar painéis interativos que reúnem informações consolidadas sobre a atuação parlamentar — como o número de leis aprovadas, eventos e reuniões realizados, além de pedidos de informação e de providência encaminhados pelos deputados.

O presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), destaca que a iniciativa reforça a política de transparência da Casa:
“A nova página é mais um passo para aproximar o cidadão do trabalho dos parlamentares. Nosso compromisso é disponibilizar dados, números e informações ao alcance de um clique.”

O desenvolvimento do espaço foi coordenado pela Secretaria-Geral da Mesa (SGM), responsável pela criação dos painéis, validação dos dados e articulação com as áreas técnicas que contribuíram para a entrega.

Segundo Aline Rezende, da SGM, o objetivo é facilitar o entendimento dos dados legislativos:
“A proposta é transformar informações técnicas em conhecimento acessível, com visualizações mais claras, navegação intuitiva e mais transparência sobre o trabalho da Assembleia.”

Aline reforça que havia uma demanda crescente — interna e externa — por informações integradas: os dados já existiam, mas estavam espalhados pelo Portal. “A reunião dessas informações em um único ambiente facilita o acesso do cidadão e da própria equipe interna”, afirma.

Leia Também:  ABCZ anuncia mudanças no processo de emissão de certificados RGN

A criação da nova página contou com a colaboração de setores como as Gerências-Gerais de Documentação e Informação, Apoio às Comissões, Apoio ao Plenário, Tecnologia da Informação, Participação e Interlocução Social e Imprensa e Divulgação.


Emendas parlamentares ganham página exclusiva

Também está disponível no Portal uma nova página dedicada às emendas impositivas, agora organizada de forma mais clara e acessível.
É possível filtrar informações por município, entidade beneficiada, deputado autor, entre outros critérios, reforçando o compromisso da ALMG com a transparência e o acompanhamento dos recursos destinados à sociedade.


Nova campanha publicitária reforça o acesso à informação

As duas páginas serão divulgadas em uma campanha publicitária que começa a circular no sábado (6/12/25), em todo o estado.
As peças incluem um QR Code que direciona o cidadão para uma área especial do Portal com informações sobre o trabalho dos deputados, o processo legislativo e a execução das emendas.


Transparência, cidadania e modernização

O novo ambiente oferece:

  • Informações organizadas e atualizadas sobre a atuação parlamentar

  • Visualizações interativas sobre leis, fiscalização e participação social

  • Reforço à transparência e à valorização institucional

  • Facilitação do controle social e ampliação da educação cidadã

  • Democratização de dados antes dispersos no Portal

Leia Também:  Valadares vai tratar esgoto

Benefícios também para o público interno

Além de aumentar a transparência, o Assembleia em Números fortalece a cultura de dados dentro da ALMG e contribui para o trabalho dos servidores:

  • Maior integração de informações

  • Valorização das equipes técnicas

  • Facilidade no planejamento institucional

  • Agilidade no atendimento a demandas internas e externas


Assembleia em Números — o que cada seção oferece

• Leis Aprovadas

Painel interativo com o número de leis aprovadas, categorias, autoria, origem e temas.
Permite filtros variados e acesso direto às normas. A seção “Entenda o painel” explica conceitos técnicos em linguagem acessível.

• Participação Cidadã

Reúne dados sobre fóruns técnicos, ciclos de debates e demais eventos participativos, reforçando o papel da Assembleia no diálogo com a sociedade.

• Fiscalização

Apresenta pedidos de informação e providência encaminhados a órgãos públicos e privados.
Inclui filtros por área temática, autoria e órgão destinatário, além do status de cada requerimento e link para a proposição.

• Atividades Legislativas

Disponibiliza dados sobre reuniões de comissões e eventos do Plenário.
O usuário pode filtrar por tipo de atividade, comissão, região, município e acessar imediatamente o resultado de cada evento.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA