Coluna Minas Gerais
Sistema Faemg Senar debate impactos das mudanças climáticas na produção agropecuária
FAEMG SENAR | Divulgação
Seminário integra a 16ª Semana de Integração Tecnológica e destaca soluções sustentáveis rumo à COP 30
Os eventos climáticos extremos têm gerado impactos cada vez mais severos na produção agropecuária e industrial. Esses fenômenos, porém, vão além dos prejuízos diretos no campo e nas fábricas — seus efeitos alcançam as esferas social, ambiental e econômica, exigindo respostas urgentes e articuladas.
Para estimular a reflexão sobre esses desafios e apresentar caminhos rumo a uma produção mais sustentável e resiliente, o seminário “Mudanças Climáticas e a Produção Agropecuária: COP 30 e os Desafios para o Desenvolvimento Sustentável” reuniu especialistas do setor produtivo mineiro durante a programação técnica da 16ª Semana de Integração Tecnológica (SIT 2025). O evento, promovido pela Embrapa Milho e Sorgo, acontece de 5 a 9 de maio, em Sete Lagoas (MG), com o tema central “A Jornada pelo Clima rumo à COP 30”.
A gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, que mediou o seminário, destacou: “A COP 30 será no Brasil, mas o protagonismo precisa vir do campo, da ciência, da tecnologia e de políticas públicas bem articuladas.” Ela também ressaltou o papel de Minas Gerais como referência em práticas sustentáveis, superando a mineração nas exportações e com produtores rurais atuando como protagonistas na preservação ambiental.
O chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso Alves, afirmou que muitos elementos da nova economia de baixo carbono já estão presentes na agricultura brasileira, como os sistemas integrados de produção. Segundo ele, “não há solução climática global sem o agro tropical — e não há agro tropical sustentável sem ciência, políticas públicas eficazes e valorização dos produtores responsáveis.”
O presidente da Associação da Indústria de Bioenergia e do Açúcar de Minas Gerais (SIAMIG), Mário Ferreira Campos, reforçou a importância do uso estratégico do território: “Território não é apenas chão, é decisão.”
A programação do seminário incluiu palestras e debates sobre:
-
os impactos das mudanças climáticas na produção agropecuária e agroindustrial;
-
inteligência territorial estratégica para aproveitamento de novas fronteiras agrícolas;
-
oportunidades no mercado de carbono, incluindo selos e o programa Renovabio;
-
tecnologias do programa ABC+, voltadas à adaptação, mitigação e sustentabilidade dos sistemas agropecuários.
Também foi apresentado o Movimento Central Mineira, que propõe o desenvolvimento planejado de uma nova fronteira agropecuária e agroindustrial na região central de Minas Gerais. Segundo o gerente executivo do INAES, Bruno Rocha, o projeto visa explorar o potencial ainda subutilizado da região, que reúne solo fértil, clima favorável, recursos hídricos e boa infraestrutura logística. “O objetivo é transformar essas vantagens em produtividade, promovendo mais desenvolvimento para o produtor mineiro”, concluiu.
Coluna Minas Gerais
Instituto de Sete Lagoas inicia atividades
Foto: Guilherme Brasil / IFTM
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Instituto de Sete Lagoas inicia atividades
Na próxima quarta-feira (25), o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) começa sua jornada em Sete Lagoas com a aula inaugural, na presença de alunos, professores e autoridades. O centro educacional funcionará ainda de forma provisória nas instalações do Unifemm até a conclusão do seu campus, na região central da cidade – neste primeiro semestre 70 alunos terão o Ensino Médio regular com dois cursos da área de tecnologia. (Sete Dias)
https://www.setedias.com.br/instituto-federal-de-sete-lagoas-inicia-atividades-na-proxima-quarta-feira-dia-25/
Ex-presidente de cooperativa é preso
O ex-presidente da Cooperativa dos Cafeicultores e Agropecuaristas de Ibiraci, Cocapil, Elvis Vilhena Faleiros, 40, foi preso pela Polícia Militar em Frutal após diligências que resultaram na sua localização. Ele estava foragido e é investigado por crimes relacionados ao esvaziamento de um armazém de café ocorrido em 4 de dezembro de 2025. O caso envolve um prejuízo estimado em R$ 50 milhões, atingindo 179 vítimas, a maioria produtores rurais vinculados à cooperativa. (Jornal do Sudoeste)
https://jornaldosudoeste.com.br/noticia_detalhe.php?id=220864
Carnaval tem avaliação positivo em Poços
Foram apresentados na tarde de sexta-feira (20), os resultados do Carnaval 2026, que entrou para a história. A festa consolidou Poços de Caldas como um dos principais destinos carnavalescos de Minas Gerais, destacando-se não apenas pela diversidade cultural e organização, mas, sobretudo, pelo expressivo impacto econômico e pelos excelentes índices de segurança registrados durante os dias de folia. A movimentação estimada foi de R$ 162 milhões na economia local, resultado direto do aumento da taxa de ocupação hoteleira, do consumo nos estabelecimentos comerciais e do fluxo intenso nos atrativos turísticos. (Jornal Mantiqueira)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2026/02/20/carnaval-2026-fortalece-o-protagonismo-de-pocos-em-minas-e-registra-reducao-nos-indices-de-criminalidade/
Consórcios crescem em Minas
De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), o consórcio de imóveis apresentou um crescimento significativo nos últimos anos. Entre 2020 e 2025, as vendas de cotas tiveram alta próxima de 300%. Nos últimos 20 anos, desde 2005, aproximadamente 1,55 milhão de participantes foram contemplados, permitindo a compra de imóveis para moradia, negócios ou investimentos. Esse cenário é especialmente visível em Minas Gerais, onde o consórcio de imóveis tem grande relevância, representando cerca de 10% do total de cotas vendidas no país. (Edição do Brasil)
https://edicaodobrasil.com.br/consorcio-de-imoveis-apresenta-crescimento-significativo-em-minas/
Mais uma ponte sob atenção em Minas
Após a interdição da ponte que liga Miguelópolis (SP) a Conceição das Alagoas (MG), agora o Ministério Público Federal (MPF) também volta a atenção para outra travessia sobre o Rio Grande. Trata-se da Ponte de Divisa, que conecta Sacramento (MG) a Rifaina (SP), e que vem apresentando problemas estruturais. Diante da situação, o MPF entrou na Justiça pedindo que sejam feitos reparos urgentes na ponte. O órgão também quer que fique definido, de uma vez por todas, qual empresa ou órgão público é responsável pela manutenção da estrutura, já que hoje há divergência entre as instituições envolvidas. (Jornal da Manhã)
https://www.jmonline.com.br/cidade/mais-uma-ponte-sobre-o-rio-grande-tem-problemas-e-ministerio-publico-aciona-a-justica-1.594799
4 toneladas de drogas incineradas
A Polícia Civil de Minas Gerais realizou, na sexta-feira (20), a incineração de quatro toneladas de drogas em Ipatinga, no Vale do Aço. Os entorpecentes foram destruídos no alto-forno da Usiminas e são resultado de apreensões realizadas ao longo de 3 a 4 meses em Belo Horizonte. A operação foi coordenada pelo chefe do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc), delegado Rodrigo Macedo de Bustamante, pelo delegado da 4ª Delegacia Especializada de Combate ao Narcotráfico, Daniel Augusto dos Reis, com apoio do chefe do 12º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Gilmaro Alves Ferreira. (Jornal Classivale)
https://jornalclassivale.com.br/noticia/5324/policia-civil-incinera-4-toneladas-de-drogas-em-ipatinga
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásCarnaval nas Cidades Históricas projeta Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásTecnologia ambiental da Sigma Lithium agrega valor industrial ao subproduto de lítio e consolida sucesso comercial com venda de 150 mil toneladas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásSistema Faemg Senar lança novos cursos
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásApós ação da AMM, TCE pede explicações ao Governo de Minas sobre concessão de rodovias
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásExpomontes tem 99% de reservas
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásMineradora adquire área em Araxá
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásUnião, diálogo e firmeza ditam posição do agro neste ano eleitoral
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásSINFERSI e FIEMG cobram do DNIT solução para restrição de carga na ponte da BR&365, em Pirapora (MG)



