Coluna Minas Gerais

Sistema Faemg Senar debate impactos das mudanças climáticas na produção agropecuária

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Seminário integra a 16ª Semana de Integração Tecnológica e destaca soluções sustentáveis rumo à COP 30

Os eventos climáticos extremos têm gerado impactos cada vez mais severos na produção agropecuária e industrial. Esses fenômenos, porém, vão além dos prejuízos diretos no campo e nas fábricas — seus efeitos alcançam as esferas social, ambiental e econômica, exigindo respostas urgentes e articuladas.

Para estimular a reflexão sobre esses desafios e apresentar caminhos rumo a uma produção mais sustentável e resiliente, o seminário “Mudanças Climáticas e a Produção Agropecuária: COP 30 e os Desafios para o Desenvolvimento Sustentável” reuniu especialistas do setor produtivo mineiro durante a programação técnica da 16ª Semana de Integração Tecnológica (SIT 2025). O evento, promovido pela Embrapa Milho e Sorgo, acontece de 5 a 9 de maio, em Sete Lagoas (MG), com o tema central “A Jornada pelo Clima rumo à COP 30”.

A gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, que mediou o seminário, destacou: “A COP 30 será no Brasil, mas o protagonismo precisa vir do campo, da ciência, da tecnologia e de políticas públicas bem articuladas.” Ela também ressaltou o papel de Minas Gerais como referência em práticas sustentáveis, superando a mineração nas exportações e com produtores rurais atuando como protagonistas na preservação ambiental.

Leia Também:  Cava da Vale provoca alagamentos

O chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso Alves, afirmou que muitos elementos da nova economia de baixo carbono já estão presentes na agricultura brasileira, como os sistemas integrados de produção. Segundo ele, “não há solução climática global sem o agro tropical — e não há agro tropical sustentável sem ciência, políticas públicas eficazes e valorização dos produtores responsáveis.”

O presidente da Associação da Indústria de Bioenergia e do Açúcar de Minas Gerais (SIAMIG), Mário Ferreira Campos, reforçou a importância do uso estratégico do território: “Território não é apenas chão, é decisão.”

A programação do seminário incluiu palestras e debates sobre:

  • os impactos das mudanças climáticas na produção agropecuária e agroindustrial;

  • inteligência territorial estratégica para aproveitamento de novas fronteiras agrícolas;

  • oportunidades no mercado de carbono, incluindo selos e o programa Renovabio;

  • tecnologias do programa ABC+, voltadas à adaptação, mitigação e sustentabilidade dos sistemas agropecuários.

Também foi apresentado o Movimento Central Mineira, que propõe o desenvolvimento planejado de uma nova fronteira agropecuária e agroindustrial na região central de Minas Gerais. Segundo o gerente executivo do INAES, Bruno Rocha, o projeto visa explorar o potencial ainda subutilizado da região, que reúne solo fértil, clima favorável, recursos hídricos e boa infraestrutura logística. “O objetivo é transformar essas vantagens em produtividade, promovendo mais desenvolvimento para o produtor mineiro”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Cooperativa mineira entre as 300 do mundo

Publicados

em

Foto: Divulgação

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

Cooperativa mineira entre as 300 do mundo
A Cooxupé está entre as 300 maiores cooperativas do mundo, de acordo com a World Cooperative Monitor (WCM) 2025. O estudo, produzido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) em parceria com o Instituto Europeu de Pesquisa sobre Empresas Cooperativas e Sociais (Euricse), analisa o desempenho econômico e o impacto social das maiores cooperativas do mundo. A edição de 2025 do ranking tem caráter especial por coincidir com o Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (Jornal da Região).
https://www.jornaldaregiaoonline.com.br/cooxupe-esta-entre-as-300-maiores-cooperativas-do-mundo

Sob ataques, prefeito deixa sessão
Abertura do ano legislativo da Câmara de Timóteo vira sessão de ataques ao prefeito. A sessão de abertura do ano legislativo na Câmara de Vereadores de Timóteo, terça-feira (11), não foi o que se esperava de uma cerimônia solene e respeitosa entre os poderes. Aproveitando a presença do chefe do executivo, prefeito Vitor Prado, vereadores de oposição partiram ao ataque com queixas, choradeira e denúncias mal fundamentadas. Surpreso com a sessão de horrores o prefeito deixou o plenário e retornou ao gabinete. (Jornal dos Vales)
 https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/61461/abertura-do-ano-legislativo-da-camara-de-timoteo-vira-sessao-de-ataques-ao-prefeito

Carnaval de oportunidades no Vale do Aço
O Carnaval de 2026 promete movimentar a economia de Minas Gerais, com expectativa de 13,2 milhões de foliões e impacto econômico de R$ 5,75 bilhões, segundo estimativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. Mesmo sem uma tradição carnavalesca consolidada ou programação oficial de grande porte, no Vale do Aço, os dias de festa representam uma oportunidade estratégica para os pequenos negócios. Nas cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e Timóteo, quase 65 mil pequenos negócios, dos quais 37.975 são microempreendedores individuais (MEI), podem ser impactados pelo Carnaval. (Portal Carlos Souto)
https://www.portalcarlossouto.com.br/noticias/regional/mais-de-60-mil-pequenos-negocios-vao-aquecer-a-economia-durante-o-carnaval-no-vale-do-aco/

Leia Também:  Subsecretário de Integração da Sejusp é apresentado ao sistema de inteligência do Tribunal de Contas

Parceria aposta em formação de adolescentes
Um novo esforço para ampliar caminhos de formação e empregabilidade para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade acaba de ser anunciado em Brasília. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Localiza firmaram uma parceria de 12 meses para fortalecer o programa 1 Milhão de Oportunidades (1MiO), iniciativa voltada à inclusão produtiva da juventude brasileira. A cooperação, iniciada em fevereiro de 2026, tem como objetivo expandir o acesso de meninas e meninos a oportunidades de capacitação profissional e trabalho decente em diferentes regiões do País. (Cidade Conecta)
https://www.cidadeconecta.com/lado-bom/parceria-aposta-em-formacao-profissional-e-inclusao-produtiva-de-adolescentes-em-vulnerabilidade/

Criação de cursos de medicina revogada
O Governo Federal revogou o edital que previa a abertura de novos cursos de Medicina em instituições privadas no País. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (10) e suspende, por enquanto, a possibilidade de autorização de novas graduações pelo programa que vinha sendo aguardado por cidades como Patrocínio e Monte Carmelo. O chamamento público, lançado em 2023 e adiado várias vezes, previa a criação de até 5,9 mil vagas. A revogação ocorreu após a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que apontou problemas de qualidade em parte dos cursos existentes no País. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/governo-federal-revoga-edital-de-criacao-de-novos-cursos-de-medicina-e-sonho-de-patrocinio-e-interrompido

Leia Também:  Audiência debaterá impactos da Stock Car na rotina da UFMG

Governo confirma conclusão de hospital
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, vistoriou na manhã desta quarta-feira (11) as obras do Hospital Regional de Governador Valadares, que estão com cerca de 34% de execução e têm previsão de conclusão até o fim deste ano. A expectativa do governo estadual é que a unidade entre em funcionamento entre dois e três meses após a entrega da reforma, ampliando a oferta de atendimentos de média e alta complexidade na macrorregião Leste. (Diário do Rio Doce)
https://drd.com.br/zema-vistoria-obras-e-reafirma-entrega-do-hospital-regional-de-valadares-ate-o-fim-deste-ano/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA