Coluna Minas Gerais
Sistema Faemg Senar debate impactos das mudanças climáticas na produção agropecuária
FAEMG SENAR | Divulgação
Seminário integra a 16ª Semana de Integração Tecnológica e destaca soluções sustentáveis rumo à COP 30
Os eventos climáticos extremos têm gerado impactos cada vez mais severos na produção agropecuária e industrial. Esses fenômenos, porém, vão além dos prejuízos diretos no campo e nas fábricas — seus efeitos alcançam as esferas social, ambiental e econômica, exigindo respostas urgentes e articuladas.
Para estimular a reflexão sobre esses desafios e apresentar caminhos rumo a uma produção mais sustentável e resiliente, o seminário “Mudanças Climáticas e a Produção Agropecuária: COP 30 e os Desafios para o Desenvolvimento Sustentável” reuniu especialistas do setor produtivo mineiro durante a programação técnica da 16ª Semana de Integração Tecnológica (SIT 2025). O evento, promovido pela Embrapa Milho e Sorgo, acontece de 5 a 9 de maio, em Sete Lagoas (MG), com o tema central “A Jornada pelo Clima rumo à COP 30”.
A gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, que mediou o seminário, destacou: “A COP 30 será no Brasil, mas o protagonismo precisa vir do campo, da ciência, da tecnologia e de políticas públicas bem articuladas.” Ela também ressaltou o papel de Minas Gerais como referência em práticas sustentáveis, superando a mineração nas exportações e com produtores rurais atuando como protagonistas na preservação ambiental.
O chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso Alves, afirmou que muitos elementos da nova economia de baixo carbono já estão presentes na agricultura brasileira, como os sistemas integrados de produção. Segundo ele, “não há solução climática global sem o agro tropical — e não há agro tropical sustentável sem ciência, políticas públicas eficazes e valorização dos produtores responsáveis.”
O presidente da Associação da Indústria de Bioenergia e do Açúcar de Minas Gerais (SIAMIG), Mário Ferreira Campos, reforçou a importância do uso estratégico do território: “Território não é apenas chão, é decisão.”
A programação do seminário incluiu palestras e debates sobre:
-
os impactos das mudanças climáticas na produção agropecuária e agroindustrial;
-
inteligência territorial estratégica para aproveitamento de novas fronteiras agrícolas;
-
oportunidades no mercado de carbono, incluindo selos e o programa Renovabio;
-
tecnologias do programa ABC+, voltadas à adaptação, mitigação e sustentabilidade dos sistemas agropecuários.
Também foi apresentado o Movimento Central Mineira, que propõe o desenvolvimento planejado de uma nova fronteira agropecuária e agroindustrial na região central de Minas Gerais. Segundo o gerente executivo do INAES, Bruno Rocha, o projeto visa explorar o potencial ainda subutilizado da região, que reúne solo fértil, clima favorável, recursos hídricos e boa infraestrutura logística. “O objetivo é transformar essas vantagens em produtividade, promovendo mais desenvolvimento para o produtor mineiro”, concluiu.
Coluna Minas Gerais
Uberlândia terá 2,4 mil casas do “Minha Casa”
Foto: Ricardo Stuckert/PR/DU
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Uberlândia terá 2,4 mil casas do “Minha Casa”
Em evento realizado na terça-feira, 11, a Prefeitura de Uberlândia anunciou a construção de 2.400 novas residências pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”. As obras têm início previsto para o primeiro semestre de 2026 e serão realizadas pela Pacaembu Construtora. As moradias serão construídas em uma área de 1,4 milhão de metros quadrados (m²). Os imóveis poderão ser financiados, junto à Caixa Econômica Federal, pelas famílias de Uberlândia aptas a receber o benefício e que estejam cadastradas junto ao município e ao Minha Casa Minha Vida. (Diário de Uberlândia)
Maratona estimula setor produtivo
O município de Teófilo Otoni registra 628 indústrias de micro e pequeno porte, distribuídas em cerca de 50 tipos de atividades. Diante deste cenário, o Sebrae Minas, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial (ACE Teófilo Otoni), desenvolve o programa Maratona da Indústria. O objetivo é potencializar o setor e ajudar os negócios a dobrarem a capacidade produtiva sem grandes investimentos. Em 2025, os empreendedores atendidos pelo programa participaram de diversas consultorias sobre operações, processos e gestão financeira. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
https://diariotribuna.com.br/?p=31862
Araxá é a mais segura de Minas
Dados recentes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) solidificam a posição de Araxá como referência em segurança no país. O município foi confirmado como a cidade mais segura de Minas Gerais e a 9ª mais segura do Brasil entre aqueles com mais de 100 mil habitantes, conforme o Atlas da Violência 2025. O estudo, que avaliou as taxas de homicídios estimadas por município, utilizou dados rigorosos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. Foram considerados registros de agressão, intervenções legais e mortes violentas intencionais. (Clarim.net – Araxá)
Novos radares na BR 040
Um novo sistema de radares de velocidade média foi implantado na BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. De acordo com a EPR Via Mineira, concessionária que administra o trecho, os dois primeiros equipamentos estão em Nova Lima, nos quilômetros 545 e 551, sentido Juiz de Fora, em trecho com limite de 100 km/h. A tecnologia funciona em caráter educativo e antecipa a adoção da nova tecnologia no país, que passará por etapas de homologação do Inmetro e regulamentação federal antes da aplicação definitiva do modelo. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
MP denuncia prefeito de Jaguaraçu
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio de acórdão da 6ª Câmara Criminal, recebeu denúncia oferecida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) contra o prefeito de Jaguaraçu, no Vale do Rio Doce, por ele ter omitido dados técnicos requisitados pelo MPMG durante apuração de ilegalidades em licitações de 2015 e 2016. A 4ª Promotoria de Justiça de Timóteo pediu documentos e informações para apurar suspeitas de ilegalidades nos pregões presenciais nº 002/2015 e nº 006/2016, que tinham como objetivo a compra de peças automotivas. (Jornal dos Vales)
99Food inicia operações em Minas
Os moradores de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Ibirité e Nova Lima passam a contar, a partir de quinta-feira, 13, com uma nova opção de delivery de comida. A 99Food, plataforma da 99, inicia oficialmente sua operação na Grande BH em fase de testes. A chegada do serviço faz parte do plano de investimentos de R$2 bilhões até junho de 2026, dos quais cerca de R$100 milhões serão destinados à região metropolitana de Belo Horizonte. A plataforma já conta com mais de 2.700 restaurantes cadastrados e 46 mil entregadores parceiros. (Por Dentro de Minas – Belo Horizonte)
Presidente da Câmara é presa
Ana Paula Torres Santos, presidente da Câmara Municipal de Maria da Fé, foi presa na tarde desta quarta-feira (12). Após a prisão, a parlamentar foi submetida a exame de corpo de delito e encaminhada ao presídio de Santa Rita do Sapucaí (MG). O mandado de prisão, emitido pela Comarca de Itajubá, integra as ações de um Processo Investigatório Criminal instaurado contra a vereadora, que tem como objetivo apurar a prática dos crimes de coação e de obstrução da administração da Justiça. (O Debate – Varginha)
https://www.odebatenoticias.com.br
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásMais postos da BR 381 com pedágios
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásParceria leva drones aos treinamentos do Senar
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásRanking põe UFMG entre as melhores
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásSistema e IMA: acordo amplia capacitação e certificação rural
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásSetor calçadista prevê queda de 2%
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásEmpresa anuncia investimento em Poços
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásUberlândia terá 2,4 mil casas do “Minha Casa”



