Coluna Minas Gerais

Sistema Faemg Senar debate impactos das mudanças climáticas na produção agropecuária

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Seminário integra a 16ª Semana de Integração Tecnológica e destaca soluções sustentáveis rumo à COP 30

Os eventos climáticos extremos têm gerado impactos cada vez mais severos na produção agropecuária e industrial. Esses fenômenos, porém, vão além dos prejuízos diretos no campo e nas fábricas — seus efeitos alcançam as esferas social, ambiental e econômica, exigindo respostas urgentes e articuladas.

Para estimular a reflexão sobre esses desafios e apresentar caminhos rumo a uma produção mais sustentável e resiliente, o seminário “Mudanças Climáticas e a Produção Agropecuária: COP 30 e os Desafios para o Desenvolvimento Sustentável” reuniu especialistas do setor produtivo mineiro durante a programação técnica da 16ª Semana de Integração Tecnológica (SIT 2025). O evento, promovido pela Embrapa Milho e Sorgo, acontece de 5 a 9 de maio, em Sete Lagoas (MG), com o tema central “A Jornada pelo Clima rumo à COP 30”.

A gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, que mediou o seminário, destacou: “A COP 30 será no Brasil, mas o protagonismo precisa vir do campo, da ciência, da tecnologia e de políticas públicas bem articuladas.” Ela também ressaltou o papel de Minas Gerais como referência em práticas sustentáveis, superando a mineração nas exportações e com produtores rurais atuando como protagonistas na preservação ambiental.

Leia Também:  AMM vai ao STF pedir prorrogação do prazo para análise do Novo Acordo de Mariana

O chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso Alves, afirmou que muitos elementos da nova economia de baixo carbono já estão presentes na agricultura brasileira, como os sistemas integrados de produção. Segundo ele, “não há solução climática global sem o agro tropical — e não há agro tropical sustentável sem ciência, políticas públicas eficazes e valorização dos produtores responsáveis.”

O presidente da Associação da Indústria de Bioenergia e do Açúcar de Minas Gerais (SIAMIG), Mário Ferreira Campos, reforçou a importância do uso estratégico do território: “Território não é apenas chão, é decisão.”

A programação do seminário incluiu palestras e debates sobre:

  • os impactos das mudanças climáticas na produção agropecuária e agroindustrial;

  • inteligência territorial estratégica para aproveitamento de novas fronteiras agrícolas;

  • oportunidades no mercado de carbono, incluindo selos e o programa Renovabio;

  • tecnologias do programa ABC+, voltadas à adaptação, mitigação e sustentabilidade dos sistemas agropecuários.

Também foi apresentado o Movimento Central Mineira, que propõe o desenvolvimento planejado de uma nova fronteira agropecuária e agroindustrial na região central de Minas Gerais. Segundo o gerente executivo do INAES, Bruno Rocha, o projeto visa explorar o potencial ainda subutilizado da região, que reúne solo fértil, clima favorável, recursos hídricos e boa infraestrutura logística. “O objetivo é transformar essas vantagens em produtividade, promovendo mais desenvolvimento para o produtor mineiro”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Hospital oncológico é ampliado

Publicados

em

Foto: Divulgação FVS

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 

www.sindijorimg.com.br

Hospital oncológico é ampliado

Centenas de pessoas acompanharam no domingo, 29, a inauguração do 2º pavimento do Hospital Oncológico Samuel Libânio em Pouso Alegre. A inauguração do 2º pavimento do Oncológico ocorre após um ano da entrega do primeiro pavimento. Já o lançamento da pedra fundamental do Hospital Oncológico ocorreu em novembro de 2021. O presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (mantenedora do hospital), Júlio César da Silva Tavares, explica que o 2º pavimento possui majoritariamente espaços para a quimioterapia dos pacientes, mas também conta com 10 consultórios multidisciplinares focados na oncologia. (Estrada Nacional – Pouso Alegre)

https://www.estradanacional.info/post/para-o-sul-de-minas-2%C2%BA-pavimento-do-hospital-oncol%C3%B3gico-samuel-lib%C3%A2nio-est%C3%A1-conclu%C3%ADdo

Brasil conquista Super Ouro na ExpoQueijo 

O Brasil alcançou o cobiçado Prêmio Super Ouro na ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards 2025, a principal competição de queijos artesanais das Américas. O grande vencedor desta edição foi o Queijo Pedra do Segredo, produzido pela Queijaria Pedra do Segredo, localizada em Alagoa, no Sul de Minas Gerais. O exemplar mineiro se destacou na categoria de queijo de leite cru, casca lisa e/ou lavada, com ou sem aquecimento, e maturação superior a 180 dias. Ele obteve a pontuação mais alta entre as mil amostras inscritas por 16 países, garantindo a vitória inédita para o país. (Clarin – Araxá)

Leia Também:  Montes Claros em situação de emergência

https://clarim.net.br/brasil-conquista-super-ouro-inedito-na-expoqueijo-2025/

Abastecimento ampliado em Caratinga

A Copasa concluiu e colocou em operação a nova parte do sistema de abastecimento de água da empresa que foi construída no município de Caratinga. O importante empreendimento, que teve início em dezembro passado e já está beneficiando cerca de 12 mil clientes, reforçou o abastecimento dos bairros Dr. Eduardo, Dario Grossi e Tãozinho Vilela, ampliou a reservação de água para os bairros Floresta, Limoeiro, além de minimizar os efeitos de eventuais intermitências. Com investimentos de R$ 1,6 milhão, o sistema passou a contar com um reservatório metálico. (Diário de Caratinga)

https://diariodecaratinga.com.br/ampliacao-do-sistema-de-abastecimento-de-agua-e-concluido-em-caratinga/

Pirapora tem unidade oncológica

Moradores de Pirapora e municípios vizinhos agora contam com um importante reforço na luta contra o câncer. Desde a semana passada, a Unidade de Extensão Clínica em Oncologia do Hospital Dilson Godinho (HDG) passou a ofertar, o tratamento de quimioterapia venosa e oral, hormonioterapia e imunoterapia para pacientes atendidos pelo Sistema único de Saúde (SUS). O Hospital Dilson de Quadros Godinho já havia assumido em fevereiro de 2023, o serviço de Nefrologia no município de Pirapora, realizando diagnósticos e tratamentos dos usuários daquela microrregião do Médio São Francisco. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Leia Também:  TJMG conclui curso sobre o Sistema Brasileiro de Precedentes

https://gazetanm.com.br/descentralizacao-em-oncologia/

Uberaba vai revitalizar via

O primeiro passo para a revitalização da rua Artur Machado será dado na próxima quinta-feira, 3, com o início do escaneamento da via. A revitalização de uma das principais ruas comerciais da cidade integra o programa Desenvolve Uberaba da prefeitura. O escaneamento subterrâneo por georadar mapeará redes e estruturas enterradas no subsolo, sem a necessidade de escavação. Com o uso de ondas eletromagnéticas de alta frequência, o sistema produz imagens da subsuperfície e permite a identificação precisa de tubulações, cabos, dutos, tanques e demais elementos não visíveis. (Jornal de Uberaba)

https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/114020/desenvolve-uberaba-escaneamento-para-revitalizacao-da-artur-machado-comeca-nesta-semana

UFV ganha prêmio internacional

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) conquistou mais um feito de reconhecimento internacional, dessa vez, na 34ª edição da International Association for Management of Technology Conference (Iamot). O doutorando Breno Valente Fontes Araújo e a professora da instituição, Ana Cláudia Azevedo, conquistaram o prêmio de melhor artigo no evento, que aconteceu entre os dias 14 e 19 de junho em Montreal, no Canadá. Intitulado “Strategic Orientations of Technology Transfer Offices in Emerging Economies: Implications for Early-Stage and Late-Stage Outcomes”, o artigo premiado investigou como diferentes estratégias adotadas pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) influenciam os resultados da transferência de tecnologia no Brasil. (Folha da Mata – Viçosa)

https://www.folhadamata.com.br/pesquisadores-da-ufv-conquistam-premio-de-melhor-artigo-em-conferencia-internacional-no-canada

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA