Coluna Minas Gerais
Sistema Faemg Senar impulsiona melhorias no fornecimento de energia rural com o programa Cemig Agro
Imagem: Sistema FAEMG | Divulgação
O Sistema Faemg Senar tem desempenhado um papel fundamental na busca por melhores condições para o agronegócio mineiro. Como resultado das mobilizações da entidade junto ao Governo de Minas, foi criado o Programa Cemig Agro, uma iniciativa voltada para a melhoria da qualidade do fornecimento de energia elétrica no meio rural.
Uma das principais ações do programa é a implementação de 76 bases operacionais descentralizadas em todo o estado, agilizando o atendimento a ocorrências e reduzindo interrupções no fornecimento de energia. A primeira base foi instalada em Santa Juliana, no Alto Paranaíba, marcando o início de um projeto que promete transformar a infraestrutura elétrica para os produtores rurais.
A articulação do Sistema Faemg Senar com o Governo de Minas tem sido decisiva para viabilizar o programa. Para o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, “o início da operação das bases do Cemig Agro representa uma grande conquista. Seguimos trabalhando para fortalecer o agro mineiro e melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais”.
Energia confiável para o crescimento do campo
A descentralização das bases operacionais do Cemig Agro traz um impacto positivo direto para o setor produtivo. Com equipes especializadas atuando nas regiões agrícolas, o tempo de resposta às ocorrências será reduzido, minimizando prejuízos e garantindo maior segurança energética para o campo.
Nos próximos meses, novas bases entrarão em funcionamento, ampliando o alcance do programa. Desde seu lançamento, em junho de 2024, o Cemig Agro já trouxe avanços significativos. O canal de atendimento exclusivo para produtores rurais, pelo telefone 0800 721 6600, já realizou mais de 45 mil atendimentos. O programa ainda realizou limpeza e podas em mais de 42 mil quilômetros de linhas e a inspeção preventiva em outros 140 mil quilômetros de linhas para reduzir o número de interrupções devido a quedas de árvores. Também foram instalados 2.700 religadores automáticos.
Para mais informações, acesse www.sistemafaemg.org.br.
Coluna Minas Gerais
Fatura da conta de luz tem novo modelo
Foto: Reprodução FPI
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Fatura da conta de luz tem novo modelo
A Cemig confirma que implementou um novo modelo de fatura em janeiro para modernizar o sistema. A nova conta possui cores mais vibrantes (verde escuro) e substitui o antigo “Número de Instalação” pelo novo número da “Unidade Consumidora” (15 dígitos). Apesar da mudança ser oficial, a companhia alerta que criminosos se aproveitam do período de transição para aplicar golpes. Para garantir que você está pagando o boleto correto, confira sempre o beneficiário: Deve aparecer como Cemig Distribuição S.A. (CNPJ 06.981.180/0001-16). Banco Recebedor: No caso de PIX ou boletos, a instituição deve ser o Banco Santander (033). (Folha do Povo – Itaúna)
https://www.folhapovoitauna.com.br/cuidado-com-o-golpe-faturas-falsas-da-cemig-circulam-com-dados-identicos-aos-originais
Segurança de Nanuque tem novas armas
A Polícia Civil de Minas Gerais realizou, nesta segunda-feira, uma vistoria técnica na sede da Delegacia Regional de Polícia Civil de Nanuque, no Vale do Mucuri. Durante a ação, a PCMG recebeu um total de 60 novas pistolas calibre 9 milímetros, que serão utilizadas por policiais civis de Nanuque, do Departamento de Polícia Civil de Teófilo Otoni, também no Vale do Mucuri, e de Januária, no Norte de Minas. (Jornal Em Tempo)
https://jornalemtempo.com/policia-civil-de-nanuque-recebe-novas-armas
Queijo promove preservação da Canastra
Às margens do ribeirão Araras, afluente do Rio São Francisco, uma pequena propriedade rural em Piumhi, na Serra da Canastra, tornou-se referência ao demonstrar que produzir o tradicional queijo, que leva o nome da Serra, pode ir além da conquista de paladares mundo afora. À frente da Queijaria Faz o Bem, criada em 2021, o engenheiro agrônomo Vinícius Soares conduz uma propriedade agroecológica que combina produção artesanal, recuperação ambiental e integração de sistemas produtivos para fazer queijo de forma sustentável. (Observo)
https://www.observo.com.br/queijo-agroecologico-promove-preservacao-ambiental-na-serra-da-canastra
Abrajet visita novo presidente da Belotur
Em um encontro marcado pelo diálogo e pela projeção de novos horizontes para o turismo da capital mineira, a delegação da Abrajet-MG (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Seccional Minas Gerais) visitou, nesta terça-feira, 27 de janeiro, o novo presidente da Belotur, Eduardo Cruvinel. A comitiva foi recebida na sede da Belotur, pelo presidente da empresa municipal de turismo e pelo assessor institucional do gabinete, Guilherme Lourenço. Representaram a Abrajet o presidente Antônio Claret Guerra, o vice-presidente Ozório Couto e os associados Patrícia Coutinho, Cristiane Nobre e Luís Otávio Pires. (MG Turismo)
www.mgturismo.com.br
Superlotação no HC volta a pressionar rede
A retenção de macas das Unidades de Pronto Atendimento em Uberaba voltou a ser registrada e, desta vez, motivou boletim de ocorrência por funcionária da unidade do Mirante. Segundo a Sociedade Educacional Uberabense, responsável pela administração das unidades, foram 68 casos entre setembro e dezembro de 2025, além de outros 16 registros em 2026. O cenário reacendeu o debate sobre os impactos da superlotação no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Jornal da Manhã)
https://www.jmonline.com.br/cidade/superlotac-o-no-hc-uftm-volta-a-pressionar-rede-e-trava-devoluc-o-de-macas-em-uberaba-1.587706
VBP agropecuário de Minas atinge recorde
O Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária de Minas Gerais confirmou as projeções e fechou 2025 com recorde histórico de R$ 167,8 bilhões, crescimento de 13,5% em relação a 2024. O indicador estima a geração de renda dos estabelecimentos rurais a partir da venda de produtos agrícolas e pecuários. O cálculo do VBP é realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), e é atualizado mensalmente. (Balcão News)
https://balcaonews.com.br/2026/01/28/vbp-agropecuario-de-minas-atinge-recorde-de-r-1678-bilhoes-em-2025-com-alta-de-135/
Descarte irregular em Nova Resende
Moradores de Nova Resende têm relatado o aumento de pontos com descarte irregular de entulho em áreas próximas a vias públicas. Em diferentes bairros do município, é possível encontrar restos de móveis, colchões, eletrodomésticos inutilizados e até móveis inteiros abandonados em locais inadequados. Representantes da Câmara da cidade têm se manifestado publicamente sobre o problema e se prontificado a fiscalizar e cobrar providências do poder público. (Terra do Café)
https://www.aterradocafe.com.br/descarte-irregular-de-entulho-preocupa-moradores-de-nova-resende
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásAeroporto de Uberlândia projeta crescimento
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásSucessão em MG tem embate entre vice governador e presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásDeputada denuncia ameaça de Simões
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásSaúde em Ipatinga perto do colapso
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásManifesto reforça defesa da democracia e do Estado de Direito
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásVender a Copasa pode até ser opção, mas retirar direitos dos mineiros, não
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCopasa inicia série de reuniões com prefeitos para aprofundar diálogo sobre universalização do saneamento
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásQuatro meses após pedido ao Governo de Minas, AMM segue sem resposta



