Coluna Minas Gerais
Sistema Faemg Senar participa de lançamento de programa contra a seca

FAEMG SENAR | Divulgação
O Sistema Faemg Senar participou, nesta segunda-feira (2/6), em Montes Claros (MG), do lançamento do programa “Encontro das Águas”, uma iniciativa do Governo de Minas para enfrentar os desafios da seca e da escassez hídrica no semiárido mineiro. O Sistema irá atuar como parceiro técnico na execução das ações.
Entre as medidas previstas estão: Operação Pipa (para transporte de água potável), instalação de sistemas de dessalinização, construção de cisternas para captação de água da chuva, implantação de núcleos agrícolas com infraestrutura e moradias, distribuição de kits de irrigação e ações de assistência humanitária nas regiões do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri.
O Sistema Faemg Senar será responsável pela execução de ações práticas por meio do programa AgroNordeste, levando Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) aos produtores locais. Também serão ofertados cursos de Formação Profissional Rural e de Promoção Social, contribuindo para a geração de renda, desenvolvimento de competências e adaptação das comunidades às condições climáticas da região.
Participação ativa
A gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, participou da cerimônia de lançamento ao lado de representantes da Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Norte de Minas (Aspronorte) e do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros.
“Estamos aqui para reforçar nosso compromisso com a sustentabilidade e com o apoio efetivo às comunidades rurais impactadas pela seca. Mais do que marcar presença no evento, o Sistema também contribuiu na elaboração do Plano Estadual de Enfrentamento à Seca e Estiagem 2025-2031, apresentando propostas técnicas que agora fazem parte das ações do programa Encontro das Águas”, destacou Mariana.
A gerente de Sustentabilidade, Mariana Ramos, esteve presente na cerimônia de lançamento ao lado de representantes de diferentes entidades do agro
O evento reuniu o governador Romeu Zema, o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeuzinho Martins Leite, além de deputados, prefeitos da região, vereadores e outras autoridades estaduais e municipais.
Seminário reforça compromisso
Além do lançamento, Montes Claros sediou o Seminário de Enfrentamento à Seca e Estiagem, que reuniu técnicos, gestores públicos e especialistas para discutir soluções integradas e estratégias duradouras para os desafios do semiárido mineiro.
O programa Encontro das Águas é uma das principais ações do Plano Estadual de Enfrentamento à Seca e Estiagem 2025-2031, unindo medidas emergenciais e projetos estruturantes, com o objetivo de construir um semiárido mais forte, sustentável e resiliente.


Coluna Minas Gerais
Grupo francês terá hotel em Uberlândia

Foto: Divulgação PMU
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
Grupo francês terá hotel em Uberlândia
O Brasil pode se tornar um dos principais destinos para a rede de hotéis de luxo Faena. O grupo de hospitalidade Accor, que detém a marca, anunciou a possibilidade de abrir até cinco unidades no país, com um olhar especial para a cidade de Uberlândia. A novidade, revelada recentemente, antecipa a expansão da rede que já tem obras confirmadas em São Paulo. A escolha de Uberlândia como uma das cidades-alvo para a expansão não é por acaso. A metrópole mineira se destaca como um polo econômico e de negócios no Triângulo Mineiro, com um fluxo crescente de viajantes a trabalho e lazer. (Regionalzão – Uberlândia)
Projeto Araxá confirma terras raras
A St George Mining divulgou os primeiros resultados das sondagens por circulação reversa (RC) no Projeto Araxá, em Minas Gerais. Foram identificados teores de até 13,98% para terras raras (TREO) e de até 7% para nióbio (Nb₂O₅) em intervalos longos e próximos da superfície, reforçando a qualidade da mineralização. Além disso, as sondagens pela metodologia chamada de trado (auger) confirmaram uma nova área com terras raras de alto teor há cerca de 1 km a leste do recurso atual, com indícios de volume significativo de mineralização rasa. (Jornal Interação – Araxá)
Câmara debate Campus em Ipatinga
A Câmara Municipal de Ipatinga realizou reunião voltada à educação e ao desenvolvimento regional. Participaram o presidente da Câmara, Ley do Trânsito, vereadores do município, o reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), professor Luciano Campos, além de diversas autoridades, como a deputada federal Rosângela Reis, o deputado estadual Celinho do Sinttrocel, o secretário municipal de Educação, Cairo Monteiro, que representou o Executivo, prefeitos, vereadores de outros municípios e lideranças regionais. O principal tema em pauta foi a implantação do campus da UFOP em Ipatinga, projeto que busca ampliar o acesso ao ensino superior e fortalecer o desenvolvimento social e econômico do Vale do Aço. (Jornal dos Vales)
Timóteo ganha nova unidade de atendimento
O Governo de Minas firmou um convênio para a implantação de uma nova Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em Timóteo. A unidade é uma iniciativa do programa UAI Compartilha, proveniente da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). O objetivo é centralizar diversos serviços públicos em um único espaço, beneficiando a comunidade local e os municípios adjacentes. O convênio foi assinado entre a Seplag-MG e a Câmara Municipal de Timóteo. A expectativa é que a UAI realize até 7 mil atendimentos mensais, abrangendo uma população superior a 108 mil pessoas. (Portal Mais Vip – Timóteo)
Vigilância alerta sobre golpes em Formiga
A Prefeitura de Formiga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Diretoria de Vigilância Sanitária, alerta os setores regulados sobre possível tentativa de golpe. Os golpistas entram em contato com clínicas médicas e veterinárias, empresários, comerciantes e empresas alegando denúncia anônima relativa ao estabelecimento e, em seguida, enviam mensagens, via WhatsApp, com número de protocolo e link para que a vítima regularize a situação. A Vigilância Sanitária de Formiga enfatiza que seus agentes de fiscalização não utilizam desses meios para averiguar denúncias. (O Pergaminho – Formiga)
Palácio das Mangabeiras recebe sarau
No dia 16 de setembro, às 20h, o Palácio das Mangabeiras, no Parque do Palácio, recebe o sarau Sonâncias e Ressonâncias – uma ponte poética entre o Rio de Janeiro e o Campo das Vertentes, promovido pela Confraria Nota Azul. O concerto será conduzido pelo maestro e violonista Ewerton de Brito, que apresenta um repertório inspirado na tradição mineira e na música clássica, conectando poesia, história e identidade cultural em um dos mais importantes projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer. (Jornal MG Turismo – Belo Horizonte)
https://mgturismo.com.br/palacio-das-mangabeiras-recebe-sarau-com-violao-classico/
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO3 dias atrás
Coritiba SAF e Instituto Sarom firmam parceria para inaugurar escolinha de futebol em São Roque de Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Antônio de Salvo é reeleito presidente do Sistema Faemg Senar
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falta de engenheiros ameaça obras em Minas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Vendas de elétricos e híbridos cresce em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Mais de 100 municípios de Minas deixam de receber recursos para saneamento básico por falta de habilitação
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sabará reabre Santa Casa para o SUS
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Café coloca Varginha na liderança
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Nova diretoria do QUIFARMO toma posse nesta quinta&feira