Coluna Minas Gerais
Sistema Faemg Senar visita Hospital de Amor em Barretos

FAEMG SENAR | Divulgação
Nesta semana, uma equipe do Sistema Faemg Senar visitou as instalações do Hospital de Amor, em Barretos (SP), para conhecer de perto os importantes serviços prestados pela instituição, que é parceira do Programa Saúde Itinerante. Por meio deste programa, uma carreta adaptada leva exames de prevenção ao câncer de mama, pele, colo do útero e próstata a quem reside na zona rural.
A comitiva do Sistema foi composta pelo vice-presidente e secretário do Sistema, Ebinho Bernardes, pelo superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, pelo gerente de Formação Profissional e Promoção Social, Wander Magalhães, e pela analista de Promoção Social, Renata Aleixo. Eles conheceram a fábrica de carretas, o Instituto de Prevenção, o Hospital Infantojuvenil, o centro de reabilitação, os Cuidados Paliativos e o Instituto de Treinamento e Pesquisa em Cirurgia Minimamente Invasiva (Ircad).
“O Hospital de Amor é um parceiro fundamental, promovendo saúde no campo e levando exames preventivos a pessoas que vivem na zona rural e nem sempre têm acesso a esses serviços. Com uma infraestrutura de ponta e atendimento humanizado, o Hospital se destaca na prevenção e no tratamento do câncer. Também ficamos satisfeitos em saber que o setor agropecuário é um dos principais responsáveis pelas doações que viabilizam a continuidade desse trabalho”, destacou o vice-presidente Ebinho Bernardes.
Programa Saúde Itinerante
Em fevereiro de 2025, após seis meses de um trabalho conjunto de sucesso, o Sistema Faemg Senar e o Hospital de Amor renovaram a parceria para o Programa Saúde Itinerante.
O programa aproxima a saúde do campo, possibilitando que moradores das áreas rurais tenham acesso a exames preventivos ao câncer. “Após esses exames, em parceria com o hospital, conseguimos viabilizar o tratamento das pessoas que tiverem o câncer identificado”, completou a analista de Promoção Social, Renata Aleixo.
Neste ano, a expectativa é realizar 12.600 exames de prevenção ao câncer de mama, pele, colo do útero e próstata em 30 municípios mineiros, sendo 6.000 exames de pele, 3.000 mamografias, 1.800 exames de PSA e 1.800 de papanicolau. Os interessados em realizar os exames devem entrar em contato com o SPR. Em 2024, no projeto-piloto, foram mais de 4.500 atendimentos em 217 comunidades.
“Em julho de 2024, iniciamos essa grandiosa parceria com o Hospital de Amor e atingimos 14 municípios. Até agora, neste ano, foram realizados mais de 6.300 atendimentos, e nossa meta é alcançar 12.600 exames até o fim de 2025″, afirmou o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior.
Em 2025, os atendimentos começaram em março e, até o momento, a carreta já passou por 18 municípios das regionais de Uberaba, Passos, Sete Lagoas, Viçosa, Varginha e Juiz de Fora. São eles: Tapira, Santa Juliana, Pratinha, Botelhos, Pains, Bom Despacho, Martinho Campos, Pitangui, Bom Jesus do Amparo, Dom Silvério, Manhuaçu, Fervedouro, Santo Antônio do Amparo, Campo Belo, Oliveira, São Tiago, Barroso e Santa Bárbara do Tugúrio.
Até agora, o Saúde Itinerante bateu recorde de atendimentos na regional de Juiz de Fora, com 1.225 exames realizados em São Tiago, Santa Bárbara do Tugúrio e Barroso.
A carreta ainda passará por Urucuia, Arinos, Chapada Gaúcha, Espinosa, Porteirinha, Janaúba, Pedra Azul, Salinas, Taiobeiras, Machacalis, Ladainha e Nova Módica.


Coluna Minas Gerais
Triângulo entre os maiores produtores

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Triângulo entre os maiores produtores
Cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba se consolidaram como líderes na produção agrícola nacional. Segundo dados recentes do IBGE, municípios como Uberaba, Patrocínio, Perdizes e Rio Paranaíba alcançaram o topo do ranking em diversas culturas, incluindo cana-de-açúcar, café, batata-inglesa, alho e abacate. A força da região é visível em várias monoculturas. Na cana-de-açúcar, Minas Gerais ocupa a segunda posição nacional, com 11% da produção. Uberaba é o grande destaque, sendo o maior produtor do Brasil. Já a batata-inglesa tem sua maior produção no país em Perdizes, cidade mineira que responde por 34,3% do total nacional. (Regionalzão – Uberlândia)
Prefeito terá de exonerar parentes
O Ministério Público de Minas Gerais expediu recomendação para que o prefeito de Córrego Novo, Elon Ferrari, exonere em até 15 dias, todos os parentes dele da prefeitura. Deverão ser demitidas uma tia da esposa do prefeito, o sogro dele, uma irmã e a irmã do vice-prefeito. De acordo com o MP, servidores com relação de parentesco até o terceiro grau foram nomeados em cargos em comissão, contrariando o disposto no artigo 18 da Lei Orgânica do município. (Jornal dos Vales)
Viçosa quer 120 milhões do Finisa
A Prefeitura de Viçosa encaminhou à Câmara Municipal o Projeto que autoriza o Poder Executivo a contratar uma operação de crédito de até R$ 120 milhões na Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). Caso seja aprovado pelos vereadores, o valor representará uma das maiores operações de crédito já realizadas pelo município. Segundo o Executivo, a proposta visa ampliar a capacidade de investimento da administração municipal. (Folha da Mata – Viçosa)
Ipatinga vai monitorar veículos
O governo de Ipatinga avança em mais uma etapa da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). Nesta fase, estão sendo instalados modernos equipamentos de monitoramento nas principais vias da cidade, que passam a realizar a contagem contínua e em tempo real do fluxo de veículos. O novo sistema permite precisão maior nos dados, fornecendo informações atualizadas a todo momento sobre o tráfego. Esses registros serão fundamentais para embasar diagnósticos e orientar as soluções de mobilidade a curto, médio e longo prazo. (Diário do Aço)
Prêmio tem recorde de inscrições
A Região do Cerrado Mineiro vive um momento histórico. O 13º Prêmio Região do Cerrado registrou 714 inscrições de amostras de café, maior número já alcançado em todas as edições. O resultado supera as 547 inscrições do ano passado e consolida o Prêmio como uma das mais relevantes iniciativas de valorização da cafeicultura brasileira. As inscrições se distribuíram entre quatro categorias: 272 amostras no Café Natural, 105 no Cereja Descascado, 207 no Fermentado e 130 na inédita Doce Cerrado Mineiro, que estreia este ano para premiar os cafés mais doces e típicos da região. (Jornal de Patrocínio)
Formiga quer cadastrar ambulantes
A Prefeitura de Formiga divulgou uma orientação sobre a legalização dos ambulantes no município. Segundo ela, a lei 5.212, que existe desde 2017, exige o registro desses profissionais junto ao Executivo. Para trabalhar de forma legalizada e tranquila como ambulante, o primeiro passo é se cadastrar na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. “Para isso, basta apresentar a documentação necessária e garantir o espaço de trabalho dentro da lei. Com o cadastro, o ambulante trabalhará com mais tranquilidade e dignidade; evitará multas e apreensão de mercadorias e contribuirá para uma cidade mais organizada e justa. A iniciativa também beneficia a população, que terá mais segurança e conforto”, ressaltou a Prefeitura. (O Pergaminho – Formiga)
https://www.opergaminho.com.br/prefeitura-orienta-sobre-legalizacao-de-ambulantes-em-formiga
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
FECOMÉRCIO inicia construção da nova sede em Belo Horizonte
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Valadares terá debate sobre deportados
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Ipatinga terá R$ 40 milhões do PAC
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Rota da Liberdade vence leilão da BR&356
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Pouso Alegre cria polo de inovação
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Salinas vai sediar Seminário da Cachaça
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Utilização de drones no campo avança no Norte de Minas
-
Coluna Minas Gerais9 horas atrás
Triângulo entre os maiores produtores