Coluna Minas Gerais
Sistema participa de evento mundial de saúde animal

FAEMG SENAR | Divulgação
O Sistema Faemg Senar está presente na 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), realizada de 25 a 29 de maio, em Paris, na França. Considerado um dos principais fóruns globais sobre sanidade animal, o evento reúne representantes de 183 países, além de organizações internacionais, especialistas e lideranças do setor produtivo.
Representando a agropecuária mineira, participa o gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Sistema Faemg Senar, Altino Rodrigues Neto. Integram também a comitiva de Minas Gerais o diretor técnico do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), André Almeida Santos Duche, e o coordenador do Programa de Vigilância da Febre Aftosa do IMA, Natanael Lamas Dias.
“Este é um evento estratégico para debater os desafios e avanços da saúde animal no mundo. É aqui que ocorrem os reconhecimentos sanitários, e vivemos a expectativa do anúncio do Brasil como país livre de febre aftosa sem vacinação. Além disso, acompanhamos debates fundamentais no seminário técnico sobre vacinas, com destaque para o desenvolvimento de imunizantes contra influenza aviária e tuberculose bovina. Participar deste espaço é essencial para alinharmos nossas ações às tendências globais, fortalecer parcerias e apresentar a força da pecuária brasileira no cenário internacional”, destaca Altino Rodrigues.
A abertura oficial ocorreu no domingo (25), na Maison de La Chimie, com a presença dos ministros da Agricultura de dezenas de países. Na cerimônia, foram homenageados profissionais que se destacaram na atuação pela saúde animal, entre eles o fiscal federal agropecuário brasileiro Jamil Gomes de Souza, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
Avanços na saúde animal global
Ao longo dos cinco dias de evento, os delegados discutem e votam resoluções técnicas e administrativas que impactam diretamente a sanidade animal em escala global. Um dos destaques desta edição é o fórum inédito sobre vacinas e vacinação animal, que reúne especialistas, setor privado e sociedade civil para debater soluções e estratégias de prevenção de doenças.
A grande expectativa é pela oficialização, no encerramento, do reconhecimento internacional do Brasil como país livre de febre aftosa sem vacinação — uma conquista histórica, fruto de décadas de trabalho conjunto entre os setores público e privado. Esse avanço abre portas para novos mercados, gera mais competitividade internacional e fortalece a pecuária de Minas Gerais e do Brasil.


Coluna Minas Gerais
Triângulo se destaca na produção de milho

Foto: Emater/Divulgação
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Triângulo se destaca na produção de milho
As cidades do Triângulo Mineiro se destacaram no encerramento da safra 2024/25. De acordo com um levantamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Uberlândia foi o sexto município do estado com a maior produção de milho durante o período. Uberaba lidera a produção de milho em Minas Gerais. Foram 289 mil toneladas produzidas na safra 2024/2025. Em seguida vêm Perdizes, na mesma região, com 282 mil toneladas, e Paracatu, no Noroeste de Minas, com uma colheita de 252 mil toneladas. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/38766/uberlandia-sexto-maior-produtor-de-milho-ultima
Ulysses Gomes cotado para TCE
Já é de domínio público as informações de bastidores, no âmbito da Assembleia Legislativa, pormenorizando um possível acordo visando a definição do próximo nome a ocupar uma vaga como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. A preferência recairia sobre o parlamentar Ulysses Gomes (PT). O grupo de deputados em favor de Ulysses Gomes já teria selado os entendimentos, quando da eleição do deputado Alencar da Silveira Júnior (PDT), cujo resultado foi positivo com mais de 60 votos a favor do nome dele. (Edição do Brasil – Belo Horizonte)
https://edicaodobrasil.com.br/tudo-arrumado-para-a-eleicao-de-ulysses-gomes-ao-tribunal/
Servidora faz denúncia de discriminação
Na 5ª Conferência Estadual de Política para as Mulheres realizada em Belo Horizonte e convocada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, o município de Teófilo Otoni esteve representado por oito delegadas. Durante as discussões dos eixos temáticos, a servidora Aivy Ann Roult Macedo, representante de Teófilo Otoni, foi impedida de dar continuidade a uma argumentação e teve sua presença questionada por uma das participantes do respectivo grupo de trabalho. O episódio ocorreu diante de várias mulheres, configurando ato de discriminação e violência contra a delegada do município e provocou reação da administração municipal (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
https://diariotribuna.com.br/?p=31006
Viçosa cobra por remoção de resíduos
A Prefeitura de Viçosa já está utilizando a nova forma de cobrança de remoção de resíduos sólidos dos imóveis desde o último dia 15 de agosto. O novo processo tem como base o valor fixo de R$18,16 referente à TBD (Tarifa Básica de Disponibilidade) para cada residência, que varia conforme a categoria do imóvel. Ela garante que o serviço de coleta e destinação de resíduos esteja sempre disponível, mesmo que o imóvel não gere lixo em determinado período. A partir de agora, a tarifa de coleta de lixo em Viçosa passa a ser calculada com base no consumo de água de cada residência. (Folha da Mata – Viçosa)
https://www.folhadamata.com.br/nova-tarifa-de-remocao-de-lixo-ja-e-cobrada-pela-prefeitura-de-vicosa
Consórcio entre turismo e produção tem resultado
Em meio às montanhas verdejantes do Sul de Minas, a Tulha de Minas emerge como um exemplo inspirador de como o consórcio entre produção rural e turismo pode transformar uma propriedade familiar em um polo de sucesso econômico e cultural. Fundada com o objetivo de valorizar o café especial e a herança mineira, a iniciativa tem atraído milhares de visitantes anualmente, impulsionando a economia local e preservando tradições ancestrais. Baseado em relatos de visitantes e dados operacionais, a experiência bem-sucedida une cultivo artesanal, gastronomia e imersão na natureza. (Estrada Nacional – Pouso Alegre)
https://www.estradanacional.info
Fabriciano debate atenção aos animais
A Câmara Municipal de Coronel Fabriciano realizou uma audiência pública proposta pelo vereador Thiago Lucas, com o objetivo de discutir o combate aos maus-tratos e ao abandono de animais no município. Durante a audiência, foram apresentadas demandas e sugestões para fortalecer as ações de proteção animal, incluindo vacinação, castração e punições mais rigorosas para os responsáveis por maus-tratos. A iniciativa reforçou a necessidade de união entre poder público, entidades civis e sociedade para promover mudanças efetivas. (Portal Carlos Souto)
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Poços integra Central de Inteligência
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
FIEMG lança curso online sobre Reforma Tributária Descomplicada
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Ecodistrito de Itabira movimentará R$1 bilhão
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Concurso de Desenho e Redação incentiva desenvolvimento cognitivo de estudantes; inscrições até 1º de setembro
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Nova Lima e Araxá lideram exportações
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Licitação da sede do IF de Caratinga tem edital
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Consórcio cobra retomada de obra da barragem
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Divinópolis recebe a primeira edição da “Caravana AMM”; projeto leva pauta municipalista e capacitação a todas as regiões de Minas Gerais