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Sucesso de público e negócios marca encerramento da primeira InfraBusiness Expo

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SISTEMA FIEMG | Divulgação

Evento consolida Minas Gerais como epicentro da infraestrutura nacional e supera a marca de R$ 1 bilhão em negócios

A InfraBusiness Expo 2025 chegou ao fim nesta quinta-feira (14), coroando sua edição de estreia com resultados expressivos e posicionando Minas Gerais como epicentro da infraestrutura no Brasil. Durante os três dias de evento, a feira recebeu aproximadamente 30 mil visitantes e registrou mais de R$ 1 bilhão em negócios fechados e encaminhados, reunindo mais de 100 expositores nacionais e internacionais que apresentaram soluções e tecnologias de ponta para construção pesada, logística, energia, saneamento e mobilidade urbana.

O sucesso da feira reforça a vocação mineira como epicentro dos investimentos em infraestrutura no país, posicionando o estado como referência nacional em inovação, sustentabilidade e oportunidades de negócios. Empresas líderes do setor, autoridades públicas e investidores se encontraram no Expominas para trocar experiências, estabelecer parcerias e impulsionar novos projetos que devem impactar diretamente o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

O encerramento da feira teve como ponto alto a palestra magna “Inteligência Artificial e Infraestrutura: A combinação que vai transformar os próximos anos no Brasil”, conduzida por Ricardo Amorim, economista mais influente do país segundo a Forbes, maior influenciador brasileiro no LinkedIn e vencedor do Prêmio iBest de Economia e Negócios.

“A tecnologia só faz o que a gente pediu e quem tem mais conhecimento, quem tem mais capacidade de comunicação leva vantagem. Tem uma oportunidade aqui para todo mundo, não só para os tradicionais da tecnologia, mas para todos. Portanto, se vocês têm 14 anos ou 84, usem e abusem da tecnologia e, particularmente, da inteligência artificial.”

Para o economista, a IA representa uma oportunidade aberta e democrática, capaz de gerar impacto positivo em qualquer setor — inclusive na infraestrutura — desde que seja usada de forma estratégica e com propósito claro.

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O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e idealizador da InfraBusiness Expo, Emir Cadar Filho, celebrou o êxito da feira:

“Encerramos a InfraBusiness Expo com a certeza de que alcançamos todos os objetivos propostos. Conseguimos posicionar Minas Gerais como epicentro da infraestrutura nacional e proporcionar aos expositores resultados acima das expectativas, com negócios e parcerias concretizados em volume expressivo. Foi um sucesso que reforça a força e o potencial do nosso estado no setor.”

Com números expressivos e participação qualificada, a InfraBusiness Expo 2025 fecha sua primeira edição deixando um legado de conexões estratégicas, oportunidades concretas e uma visão renovada sobre o futuro da infraestrutura no Brasil.

A feira é organizada pela Cubo Eventos, com apoio institucional da FIEMG e do Sicepot-MG, e patrocínio da Vale, do Governo Federal pelo BNDES, do governo de Minas Gerais via CODEMGE, da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e do CREA-MG. Já o Congresso InfraBusiness tem patrocínio da Fecomércio-MG, Sindimaco-MG, Banco Inter, ArcelorMittal, Patrus Transportes e Exclusive Seguros.

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Coluna Minas Gerais

Escola SENAI Audiovisual participa do principal evento do setor na América Latina

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RioMarket 2025 reuniu empresários e especialistas para debater o audiovisual em âmbito nacional e internacional

A Escola SENAI Audiovisual foi destaque no principal evento do setor na América Latina. A RioMarket 2025, realizada entre os dias 2 e 11 de outubro, reuniu empresários e especialistas para debater os principais temas do audiovisual no Brasil e no mundo. Com uma programação voltada para negócios e capacitação profissional, o megaevento é referência no setor, que apresentou perspectiva de impacto de R$ 70 bilhões no PIB, segundo estudo divulgado nesta edição.

A diretora da Escola SENAI do Audiovisual e gerente de Cultura do SESI MG, Karla Bittar, participou do seminário “Desenvolvimento da Capacitação Técnica Regional no Audiovisual Brasileiro”. Ela ressaltou que o audiovisual vive um momento de expansão e consolidação como setor estratégico da economia criativa.

“A capacitação tem papel central nesse processo — é ela que impulsiona o crescimento, gera emprego, inovação e abre novas oportunidades para Minas Gerais e para todo o Brasil”, destacou, lembrando o apoio da Câmara da Indústria de Comunicação da FIEMG.

Também participaram do painel Marcelo Ikeda (professor da Universidade Federal do Ceará), Simon Brethé (professor da Universidade Federal de Minas Gerais), Lúcia Maria Marcellino de Santa Cruz (ESPM – Pós-Graduação, MBA e Master Rio de Janeiro) e Alfredo Manevy (professor da Universidade Federal de Santa Catarina). A mediação foi conduzida por Leonardo Barros, produtor de cinema e TV e sócio da produtora Conspiração Filmes desde 1996.

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Referência

A programação de dez dias incluiu seminários, workshops, rodadas de negócios e o RioMarket Jovem. Os seminários promoveram debates sobre temas atuais do setor, enquanto os workshops permitiram a troca de experiências entre profissionais. Já as rodadas de negócios proporcionaram encontros entre produtores e executivos interessados em aquisição, distribuição, licenciamento e coprodução. O RioMarket Jovem, por sua vez, foi dedicado à formação de novas gerações de profissionais.

Perspectivas

Durante o evento, foi apresentado um estudo da Oxford Economics, encomendado pela Motion Picture Association (MPA), que apontou que o setor audiovisual brasileiro gerou um PIB de R$ 70,2 bilhões em 2024. O levantamento também destacou a geração de 608.970 empregos diretos e indiretos, número superior ao da indústria automotiva. Em comparação com outros setores, o audiovisual empregou 121.840 pessoas, volume equivalente ao da indústria farmacêutica, por exemplo.

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