Coluna Minas Gerais
Teófilo Otoni faz Feiras de Pedras Preciosas

Foto: Divulgação Codemge
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Teófilo Otoni faz Feiras de Pedras Preciosas
A Feira Internacional de Pedras Preciosas (FIPP), realizada no Expominas, e a Feira de Pedras Preciosas e Semipreciosas, na Praça Tiradentes, que tiveram início na terça-feira, 15 de julho, seguem até este sábado, 19. Com a grande movimentação na cidade, com visitantes do Brasil e de vários outros países, os órgãos de segurança pública reforçaram seus efetivos, e têm atuado em ações conjuntas com os organizadores dos eventos, e com a Prefeitura Municipal. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
https://diariotribuna.com.br/?p=30563
Sociedade Rural comemora nova lei
A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada dessa quinta-feira (17), o projeto de lei que estabelece novas regras gerais para o licenciamento ambiental no Brasil. O texto segue agora para sanção presidencial e é considerado um dos marcos mais relevantes para o desenvolvimento de empreendimentos produtivos com mais agilidade. A nova proposta cria modelos mais eficientes de licenciamento, como a Licença Ambiental Especial (LAE) e a Licença por Adesão e Compromisso (LAC), com procedimentos simplificados, prazos reduzidos e prioridade para empreendimentos estratégicos ao país. A Sociedade Rural de Montes Claros celebrou a aprovação do projeto, avaliando-o como uma vitória do diálogo entre os setores produtivo, ambiental e político. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/aprovado-novo-marco-do-licenciamento-ambiental-e-sociedade-rural-de-montes-claros-comemora-avanco-para-o-setor-produtivo/
MPs cobram ações contra poluição
O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público de Contas de Minas Gerais (MPC-MG) emitiram recomendações conjuntas à Prefeitura de Contagem e à Copasa para reforçar o combate à poluição da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. O reservatório, tombado como patrimônio cultural em níveis federal, estadual e municipal, continua sendo alvo de despejos de esgoto e resíduos sem tratamento. (Por Dentro de Minas – Belo Horizonte)
https://pordentrodeminas.com.br/noticias/gerais/2025/07/mpf-mp-contas-acoes-poluicao-lagoa-da-pampulha/
ExpoAgro arrecada alimentos
A ExpoAgro GV 2025, que aconteceu no Parque de Exposições José Tavares Pereira, em Governador Valadares, consolidou-se também como um exemplo de responsabilidade social. Durante os dez dias de programação, a entrada do público pôde ser feita por meio da meia entrada social, em que visitantes doaram 1 kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite em troca do ingresso com valor reduzido. O resultado foi expressivo: 10,5 mil litros de leite e 9,5 toneladas de alimentos foram arrecadados. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
https://drd.com.br/expoagro-gv-2025-entrega-95-toneladas-de-alimentos-a-entidades-filantropicas-em-valadares/
Estação restaurada em Varginha
A Estação Ferroviária de Varginha, tombada como Patrimônio Cultural do Município desde 2000, está em processo de revitalização desde junho. O prédio, que abriga a Fundação Cultural e sedia eventos como o 5ª da Boa Música e a Exposição Nacional de Orquídeas, recebe melhorias estruturais e visuais, incluindo pintura externa, reparos em fissuras e remoção do boulevard instalado em 2015 para ampliar o espaço de eventos. (O Debate – Varginha)
https://www.odebatenoticias.com.br/post/esta%C3%A7%C3%A3o-ferrovi%C3%A1ria-de-varginha-passa-por-restaura%C3%A7%C3%A3o-para-manter-viva-a-mem%C3%B3ria-cultural
Pedágio reajustado no Sul de Minas
A EPR Vias do Café anunciou que, a partir das 0h do sábado, dia 26, entram em vigor os novos valores das tarifas de pedágio nas praças sob sua administração, conforme deliberação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra), publicada no Diário Oficial do Estado do dia 12 de julho de 2025. A atualização está prevista no contrato de concessão e garante a continuidade dos serviços de operação, manutenção e investimentos nas rodovias. (Folha Regional – Muzambinho)
https://afolharegional.com.br/noticias/novos-valores-tarifarios-entram-em-vigor-nas-pracas-de-pedagio-da-epr-vias-do-cafe-a-partir-do-sabado-26-07/


Coluna Minas Gerais
Vinte hospitais do Norte recebem investimentos

Foto: Reprodução GazetaNM
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Vinte hospitais do Norte recebem investimentos
A Cemig investiu, por meio de seu Programa de Eficiência Energética (PEE), mais de R$ 2,3 milhões em mais de 200 hospitais e unidades públicas municipais de saúde de 20 cidades do Norte de Minas Gerais, durante o primeiro semestre de 2025. Entre as iniciativas, estão a modernização de equipamentos, melhoria da iluminação, além da instalação de usinas solares fotovoltaicas em instituições da região. De acordo com a organização adotada e divisão espacial utilizada pela Cemig, dos 774 municípios que compõem a área de concessão da empresa, no Norte de Minas, a Cemig substituiu autoclaves e modernizou a iluminação. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/cemig-investe-mais-de-r23-milhoes-em-unidades-de-saude-do-norte-de-minas/
Manifestação pede recapeamento na MG 188
O Movimento Popular em prol do recapeamento da MG-188 vai realizar um ato na segunda, 15/09, a partir das 9h, na saída de Coromandel sentido Patrocínio. O objetivo é cobrar o cumprimento da promessa feita pelo vice-governador no início do ano: a obra está licitada e homologada, faltando apenas a ordem de serviço do Estado. Enquanto isso, a rodovia segue causando insegurança e prejuízos à população. O movimento contará com a presença de prefeito, vereadores e autoridades locais, ao lado da comunidade, reforçando a união popular em torno desta causa histórica. (Jornal de Patrocínio)
Patrimônio sem manutenção em JF
Os bens históricos de uma cidade são a referência a respeito do seu passado. Mas para um patrimônio tombado perdurar e continuar tendo um papel relevante ao longo dos anos, é preciso ter um alinhamento entre poder público, população e o setor privado. Em Juiz de Fora, há diversos pontos que, mesmo após terem passado pelo rigoroso processo de serem reconhecidos como parte da identidade cultural da cidade, sofrem com falta de manutenção, descaso e risco de deterioração. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/cultura/31-08-2025/patrimonios-risco.html
Caeté abriga a maior litoteca da América
Quando se fala em Caeté, logo vêm à mente sua história, sua religiosidade, paisagem montanhosa e Guerra dos Emboabas, porém pouca gente sabe que a cidade abriga, há anos, uma das instituições mais estratégicas para o conhecimento e a valorização das riquezas naturais do Brasil: a unidade do Serviço Geológico do Brasil. Essa presença não é por acaso. Caeté está localizada no coração do Quadrilátero Ferrífero, região famosa pelas suas jazidas de minério de ferro, ouro, manganês, nióbio, grafita e outros minerais de alto valor. Recursos que, além de marcar a identidade da cidade, são fundamentais para a economia mineira e nacional. (Jornal Opinião – Caeté)
https://www.opiniaocaete.com.br/caete-abriga-a-maior-litoteca-da-america-latina/
Pouso Alegre pode ser a maior do Sul
A geração de empregos e a localização estratégica têm atraído cada vez mais moradores para Pouso Alegre. Em três anos, o município ganhou mais de 9 mil habitantes. De acordo com projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pouso Alegre deve alcançar 201.549 moradores em 2035 e, em 2041, chegar a 229.660 habitantes. Caso o número se confirme, a cidade poderá ultrapassar Poços de Caldas e se tornar a mais populosa do Sul de Minas. A professora de demografia da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Larissa Gonçalves Souza, explica que as projeções levam em conta os dois últimos censos e as estimativas populacionais para Minas Gerais. (Pouso Alegre em Foco)
https://pousoalegreemfoco.com.br/noticia/2531/pouso-alegre-cresce-tornar-maior-cidade-sul
Divinópolis cria Farmácia Móvel
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), lançou a Farmácia Móvel, um veículo totalmente adaptado para levar medicamentos do componente básico assistencial até moradores de bairros afastados e comunidades rurais. O veículo já está pronto para iniciar os trabalhos e foi adquirido com recursos da transposição de saldos financeiros. A Farmácia Móvel terá equipe composta por farmacêutico, agente administrativo e motorista, e funcionará de segunda a sexta-feira, percorrendo uma rota definida pela Semusa. O cronograma detalhado de atendimento será divulgado em breve pela Prefeitura. (Portal G37 – Divinópolis)
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Triângulo se destaca na produção de milho
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Divinópolis recebe a primeira edição da “Caravana AMM”; projeto leva pauta municipalista e capacitação a todas as regiões de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Rodrigo Pacheco reafirma permanência no PSD e cobra freio a movimentos de adesão à extrema direita
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Mais de 6 mil litros de leite são doados pelo Sistema Faemg Senar
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Consórcio cobra retomada de obra da barragem
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Amvale debate eventos climáticos
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Prefeito de Divinópolis afirma que presidente da AMM será vice na chapa de Cleitinho ao governo de Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Ferrovias devem gerar 1,5 bilhão de investimentos